INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Centro de Referência em DST leva informação a estudantes

Aula-baile inicia mais uma edição do Danças no Foyer

Ilhéus terá copa regional de handebol em setembro

Projeto Constelação completa um ano e homenageia padroeira

Chuva e calor favorecem aparecimento da dengue

Começou ontem a Semana do Excepcional em Ilhéus

Centro de Referência em DST leva informação a estudantes

A iniciação sexual ocorre cada vez mais cedo, mas as informações sobre sexo seguro e doenças que podem ser transmitidas por esse contato, assim como a gravidez na adolescência, não chegam na mesma proporção. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde está empenhada em levar orientações sobre DST e Aids aos jovens, principalmente nas escolas.
Um exemplo desse trabalho acontece nesta terça-feira (22), a partir das 8 horas, no Colégio Estadual Antônio Sá Pereira, no bairro da Conquista. Profissionais do Centro de Referência em DST / Aids estarão o dia inteiro no estabelecimento de ensino, realizando palestras, oficinas e dinâmicas com os adolescentes. Entre os temas selecionados, estão gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar e drogas.
Serão abordados assuntos específicos, de acordo com a idade dos estudantes, já que a escola reúne turmas do ensino fundamental 2 (5ª a 8ª série) e ensino médio. Os profissionais de saúde e assistentes sociais do Centro de Referência realizam a ação a convite do professor Sérgio Luiz Nogueira, que elogiou a receptividade da Secretaria Municipal de Saúde ao trabalho. “A coordenadora do Centro de Referência, doutora Alba Ikuta, demonstrou total interesse em colaborar com essa iniciativa”, declarou.
A médica Alba Ikuta explica que as ações de educação fazem parte das atribuições do Centro de Referência. Além do diagnóstico e acompanhamento de pacientes com DST / Aids, o órgão da Secretaria Municipal de Saúde fornece preservativos e métodos de contracepção, além de orientar as pessoas sobre a importância do sexo seguro. Essas informações são transmitidas na própria sede do Centro, na Avenida Canavieiras (ao lado da Secretaria) e em outros locais. “Qualquer escola, instituição ou empresa pode solicitar uma visita dos nossos profissionais, pois é extremamente importante distribuir essas informações”, destaca.
No Colégio Sá Pereira, além das palestras e oficinas, os alunos serão estimulados a produzir trabalhos criativos. Em poesias, desenhos e pinturas, eles vão mostrar o que a imaginação projeta sobre os temas abordados. “Tudo isso ajuda a fortalecer a conscientização e uma cultura de responsabilidade com a vida”, salienta a coordenadora.
Algumas das palestras serão proferidas pelos professores da própria escola, que tratarão os assuntos com uma linguagem leve, para favorecer a compreensão e o envolvimento dos alunos. A apresentação dos temas (“Por que estou mudando?”, “E agora, mãe?”, “E aí, você se previne?”, “Tudo o que você queria saber e sempre teve vergonha de perguntar” e “Será que sei tudo?”) também foi pensada de forma a atrair ao máximo a atenção da garotada.

Aula-baile inicia mais uma edição do Danças no Foyer

A coreógrafa Sôanne Marry (22) vai coordenar aula-baile, a partir das 18h30min desta terça-feira (22), no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus. Voltada aos participantes, amigos e convidados do projeto Danças no Foyer, a iniciativa tem como principal objetivo destacar o trabalho promovido no projeto pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), há mais de um ano.
As aulas acontecem uma vez na semana, sempre às terças-feiras, atraindo pessoas das mais diversas faixas etárias, que não apenas buscam aprender técnicas de dança, mas também encontrar um mecanismo de promoção da qualidade de vida. Durante a aula-baile, serão apresentados passos de bolero, samba, mambo, salsa, tango e merengue.
Quem quiser participar das aulas desta nova edição do Danças no Foyer deve se inscrever, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 18 horas, na administração do teatro. Ainda existem vagas e as inscrições são gratuitas.
O presidente da Fundação Cultural, Marcos Magno, enfatiza o apoio da Prefeitura de Ilhéus ao projeto e ressalta que o governo tem no incentivo às manifestações culturais uma de suas principais marcas. “Ilhéus hoje tem uma intensa produção na cultura, em em todas as suas vertentes”, afirma.

Ilhéus terá copa regional de handebol em setembro

Equipes de handebol de 11 municípios baianos vão participar da I Copa Jorge Amado de Handebol, em Ilhéus. A competição acontecerá entre os dias 16 e 17 de setembro, no ginásio de esportes Herval Soledade, promovida pela Liga Ilheense de Handebol (Lihand) e com apoio da Secretaria de Esporte e Cidadania. As inscrições custam R$ 50 por equipe e podem ser feitas na Avenida Canavieiras, em Ilhéus (na Speed).
O presidente da Lihand, Marcus Vinícius, diz que a Copa Jorge Amado será na modalidade aberto, sem limite de idade. Segundo ele, estão confirmadas participações de equipes de Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Itabuna, Eunápolis, Prado, Jequié, Feira de Santana, Nova Ibiá, Coaraci e Ubaitaba, além dos representantes ilheenses. Marcus diz que as bases das equipes destas cidades serão as seleções locais e times universitários.
O presidente considera a competição um importante intercâmbio para o handebol ilheense, que “se fortaleceu nos últimos anos e até conquistou certames regionais importantes”. O último título foi numa competição em Coaraci, há três meses, e que teve a participação de algumas das melhores equipes estaduais. Vinícius diz que ainda falta estrutura para o handebol ilheense se desenvolver com maior rapidez.
Para a Copa Jorge Amado, o município está cedendo o ginásio de esportes e cobrindo custos com troféus e medalhas para os vencedores. “O incentivo às diversas modalidades integra a nossa política de apoio ao esporte”, diz o secretário de Esporte e Cidadania, o vice-prefeito Newton Lima. Além da Prefeitura de Ilhéus, apóiam a competição as empresas Mestre Cuca, Pão Central, Ponto Dez, Posto Renascer, Baitakão, Sacolão Opção e a Barrakítika. Mais informações pelo telefone (73) 3231-4338.

Projeto Constelação completa um ano e homenageia padroeira

Criado para resgatar a história de figuras que tiveram destaque em Ilhéus, o Projeto Constelação completa este mês seu primeiro aniversário. As comemorações estão marcadas para o dia 29 de agosto, no Largo do Teatro Municipal, a partir das 16h, e a homenageada será a padroeira de Ilhéus, Nossa Senhora das Vitórias. Além de uma apresentação teatral que relembrará a invasão holandesa, será entregue material impresso com a biografia de cada homenageado pelo projeto.
A primeira personalidade reverenciada pelo Constelação foi a baiana de acarajé Irene, seguida pelo professor de Esperanto, Eléus Leonardo de Sá, a professora Horizontina Conceição e a professora de piano Conceição Soares Lopes. Foram homenageados, ainda, o Bloco Afro Dilazenze, o babalorixá Atanagildo e o bispo Dom Eduardo. As pesquisas do projeto foram feitas pelo professor especialista em História Regional, Erbson Cardoso.
O projeto Constelação é realizado numa parceria da Fundação Cultural de Ilhéus com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc). As atividades em comemoração ao aniversário do projeto serão abertas ao público e contarão com a presença de estudantes de todas as escolas da zona urbana da cidade, além da comunidade em geral e autoridades.
O secretário municipal de Educação, Almir Pereira, ressalta a importância da participação popular em atividades como esta. “É uma forma interessante de resgatar a riqueza de nossa cultura e história, através de figuras com as quais a nossa comunidade guarda profunda identificação”, destacou.

Chuva e calor favorecem aparecimento da dengue

As autoridades sanitárias de Ilhéus se mostram atentas à presença de chuva e calor que tem ocorrido no município, em razão do impacto que essa junção de elementos climáticos exerce sobre a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. “Este tem sido um período atípico do nosso clima, pois se esperava mais frio e menos chuva do que tem ocorrido”, afirma a diretora da Vigilância à Saúde de Ilhéus, Cássia Virgínia de Lima Brito. Ela explica que água limpa empossada e temperatura alta “é tudo que o mosquito quer, como ambiente ideal para depositar os ovos e gerar novos vetores da dengue”. A diretora acrescenta que a prevenção precisa continuar a ser feita, com a população evitando o acúmulo de água, seja em vasos, tanques, tonéis, pneus, tampilhas, plantas ou qualquer outro depósito.
Enquanto isso, a Secretaria da Saúde de Ilhéus mantém seu programa de visitas regulares aos prédios do município, com agentes treinados, encarregados não apenas do combate direto às fontes de reprodução do mosquito, com o emprego de larvicida, mas de orientar os moradores para que não criem condições para a sobrevivência e reprodução do A. aegypti. “Eu até me arrisco a dizer que o trabalho mais nobre dos agentes da dengue não é destruir o ambiente do mosquito, mas conscientizar o morador, para que este não dependa apenas do agente. De acordo com Cássia Virgínia, a vigilância do morador é indispensável ao êxito da campanha, pois “é impossível vencer a dengue somente com os recursos humanos do governo”.
As autoridades municipais, com a equipe da Vigilância Epidemiológica, mantêm controle rigoroso sobre os casos suspeitos de dengue, para que as ações contra a doença se façam de forma rápida e eficiente. “Um caso de dengue hemorrágica, por exemplo, necessita de intervenção heróica do profissional de saúde, pois o doente pode entrar num quadro de grande complicação já nas primeiras 12 horas”, alerta Cássia Virgínia. Dores de cabeça, dores musculares e nas juntas, falta de apetite, prostração, náuseas, vômitos e febre são sinais que tornam o paciente suspeito de ter contraído dengue. A enfermeira chama a atenção ainda para o problema da auto-medicação, prática muito difundida entre nós. “Todo paciente que estiver com um quadro parecido com o descrito acima faria melhor se se abstivesse de qualquer remédio e, imediatamente, procurasse o posto de saúde”, recomenda.

Começou ontem a Semana do Excepcional em Ilhéus

Com o objetivo de promover o apoio às pessoas com necessidades especiais de Ilhéus, foi iniciada nesta segunda-feira (21) a Semana do Excepcional. A abertura aconteceu às 18h, no Teatro Municipal de Ilhéus, com apresentações artísticas, ballet e show musical. Para hoje, está programado um seminário, seguido por mesa de debates. As atividades se estendem até a próxima segunda-feira (28).
Para abrir a programação, os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) fizeram uma apresentação artística, seguida pela performance do Ballet Dulce Drummond e a realização de show com artistas regionais. Também houve demonstração da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Para participar do evento, o público contribuiu com a doação de alimentos não-perecíveis, que serão destinados à Apae.
Nesta terça-feira, os participantes assistirão ao seminário “Acessibilidade – um caminho para a inclusão”, ministrado pela professora Juilma Nogueira. Na seqüência, representantes do Ministério Público e da Secretaria de Assistência Social e Trabalho vão participar da mesa de debates, onde serão discutidos assuntos de relevância para os profissionais que trabalham com pessoas portadoras de necessidades especiais.
Na quarta-feira, a programação será voltada exclusivamente aos alunos da Apae, que poderão desfrutar de um dia inteiro de atividades de lazer na Associação de Profissionais da Caixa Econômica Federal (Apcef). Dando continuidade às atividades, na próxima quinta-feira será montada uma mostra de trabalhos artesanais produzidos pelos próprios alunos da Apae e uma feira de tortas ao lado da Catedral de São Sebastião, no centro da cidade. As vendas serão revertidas em benefício da entidade. O encerramento está agendado para o dia 28, com culto ecumênico na sede da Apae, no bairro Hernani Sá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *