mobilizou para receber as melhores surfistas do mundo na Praia da Tiririca, em
Itacaré, localizada no litoral sul da Bahia. O evento promove entre os dias 17 e 20 de agosto o WQS nível cinco estrelas e logo em seguida, de 21 a 28 de agosto, o WCT feminino, campeonato que não acontece no Brasil desde 1999. Todas as atletas que atualmente estão no WCT vão participar também do WQS, exceto a australiana Chelsea Georgeson.
Além dos 2.000 pontos no ranking que classifica seis surfistas para a elite mundial do WCT, o Billabong Girls Pro Itacaré também vai decidir o primeiro título
sul-americano feminino de surfe profissional e nesta disputa quem está na frente é a indiazinha paraibana Diana Cristina, que com somente 15 anos de idade venceu o primeiro WQS feminino da história do surfe brasileiro no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC). Mas, todas as atenções estão voltadas para a etapa do WCT que não passa pelo Brasil há 7 anos. É grande a expectativa para saber se a australiana Melanie Redman-Carr vai manter a invencibilidade na Bahia, pois ela ganhou as três provas disputadas neste ano na Austrália, Ilhas Fiji e Tahiti.
A programação cultural realmente está imperdível. Durante todos os dias pela manhã as pessoas que estiverem na praia poderão acompanhar aulas de Yoga e Pilates e nada melhor para completar o ambiente zen do que um lual na areia depois de um dia cheio de disputas e adrenalina. Alessandra Berlinck, Brand Manager da Billabong Girls, sempre planejou que um campeonato desse tipo acontecesse no Brasil: “queremos além de tudo que esse WCT seja inesquecível”, diz.
SHOW E LUAL COM SURFISTA-DJ – O ápice das atrações extra-competição está programado para a tarde do domingo, dia 20. Antes da abertura do WCT e para fechar o WQS com chave de ouro, a banda baiana Jammil e Uma Noites se apresenta na Praia da Ribeira, que será fechada para um show inédito em pleno final de tarde, compondo o visual esplendoroso com o pôr do Sol. O show do grupo Jammil será seguido por um Lual Eletrônico comandado pela surfista havaiana Keala Kennelly.
A surfista-dj é a melhor do mundo em ondas grandes, ocupa a oitava posição no ranking do WCT e vai dar uma canja para mostrar que nem só de surfe vive uma atleta. “Eu acho que será divertido, os brasileiros são malucos e realmente amam o surf.
Acredito que Itacaré vai estar tomada por fãs e as festas prometem!”. Keala chega ao Brasil no dia 16 para também competir no WQS que vai inaugurar o Billabong Girls Pro Itacaré na próxima quinta-feira.
Os restaurantes, as pousadas e os bares, garantem atendimento preferencial e estão cheios de novidades para os que forem à cidade durante o Billabong Girls Pro Itacaré. “É incrível como a comunidade de Itacaré se uniu para que o Billabong Girls Pro fosse perfeito. Todos estão trabalhando duro, só pode resultar em sucesso”, afirma Claudia Cruz, do Instituto de Turismo de Itacaré, um dos apoiadores do evento. Além disso, toda a decoração foi elaborada com material reciclado produzido pela Ong Yonic, presente em Itacaré há três anos desenvolvendo um trabalho específico com o meio ambiente na região.
RESPONSABILIDADE SOCIAL DO EVENTO – É uma grande responsabilidade realizar um evento de grande porte como o Billabong Girls Pro Itacaré numa área de preservação ambiental. Neste sentido, toda a sua estrutura será construída utilizando madeiras apreendidas pelo IBAMA, de forma a contribuir para a preservação da Mata Atlântica.
Ainda com este foco de responsabilidade social, foi firmada parceria com a YONIC, ONG local de Itacaré, que estará contribuindo com materiais reciclados no evento. A YONIC atua de forma a contribuir com a organização da sociedade civil de Itacaré, visando o equilíbrio entre o desenvolvimento humano e a proteção da Mata Atlântica – ecossistema cuja biodiversidade está sendo ameaçada diariamente. (http://www.yonicong.org/)
TRANSMISSÃO AO VIVO – O Billabong Girls Pro Itacaré, quarta etapa da ASP Women’s World Championship Tour 2006 e a 12.a do WQS, é uma realização da iContent e Premium Sports, com patrocínio do Banco Bradesco e Skol e apoio da Sagatiba. A competição será transmitida com imagens e locução pelos sites www.billabongpro.com – www.aspworldtour.com e http://waves.terra.com.br. Já o WCT, pela primeira vez na história do surfe feminino passará ao vivo na TV, em mais um feito inédito do SPORTV.
Realização:
Apoio local:
Governo da Bahia e Prefeitura Municipal de Itacaré, ASI (Associação de Surf de
Itacaré), Ong Yonic, Federação Baiana de Surf (FBSurf), ITI (Instituto de Turismo de Itacaré), NV Turismo, ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e ACERTI, Restaurantes Mar e Mel, Sushibar Marukô e Dedo de Moça, Bar Pirilampo, Pousada Papa Terra , Pousada L’Arcobaleno, Pousada Pedra Torta, Itacaré Eco Village, Aldeia do Mar Chalés, Itacaré Eco Resort, Pousada Vila N’Kara, Pousada Abaré, Pousada Atlântica, Pousada Solarium, Pousada Lawrence, Pousada Maria Farinha, Pousada Piratas, Pousada Estrela, Pousada da Paz, Pousada Enseada Mar, Pousada Humaitá, Pousada Portal do Sol, Pousada Casa Zazá, Pousada Girassol, Pousada Sage Point, Pousada Verdes Mares, Pousada Refugium, Pousada Art Jungle Lodgr & Spa e Pousada Encontro das Águas.
Mais informações:
João Carvalho – Assessoria de Imprensa do Billabong Girls Pro Itacaré –
joaocarvalho@matrix.com.br