Ilhéus escreve equipes em campeonato universitário
Ilhéus promove reuniões para adequar Plano Diretor
Pedagogos discutem Plano Estratégico da Educação
Ações de vigilância à saúde em Ilhéus serão integradas
As equipes dos Centros de Referencia em Assistência Social (Cras) participaram de um seminário de capacitação profissional realizado na sede da Fundação Cultural de Ilhéus, no último sábado (29). Oferecer atendimento diferenciado às famílias cadastradas nos programas da Secretaria de Assistência Social e Trabalho foi a principal proposta do treinamento, que abrangeu cerca de 50 profissionais.
A secretária Fátima Reis argumentou que, depois dos cursos, as equipes dos Cras passam a ter maiores condições de articular a rede de serviços, e observou que se trata de uma iniciativa necessária, tendo em vista a ampliação da oferta dos programas de assistência social.
Facilitar o cadastramento, a inserção e o acompanhamento das famílias foi um dos principais objetivos do curso, do qual fizeram parte assistentes sociais, psicólogos e pessoal de apoio. A programação incluiu palestras e debates sobre os diversos mecanismos de funcionamento dos centros de referência, com ênfase para a melhoria no atendimento às famílias.
O Cras é uma iniciativa do Governo Federal, com contrapartida do município. O poder público local participa com a remuneração dos profissionais e despesas com infra-estrutura e aluguel de imóveis.
Em Ilhéus, já foram instalados Centros de Referência em Assistência Social nos bairros Nossa Senhora da Vitória e Vilela, encontrando-se uma unidade em fase de implantação no Banco da Vitória e, futuramente, será instalado o quarto núcleo, na Barra. Cada um dos Cras é projetado para atender e acolher 5 mil famílias, oferecendo-lhes maior oportunidade de acesso a serviços essenciais e à inclusão social.
Ilhéus escreve equipes em campeonato universitário
A Liga Ilheense de Futebol abriu inscrições para a seletiva baiana do I Campeonato Brasileiro Universitário de Futebol de Campo. As instituições de ensino interessadas deverão habilitar suas equipes até o dia 20 de agosto. De acordo com a programação, a seletiva será disputada de 7 a 10 de setembro, em Ilhéus ou Itabuna.
O professor Renato Peixoto, dirigente da Liga e organizador da seletiva, afirma que o evento vai ajudar a fortalecer a imagem do sul da Bahia, e particularmente de Ilhéus, como pólo incentivador da prática esportiva. As equipes que ficarem na primeira e na segunda colocações na Bahia estarão automaticamente classificadas para o Campeonato Brasileiro.
“Essa vai ser uma excelente oportunidade para projetar a força do nosso esporte e mostrar ainda mais a nossa posição de destaque como centro de ensino superior”, afirma Peixoto. Ele acredita que pelo menos cinco instituições do sul do eixo Ilhéus – Itabuna vão participar da competição.
Ilhéus promove reuniões para adequar Plano Diretor
A Prefeitura de Ilhéus está adotando medidas para adequar o Plano Diretor Urbano às regras do Estatuto das Cidades. As discussões sobre a política urbana do município vão contar com a participação cada vez mais expressiva da sociedade, em reuniões e oficinas. A partir desta terça-feira (1º), haverá um estande na Rua Jorge Amado, onde os ilheenses poderão receber informações e apresentar sugestões para a construção do PDU.
Também está marcada para esta semana, na quarta-feira, a primeira oficina de nivelamento para administradores e lideranças. Estarão reunidos, no auditório do Hotel Barravento, no bairro do Malhado, a partir das 9 horas da manhã, administradores de distritos e agentes comunitários de saúde. O encontro será conduzido por técnicos da Secretaria de Planejamento de Ilhéus, que estão produzindo diagnóstico sobre a questão urbana no município.
De acordo com a secretária de Planejamento, Adriana Aleixo, as ações obedecem a um cronograma rígido e têm ênfase na participação popular, “o que vai garantir a elaboração de um plano que reflita fielmente as aspirações do povo ilheense”. Até o final de setembro, o projeto de lei será encaminhado para a apreciação da Câmara de Vereadores.
O programa de trabalho idealizado pela Secretaria de Planejamento prevê ainda a realização de oficinas em duas comunidades a cada final de semana. “Estamos nos empenhando para conferir a este plano um caráter de participação da comunidade verdadeiro, não apenas formal”, salienta a secretária.
Pedagogos discutem Plano Estratégico da Educação
Profissionais da Secretaria Municipal de Educação se reúnem, na manhã desta terça-feira (1º), para mais uma avaliação sobre o plano estratégico que o órgão está traçando com o objetivo de aperfeiçoar a gestão da rede de ensino local . O encontro acontece uma vez por semana, na Biblioteca Pública (antigo Colégio General Osório).
Para elaborar o relatório do Plano Estratégico da Secretaria de Educação (PES), os pedagogos analisam informações coletadas em cada unidade de ensino e projetam ações com a finalidade de aumentar a eficiência e melhorar os resultados dos trabalhos realizados nas escolas. “São observadas as deficiências no funcionamento de cada unidade de ensino e propostas medidas para minimizar os problemas”, observa a professora Vitória Penalva, coordenadora dos trabalhos.
O secretário municipal de Educação, Almir Pereira, afirma que as discussões são travadas de forma coletiva, sendo que cada setor da Secretaria possui um representante no Grupo de Sistematização, o que possibilita a abordagem de diversas perspectivas. “São várias idéias que convergem a um único propósito: construir um sistema de ensino cada vez mais qualificado”, enfatiza.
Almir Pereira considera que o apoio do prefeito Valderico Reis é fundamental para o bom andamento dos trabalhos na área de Educação. “Desde o início de seu governo, o prefeito tem dado prioridade ao setor, valorizando o profissional da educação e melhorando a estrutura física das escolas”. Desde o ano passado, muitos avanços foram contabilizados, incluindo a construção e reforma de escolas, aumento do salário dos professores e a criação do Centro de Referência em Educação Professor Leopoldo Campos Monteiro, que com seus diversos núcleos desenvolve um trabalho abrangente e diferenciado com os alunos da rede municipal.
Ações de vigilância à saúde em Ilhéus serão integradas
As ações de saúde pública a cargo dos departamentos de Atenção Básica e Vigilância à Saúde passam a ser desenvolvidas em Ilhéus de maneira integrada, a fim de assegurar maior eficiência nas respostas à população. O assunto será formalizado no I Seminário de Ações Integradas de Vigilância à Saúde, na sexta-feira (4), no auditório do Barravento Praia Hotel. Pela manhã, os técnicos vão avaliar, internamente, o trabalho feito pelos dois departamentos e, à tarde, discutirão a nova proposta de trabalho com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. “Estamos trabalhando com a expectativa de um público em torno de 150 pessoas”, adianta a diretora da Vigilância à Saúde de Ilhéus, Cássia Virgínia de Lima Brito.
O encontro vai ser também uma espécie de reciclagem para os profissionais da área, com a reabordagem dos objetivos da Vigilância à Saúde e o papel dos servidores do departamento, além de dar ênfase especial à questão da qualidade da água para consumo humano. “Esse enfoque vigilante sobre a água se justifica pelo grande número de doenças de veiculação hídrica, que constitui importante problema de saúde pública”, afirma Cássia Virgínia. Ela destaca, dentre as moléstias contraídas com o consumo de água contaminada, as infestações por ameba, giárdia, as febres tifóide e paratifóide, a hepatite, a leptospirose e o cólera.
O programa do encontro prevê a participação, como palestrantes, pela ordem de apresentação, de Mariza Lindote (coordenadora da Vigilância Epidemiológica), Débora Chaouí (coordenadora de Vigilância Sanitária), Hamilton Ferreira (técnico da Vigilância Sanitária), Julio Diaz (médico-referência da Vigilância Epidemiológica), Aloísio Leite (coordenador do Centro de Zoonoses) e Karla Anne (técnica-referência da Vigilância Epidemiológica). “Estamos certos de que, dentro das limitações de tempo de um seminário, este evento contempla os principais assuntos que dizem respeito ao dia-a-dia dos operadores da Vigilância à Saúde e da Atenção Básica”, avalia Cássia Virgínia.