O pessoal do Grupo Depende de Nós, que defende a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, deu um exemplo de fé, solidariedade, de grande cidadania.
• Belíssima a nova campanha de arrecadação de recursos feita para a manutenção dos hospitais Calixto Midley e Manoel Novaes, de Itabuna. Espelhado na Criança Esperança, da Rede Globo/Unesco, o grupo conseguiu durante o mês de agosto a doação de contribuições por meio de linhas telefônicas concedidas pela Embratel para a campanha Coração Solidário, com peças da RCM Propaganda.
• A campanha contou com todo o apoio da imprensa regional e se revestiu de grande sucesso. O Grupo Depende de Nós não deixa morrer a chama pela Santa Casa. No último domingo, uma grande festa reuniu milhares de pessoas, na Beira Rio, em Itabuna, numa prova inconteste de sentimento comunitário. As doações podem ser feita até dia 4 de setembro. Mais informações no fone 3214-9194.
Só mesmo a História pode entender a grandeza na obra de relançamento do livro “Crônica da Capitania de São Jorge dos Ilhéus”, de Silva Campos, feito pela Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc.
• Considerada a mais completa obra sobre a história da Capitania de São Jorge dos Ilhéus, o livro estava com edição esgotada há 20 anos. A última foi feita em 1981, pelo Conselho Federal de Cultura, por ocasião do centenário de Ilhéus. A iniciativa da Uesc resgata uma lacuna de publicações sobre o passado da vila.
• Agora, espera-se que a publicação das crônicas possa ser melhor consumida não apenas pelos historiadores e estudantes universitários, como por uma parcela bem maior da população. Principalmente agora que é obrigatório o ensino da história de Ilhéus nas escolas municipais. E a própria Uesc pode avaliar também a possibilidade de recomendar a obra para o próximo vestibular.
PARADA GAY
Depois do sucesso da Parada da Diversidade, realizada sábado, em Itabuna, os ilheenses se preparam para fazer o mesmo movimento no próximo dia 17 de setembro, na avenida Soares Lopes.
• Coordenada pelo Grupo de Apoio e Luta pela Livre Orientação Sexual do Sul da Bahia – Eros, a Parada Gay & da Diversidade de Ilhéus conta este ano com o apoio do Ministério da Saúde. Antes do desfile, será realizada a feira cultural, a partir das 9 horas, na praça Castro Alves, com distribuição de panfletos e exibição de vídeos educativos.
• A parada, propriamente dita, acontecerá às 14 horas, com a participação de trio elétrico e do DJ Artur. Os coordenadores prevêem um público maior que no ano passado. Uma pesquisa de opinião revelada domingo, no programa Fantástico, afirma que a sociedade brasileira já considera absolutamente natural a convivência com homossexuais.
MOVIMENTO
Os produtores teatrais Ari Rodrigues e Eva Lima se associaram para trazer a Itabuna o espetáculo “Um olhar sobre Isadora Duncan”, da Escola Contemporânea de Ballet da Bahia, nos próximos dias 15 e 16 de setembro, no centro de cultura Adonias Filho. O trabalho foi bastante elogiado pela crítica, em Salvador e no Rio de Janeiro.
O padre José Alvino de Cristo, uma das referências da igreja católica em Ilhéus, apresentou ontem, no Teatro Municipal, o show “Maioridade”, em comemoração aos seus 21 anos de sacerdócio. Hoje, 1º de setembro, haverá missa em ação de graças, às 19 horas, na igreja de Santa Terezinha, na avenida Esperança. O padre Cristo é bastante conhecido também pelos seus dotes musicais.
A Casa dos Artistas de Ilhéus, localizada na rua Jorge Amado, continua com sua programação cultural. Nesta sexta e sábado, a peça Pega pa Capá, estará em cartaz, às 20 horas. No elenco, Romualdo Lisboa, Ely Isidro, Bruno Susmaga e Tânia Barbosa, com participação do cordelista Gilton Tomás e do repentista Azulão. Prestigie.
A TV Santa Cruz acaba de ganhar mais um prêmio: o Prêmio OAB/Bahia de Jornalismo – Troféu Barbosa Lima Sobrinho. Levou o primeiro lugar em telejornalismo com a edição do Rede Bahia Revista sobre ODM – Objetivos do Novo Milênio, na qual abordam os oito jeitos de mudar o mundo. O prêmio foi recebido em Salvador por Rogério Santos e César Mazzoni.

Manoel Carlos de Almeida, Dorival Freitas, Antônio Laranjeira, e as Marias Luizas Heine e Nora, na Academia de Letras de Ilhéus. Foto by Jonildo.
Marcelo e Orlando Oliveira, de O Boticário, festejaram em família seus aniversários em Ilhéus. foto by Zecarlinhos.

José Nazal, mistura de fotógrafo e historiador, vibra no lançamento de Crônica da Capitania. Foto by Jonildo.

Padre Alvino de Cristo festeja 21 anos de sacerdócio em Ilhéus.

Helder Moraes Almeida, do grupo Depende de Nós, anuncia doação da irmã da funcionária da Santa Casa, Tereza Araújo, em Itabuna.