Sem portos e por falta de uma logística de transportes, o estado da Bahia está perdendo anualmente algumas dezenas de milhões de dólares e centenas de empregos com o escoamento de toda a produção de celulose das fábricas da Veracel e Suzano Bahia Sul através da Portocel, localizado no vizinho Espírito Santo.
A Aracruz Celulose já está investindo US$ 30 milhões para ampliar a capacidade do seu terminal de Barra do Riacho (ES) que permitirá expandir o embarque de papel e celulose de 3,4 milhões toneladas para 6 milhões t/ano, com a ampliação da fábrica da Suzano Bahia Sul em Mucuri (BA). As obras estarão concluídas até o final de 2007.
Estudamos as alternativas portuárias e aquela que melhor se encaixou no nosso planejamento estratégico foi a da Portocel, afirma João Mário Lourenço, diretor de Logística da Suzano. Uma das opções seria o porto de Ilhéus, porém a total falta de investimentos e a impossibilidade do pesado tráfego de caminhões e carretas pelas ruas da cidade inviabilizaram o local. A construção de um outro terminal portuário está ainda no papel.
A Aracruz Celulose já está investindo US$ 30 milhões para ampliar a capacidade do seu terminal de Barra do Riacho (ES) que permitirá expandir o embarque de papel e celulose de 3,4 milhões toneladas para 6 milhões t/ano, com a ampliação da fábrica da Suzano Bahia Sul em Mucuri (BA). As obras estarão concluídas até o final de 2007.
Estudamos as alternativas portuárias e aquela que melhor se encaixou no nosso planejamento estratégico foi a da Portocel, afirma João Mário Lourenço, diretor de Logística da Suzano. Uma das opções seria o porto de Ilhéus, porém a total falta de investimentos e a impossibilidade do pesado tráfego de caminhões e carretas pelas ruas da cidade inviabilizaram o local. A construção de um outro terminal portuário está ainda no papel.