INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Prefeitura dá continuidade aos mutirões de limpeza

“O contador de histórias grapiúnas” será apresentado em Olivença

Prefeitura realiza obras em diversos bairros de Ilhéus

Fundaci abre inscrições para oficina de produção de texto

Ilhéus tem combate à pólio como prioridade da saúde

Prefeitura dá continuidade aos mutirões de limpeza

A Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Ilhéus está dando seqüência ao cronograma de mutirões de limpeza, que prossegue até o final de setembro. A primeira comunidade a ser beneficiada foi a do Banco da Vitória, e na próxima semana o mutirão será levado à zona sul da cidade. O governo municipal mobilizou uma equipe de 150 homens que trabalham durante todo o dia, fazendo varrição das ruas, poda de árvores e retirada do mato.
De acordo com o cronograma, no próximo dia 24, o bairro Nelson Costa receberá a visita da equipe, e no dia 25 será a vez do Hernani Sá (Urbis). Para fechar o mês de agosto e dar início às atividades de setembro, o mutirão vai para o Teotônio Vilela, nos dia 31 e 1º. Os moradores do Malhado serão beneficiados nos dias 14 e 15 de setembro, e os de Olivença no dia 21. A orla marítima receberá os serviços de limpeza no dia 28 e os bairros Nossa Senhora das Vitórias e Ilhéus II encerram este primeiro ciclo, no dia 29 de setembro.
O secretário de Obras e interino de Serviços Urbanos, Celso Assereuy, considera que a Prefeitura tem conseguido atingir os resultados esperados. “Contamos com uma equipe motivada, que trabalha para deixar os bairros mais limpos e bem-cuidados”, afirma. Ele observa que os agentes responsáveis pela limpeza, além das ações de varrição e poda, também estão entregando cartilhas com informações sobre a destinação correta dos resíduos.
“O governo tem dirigido muitas de suas ações à educação ambiental, por acreditar que não basta realizar a limpeza, se a população não estiver consciente de seu importante papel”, afirma. O secretário explica que as comunidades interessadas em receber a visita do mutirão devem entrar em contato, através de líderes comunitários ou associação de moradores, com a Secretaria de Serviços Urbanos, pelo telefone: 3234-5083.

“O contador de histórias grapiúnas” será apresentado em Olivença

Os moradores da estância hidromineral de Olivença e adjacências têm até o dia 30 deste mês para assistir gratuitamente à peça “O contador de histórias grapiúnas”, monólogo encenado pelo ator José Delmo, no Centro Cultural da localidade. O espetáculo é parte da programação do Agosto de Jorge Amado, que este ano amplia a participação popular nas atividades promovidas pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci).
Em “O contador de histórias grapiúnas”, o ator e poeta José Delmo encarna algumas das personagens marcantes da cultura regional. As inspiradas em coronéis do cacau são destaque no monólogo. Elas trazem ao palco vivências já apresentadas ao público por meio da literatura de Jorge Amado e outros escritores da região, como Adonias Filho.
O monólogo é inspirado no ambiente das fazendas de cacau, na cozinha da casa da sede ou em qualquer parte onde as pessoas costumavam se reunir para contar “causos”, encontrando uma civilização talhada pela infinidade de contradições. O ator interpreta como ninguém às personagens criadas com muita fidelidade.
A experiência do ator nos remete à intimidade de figuras que povoam o imaginário coletivo regional. Permite movimentos aos temas apresentados no monólogo, tendo sempre como marca maior a presença de palco de José Delmo.

Prefeitura realiza obras em diversos bairros de Ilhéus

Obras de drenagem, pavimentação, contenção de encostas, entre outras, fazem parte da lista de ações que a Prefeitura de Ilhéus está empreendendo em bairros, distritos e no centro da cidade. Alguns dos serviços, como é o caso da recuperação das galerias do sistema de drenagem da Avenida Petrobras, põem fim a problemas sérios e que já vinham se tornando crônicos.
A população de Ilhéus se lembra do que enfrentava quando chovia forte. A parte mais baixa da Avenida Petrobrás ficava inundada, causando muita confusão no trânsito e até mesmo impedindo a passagem de pedestres. Agora, essa situação está eliminada, graças à recuperação do sistema de escoamento de águas pluviais naquele trecho, uma das principais vias do centro da cidade.
Essa é apenas uma das obras realizadas para a melhoria da infra-estrutura urbana de Ilhéus. Também na parte de drenagem, o governo municipal finalizou a primeira etapa da rede do Posto Florestal, no bairro do Malhado. “Nesse local, os moradores sofriam com as chuvas, que invadiam a rua e as casas, deixando muito prejuízo”, afirma o secretário de Obras, Celso Assereuy. Segundo ele, essa situação não se repetirá, graças ao novo sistema de drenagem implantado.
O secretário destaca que todas essas obras vinham sendo reivindicadas há muitos anos pela população, mas só agora estão sendo implementadas. “É importante destacar a sensibilidade do atual governo para resolver os problemas que afligem a nossa população”, salienta. Ele cita como exemplo a conclusão do sistema de drenagem da Rua da Horta e da Vila Queiroz, uma ação que também era há muito solicitada e que traz melhoria efetiva para a qualidade de vida dos moradores.
O governo também investe na recuperação de logradouros de intensa movimentação turística. Ao longo deste mês, a Secretaria de Obras tem trabalhado na recuperação do pavimento do trecho inicial da Avenida Lomanto Júnior, no Pontal. Além da pista, os serviços incluem a recomposição do calçamento, melhorias que serão estendidas ao restante da avenida.
Para o prefeito Valderico Reis, ações como essa contribuem para melhorar a imagem de Ilhéus e atrair mais visitantes. Segundo o gestor, sua administração busca promover intervenções que tragam o maior retorno possível, tanto em benefício da qualidade de vida da população local, como para o desenvolvimento econômico do município. “Muitas dessas obras são definidas a partir de um contato que mantemos aberto com os empresários do turismo, porque compreendemos a necessidade de estimular o crescimento desse setor”, frisa o prefeito.
Os distritos igualmente recebem atenção especial da administração. Em Banco do Pedro, depois de ter instalado novas pontes de acesso nas estradas vicinais, a Prefeitura realiza melhorias na pavimentação em diversas ruas da sede. Na vila de Santo Antônio, região do Couto, foi construída uma nova escola (antes as aulas aconteciam em uma casa de farinha) e está sendo finalizada a construção de uma praça.
Outras obras em andamento são a da nova unidade básica de saúde do Basílio e ampliação da escola municipal situada no mesmo bairro, recuperação de ruas no Alto da Esperança, e de contenção de encosta, reconstrução de muro e da escadaria da Ladeira da Conceição, na Tapera. No mesmo local, estão sendo realizados serviços de recomposição do pavimento.

MAIS PAVIMENTAÇÃO

Ilhéus também será beneficiada, ainda este ano, por um amplo projeto de recapeamento asfáltico, que cobrirá 50 quilômetros de ruas e avenidas. Os serviços são fruto de parceria com o Governo do Estado, que já abriu concorrência para contratar a empresa que fará a pavimentação. Técnicos da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) já realizaram todas as medições e análises que antecedem a execução das obras.
A previsão é de que sejam recapeados dez quilômetros de logradouros a cada mês, perfazendo 50 quilômetros em um cronograma que vai durar 150 dias. Entre as vias onde o asfaltamento será aplicado inicialmente, estão as avenidas Belmonte e Itabuna e a Rua Sete de Setembro. De acordo com a Secretaria de Obras, um dos principais critérios para a escolha dos logradouros é a importância dos mesmos para o tráfego de veículos, principalmente do sistema de transporte coletivo.

Fundaci abre inscrições para oficina de produção de texto

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar da “oficina de reflexões sobre práticas escolares de produção de texto”. As atividades acontecerão entre os dias 22 e 24, das 8h às 10h30min, e das 19h às 21h30min, no auditório Sosígenes Costa, da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci). As “reflexões” fazem parte das Oficinas de Criatividade, que estão acontecendo durante todo o mês.
A primeira oficina teve como tema “Brincar de Escrever” e aconteceu nos dias 10 e 11. Em seguida, foram realizados os círculos de leitura, encerrados esta semana. A próxima atividade tem o objetivo de despertar o interesse pela produção de texto, de forma prazerosa. A oficina será ministrada pelo professor Alderacy Pereira Júnior, que desenvolve projetos de incentivo à leitura e escrita, com trabalhos de criação e revisão de textos.
O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Marcos Magno, ressalta que tem sido grande a participação das pessoas nas atividades educativas e culturais. “Muitos talentos já foram descobertos em nossa cidade, por isso o governo municipal tem incentivado tanto a produção cultural”, considera. As inscrições para participar das oficinas são gratuitas e podem ser feitas na Casa de Cultura Jorge Amado. As vagas são limitadas e o público-alvo são estudantes, professores, universitários, escritores, arte-educadores e demais interessados.

Ilhéus tem combate à pólio como prioridade da saúde

O combate à poliomielite, com a vacina específica, está entre as prioridades da saúde pública em Ilhéus. A vacinação já foi iniciada na zona rural do município, na segunda-feira (14), e será desenvolvida a partir de 21 deste mês, em todos os postos de saúde da sede do município. Em 26 de agosto, Dia Nacional da Vacinação contra a Pólio, estabelecido pelo Ministério da Saúde, os recursos investidos pelo governo municipal serão ainda maiores: outros 24 postos serão acrescentados ao esforço pela vacinação. “O fato de possuir porto e aeroporto torna Ilhéus um local de risco para a reentrada do vírus da pólio, que poderia ser trazido, sobretudo, do continente africano”, diz a diretora da Vigilância à Saúde de Ilhéus, Cássia Virgínia de Lima Brito.
A meta da Secretaria da Saúde de Ilhéus é imunizar pouco mais de 21 mil crianças, superando a marca obtida na primeira etapa, realizada em junho. “Naquele momento, alcançamos 95,48% de cobertura, o melhor índice já registrado na história da vacinação de Ilhéus”, comemora Cássia Virgínia, adiantando que “já estão assegurados os recursos do governo municipal, para que possamos repetir esse ótimo desempenho”. Ilhéus teve, ao longo de cinco anos (de 2000 a 2004), resultados vacinais muito pobres. Em 2005, já no atual governo, a cobertura melhorou significativamente, chegando a 84,5% e, na primeira etapa de 2006, ao recorde de 95,48%.
De acordo com o Ministério da Saúde, a poliomielite é encontrada em países como Angola, Etiópia, Madagascar, Mauritânia, Nigéria, Níger, Índia, Afeganistão, Egito, Paquistão, Sudão e Somália. A Organização Mundial de Saúde lista como Afeganistão, Egito, Niger, Nigéria e Índia como prioritários para as ações de combate ao vírus da doença, pois esses países representam cerca de 77% dos casos de pólio registrados no mundo. No ano passado, ocorreram 2.005 novos casos de poliomielite no mundo todo, enquanto este ano, até julho, surgiram 696. “Se for mantida essa tendência dos primeiros sete meses, 2006 será um ano bom para este item da saúde pública, pois terá cerca de metade dos casos registrados no ano passado”, analisa Cássia Virgínia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *