O Seminário é uma atividade de extensão do Departamento de Letras e Artes que faz parte da agenda de educação continuada dos professores, alunos graduandos e graduados da Uesc, bem como profissionais do ensino de línguas estrangeiras nos mais variados contextos de ensino desde 1990.
A comissão organizadora observa, através das discussões em sala de aula, da prática docente, das pesquisas recentes e do advento das novas tecnologias, a necessidade de refletir acerca da importância do aspecto cultural e seus componentes identitários na aquisição de um idioma, ampliando as concepções sobre ensinar e aprender línguas estrangeiras.
“A realização desse evento responde aos questionamentos que emergem da própria comunidade do Departamento de Letras e Artes e se mostra como espaço privilegiado tanto de troca quanto de atualização de conhecimentos, que se efetivarão por meio de palestras, mesas-redondas, mini-cursos e oficinas”.
Programação
A conferência de abertura, no dia 3, vai abordar a A Aprendizagem de uma Língua Estrangeira como Exercício de Construção Identitária com o professor Dr. Kanavillil Rajagopalan (Unicamp), seguido de mesa-redonda sobre Questões Culturais e de Identidade nos Estudos da Linguagem com os professores doutores Juan Manuel Oliver (Consejeria de Educación de la Embajada de España), Maria D’Ajuda Alomba (UESC) e Elida Ferreira como mediadora.
Uma outra mesa-redonda vai discutir Políticas de Apoio ao Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, com os professores Ana Rosa, (Abecan), Sèverine Arnaud (Adido de Cooperação para o Francês), Juan Manuel Oliver (Consejeria de Educación de la Embajada de España), Conceição Torres (Coordenação do Colegiado de Línguas Estrangeiras da UFBA) e mediador Professor Dr. Sérgio Barbosa de Cerqueda.
Questões interculturais e de identidade no ensino de Línguas Estrangeiras é o tema da terceira mesa-redonda com os professores doutores Décio Torres (Ufba), Kátia Mota (Uneb), e Ana Rosa (Ufba) e coordenada por representantes do DLA.
No dia 5, serão apresentadas as conferências Alienação e Mimetismo Cultural no Ensino de Línguas Estrangeiras apresentada pelo professor e doutor Décio Torres (UFBA) e Educação Lingüística em Contextos Internacionais: Atendimento às Minorias Étnicas pela professora e doutora Kátia Mota (Uneb). As oficinas serão realizadas no período da tarde.