Informes ASCOM – Prefeitura Municipal de Ilhéus

Valderico volta a Ilhéus após tratamento de saúde

“A Bofetada” entra em cartaz dia 7 de setembro no TMI

Feira de artes e tortas em benefício da Apae

Prefeitura convida comunidade para discussão sobre novo PDU

Ilhéus concentra esforços na vacinação contra pólio

Valderico volta a Ilhéus após tratamento de saúde

O prefeito Valderico Reis retornou a Ilhéus nesta quarta-feira, vindo de São Paulo, onde foi submetido a tratamento de saúde. Ele chegou pela manhã, no Aeroporto Jorge Amado, recebeu amigos em um café da manhã e – por volta do meio-dia – já havia retomado suas atividades normais à frente do governo. Disse estar com a saúde em franca recuperação e demonstrou-se disposto a “trabalhar com empenho ainda maior pelo desenvolvimento do nosso município”.
Valderico falou que está “animado” com algumas conquistas que o atual governo obteve para Ilhéus e cujos resultados estão “para ser colhidos”. Destacou as obras de recapeamento asfáltico, que estão para ser iniciadas, fruto de convênio entre o município e o Governo do Estado, com execução a cargo da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder).
As obras já estão sendo licitadas pelo governo baiano, que publicou o edital da concorrência na primeira quinzena deste mês. “Agora, é avançar e continuar construindo uma Ilhéus melhor para todos, o que é nosso principal objetivo”, enfatizou. Ainda sobre o projeto de recapeamento, o prefeito reforçou que receberão nova pavimentação 50 quilômetros de ruas e avenidas na cidade.
Valderico fez questão de ressaltar que o governo tem trabalhado com afinco pela melhoria da qualidade de vida do ilheense. Citou como exemplos os mutirões de limpeza realizados este mês em diversos bairros. “A Prefeitura está promovendo um trabalho de grande importância nas comunidades e isso é reconhecido pela população”, afirmou. Disse ainda que setores como educação e saúde também têm recebido atenção especial.
“Nossas prioridades são essas, que muitas vezes não aparecem, mas são as coisas mais importantes”, comentou. Segundo o prefeito, o governo já reformou quase 30 escolas e duplicou o número de equipes do Programa Saúde da Família em atividade nos bairros. “Alguns falam mal do governo, mas não sabem que hoje os serviços funcionam, tem remédio no posto de saúde, tem creche, escola bem cuidada”, defendeu. O prefeito agradeceu às pessoas que torceram pela sua recuperação e reafirmou o seu compromisso “preferencial com os investimentos que resultem em geração de emprego, desenvolvimento econômico e melhoria das condições de vida da população”.

“A Bofetada” entra em cartaz dia 7 de setembro no TMI

“A Bofetada”, a comédia assistida por mais de meio milhão de pessoas, volta ao Teatro Municipal de Ilhéus. O espetáculo fica em cartaz de 7 a 9 setembro, às 21 horas, e no dia 10, às 20 horas, depois de turnê, este ano, nos principais pólos culturais do interior do estado, a exemplo de Jequié, Valença, Porto Seguro e Santo Amaro. O ingresso estará à venda na bilheteria do teatro, ao preço de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Segundo a produção do espetáculo, a Companhia de Baiana de Patifaria foi buscar inspiração em textos clássicos de comédia brasileira da década de 80. A montagem, que comemora este mês os 18 anos de sucesso do espetáculo, reúne os atores Lelo Filho, Jarbas Oliver, Nilson Rocha e Bubba de Campos.
A comédia, em cartaz desde 1987, é montada pela Companhia Baiana de Patifaria, que tem no seu repertório os espetáculos “Abafabanca”, “Noviças Rebeldes”, “3 em 1”, “Capitães da Areia” e o infanto-juvenil “A vaca” Lelé”.
Considerado o espetáculo que promoveu uma mudança radical no comportamento do público em Salvador e em mais de 45 cidades de norte a sul do país, incluindo temporadas e apresentações em diversos municípios baianos, “A Bofetada” estreou em 1988 na sala do Coro do Teatro Castro Alves. Desde então, teve várias formações em seu elenco.

Feira de artes e tortas em benefício da Apae

Uma mostra de trabalhos artesanais produzidos pelos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e uma feira de tortas ao lado da Catedral de São Sebastião, no centro da cidade, são as atividades desta quinta-feira (24), que integram a programação da Semana do Excepcional. A arrecadação com a venda de todos os produtos será revertida em benefício da entidade.
A Semana do Excepcional começou na última segunda-feira, e desde então, alunos, pais, educadores e amigos têm participado de uma série de atividades. A abertura, no Teatro Municipal de Ilhéus, contou com apresentações artísticas, ballet e show musical, além de apresentação da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Neste dia, o público pôde participar das atividades, contribuindo com a doação de alimentos não-perecíveis, que serão destinados à Apae.
Nos outros dias, foram realizados seminários e mesa de debates sobre assuntos relevantes para os profissionais que trabalham com pessoas portadoras de necessidades especiais. Ontem, os alunos da Apae tiveram a oportunidade de desfrutar de um dia inteiro de lazer na Associação de Profissionais da Caixa Econômica Federal (Apcef). O encerramento das atividades será no próximo dia 28, com culto ecumênico na sede da Apae, no bairro Hernani Sá.
A secretária de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, Fátima Reis, afirmou que o governo municipal apóia este tipo de evento por acreditar em sua importância para a inclusão social dos portadores de necessidades especiais. “É uma verdadeira luta, que precisa do apoio de toda a sociedade, para que essas pessoas possam ter acesso a todos os seus direitos, e recebam o merecido respeito”, disse.

Prefeitura convida comunidade para discussão sobre novo PDU

A Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Ilhéus agendou para o próximo sábado (26), a oficina de participação popular que dará continuidade às discussões sobre o novo Plano Diretor Urbano (PDU). A reunião começa às 8h da manhã, no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), e será aberta a toda a comunidade.
No dia 20 de agosto, foi concluída a etapa de oficinas de participação popular nos distritos, abrangendo localidades como Inema, Banco do Pedro, Castelo Novo, Rio do Braço, Banco Central, Pimenteira, Itariri, Olivença, Sapucaeira, Santana, Acuípe, Santo Antônio, Couto, Rio do Engenho, Ponta da Tulha, Lagoa Encantada, Retiro, Sambaituba, Aritaguá, Salobrinho e Vila Cachoeira, dentre outros. Após ouvir os anseios de cada comunidade, técnicos da Secretaria de Planejamento fizeram as devidas considerações para que o novo plano possa atender às necessidades da população.
Nesta nova fase, os moradores da sede poderão participar das discussões, dando opiniões e sugestões para o novo plano. A secretária de Planejamento, Adriana Aleixo, explica que é necessário ouvir o maior número de pessoas, para que o plano tenha fidelidade com os anseios da população. “Dessa forma, podemos mensurar as expectativas, problemas e possíveis soluções sugeridas por cada comunidade, a fim de criarmos um plano que realmente norteie a política urbana rumo ao desenvolvimento do nosso município”, afirmou.
Além das oficinas, a comunidade também pode participar do processo de elaboração do PDU, deixando suas opiniões no estande montado no Calçadão Jorge Amado. No local, está disponível um vídeo com instruções sobre o plano, a importância da participação popular e as informações sobre o plano atual. Também é aplicado um questionário, com espaço para opiniões. O estande fica aberto todos os dias, das 9h às 17h.
No dia 2 de setembro, será feita uma apresentação pública no auditório da Ceplac, às 14h, na qual serão apresentadas as propostas do novo plano, já adequadas ao Estatuto das Cidades. A secretária conta que o prazo para a aprovação do PDU é dia 10 de outubro, portanto, até o final do mês de setembro, o documento será apresentado à Câmara de Vereadores.

Ilhéus concentra esforços na vacinação contra pólio

A Secretaria da Saúde de Ilhéus concentra esforços no sábado (26), para vacinar o máximo de crianças menores de quatro anos contra a pólio. “O objetivo do governo municipal é imunizar mais de 21 mil crianças, mantendo o alto índice constatado pelo Ministério da Saúde na primeira etapa, que ficou acima de 95%”, diz a secretária da Saúde, Eliene Oliveira. Na primeira etapa da vacinação contra poliomielite, realizada em junho, 19.042 crianças foram vacinadas em Ilhéus, com o que o município estabeleceu um recorde histórico: foi a maior cobertura já registrada nos últimos 15 anos.
Para o sábado, Dia Nacional da Vacinação contra a Poliomielite, estabelecido pelo Ministério da Saúde, cerca de 520 pessoas (entre vacinadores, registradores, motoristas e pessoal e apoio) estarão mobilizadas. “Esse pessoal estará alocado em 22 postos de saúde fixos e mais 24 postos extras (fixos e móveis), somando 46 pontos de atendimento, a fim de que a população tenha todas as facilidades”, informa a diretora de Vigilância à Saúde de Ilhéus, Cássia Virgínia de Lima Brito, que coordena a campanha. Ela lembra que, desde o dia14, a zona rural do município está sendo assistida por dez equipes, com dez veículos, “tudo para que a meta da vacinação seja atingida”.
Embora o Brasil possua certificado de erradicação da poliomielite há mais de dez anos, o Ministério da Saúde mantém preocupações quanto ao retorno da doença, tendo por entrada cidades como Ilhéus, que recebe pessoas de outros países. É que o vírus da doença ainda é facilmente encontrado na Ásia e, principalmente, na África, de onde poderia “embarcar” para Ilhéus.
Países como Afeganistão, Índia, Egito, Paquistão, Sudão, Angola, Etiópia, Madagascar, Mauritânia, Nigéria, Niger, e Somália recém atenções especiais da Organização Mundial de Saúde, sendo que cinco deles (Afeganistão,. Egito, Niger, Nigéria e Índia) recebem ações prioritárias de prevenção da pólio, pois representam cerca de 77% dos casos da doença registrados em todo o mundo. “O governo municipal está sendo coerente com esse esforço internacional, ao liberar os recursos necessários ao ótimo trabalho de prevenção que tem sido feito aqui desde 2005”, salienta Eliene Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *