Comissão vai estudar viabilidade da estação de transbordo em Ilhéus

Uma comissão formada com a interveniência da Câmara Municipal de Vereadores de Ilhéus vai realizar um levantamento técnico para indicar ou não a viabilidade de implantação de uma estação de transbordo de passageiros urbanos na cidade. A decisão foi tomada durante reunião da comissão de Transportes do Poder Legislativo, na segunda-feira, presidida pelo vereador Joabs Ribeiro, acatando sugestão da assessora administrativa da Viametro Transportes Urbanos Ltda, Ana Luzia Dória Velanes, que defende a realização de um estudo de viabilidade técnica e jurídica para tomar uma decisão sobre a integração do sistema de transporte do município.
Esta foi a segunda reunião realizada na Câmara sobre o assunto, atendendo pedido do vereador Zerinaldo Sena, autor da indicação. Conforme a proposta, a comissão será formada por representantes da secretaria municipal de Transportes, da comissão de Transportes do Legislativo, das empresas concessionários do serviço de transporte público e da sociedade civil organizada.
A reunião contou com a participação também da engenheira de trânsito da Prefeitura, Elza Maria Nogueira de Carvalho, além da presidente do Rotary Clube Jorge Amado, Sandra Milanesi, dos gerentes das empresas de transportes São Miguel e Viametro, Miguel Soares e Vilcemar Andrade, e o presidente e vice da Associação dos Moradores do Parque Residencial do Banco da Vitória, José Raimundo Ribeiro e José de Brito Santos.
O gerente da Viametro, Vilcemar Andrade – que acompanhou a implantação do Sistema Integrado de Transporte em Feira de Santana, alerta que as pessoas têm que ver a cidade como um todo. “Para estabelecer o transporte integrado de passageiros em Ilhéus é imprescindível a elaboração de estudos técnicos realizados por consultorias especializadas, onde serão identificadas demandas de origens e destinos de passageiros, corredores exclusivos de tráfego para ônibus (visando aumentar a velocidade média desses carros e diminuir o tempo de viagem), reorganização de linhas, itinerários, quantidade de veículos e uma série de outros itens que são necessários para implantar um transporte rápido, eficiente e que não provoque impactos na tarifa para a população”, concluiu Vilcemar.
TERMINAL – Durante a reunião, foi unânime a decisão de solicitar formalmente à Prefeitura a conclusão das obras do Terminal Urbano, com o objetivo de facilitar o trabalho dos funcionários que atuam no Sistema Inteligente de Transportes (SIT) e oferecer maior comodidade aos usuários. Definiu-se também reiterar convite ao secretário municipal de Transportes e Trânsito, Rodolfo Macedo, para que se integre às discussões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *