INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Programa busca fortalecer ensino de português e matemática

Show de música e dança encerra atividades do Agosto de Jorge Amado

Compra de combustíveis tem respaldo na Lei de Licitações

Teotônio Vilela recebe mutirão de limpeza

Pólio: vacinação em Ilhéus beneficia 14,8 mil crianças

Programa busca fortalecer ensino de português e matemática

“Identidade profissional, habilidades, competência, saber e conhecimentos” foi a palestra que a professora Rosenaide Ramos, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), proferiu no curso de capacitação para professores do ensino fundamental II, realizada pela Secretaria de Educação de Ilhéus, na sexta-feira (25). Um dos objetivos do seminário é fortalecer o processo ensino-aprendizagem nas disciplinas matemática e português. O seminário foi realizado no auditório da Justiça Federal
Através de diagnóstico feito em 2005 nas escolas da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação detectou elevado índice de retenção de alunos de 5ª à 8ª séries por deficiência no aprendizado de matemática e português. “Diante dessa realidade, houve a necessidade de buscar alternativas para melhorar a resposta às aulas”, disse a professora Mônica Ralile, uma das organizadoras do evento.
Mônica Ralile considera que o baixo aproveitamento de alguns alunos é reflexo de deficiências nas séries iniciais. Também, em alguns casos, ocorre em casa a falta de acompanhamento, quando os pais, por motivo de trabalho, não têm tempo para viver o dia-a-dia dos seus filhos nas atividades extra-classe.
O seminário precede uma série de oficinas pedagógicas de matemática e português, que serão realizadas no auditório do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, das 8 às 12 horas, nos dias 16 de setembro, 14 de outubro e 4 de novembro. A primeira oficina aconteceu no sábado (26).

Show de música e dança encerra atividades do Agosto de Jorge Amado

O instrumental do grupo Showrinho e Brasil e apresentação de coreografias do Ballet Sôanne Marry são as atrações da noite de encerramento das atividades da programação do Agosto de Jorge Amado. Previsto para as 19 horas desta quarta-feira (30), no Teatro Municipal de Ilhéus, o instrumental traz músicas inspiradas em personagens do escritor grapiúna e outras que levam a marca de nomes de amigos de Jorge Amado, entre eles Dorival Caimmy. A entrada é gratuita.
A coreografia foi especialmente construída, com base em um repertório cheio de baianidade, a ser apresentado pelo grupo Showrinho & Brasil. A música ao vivo vai possibilitar maior brilho à apresentação dos números da dança, pois permite melhor sonoridade”, lembra a coreógrafa.
O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundci), Marcos Magno, afirma que o show “é uma forma de presentear o público com uma pequena parte do legado de Jorge Amado”. As atividades da programação do Agosto de Jorge foram abertas no dia 10 de agosto, data em que o escritor completaria 94 anos. Apesar do encerramento oficial da programação acontecer no show de quarta-feira, no dia seguinte serão realizados os últimos Passeios e Caravanas Culturais integrados às atividades.

Compra de combustíveis tem respaldo na Lei de Licitações

O contrato firmado pela Prefeitura de Ilhéus para a aquisição de combustíveis tem total respaldo na Lei 8.666/93, a chamada Lei das Licitações. A defesa foi feita pela presidente da Comissão Municipal de Licitação, Maria Lúcia Bahia, diante de denúncia política apresentada por três vereadores que compõem o bloco de oposição ao governo. De acordo com a presidente, o município já encaminhou contestação ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que vai emitir parecer sobre o caso.
O TCM recebeu a denúncia dos três parlamentares e notificou a administração municipal, para que se pronunciasse. “Nós defendemos a legalidade do processo licitatório, rebatendo ponto por ponto, e comprovando que o mesmo se encontra em consonância com a legislação”, afirma.
Segundo Maria Lúcia Bahia, os oposicionistas fizeram uma acusação de teor político, com um frágil embasamento legal. “Nós estamos provando que não houve infração a qualquer dispositivo da Lei 8.666/93”, assegura. Os vereadores, na opinião da presidente da comissão de licitação, agiram de má-fé, ao se antecipar ao TCM e pretender se comportar como juízes. “Eles não são juízes e quem vai emitir parecer é o tribunal”, salienta.
A presidente da Comissão Municipal de Licitação diz que por enquanto não divulgará o mérito da defesa formulada pelo governo, o que – segundo ela – será feito na ocasião adequada. Segundo Maria Lúcia Bahia, a partir do momento em que o TCM publicar o parecer, a administração mostrará à comunidade quem está com a razão. Ela reforça que “não há fundamentação técnica no que foi apresentado pelos parlamentares”.

Teotônio Vilela recebe mutirão de limpeza

Uma equipe de oitenta profissionais da Prefeitura de Ilhéus estará no bairro Teotônio Vilela nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, para fazer a limpeza das ruas, encostas e praças. O mutirão de limpeza já passou por vários bairros da cidade e prossegue até o final de setembro. A partir do fechamento desse cronograma, as comunidades deverão solicitar a visita da equipe à Secretaria de Serviços Urbanos, pelo telefone: 3234-5083.
Os últimos bairros atendidos foram Hernani Sá e Nelson Costa. As ações voltarão à zona sul no dia 21, em Olivença, e no dia 29, quando beneficiará os moradores dos bairros Nossa Senhora da Vitória e Ilhéus II. Segundo o cronograma da Secretaria de Serviços Urbanos, o mutirão vai, ainda, para o Malhado, nos dias 14 e 15, e à orla marítima, no dia 28.
O mutirão conta com uma grande equipe que faz a varrição das ruas, poda de árvores e retirada do mato. Além das ações de limpeza, os agentes também são responsáveis por um trabalho de educação ambiental com os moradores, que estão recebendo cartilhas com informações sobre a correta separação do lixo. O prefeito Valderico Reis explica que a idéia dos mutirões não é se encerrar em uma ação imediata, mas, principalmente conscientizar e envolver a população para que as ruas sejam mantidas em bom estado de conservação.
O secretário interino de Serviços Urbanos, Celso Assereuy, afirma que os mutirões de limpeza estão ajudando a melhorar o aspecto dos bairros. “O governo municipal tem trabalhado dia e noite nas ações de conservação e limpeza, mas precisa contar também com o apoio da população”, disse. Ele explica que o agendamento de mutirões foi elaborado a partir de solicitações das associações de bairro ou líderes comunitários.

Pólio: vacinação em Ilhéus beneficia 14,8 mil crianças

A segunda etapa de vacinação contra a poliomielite, iniciada no dia 14 deste mês, já beneficiou 14.875 crianças em Ilhéus, tendo seu ponto culminante no sábado (26), Dia Nacional da Vacinação contra a Paralisia Infantil. Considerando o universo de 19.944 crianças a vacinar, a campanha já obteve 74,58% de cobertura, faltando 5.069 crianças, para atingir o total. “Ocorre que o objetivo do Ministério da Agricultura não é vacinar 100% desse universo, meta considerada impossível, diante de nossas peculiaridades geográficas e culturais, mas atingir 95% de vacinação”, ressalva a secretária da Saúde, Eliene Oliveira, acrescentando que, “no caso de Ilhéus, temos tudo para atingir a meta proposta”.
A diretora da Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia de Lima Brito, também considera “muito animador” o percentual obtido até agora, lembrando que o trabalho na zona rural ainda vai melhorar muito esse desempenho. “Temos até o dia 20 de setembro para atender as famílias que ainda não compareceram aos postos, de modo a integrá-las nesta importante estatística da prevenção da paralisia infantil”, diz. A diretora informou que nos próximos dias a vacinação continua nos postos fixos, mas será redirecionado o esforço dos postos móveis. “Na sede do município ou na área rural, as equipes irão onde houver crianças que ainda não foram vacinadas”, anuncia.
Na primeira etapa da vacinação contra a poliomielite, em junho deste ano, Ilhéus obteve o melhor resultado de sua história recente. Foram vacinadas no município 19.042 crianças, obtendo-se 95,47% sobre o universo programado. A Secretaria da Saúde de Ilhéus vinha com índices insatisfatórios há 15 anos, sendo que nos últimos cinco o melhor resultado obtido foi 70,2% (em 2003), enquanto em 2000 foram imunizadas apenas 58,2% das crianças, segundo informações do Ministério da Saúde. “O atual governo decidiu mudar esse quadro, o que está sendo feito com investimentos adequados, tanto em recursos humanos quanto técnicos”, justifica a secretária municipal da Saúde, Eliene Oliveira.
No sábado (26), por exemplo, o município aumentou de 22 para 46 o número de postos de vacinação (distribuídos pelas zonas Norte, Sul, Leste Oeste da cidade), mobilizou mais de 520 pessoas e toda uma infra-estrutura que possibilitou o alto índice de vacinação obtido. “É interesse do governo municipal atingir, novamente, a meta de 95% fixada pelo Ministério da Saúde e reescrever a história da vacinação contra a pólio em Ilhéus”, afirma Eliene Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *