Inema e Banco do Pedro vão debater Plano Diretor
Prefeito anuncia asfalto para área central de Ilhéus
Semana do Estudante será marcada por atividades culturais
Prevenção ao câncer é tema de seminário da AAPC
A Prefeitura de Ilhéus realiza no dia 10 de agosto um seminário de educação ambiental para as comunidades que vivem no entorno do Parque Municipal da Boa Esperança. O evento acontecerá durante todo o dia no Colégio Luís Eduardo Magalhães, com palestras, exposição de animais vivos e empalhados e exibição de vídeos. O seminário é organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata).
O projeto do I Seminário de Educação Ambiental conta com o apoio da Ceplac e da ONG Inibio. O secretário de Meio Ambiente e presidente da Maramata, Jerbson Moraes, destacou que o governo municipal vem buscando ações que possam envolver a comunidade na luta pela preservação do Parque da Boa Esperança. O seminário é uma das estratégias de sensibilização.
O evento será aberto às 9h30min e a primeira palestra abordará a Mata Atlântica, às 10h. Na seqüência, haverá exibição de vídeos educativos e, às 11h, palestra sobre unidades de conservação. Às 11h20min, a gerente de Educação Ambiental da Sema e coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis (Neaps), Cláudia Regina de Oliveira, vai abordar o tema Fauna e Flora Endêmicas da Mata Atlântica.
Às 14h, as atividades serão retomadas com um resumo das apresentações feitas pela manhã, seguido pela palestra “Parque da Boa Esperança”. Às 14h40min, a comunidade terá nova exibição de vídeos educativos, sendo que às 15h haverá palestra sobre recursos hídricos. De acordo com Cláudia Regina, as palestras serão ministradas por graduandos em cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental e Biologia. “Todos os trabalhos apresentados estão embasados em uma série de pesquisas e estudos realizados”, disse.
Inema e Banco do Pedro vão debater Plano Diretor
Os distritos de Inema e Banco do Pedro serão os primeiros a realizar as oficinas sobre o Plano Diretor Urbano Participativo. Neste fim de semana, técnicos da Secretaria de Planejamento do município, juntamente com representantes de outros órgãos que atuam na formulação do PDU, estarão nas duas comunidades para identificar demandas e ouvir as sugestões da população.
A reunião em Inema será no sábado, a partir das 14 horas, na escola municipal, reunindo também moradores do distrito e de Pimenteira. No domingo, às 9 horas, a oficina será realizada na escola de Banco do Pedro, congregando as comunidades de Castelo Novo, Rio do Braço, Banco Central, Vila São José e assentamento Nova Vitória.
“O governo municipal está empenhado em produzir um Plano Diretor Urbano que seja o retrato fiel dos anseios da população”, afirma a secretária de Planejamento, Adriana Aleixo. Na quarta-feira (02), ela participou de um encontro com administradores de distritos e líderes comunitários, também com o objetivo de delinear as propostas do PDU.
O cronograma da elaboração do plano será executado até o final de setembro, quando ocorre o encaminhamento da proposta para apreciação do legislativo municipal. A implementação do Plano Diretor Urbano e sua adequação aos dispositivos do Estatuto das Cidades são obrigatórias para municípios com mais de 20 mil habitantes.
Prefeito anuncia asfalto para área central de Ilhéus
Terão início no próximo mês as obras de recapeamento asfáltico das principais ruas e avenidas de Ilhéus. A informação foi divulgada na manhã desta quinta-feira (03), pelo prefeito Valderico Reis, que retornou ao município após viagem a São Paulo, onde foi submetido a uma revisão médica.
O prefeito chegou afirmando seu bom estado de saúde, salientando que passa por um check up anual, devido a uma cirurgia no estômago realizada há alguns anos. Sobre a administração do município, ele assegurou que a retoma com “fôlego redobrado e com boas notícias para os ilheenses”.
A principal novidade é exatamente o projeto de recapeamento das vias centrais. De acordo com Valderico Reis, os estudos técnicos realizados pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) já foram finalizados e o governo baiano agora vai iniciar o processo licitatório para dar andamento às obras.
O projeto vai garantir a recuperação de 50 quilômetros de logradouros em Ilhéus, nos próximos cinco meses. “Serão 10 quilômetros a cada mês, começando em setembro”, anuncia Valderico. As primeiras avenidas atendidas pelas melhorias serão Itabuna, Osvaldo Cruz, Belmonte, Osmundo Marques e as ruas Alísio Farias e Sete de Setembro.
Um dos principais critérios para a escolha dos logradouros foi a sua relevância para o escoamento do tráfego e ligação do centro com as diversas comunidades. “A Avenida Itabuna, por exemplo, tem uma grande extensão e é utilizada diariamente por um número expressivo de pessoas”, afirma o secretário municipal de Obras, Celso Assereuy.
COMPROMISSO
O prefeito Valderico Reis voltou a enfatizar as boas relações entre a Prefeitura de Ilhéus e o Governo do Estado, “num firme compromisso pelo desenvolvimento do município”. Disse que as obras que começarão no próximo mês são fruto dessa parceria e acrescentou que, além da pavimentação de ruas, Ilhéus ainda será beneficiada com outras ações, a exemplo de uma nova etapa do programa habitacional Viver Melhor, que já assegurou moradia digna para 170 famílias do bairro Nossa Senhora das Vitórias.
“Vem aí mais uma fase desse programa, que tem um grandioso alcance social”, comemora o prefeito, ressaltando o seu empenho para atrair cada vez mais investimentos para o município. “Tenho preocupação ainda maior com o povo mais carente, para o qual dedicamos muito da nossa atenção e a maior parte dos nossos projetos”, afirma.
Semana do Estudante será marcada por atividades culturais
Exposição de poesia e arte, jogos matemáticos, palestras, apresentação de fanfarras, sorteio de brindes e atividades recreativas vão marcar a Semana do Estudante em Ilhéus, entre os dias 7 e 11. O objetivo é despertar nos alunos o interesse e a valorização da escola como instrumento fundamental na formação do cidadão. As atividades acontecerão no Clube Social de Ilhéus e no auditório do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne.
A semana será aberta dia 7, às 19h, no IME, com a I Exposição de Poesia, Arte e Jogos Matemáticos. No dia seguinte, a professora Sueli Pimenta irá coordenar, a partir das 8 horas, no Clube Social de Ilhéus, uma reflexão dirigida a estudantes da 8ª série, denominada “Eu e o grupo: que relação é essa?”. A partir das 16 horas, no auditório do colégio, oficiais da Marinha do Brasil vão proferir uma palestra sobre “Operação Cisne Branco: marinheiros, sentinelas do mar brasileiro”.
A professora Lidiney Campos Azevedo, diretora do IME, diz que os trabalhos são dirigidos basicamente aos alunos do ensino fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos. “Além de oferecer ensino de qualidade, a atual administração se preocupa em formar cidadãos. Por isso, colabora na realização do II Congresso da União Municipal dos Estudantes (Umes). O evento acontece durante todo o dia 8, no auditório do IME”.
Com a proposta de oferecer entretenimento na Semana do Estudante, a direção da escola promove o concurso Miss IME-2006. As candidatas vão desfilar usando trajes inspirados nos personagens criados pelo escritor Jorge Amado. As inscrições estão abertas a jovens na faixa de 10 a 18 anos. O evento será encerrado com artistas locais que vão fazer shows sem cobrar cachê ao município.
Prevenção ao câncer é tema de seminário da AAPC
Aberto à população em geral, o seminário promovido pela Associação de Apoio aos Portadores de Câncer (AAPC) começa às 17 horas desta quinta-feira (4), no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus. No decorrer do evento, será realizada uma série de atividades de prevenção contra o câncer, apresentação de esquetes teatrais e outras manifestações de cunho informativo. Para realizar o seminário, a AAPC conta com o apoio da Prefeitura e da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci).
Parte da programação do mês de agosto do Teatro Municipal de Ilhéus, o seminário acontece até às 21h30min, quando será servido um chá com tortas em beneficio da AAPC. Antes, serão realizados exames de prevenção contra a doença, sessões de musicoterapia, massoterapia e palestras com informações a respeito da qualidade de vida.
Uma das principais atividades da programação do seminário, os exames de mama serão feitos pela médica Dilza Couto, que dará explicações sobre os procedimentos para o auto-exame. O evento vai alertar as mulheres sobre a necessidade da medida como meio de prevenção. Fazer a detecção precoce de nódulos nas mamas precocemente é necessário para evitar a evolução do mal.
As palestras enfocando aspectos relacionados à qualidade de vida como forma de evitar a enfermidade estão previstas para antes das apresentações dos esquetes teatrais. O seminário também é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco das atividades da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer (AAPC), entidade filantrópica criada para oferecer apoio aos portadores da enfermidade.