INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Casa Jorge Amado tem visitação livre até dia 31

Prefeitura vai levar mutirão para a zona sul de Ilhéus

Ilhéus conta com Núcleo de Educação e Novas Tecnologias

Maramata foi aprovada no Projeto Sala Verde

Secretaria aborda técnicas de ensino em seminário

Casa Jorge Amado tem visitação livre até dia 31

As pessoas que visitarem a Casa de Cultura Jorge Amado até o dia 31 deste mês não desembolsarão nada para conhecer o lugar onde residiu o escritor grapiúna em sua infância. Além da casa construída pelo pai de Jorge Amado, o público terá a oportunidade de ver objetos pessoais do escritor e um acervo de fotos de Jorge na companhia de familiares e amigos.
Situado no número 21 da rua que hoje leva o nome do autor de livros traduzidos em mais de 50 idiomas, o imóvel tem como maior referencial literário a obra “O país do carnaval”. O primeiro livro de Jorge Amado começou a ser escrito na residência ilheense. A velha lousa, usada na alfabetização de Jorge e do seu colega Adonias Filho também se encontra entre as peças do acervo da Casa de Cultura.
O imóvel é um sobrado de dois andares. Em seu teto, os afrescos pintados por um artista italiano dão a dimensão do bom gosto da família Amado. O piso, em madeira bem acabada e com detalhes em figuras geométricas, retrata um passado no qual se sobressaíam a beleza e o requinte nas construções.
Conhecer a Casa de Cultura Jorge Amado permite ao visitante se sentir mais próximo daquele que soube descrever tão bem o espírito do povo brasileiro. Daquele que traduziu a alma de uma região que buscou na cultura do cacau sua maior economia e, consequentemente, construiu um legado de valor inestimável.

Prefeitura vai levar mutirão para a zona sul de Ilhéus

Os próximos bairros a receber a visita do mutirão de limpeza da Prefeitura de Ilhéus serão o Nelson Costa, nesta quinta-feira (24), e Hernani Sá, no dia 25. Nesses dias, uma equipe composta por 80 homens estará trabalhando nos bairros da zona sul. O cronograma de mutirões prevê atividades até o final do mês de setembro. A partir daí, as associações de moradores deverão entrar em contato com a Secretaria de Serviços Urbanos e solicitar a visita.
O mutirão consiste na varrição das ruas, poda de árvores e retirada do mato. Ainda no mês de agosto, as ações irão beneficiar os moradores do Teotônio Vilela, no dia 31. Devido à extensão do bairro, o mês de setembro será aberto com nova visita da equipe, no dia 1°. Depois, o mutirão será realizado no Malhado, nos dias 14 e 15, e em Olivença, no dia 21. Está agendada para o dia 28 a limpeza da orla marítima, e para concluir o primeiro ciclo, a equipe estará no dia 29 nos bairros Nossa Senhora da Vitória e Ilhéus II.
Além de realizar as ações de limpeza, os agentes também fazem um trabalho de conscientização ambiental, com a entrega de cartilhas com informações sobre a separação e destinação dos resíduos, evitando danos à saúde e ao meio ambiente. O secretário interino de Serviços Urbanos, Celso Assereuy, afirma que o prefeito Valderico Reis tem procurado envolver as diversas secretarias municipais, principalmente com relação à questão ambiental. “Cada setor do governo tem desenvolvido ações, pensando na responsabilidade social e ambiental”, observa.
O secretário disse que os mutirões de limpeza estão conseguindo alcançar o objetivo do governo municipal, de manter a cidade limpa, graças à motivação da. No entanto, ressalta que o apoio da população é fundamental para o êxito dos trabalhos. “Não adianta fazer uma limpeza completa hoje e amanhã as pessoas jogarem lixo em locais inadequados”, afirmou. Celso explica que as comunidades que tiverem o interesse em receber o mutirão de limpeza devem entrar em contato, através das associações de moradores, com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, pelo telefone: 3234-5083.

Ilhéus conta com Núcleo de Educação e Novas Tecnologias

Com o objetivo de oferecer um atendimento especial nas escolas inseridas no Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), do Ministério da Educação, o Núcleo de Educação e Novas Tecnologias (NET) de Ilhéus gerencia, integra e otimiza recursos humanos e físicos nos laboratórios do Espaço Digital de Aprendizagem. Além disso, contribui para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem nas escolas da rede municipal de ensino. Coordenado pela professora Marilda Rocha, o serviço funciona em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE).
A coordenadora explica que o Núcleo de Educação e Novas Tecnologias disponibiliza softwares educativos para um trabalho agregado a valores educacionais, com novas formas de pensar, ser, se relacionar e aprender geradas pelas novas tecnologias. O programa atende estudantes da 6ª e 7ª séries do ensino fundamental e do Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais do Pontal, Themístocles Andrade, Heitor Dias, Salobrinho, Sambaituba, Caic Darcy Ribeiro, além do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne.
O trabalho é supervisionado pelos professores-mediadores Adriana Barreto de Santana e Sueli Alves Farias, que atendem cerca de sete mil alunos, “levando tecnologias que enriquecem o ambiente educacional e propiciam a construção de conhecimentos através de uma atuação crítica e criativa por parte de alunos e professores”.
A professora Marilda Rocha acrescenta que o núcleo desenvolve o projeto “Pais no EDA, monitorados pelos alunos” O objetivo é possibilitar aos pais dos estudantes um contato com a tecnologia computacional, despertando o interesse pelo uso das novas tecnologias e integrar a família com a comunidade escolar. Também os projetos “Alô, Terra” e “A turma do Sítio do Pica-pau Amarelo na era digital” levam atividades temáticas que favoreçam o aprendizado tecnológico de alguns aplicativos do Windows/Office (Word, Paint e PowerPoint). O projeto abrange cerca de 1.800 alunos de 3ª e 4ª séries.

Maramata foi aprovada no Projeto Sala Verde

Ilhéus acaba de dar mais um passo rumo à democratização do acesso a informações ambientais. A Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) foi aprovada no processo seletivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), para a implantação do Projeto Sala Verde, que vai contribuir com o fortalecimento da educação ambiental na cidade.
O projeto consiste no estímulo à implantação de um Centro de Informação Ambiental, chamado de Sala Verde, cujo objetivo é facilitar o acesso a informações, materiais e publicações ambientais à população em geral e, posteriormente, oferecer atividades diversas de educação ambiental, como cursos, palestras, oficinas de artesanato com materiais reciclados, de teatro e de música, pesquisas em livros, apresentações de vídeos, percursos em trilhas monitoradas e campanhas. O projeto é coordenado pela Diretoria de Educação Ambiental do MMA e direcionado a estruturas já existentes no município.
A Maramata foi aprovada no processo seletivo, por apresentar todos os requisitos necessários para a implantação da Sala Verde, como estrutura e espaço físico adequados, a presença de uma equipe educativa com educadores ambientais e organizador de acervo, comprometimento da instituição na manutenção do espaço, da equipe e da estrutura e a elaboração e apresentação de um projeto político-pedagógico. O presidente da Maramata, Jerbson Moraes, afirma que com a criação da Sala Verde, Ilhéus passará a contar com um ambiente dinâmico, em que o cidadão poderá ter acesso a informações e vivências voltadas à educação ambiental.
Ele afirma que o projeto vai propiciar a transformação de valores e mudança de atitudes, permitindo o reconhecimento dos fatores que levam à degradação sócio-ambiental. “A Maramata e a Secretaria de Meio Ambiente estão conseguindo transformar Ilhéus em um centro de informação e formação ambiental”, considera Moraes.
O presidente ressalta a capacidade articuladora da Sala Verde pela possibilidade que o espaço oferece para fomentar e promover processos educacionais direcionados à questão ambiental, a partir da disponibilização de informações, da promoção de eventos e de outras atividades de caráter cultural e ambiental. “Neste espaço, queremos que as comunidades tenham ainda mais acesso às atividades e eventos de caráter ecológico e cultural”, concluiu.

Secretaria aborda técnicas de ensino em seminário

A Secretaria de Educação de Ilhéus vai reunir os professores do ensino fundamental 2 em um seminário de formação, que será realizado no próximo dia 25, a partir das 14 horas, no auditório da Justiça Federal. O encontro servirá ao intercâmbio de experiências bem-sucedidas no ensino das disciplinas Português e Matemática para alunos de turmas de quinta a oitava séries.
O evento está sendo organizado pela Secretaria de Educação, mais precisamente pelo Núcleo de Ensino Fundamental 2, sob a coordenação das professoras Dinalva Mendes, Suely Fagundes e Mônica Ralile. Elas esclarecem que o objetivo não é transmitir conteúdo programático, mas compartilhar métodos e técnicas, buscando a maior eficiência na distribuição do conhecimento.
“Os professores já dominam o conteúdo das matérias e o que nós estamos procurando oferecer é exatamente recursos mais eficazes para serem aplicados nas aulas, garantindo maior sucesso no processo ensino-aprendizagem”, afirma a professora Dinalva Mendes. Ela explica que, além do seminário, estão programadas oficinas para reforçar a abordagem das experiências.
As oficinas acontecerão sempre aos sábados, no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), no horário das 8 às 12 horas. Serão realizadas nos dias 26 de agosto, 16 de setembro, 7 e 14 de outubro, e no dia 4 de novembro. O encerramento dos trabalhos está programado para o dia 18 de novembro, quando ocorrerá a entrega de certificados aos participantes que cumprirem a carga horária de 50 horas.
O professor Almir Pereira destaca que os formadores que atuarão no seminário e nas oficinas são professores da própria rede municipal, que funcionam como multiplicadores no processo de formação continuada. “Essa preocupação com a qualidade do ensino e a melhoria cada vez maior do desempenho das escolas é uma das marcas do atual governo”, ressalta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *