Publicitários de todo o interior da Bahia estiveram reunidos em Vitória da Conquista para discutir os meandros da propaganda.
• Promovido pelo Sindicato das Agências de Propaganda da Bahia – Sinapro, o encontro de Conquista debateu a reorganização do setor e buscou uma maior integração com veículos e fornecedores. Os publicitários continuam pregando a necessidade de maior fiscalização no setor, com a participação da Fenapro e do Cenp. Ou seja, querem fazer que os veículos aceitem anúncios apenas das agências credenciadas.
• A abertura, no Parque de Exposições de Conquista, teve palestra de Calil Cury, sócio de Duda Mendonça. Ele disse: “O veículo (de comunicação) até caminha sem as agências. Mas as agências não caminham sem os veículos”. O Sinapro prestou contas da Carta de Ilhéus, resultado do encontro de 2005. E foi aprovada a campanha de valorização do mercado criada pela M21, com planejamento da E10, que vai veicular também na capital, sem tirar nem por. Mais um ponto para a propaganda do Sul.
• Com a co-promoção da TV Sudoeste, o evento registrou as presenças dos jornais Agora, Diário do Sul e A Tarde, e uma campanha especial da TV Cabrália, elaborada pela Rossane Publicidade, para o encontro. A Cabrália levou a maior equipe de um veículo ao evento. Foi registrado um crescimento do número de agências em Vitória da Conquista, impulsionado pelo ritmo do comércio local.
A TV Santa Cruz reuniu, semana passada, na AABB, de Itabuna, publicitários do eixo sul para premiar os melhores comerciais do Bahia Recall 2006. Concorreram apenas os VTs inscritos pelas agências.
• Além de “Bi Assumida”, a M21 foi Bi-Campeã. A agência arrebatou de novo o Grand Prix. Desta vez com a peça “Consultório”, criada para a Emcamtur, vitoriosa também na categoria Produtos e Serviços. Na categoria Serviço Público, Institucional e Comunitário, ganhou a RCM Propaganda, com “Doe Sangue”, do Plansul. No Varejo, quem levou foi também a M21, com o VT “Ópera”, criado para a La Luz.
• O jornalista Fernando Sodake foi o mestre de cerimônia da festa, com direito a uma entrada performática, a bordo de sua motocicleta. Quem animou foi a banda Mix Brasil. Sete agências inscreveram 66 peças. No dia 31 de agosto, o VT da M21 vai concorrer ao prêmio de melhor produção publicitária do interior em cerimônia no Teatro Castro Alves, em Salvador.
PARADAS DA DIVERSIDADE
O eixo Ilhéus-Itabuna entrou de vez no circuito das paradas pela diversidade sexual. Este ano, as campanhas contaram com trabalhos publicitários veiculados até na televisão.
• A 3ª Parada da Diversidade GLBT de Itabuna acontece neste sábado, dia 26, percorrendo a avenida do Cinqüentenário. A campanha foi criada pela agência Usina de Idéias com o mote “Oriente-se”. Os promotores prevêem que este ano o público seja maior que o de 2005. Trios elétricos estarão nas ruas.
• Em Ilhéus, a II Parada GLBT & Diversidades de Ilhéus será realizada no próximo dia 17 de setembro, na avenida Soares Lopes, a principal da cidade. Este ano, o evento conta com o apoio oficial do Ministério da Saúde e coordenação do Grupo Eros. Terá início às 9 horas, com uma feira cultural na praça Castro Alves, conhecida como praça da Irene. À tarde, acontecerá a parada com a participação da banda Lordão, depois haverá concentração na praça. A campanha foi criada pela agência Maxmídia.
M O V I M E N T O
O Festival de Inverno de Vitória da Conquista foi um grande sucesso. O evento lotou hotéis e pousadas da cidade e fez com que as pessoas curtissem a festa vestidas para o frio. A infra-estrutura no Parque de Exposições foi excelente. E a organização da icontent ganhou nota 10. Restrições apenas a algumas atrações do palco principal.
A Rossane Publicidade, de Vitória da Conquista, criou peças simples e criativas para a TV Cabrália apresentar no Encontro das Agências de Propaganda do Interior. Com o mote “Girou!”, associou a mensagem com o tema do encontro, sugeriu um giro na programação da emissora e ainda estimula o telespectador a girar o canal da TV.
Neste 31 de agosto, a Associação Baiana das Agências de Propaganda promove o Seminário de Direito Autoral – Legislação da Propaganda e Marketing, em Salvador. Entre os palestrantes, Eliane Abraão, Antonio Paraguassú Lopes, Arthur Werner Menko e Fernando Passos.
O empresário Pedro Alexandre Massinha promove uma Festa Trivela, com a Asa de Águia, agora em setembro, em Vitória da Conquista. Nos dias 8 e 9 de novembro, a festa Mássicas vai reunir Chiclete com Banana e Ivete Sangalo, também no Planalto de Conquista.

Equipe da TV Cabrália em Vitória da Conquista: Karine Melo, o diretor Gustavo Paulus, Ivana Côrrea, Jacqueline Figueredo e Claudinei Quirino. Foto by Valério.

Bertrand Duarte, presidente do Sinapro Bahia. Foto by Valério.

Kokó e Mary, a sensação feminina da premiada Banda Lordão, no Bahia Recall. Foto by Valério.

Marta Furtado e Silvio Roberto no encontro de propaganda em Vitória da Conquista. Foto by Valério.

Antônio César (TV Santa Cruz) e a pedagoga Anne Mazzoni, no Bahia RecaIl. Foto by Valério.

Na noite do melhor VT, Andréa Garrido, Tião Barros e Raquel Becker. Foto by Valério .