Cerca de 900 alunos da escola, uma das mais tradicionais da cidade, foram às ruas portando faixas, cartazes e um boneco abordando a temática das drogas e da educação sexual. “Buscamos levar a comunidade local as nossas ações educacionais”, diz a diretora do Colégio, Miraildes Gonzaga da Cruz. A educadora, pós-graduada em gestão escolar, diz que o projeto objetiva de aproximar famílias e escola.
“Queremos dar vida à escola. Para isso, temos que envolver a comunidade, alunos e educadores no processo educacional”, diz Márcia Lima, salientando o respaldo que tem obtido do prefeito Marcos Dantas para o trabalho de melhoria da qualidade da educação do município.
Festival de Peças
Ao encontrar eco entre os educadores e a comunidade, não falta entusiasmo dos alunos. Eles, com o apoio dos professores, são os roteiristas, autores e atores de um Festival de Peças desenvolvido por todas as classes da escola que abordam os temas sexualidade e conscientização antidrogas, apresentado no dia 23, quarta-feira.
Danilo Messias dos Santos é um deles. Aluno da 6ª série, fala da importância da escola promover ações de conscientização. “Isso é bom pra a gente, pois mostra o mal que as drogas podem fazer na nossa vida”, diz, orgulhoso, exibindo também uma camisa dos Jogos da Amizade, um outro projeto que o Diógenes Vinhaes tomou parte.
Já um dos atores, Joseilton dos Anjos, aluno da 6ª série vespertino, conta a história da peça que representou e abordava o uso da camisinha. “É interessante pois ajuda a abrir os nossos olhos, a perceber a conseqüência de alguns atos”. Danilo acha que a dramatização ajudou a levar as meninas à conscientização, pois embora condene sexo na adolescência ele achou a “atriz” consciente.
O Projovem teve início no dia 15 de agosto e se estenderá até setembro. Estão programadas palestras com membros do GAPA de Itabuna, apresentação teatral por um grupo do 2º Batalhão de Polícia Militar (Ilhéus), desfile cívico do Sete de setembro, panfletagem e exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos na Praça Régis Pacheco.
Itajuipe monta estratégias para Vacinar mais de 2000 crianças
A Secretaria Municipal de Saúde de Itajuípe se prepara para vacinar o maior número possível de crianças neste sábado, 26 dia culminante da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que traz como tema “Seu filho quer duas gotas de atenção”.
A prefeitura está mobilizando 80 funcionários para trabalhar na campanha, divididos em doze postos de vacinação, sendo oito na sede do município e quatro nos distritos de União Queimada, Bandeira do Almada, Ruinha de São Cristóvão e Sequeiro Grande. Além de três unidades móveis que estão trabalhando na área rural.
O município espera vacinar 2010 crianças, para tanto está desenvolvendo um amplo trabalho para envolver a comunidade nesta luta através de divulgação e conscientização sobre a importância de vacinar em escolas, igrejas, clubes, associações.
Para a Secretaria de Saúde, Rosângela Lessa, através da estratégia de envolver a comunidade no incentivo à vacinação a meta pode ser alcançada, a exemplo da primeira etapa da vacina que ultrapassou as expectativas. “Conseguimos vacinar as crianças do nosso município superando as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde na primeira etapa,agora pretendemos seguir o mesmo caminho nesta segunda etapa”.
A chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Simone Moreira, explica que desde 1998 que o Brasil não notifica nenhum caso de poliomielite, isso graças as vacinações em massa, o objetivo do MS é manter a doença erradicada no país. “Para isso é necessário que todas as crianças de até cinco anos tomem as gotinhas”.
A doença
A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, se caracteriza por apresentar paralisia flácida de súbito, principalmente nos membros inferiores do corpo.
No passado, muitas crianças ficaram paralíticas devido à doença. A vacina não tem contra indicação e possui segurança bem estabelecida contra a doença,