O bom desempenho contribuiu para que a Região Nordeste ultrapassasse o Sudeste com a apresentação de 29,8% de conceitos elevados na avaliação geral dos cursos, contra 27,6%. O Nordeste ficou em segundo lugar por apenas 0,1 ponto percentual, já que a Região Sul, com o melhor desempenho do país, obteve 29,9% de notas elevadas. Nas outras regiões brasileiras não foram registrados significativos níveis de rendimento.
“É um resultado que nos deixa muito felizes, pois revela que o investimento que tem sido feito na qualificação dos docentes e na melhoria da infra-estrutura de apoio didático-científico para as universidades tem se refletido na melhoria do desempenho dos alunos e na conseqüente melhoria da qualidade da educação superior no estado”, declarou a secretária de Educação, Anaci Paim. Ela destacou o bom desempenho também verificado nas universidades do interior.
Dos 14 cursos avaliados na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), 13 obtiveram bons conceitos: oito com nota 4; e, cinco com nota 3. “Isto significa que a universidade está cumprindo seu verdadeiro papel na boa formação do estudante, graças à boa infra-estrutura, quadro de docentes e aos alunos, que têm conseguido aproveitar a formação acadêmica”, afirmou o reitor da Uesb, Abel Rebouças. A universidade tem oito mil alunos.
Além de obter a nota máxima em Letras, a Uefs ainda destacou-se com outros quatro bons conceitos em dez cursos avaliados: um com nota 4 e os outros três com nota 3.
“Além do nosso curso de Letras contar com um quadro de docentes extremamente qualificado e com o empenho dos alunos, há ainda o fator do encanto e fascínio naturais das pessoas que se dedicam ao curso”, disse o reitor da Uefs, Onofre Gurjão.
O reitor de Feira parabenizou os professores e alunos pelo desempenho geral da universidade, cumprimentando “especialmente, o Departamento de Letras e Artes e o Colegiado do Curso de Letras”, como ressaltou. Na Universidade Santa Cruz (Uesc), na região sul do estado, foram avaliados 11 cursos, sendo que seis deles obtiveram boas notas (três, com nota 4; e três com nota 3).
No caso da Uneb, 36 dos 60 cursos analisados obtiveram bons conceitos: cinco com nota 5; 23 com nota 4 e oito com nota 3. “São dados que demonstram o esforço da Uneb em marcar a sua atuação na perspectiva da qualidade das ações desenvolvidas, oferecendo ensino gratuito (com acesso cada vez mais abrangente, visando a inclusão das parcelas marginalizadas da sociedade), extensão comprometida com as demandas sociais, e pesquisa, que contribua para o avanço tecnológico e a solução dos problemas regionais e nacionais”, concluiu o reitor Lourisvaldo Valentim.
Enade
O Enade foi criado em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC), como um substituto do antigo Provão. A principal diferença consiste no fato de, ao contrário da prova anterior que avaliava anualmente todos os formandos de cursos universitários, o Enade avalia apenas uma amostragem de alunos iniciantes e concluintes de determinados cursos, escolhidos por sorteio. Os resultados indicam o desempenho dos estudantes e dos cursos.
Trata-se de uma das quatro partes que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Além do Enade, o sistema prevê auto-avaliação da instituição, avaliações externas gerais de infra-estrutura e corpo docente e a avaliação específica dos cursos de graduação.
Segundo o MEC, por estar centrado na trajetória e não no ponto de chegada, o Enade é composto por questões de baixa, média e alta complexidade, contemplando diferentes momentos da vida acadêmica do estudante. Daí por que o exame poder ser respondido por ingressantes e concluintes. O resultado individual do estudante está disponível na internet (www.inep.gov.br). O boletim do graduando é sigiloso e compara a média individual com a nacional, da região, do estado e da instituição.