Gol traz jornalistas a Ilhéus em vôo inaugural
Nadadores terão apoio da Prefeitura na Golden Maratona
Ilheense é mais uma vez chamado a discutir PDP
Mais de 17 mil crianças já estão vacinadas em Ilhéus
Cerca de 800 biólogos e cientistas de outras áreas, provenientes dos mais diversos países, estão em Ilhéus desde ontem, participando do VII Congresso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre na Amazônia e América Latina. O evento, que será realizado até o dia 7, aborda estudos e programas executados no continente, no que diz respeito à fauna.
A organização do evento é da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), através do mestrado em zoologia. Na coordenação-geral, está o pesquisador francês Yvonnick Le Pendu, professor do curso. Cientistas de países como Canadá, Estados Unidos, França, Ucrânia, Colômbia e Argentina estão entre os participantes.
O secretário municipal de Meio Ambiente e presidente da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), Jerbson Moraes, participou da abertura do congresso. Disse que “eventos como esse acontecem em Ilhéus porque aqui está uma das porções mais preservadas da Mata Atlântica, onde se concentra uma das maiores biodiversidades de todo o planeta”.
Antes dessa edição, o Brasil sediara o Congresso apenas uma vez, há 14 anos. Posteriormente, aconteceu nos Estados Unidos, Peru, Colômbia, Bolívia e Paraguai. O prefeito Valderico Reis comemorou a realização em Ilhéus, salientando que a cidade procura se consolidar como pólo de turismo de eventos. “Esse é um setor que tem crescido e ajudado a movimentar a nossa economia não só no verão, mas em todas as épocas do ano”, afirma.
Gol traz jornalistas a Ilhéus em vôo inaugural
Jornalistas de publicações especializadas e editorias de turismo de alguns dos principais veículos de imprensa do País chegaram a Ilhéus no primeiro vôo da Gol Linhas Aéreas que teve o aeroporto Jorge Amado como destino. Os profissionais foram recebidos por baianas e “Gabrielas” e passearam por um roteiro especialmente traçado pela Secretaria Municipal de Turismo.
Entre os passageiros do vôo inaugural, estavam jornalistas de publicações dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Já nesta segunda-feira (4), um avião da Gol, proveniente de Salvador, trouxe a Ilhéus profissionais dos seguintes veículos: A Tarde, Bahia Negócios, Correio da Bahia, Gazeta de Turismo, Ibahia.com, Jornal da Mídia, Tribuna da Imprensa, Rádio Metrópole FM, Rádio Sociedade AM e Abrajet.
Além de conhecer os mais belos recantos da Terra da Gabriela, incluindo praias e o centro histórico, com prédios famosos como a Casa de Jorge Amado e o Bar Vesúvio, os jornalistas participaram de um almoço oferecido pela companhia aérea. No encontro, estiveram presentes o prefeito Valderico Reis e o secretário municipal de Turismo, Hermano Fahning, que comemoram a chegada da nova companhia aérea.
Para Valderico Reis, que já tinha contatos com a direção da companhia, a Gol representa “um avanço importante para o incremento do nosso turismo, permitindo que Ilhéus ganhe mais visibilidade e atraia um maior número de visitantes”. Em entrevista coletiva concedida à imprensa, na tarde desta segunda-feira, o vice-presidente de Marketing e Serviços da Gol, Tarcísio Gargioni, explicou que a instalação da base de operações em Ilhéus levou em conta a “relevância desta cidade, que é uma das mais importantes da Bahia e tem um enorme potencial enquanto destino turístico”. Gargioni fez diversos elogios ao receptivo preparado pela Setur e agradeceu pela forma calorosa como a empresa foi acolhida.
A Gol vai operar em Ilhéus com dois vôos diários, um deles o de número 1776, que sai de São Paulo às 15h50min, faz escala no aeroporto Jorge Amado às 17h45min e decola às 18h05 para Salvador. A outra linha é a de 1777, que sai de Salvador às 11h40min, aterrissa em Ilhéus às 12h20min, seguindo depois para São Paulo. Os dois vôos também atenderão passageiros com destino a Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Goiânia, Macapá, Porto Velho, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória e Buenos Aires.
Nadadores terão apoio da Prefeitura na Golden Maratona
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Esporte e Cidadania, apoiará dois nadadores inscritos na Golden Maratona Nacional de Ilhéus / Travessia Ilhéus-Pontal. A largada está marcada para as 14h45min deste sábado (9), na praia da Fundação-Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata). Um dos objetivos do evento é promover a integração social da comunidade, além de estimular a natação como atividade esportiva.
Os atletas Sidney Brandão, 32 anos (do Pontal), e Edmilson da Hora, 41 (do Outeiro) estão confiantes quanto ao desempenho nos três quilômetros da prova. Sidney Brandão foi o primeiro colocado na Travessia Maraú – Barra Grande, na categoria master A, e quinto na Travessia Santa Cruz Cabrália – Porto Seguro. “A minha participação na Golden Maratona evento servirá também como preparativo para a Travessia dos Fortes Copacabana – Leme, no Rio de Janeiro, programada para o dia 26 de novembro”, diz o nadador.
Como nos anos anteriores, a Travessia Ilhéus – Pontal será disputada nas categorias de infantil a master, masculino e feminino, além de garantir espaço para portadores de deficiência. Os melhores colocados recerberão prêmios em dinheiro, troféus e medalhas. A expectativa dos organizadores é de que mais de 500 atletas de várias regiões da Bahia e do Brasil participem do evento.
Ilheense é mais uma vez chamado a discutir PDP
A Secretaria de Planejamento de Ilhéus voltou a se reunir com moradores da cidade, na tarde da última sexta-feira (1º). Ampliar o debate a respeito da adequação do Plano Diretor Municipal Participativo (PDMP) ao Estatuto das Cidades e chamar a atenção para a importância da contribuição dos diversos segmentos sociais na elaboração do documento foram os objetivos do encontro, realizado no auditório do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne. A secretária Adriana Aleixo e o presidente da Associação Comercial de Ilhéus (ACI), José Leite, participaram dos debates sobre o PDMP, que será votado pela Câmara de Vereadores em outubro.
Frederico Costacurta, técnico da Secretaria de Planejamento, fez uma abordagem sobre os diversos aspectos do PDMP, dando ênfase à necessidade de estudar minuciosamente o documento que vai referendar políticas públicas capazes de garantir maior qualidade de vida à população. Ele enfatizou que a Secretaria promoveu um diagnóstico em todas as áreas do município, ouvindo a população sobre suas demandas e anseios.
As discussões em torno do Plano Diretor Municipal Participativo tangenciam questões como regularização fundiária, direito à moradia e acesso à terra, entre outros assuntos que, pela primeira vez, estão sendo discutidos e analisados conjuntamente com a população do município. A adequação do plano ao Estatuto das Cidades passa ainda por temas como meio ambiente, transporte e educação, dentre outros aspectos.
Este último encontro contou com a presença de representantes de comunidades de todas as áreas do município e ainda com uma equipe do Sebrae, além do presidente da ACI. Ainda em setembro, antes do encaminhamento do projeto ao Legislativo, o PDMP será apresentado em uma reunião ampla, com a participação de todos os setores da sociedade.
Mais de 17 mil crianças já estão vacinadas em Ilhéus
Até a quinta-feira (31), o município de Ilhéus contabilizou 17.208 crianças vacinadas contra poliomielite, atingindo um percentual de cobertura de 86,28%, de acordo com os registros do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde. Para atingir 100% do universo de crianças com até 4 anos de idade, que é de 19.944, falta aplicar 2.736 vacinas. Mas a meta fixada pelo MS é um pouco menor (18.947 crianças, o equivalente a 95% do total), fazendo com que as autoridades sanitárias de Ilhéus estimem que o percentual de cobertura projetado será atingido.
Para a diretora da Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia de Lima Brito, o índice alcançado até agora “é muito animador”, indicando que o cumprimento da meta é viável. Ela salienta que os pontos críticos – locais que exigem esforço concentrado esta semana – estão mais na zona urbana de Ilhéus do que no interior, sendo que, dentre esses, a maior concentração de crianças a vacinar está no centro da cidade e na zona sul, respectivamente com 788 e 585 crianças. “Vamos fazer uma varredura até o dia 20 deste mês, quando a vacinação será encerrada, com o envio das últimas informações ao Ministério da Saúde”, adianta Cássia Virgínia.
A diretora disse também que o trabalho de vacinação tem contado com total apoio do governo municipal, consciente da necessidade de repetir, nesta segunda etapa, o desempenho alcançado na primeira, que se encerrou em junho. “Ilhéus obteve o recorde histórico de 95,47% das crianças vacinadas contra a pólio, conseguindo o melhor resultado dos últimos 15 anos”, lembrou, acrescentando que foram imunizadas naquela ocasião 19.042 crianças com até quatro anos de idade. “Até o dia 20, nossas equipes irão de casa em casa, para localizar e vacinar as crianças que faltam, na tentativa de protegê-las contra a pólio”, afirma Cássia Virgínia.