Projeto visa trazer para Ilhéus a Academia de Polícia Militar

Buscando atender aos anseios da população, a candidata à Deputada Estadual, Ângela Sousa, criou um projeto que pretende trazer para a região a Academia de Polícia Militar, uma escola de ensino superior que oferece a formação básica, indispensável para o acesso ao Quadro de Oficiais Militares.
Em visita ao gabinete do governador Paulo Souto, Ângela Sousa encaminhou o projeto que tem como base de sustentação o convênio com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). O Curso de Formação de Oficiais (CFO) tem a duração de três anos, em regime de internato, e visa o aprimoramento da educação moral, profissional, intelectual e física, requisitos necessários para o ingresso na carreira militar. O objetivo geral do curso é formar o Oficial Policial Militar, habilitando-o até o posto de Capitão da PM.
O ingresso na Academia de Polícia Militar se dá através de processo seletivo, realizado anualmente pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Essa parceria entre a academia e a Uneb é desenvolvida desde 2001, e está obtendo um resultado satisfatório, pois milhares de jovens têm a oportunidade de seguir carreira e ter uma profissão. Para a candidata, a parceria entre a Uesc e a Academia de Policia Militar é de suma importância para a formação e profissionalização dos jovens da região. “A idéia desse projeto surgiu para atender às expectativas de nossa comunidade, que carece de um curso de formação profissional desse porte”, explicou.
Ela ressalta ainda que a experiência desenvolvida na Uneb, serve de exemplo e incentivo, por isso acredita que implantar a escola na região, além de contribuir para o crescimento dos jovens, também permite que eles possam dar continuidade aos seus estudos, evitando o deslocamento para a capital baiana. Assim, muitos desses jovens que moram em bairros carentes e convivem diariamente com a violência, passariam a combater e criar soluções para sanar esse mal, que hoje atinge a população da região cacaueira.
A iniciativa de implantação da academia é recebida pela comunidade regional com muita alegria, pois vai atender, principalmente, à demanda de alunos do Colégio Militar de Ilhéus e Itabuna. “Para esses alunos a academia é mais um passo para a sua formação, dando continuidade aos estudos dentro de uma instituição militar”, considerou.
A estudante Renata Rodrigues afirma que esse projeto é mais um passo para o desenvolvimento dos jovens, que precisavam ir para outras cidades em busca de um melhor aprendizado e formação. “Acredito que esse projeto possa beneficiar milhares de jovens da região, contribuindo para o seu aprendizado, e diminuindo a necessidade de se deslocarem para outras regiões”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *