Ilhéus tem mostrado que o seu potencial comercial já está consolidado, e por conta disso, tem atraído a implantação de lojas pertencentes a grandes redes, com filiais espalhadas por toda a região Nordeste, como a rede do setor de móveis e eletrodomésticos Ricardo Eletro e a rede de Lojas Emanuelle, que está ajustando os últimos detalhes para ser inaugurada ainda neste mês. Neste ano, outra grande empresa do setor de eletroeletrônicos e móveis, as Lojas Maias, também abriram duas lojas na Marquês de Paranaguá, considerada um coração do centro comercial da cidade.
Outro ponto destacado por Ganem é que Ilhéus vem dando provas de que pode comportar mais empresas como estas, e no que diz a parte estrutural, a reutilização de grandes galpões, que durante muitos anos não possuíram utilidade para o comércio, vem mostrando que o comércio local ainda possui estrutura para permitir a vinda de mais empresas.
O presidente da Associação Comercial da cidade, José Leite de Souza, também fez uma avaliação positiva da chegada dessas filiais para Ilhéus. “A quantidade de empresas voltadas para o comércio varejista que estão instalando suas filiais, em Ilhéus, especialmente as grandes redes de eletrodomésticos, revelam que a nossa cidade é uma praça atrativa”, afirmou.
Projeto Shopping a Céu Aberto
“E com a implantação do projeto, que pretende mudar a cara do comércio local, muitas outras grandes empresas também se interessarão em abrir filiais em nossa cidade”. Esta é a expectativa de Paulo Ganem, que participou, junto com parte da diretoria da entidade e com coordenador do Projeto em Ilhéus, Alfredo Landim, de uma reunião, com vários coordenadores dos Projetos em Salvador. O motivo da reunião foi fazer uma breve avaliação de como está o andamento do projeto.
Segundo o presidente da CDL de Ilhéus, o Ministério das Cidades já divulgou a aprovação de recursos na ordem de r$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), que irão beneficiar ações para o reordenamento do comércio central, através da total reforma estrutural dos calçadões e adjacências, proporcionando uma nova atitude para o comércio, que terá como referência o conceito de shopping, onde os consumidores, nativos e visitantes, terão o conforto, a segurança e a beleza das vitrines, num ambiente aberto e arejado.