“Com a ajuda dos nossos deputados Heraldo Rocha e Cláudio Cajado nós conquistamos 130 casas populares para a nossa cidade. Com isso, além de atacar o grave problema habitacional da nossa cidade, geramos empregos”,salientou . As obras das casas populares irão gerar cerca de 50 empregos diretos e 150 indiretos. “Com a construção das casas garantimos o pão a dezenas de moradores e com o início das obras do Parque dos lagos ampliaremos ainda mais os postos de trabalho”, disse.
Marcos Dantas afirmou que a sua gestão contou com o apoio da população e da Câmara , pois teve um início de governo difícil em que não havia nem mesmo local para despachar. “A qualidade da nossa gestão atraiu apoios nos níveis estadual e federal”, disse. No discurso, o prefeito mencionou o apoio dos deputados .”Com a interferência deles, garantimos o escritório da ADAB, a agência do Credibahia,o repeixamento dos lagos, um novo ginásio de esportes, ambulância, viatura, viveiro de mudas clonadas da Biofáfrica do cacau e além da revitalização do Parque dos Lagos onde tivemos a visita ilustre do governador Paulo Souto”.
Em seu discurso o presidente da Câmara, Edmilson Borges ,afirmou que o prefeito fez muito em 19 meses de gestão. “Não podemos deixar de reconhecer a qualidade da gestão e nós vereadores não poderíamos deixar de colaborar , pois estaríamos contra o povo”, afirmou Edmilson . A abertura dos trabalhos na última quinta-feira, dia 4, foi acompanhada por todos os secretários municipais , diretores de departamento e lideranças comunitárias de Itajuípe.
Itajuípe conhece modelo de desenvolvimento curitibano
Itajuípe quer modernizar a sua estrutura administrativa e fazer com que a cidade disponha de um modelo de desenvolvimento equiparado aos implantados em municípios como Curitiba (PR), considerada a capital social do Brasil. Para isso, o prefeito de Itajuípe, Marcos Dantas, e o secretário de Administração e Finanças, Alex Souza, fizeram viagem de trabalho ao estado do sul do País e lá conheceram projetos em áreas como serviços urbanos, administração e finanças e gestão de programas sociais.
Marcos considerou os projetos visitados de grande apelo e que podem promover uma revolução de conceitos administrativos e de gestão no município sul-baiano. A visita técnica, como informa o prefeito, teve a finalidade de buscar na capital paranaense ações que tenham afinidade e que sejam viáveis para a realidade de Itajuípe. Marcos e o secretário Alex Souza conheceram as instalações do Instituto Curitiba de Informática, uma autarquia que desenvolve sistemas de informática para todo o Brasil.
O secretário de Administração citou o projeto de coleta seletiva nas escolas, que revela preocupação com a preservação ambiental e a gestão de resíduos. “Vamos executar projetos adaptando-os à realidade da nossa cidade”. Também conheceram projetos de educação tributária, motivação do servidor, técnicas para melhorar a arrecadação municipal, funcionamento de protocolo entre secretarias e desenvolvimento de campanhas de conscientização para pagamento de tributos.
O prefeito destacou as ações realizadas na cidade paranaense na área de arborização de praças e jardins e o moderno sistema de transporte e trânsito. “A cidade dispõe de um moderno sistema de sinalização, por exemplo, e seu sistema de transporte é modelo até para países europeus”, destacou. Ainda na área de gestão, Marcos Dantas citou o funcionamento do controle interno e seu fluxograma e modelos de documentos, “formas de auxiliar a administração a funcionar com eficiência e atender melhor o cidadão”.