Inema presta homenagens a sua santa padroeira
Bahia Pesca entrega certificados a piscicultores
Maramata e Ministério do Meio Ambiente firmam compromisso
Showrinho & Brasil grava primeiro CD
Dezenas de mulheres que vivem na periferia de Ilhéus já estão sendo diretamente beneficiadas pelas ações dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). Na semana passada, 40 mães de família receberam certificados de participação em cursos que vão contribuir para a geração de renda nas famílias. Em uma carga total de 40 horas, 20 mulheres conheceram as técnicas de bordado em pedraria, e outras 20 aprenderam a produzir lanches para comercialização.
O objetivo da iniciativa, de acordo com a secretária de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis, é melhorar as condições de vida das famílias. “O Cras tem esse propósito de ser um aliado das famílias nos bairros e trabalhar pela sua promoção social”, afirma. O governo municipal já instalou centros de referência nos bairros Nossa Senhora das Vitórias, Teotônio Vilela e Banco da Vitória.
O Cras do Nossa Senhora das Vitórias está oferecendo curso de pintura para moradores daquele bairro e a previsão é de que os certificados de conclusão sejam entregues em setembro. A Secretaria de Assistência Social anuncia que a realização de cursos e oficinas nas unidades será uma rotina, bem como a discussão de estratégias para a comercialização de produtos, visando um incremento efetivo na renda das famílias.
Cada Centro de Referência em Assistência Social é projetado para atender 5 mil famílias. Até o final do ano, Ilhéus terá quatro núcleos em funcionamento, totalizando 20 mil famílias e cerca de 80 mil pessoas beneficiadas. Entre outros serviços oferecidos pelo Cras, está o cadastramento de beneficiários em programas de assistência e encaminhamento para projetos sociais e serviços de educação, saúde, além do incentivo ao exercício da cidadania.
Inema presta homenagens a sua santa padroeira
Começa nesta quinta-feira (31) a série de atividades em homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira do distrito de Inema. “Coragem, levanta-te, Jesus te chama” é o tema central dos festejos religiosos, programados para se encerrar a 10 de setembro, com alvorada, procissão e missa solene.
Durante as celebrações, haverá novenários e uma extensa programação de batizados. Os eventos culminam com alvorada festiva, programada para as 5 horas do dia 10. Em seguida, haverá procissão, às 9 horas, e missa meia hora depois. Centenas de devotos – moradores e visitantes – são esperados nas festividades.
Manifestações da cultura popular estão incluídas programação em homenagem à santa padroeira de Inema. Quermesse, bingo, sorteio e apresentação cultural serão atrativos para quem for à praça principal do distrito nos dias de festa. Parte da arrecadação com a venda de produtos será revertida em benefício das obras da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Um show musical consta da parte profana da festa, que se concentrará na praça principal do distrito, atraindo basicamente o público jovem. A coordenação da festa afirma estar empenhada para que este ano os eventos em homenagem à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro contem com a maior presença de fiéis registrada nos últimos anos.
Bahia Pesca entrega certificados a piscicultores
Cerca de 50 piscicultores, que participaram de cursos recentemente realizados pela Bahia Pesca, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Interior (Seapi), estão sendo convidados para receber seus certificados de conclusão. A entrega dos documentos acontece de segunda a sexta, em horário comercial, na sede da unidade técnica da empresa em Ilhéus, instalada no escritório local da Ceplac, na Praça Cairu.
A empresa, vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri) promoveu dois cursos no mês de julho. O primeiro teve como tema a “Piscicultura em viveiro” e foi ministrado de 17 a 19 do mês passado, dando ênfase ao manejo. Além de atividades teóricas, os piscicultores tiveram aulas práticas no sítio Riacho da Alegria, no distrito de Maria Jape. O outro curso foi sobre “Piscicultura ornamental”, realizado nos dias 19, 20 e 21 de julho.
Para empreender este trabalho, a Bahia Pesca tem convênios firmados com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, além de contar com o apoio oferecido pela Seapi. O secretário Reynaldo Oliveira Santos (Zé Neguinho) explica que a Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior do Município colaborou com a identificação do público-alvo e no processamento das inscrições.
De acordo com Zé Neguinho, “a Bahia Pesca é uma parceira importante do governo municipal, que tem como prioridade a diversificação de nossa base produtiva”. O secretário destaca que a criação de alternativas de geração de emprego e renda é uma das molas mestras da linha de ação da Secretaria de Agricultura. “Com esse pensamento, temos estimulado o fortalecimento do pólo de flores ornamentais, mandiocultura e também a piscicultura”, afirma.
O gerente da unidade técnica da Bahia Pesca, Joaquim Sampaio, afirma que, além dos cursos ministrados gratuitamente, a empresa também distribuiu 200 mil alevinos aos piscicultores do município. Em Ilhéus, a maior parte da produção ainda é destinada à subsistência e o excedente é comercializado principalmente em feiras livres. O município também se destaca pelo beneficiamento de grande volume do pescado do sul da Bahia.
Maramata e Ministério do Meio Ambiente firmam compromisso
Nos próximos dias, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) vai assinar Termo de Compromisso com a Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), referente ao Projeto Sala Verde, no qual Ilhéus acaba de ser aprovado. Com isso, o município será contemplado com um Centro de Informação Ambiental, que ficará à disposição de toda a comunidade, reforçando o empenho do governo municipal em democratizar o acesso à educação ambiental.
A Sala Verde será instalada no Núcleo de Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis (Neaps), situado no Museu do Mar e da Capitania, ao lado da sede da Maramata. No local, estudantes, professores e a comunidade em geral terão acesso não apenas às informações ambientais, como também a diversas atividades de educação ambiental, como cursos, palestras, oficinas de artesanato com materiais reciclados, teatro e música. Haverá também exibição de vídeos disponibilizados pelo MMA e realização de trilhas monitoradas e campanhas em defesa do meio ambiente.
A expectativa é de que o termo de compromisso seja assinado até o dia 15 de setembro e as providências para o funcionamento da Sala Verde já estão sendo adotadas. A Maramata já possui espaço físico com toda a estrutura necessária, bem como a equipe de educadores ambientais, e se comprometeu com a manutenção do espaço, pessoal estrutura.
O presidente da Maramata, Jerbson Moraes, afirma que o projeto é mais uma ação voltada ao tão almejado desenvolvimento sustentável. “O prefeito Valderico Reis tem se empenhado em promover a educação ambiental no município, por acreditar que essa é a melhor forma de conscientizar a população e conseguir o apoio de cada comunidade para as ações voltadas ao meio ambiente”, afirma. Ele ressalta que o projeto vai propiciar a transformação de valores e mudança de atitudes dos cidadãos, permitindo que eles conheçam os fatores que levam à degradação sócio-ambiental e ajudem a encontrar maneiras de minimizar o problema.
O presidente acredita que a Sala Verde vai oferecer novas possibilidades de fomentar e promover processos educacionais direcionados à questão ambiental, a partir da disponibilização de informações, promoção de eventos e de outras atividades de caráter cultural e ambiental. Como participante do projeto, a Maramata receberá diversos benefícios, como a chancela institucional do MMA e inclusão na lista da Rede dos Centros de Educação Ambiental.
Desde o início da atual gestão, os projetos desenvolvidos pela Maramata e Secretaria de Meio Ambiente são voltados à formação de uma consciência ecológica em cada membro da comunidade, através de ações participativas. A comunicação com a sociedade também ganhou reforço. No ano passado, a Maramata lançou seu site oficial (www.maramata.org.br), onde é possível conhecer o funcionamento da fundação, sua equipe e os projetos em andamento, e este ano, foi lançado o Eco Notícias, jornal bimestral especializado em difundir ações ambientais. “Estamos ampliando o contato com as comunidades, procurando envolvê-las em nossos projetos, para que cada pessoa se torne um agente ambiental dentro de sua comunidade”, explica Moraes.
Showrinho & Brasil grava primeiro CD
O grupo Showrinho & Brasil está gravando seu primeiro CD, com músicas de autoria própria e de compositores como Waldir Azevedo, Paulinho de Viola, Jacó do Bandolim e Pixinguinha. Integrado pelos músicos Adroaldo Anjos (cavaquinho de centro), Agenor Menezes (violão), Tanajura (cavaquinho-solo) e Ruy Reis (percussão), o Showrinho & Brasil tem se confirmado como grande revelação do cenário musical ilheense.
Há mais de sete meses fazendo sucesso como atração do Projeto Música na Praça, iniciativa da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) para oferecer lazer e entretenimento à população local e a flutuante, o Showrinho & Brasil nasceu quase por acaso. Surgiu depois que seus componentes tocaram em uma cerimônia para lembrar o Dia da Saudade, em 30 de janeiro passado.
Daí em diante, o entrosamento tornou-se fator determinante para a concretização do grupo de chorinho. Além disso, o talento dos músicos contribuiu para a realização de um trabalho centrado na harmonia do instrumental. A participação especial do percussionista Roberto Bonfim no CD é uma das boas novidades com as quais o Showrinho & Brasil vai presentear o público. O lançamento ainda não tem data marcada, mas o CD está no forno e é grande o otimismo dos músicos quanto à receptividade do público e da crítica.