INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Fábio Souza faz show nesta quinta em Ilhéus

Malhado será próximo alvo do mutirão de limpeza

Grupo define cronograma para operação nas praias

Sentinela reintegra crianças e recompõe famílias em Ilhéus

Vigilância Sanitária programa ações preventivas em Ilhéus

Fábio Souza faz show nesta quinta em Ilhéus

O cantor Fábio Souza, revelação nacional da música romântica, faz show de lançamento do seu primeiro CD, a partir das 19 horas desta quinta (14), no Teatro Municipal de Ilhéus. No palco, Fábio vai mostrar composições gravadas no disco-solo “Amor para sempre”, que tem características intimistas como maior marca.
Vencedor do último programa Fama, da Rede Globo de Televisão, Fábio Souza é uma das grandes promessas do cenário musical brasileiro. Simples, voz forte e cativante, o artista que já encantou gente de todo o país, vai apresentar um espetáculo pautado na qualidade do repertório, com destaques para canções de grandes nomes da MPB, a exemplo de Gonzaguinha.
Ver o músico ao vivo em “Amor para sempre” é ter oportunidade de conhecer a performance de um talento que se mostra através de canções interpretadas com doses fortes de romantismo. Em “Amor para sempre”, o público tem idéia do grande potencial do cantor ilheense, que mergulha em um trabalho sincero e cheio de beleza. Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 10,00, na bilheteria do teatro.

Malhado será próximo alvo do mutirão de limpeza

O bairro do Malhado será o próximo a receber os serviços do Mutirão de Limpeza, promovido pela Secretaria de Serviços Urbanos. No local, uma equipe formada por cerca de 80 pessoas estará reunida nesta quinta-feira (14), e também no dia seguinte. O trabalho inclui poda de árvores, capina, além de limpeza e coleta dos resíduos nas ruas.
Os bairros maiores e mais populosos, como Teotônio Vilela e Malhado, estão recebendo as ações de limpeza em dois dias. No dia 28 de setembro, o último mutirão agendado nesta primeira etapa acontecerá na orla marítima. Já foram atendidos também os bairros Nelson Costa, Hernani Sá, Banco da Vitória, Olivença, Nossa Senhora da Vitória e Ilhéus II.
Em paralelo a essa atividade, os agentes de limpeza fazem abordagem domiciliar, com entrega de cartilha orientando os moradores sobre a importância de separar o lixo e manter as ruas limpas. O secretário de Serviços Urbanos, Celso Assereuy, reafirma que a agenda de mutirões foi estabelecida em parceria com as associações de moradores de cada bairro. Ele explica que os líderes comunitários e presidentes de associações de bairro podem entrar em contato através do telefone: 3234-5083, e solicitar o serviço. As visitas serão programadas de acordo com a demanda

Grupo define cronograma para operação nas praias

As praias do Cai n’água e Batuba, situadas na Estância Hidromineral de Olivença, são os primeiros alvos do mutirão de limpeza que a Prefeitura de Ilhéus começa a realizar, tendo como principal objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de manter essas áreas e o mar preservados. Na manhã de sábado (16), Dia Internacional da Limpeza de Praias, será feita a coleta dos resíduos. Uma ONG que atua na área de reciclagem receberá grande parte do material para promover o seu reaproveitamento.
A comunidade também terá acesso a informações sobre a destinação correta do lixo e o projeto de coleta seletiva. “A Secretaria de Turismo (Setur) e a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) querem também estimular a criação de cooperativas de reciclagem, o que também dará forte contribuição para gerar emprego e renda”, destacou a diretora de Marketing da Setur. Mônica Shulter.
Uma reunião entre técnicos da prefeitura de Ilhéus e representantes ONGs foi realizada na tarde desta terça-feira (12). Tratar de pontos estratégicos, tendo como objetivo a coordenação da primeira fase do mutirão, foi a pauta do encontro, ocorrido no Museu do Mar e da Capitania, na Maramata. O secretário municipal de Turismo, Hermano Fahning, enfatizou que o objetivo principal é incentivar uma postura de cuidado com o meio ambiente, o que não reflete em ganhos apenas para o turismo, mas principalmente para a qualidade de vida de toda a população.
Estão integradas à iniciativa as secretarias de Saúde, Educação e Serviços Urbanos, Infraero, Associação de Surf de Olivença, Delegacia da Capitania dos Portos, além de ONGs e associações comunitárias. A segunda fase do mutirão acontece no dia 22 de setembro, na Avenida Soares Lopes. Estudantes do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne também vão participar do trabalho de conscientização.

Sentinela reintegra crianças e recompõe famílias em Ilhéus

Com um trabalho conjunto e ações estratégicas, o Centro de Referência da Ação Social Sentinela de Ilhéus tem conseguido minimizar o problema de prostituição infantil e devolver as vítimas às suas famílias. Além de atender às crianças que passam por situações de violência e abuso sexual, o centro desenvolve um trabalho completo com a família, oferecendo apoio psicológico, social e jurídico.
Desde sua revitalização no início do ano passado, o programa já contabiliza importantes avanços. Com uma média de 200 atendimentos mensais, centenas de crianças e pais já foram assistidos pela equipe. Atualmente, 140 crianças e adolescentes, de 90 famílias, recebem atendimento especializado.
Assim que chegam ao Sentinela, as crianças são atendidas por assistentes sociais, que as encaminham à Secretaria de Saúde para a realização de exames médicos Em seguida, as menores são atendidas por psicólogos e educadores, enquanto suas famílias são convidadas a participar de atividades desenvolvidas no Cras, como oficinas de capacitação. “As mães são orientadas para exercer uma profissão e conseguirem gerar renda para sua família, procurando evitar que seus filhos voltem às ruas”, explica a diretora do Sentinela, Maria José da Hora.
Ela conta que as oficinas começaram a ser realizadas com o objetivo de ocupar o tempo das mães e aproximá-las da equipe do programa, mas o aprendizado acabou se tornando, para muitas, uma fonte de renda. “Algumas mulheres já comercializam seus produtos e demonstram criatividade na confecção de diversas peças”, diz. A diretora afirma se sentir recompensada com o trabalho realizado junto às famílias..
O Sentinela também encaminha crianças para a escola e facilita o seu ingresso em atividades extra-classe, como cursos de dança e teatro. Para isso, conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci). Instituições e órgãos como Conselho Tutelar, Ministério Público, Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), Vara da Infância e Juventude, Polícias Militar, Civil e Rodoviária Estadual e comissários de menores também atuam como parceiros do programa.

Vigilância Sanitária programa ações preventivas em Ilhéus

A Secretaria de Saúde de Ilhéus está integrada no conjunto de ações com o objetivo de preparar o município para o período de maior movimentação turística. Uma das principais medidas nesse sentido serão inspeções da Vigilância Sanitária em bares, restaurantes, cabanas de praias, pousadas e hotéis. A intenção é verificar as condições de funcionamento, particularmente a limpeza e higiene dos estabelecimentos.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Débora Chaouí Pimenta, o trabalho será realizado por 15 fiscais e terá início na segunda-feira (18). Ela explica que os locais onde vão acontecer as inspeções não serão previamente divulgados, a fim de evitar “maquiagens” nos estabelecimentos. “Aqueles que estiverem funcionando em desacordo com as normas de saúde serão notificados e terão prazo para se adequar”, salienta.
A coordenadora afirma que “não há interesse em punir, mas simplesmente de garantir uma boa qualidade nos serviços prestados aos ilheenses e turistas”. Segundo ela, as fiscalizações fazem parte da rotina da Vigilância, mas serão intensificadas nesses meses que antecedem o verão, por conta da maior freqüência nos estabelecimentos. Entre os aspectos observados pelos fiscais, estão filtros de ar-condicionado e piscinas, limpeza de banheiros, cozinhas e refeitórios.
As medidas da Secretaria de Saúde se juntam a uma série de providências adotadas pelo governo municipal, buscando deixar Ilhéus pronta para receber os visitantes na alta estação. A estratégia também envolve a Secretaria de Turismo, que lançou o projeto “Arruma a casa, que lá vem gente”, que prevê, entre outras intervenções, um mutirão para a limpeza de toda a orla ilheense. O trabalho enfatiza a conscientização da comunidade quanto ao cuidado com as praias e o respeito ao meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *