Estado vai disponibilizar Antecedentes Criminais via internet

Ao final deste mês, o cidadão não precisará mais ir a um posto SAC para tirar o Certificado de Antecedentes Criminais. O serviço será disponibilizado no link Atendimento ao Público, do Portal Bahia.Gov (www.bahia.ba.gov.br), site oficial do Estado da Bahia, e vai integrar o leque de serviços disponíveis. A novidade foi apresentada hoje (04), aos secretários da Administração, Ana Lúcia Castelo Branco, e de Segurança Pública, Edson Sá Rocha, e ao delegado-chefe da Polícia Civil, Edemilson Nunes.
A facilidade e a praticidade é o objetivo do certificado on line, desenvolvido em conjunto pelas secretarias da Administração (Saeb) e de Segurança Pública (SSP). “Nossa meta é ampliar cada vez mais a oferta de serviços públicos via web, desafogando o atendimento presencial nos SACs e órgãos públicos e levando ainda mais facilidades para os cidadãos”, declarou Ana Castelo Branco.
Atualmente, o Bahia.Gov disponibiliza cerca de 70 serviços on-line nas áreas de segurança pública, defesa do consumidor e serviços públicos, como água, luz e telefone. Este ano, apenas no mês de julho, no posto SAC Iguatemi, foram emitidos de forma presencial, mais de 11 mil certificados de antecedentes criminais. O número total, desde o início do ano, chega a quase 74 mil.
Através do Bahia. Gov o cidadão pode ainda informar a perda ou extravio de documentos, fazer denúncias ao Procon ou consultar o histórico de pagamento do IPVA. Há ainda a possibilidade de acessar serviços on-line do governo federal – 21 no total, como recadastramento no INSS, além de impostos e taxas.
O secretário de Segurança, Edson Sá, chamou a atenção para a importância do serviço para a população. “O documento tem uma grande procura nas unidades da SSP no SAC, e sua versão on-line vai facilitar em muito a vida do cidadão, principalmente daqueles que buscam emprego e precisam apresentar a documentação”, declarou.
Com uma interface clara e eficiente, os cidadãos que tiveram a carteira de identidade expedida pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia poderão ter acesso ao documento. As informações digitadas na tela – nome completo, filiação, data de nascimento, dentre outras – serão checadas de forma automática junto à base de dados do Instituto de Identificação Pedro Mello, que processa a identificação civil e criminal e emite cédulas de identidade civil e funcional no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *