Arquivo mensais:agosto 2006
CÂMARA APROVA EM PRIMEIRA VOTAÇÃO LEI QUE EFETIVA AGENTES DE SAÚDE
A sessão da foi bastante movimentada, com a presença maciça dos agentes e de seus familiares que lotam o plenário e as escadarias da casa.
Por se tratar de projeto que tem impacto financeiro da folha de pagamento municipal existe a necessidade de uma segunda votação que será realizada na próxima terça-feria dia 5 de setembro.
No entendimento de Professora Carmelita apesar de ter sido aprovado com apoio de todos os vereadores, se faz necessário manter a mobilização de todos, para que na haja nenhum retrocesso neste importante projeto.
Fábio Souza recebe Título de Cidadão Ilheense
O secretário foi enfático ao dizer que Fábio Souza representa a possibilidade de mostrar Ilhéus como berço de talentos culturais de áreas como a música, dentre outras expressões artísticas. Autor do requerimento indicando o cantor ao Título de Cidadão Ilheense, o secretário Rodolfo Macedo lembrou da importância da música para a vida do artista e do valor de seu trabalho para seus admiradores e a cidade de Ilhéus.
Presidida pelo vereador Raymundo Veloso, que fez comentários de apoio à carreira do músico e sobre a grandeza do seu talento, a solenidade de outorga foi acompanhada pelo fã-clube do cantor, amigos e familiares. Natural de Ipiaú , Fábio Souza deveria receber o titulo com outras pessoas, durante o ato realizado no mês de junho passado, no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, mas foi impedido devido a necessidade de cumprir contratos de trabalho em outras cidades.
Veloso intensifica campanha no sul da Bahia
As principais bandeiras de Veloso são a recuperação da lavoura cacaueira com o pedido de anistia das dívidas dos produtores rurais, a implantação da Universidade Federal da Região Cacaueira, a duplicação da BR-415 no trecho Ilhéus-Itabuna, a isenção de impostos nos alimentos da cesta básica, como forma de diminuir o preço dos alimentos e a discussão por um plano emergencial para a segurança publica, como forma de encontrar soluções a curto prazo para diminuir a onda de violência.
Candidato pede ajuda para campanha
Sou um jovem idealista de 25 anos preparado politicamente e com propostas inovadoras capazes de reerguer a economia da região cacaueira, além de ter propostas que visam implantar uma política agrícola no país para promover a geração de empregos e desenvolvimento econômico através da agricultura.
Tenho bases em aproximadamente 65 municípios que foram conquistadas no processo de construção do PSOL na Bahia o qual eu faço parte.
Dados da conta eleitoral: BANCO DO BRASIL – Agência: 0019-1
Conta corrente: 31.578-8
Nome da conta: ELEIÇÃO 2006 HERNANI LOPES DE SÁ DEPUTADO FEDERAL
Diante o exposto, venho pedir a colaboração de todos vocês no sentido de contribuírem dentro das possibilidades de cada um com alguma quantia (depositada na conta eleitoral) para que possamos dar continuidade ao nosso projeto ideológico que visa beneficiar o povo sofrido de nossa região e conseqüentemente a nós mesmos.
PROJETO DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS
APRESENTAÇÃO
Hernani Sá é um jovem idealista de 25 anos que não se conforma com tanta corrupção e má gestão do dinheiro público. O candidato, nasceu na cidade de Ilhéus/Ba e é servidor concursado do Ministério Público Federal.
Ajudou a implantar o PSOL na região cacaueira ganhando projeção política e tornando-se um dos principais candidatos a deputado federal pelo seu partido na Bahia tendo bases em aproximadamente 65 municípios baianos.
MATERIAL DE CAMPANHA DISPONÍVEL
Confeccionado até o momento:
700.000 SANTINHOS
5.000 CARTAZES
3.000 PRAGUINHAS
1.000 ADESIVOS DE CARRO
100 CAMISAS COM NOME DO PARTIDO
5 BANNERS COM FOTO (2 X 1,5 m)
20 FAIXAS DE DIVULGAÇÃO PARA PONTOS ESTRATÉGICOS
30 MUROS PINTADOS EM ILHÉUS
10 GALÕES DE TINTA
Gingle de campanha pronto para ser divulgado
LEVANTAMENTO DE CUSTOS NECESSÁRIO ATÉ O PLEITO ELEITORAL
PRODUTO V. UNT. TOTAL (R$)
50.000 PANFLETOS (Cor 4X0, PAPEL AP30) 0,07 3.594,00
5 CARROS DE SOM (para o ultimo mês) 800,00 4.000,00
15.000 Santinhos p/ Dep. Estadual aliado 400,00
15.000 Santinhos p/ Dep. Estadual aliado 400,00
15.000 Santinhos p/ Dep. Estadual aliado 400,00
10 CARROS PLOTADOS 127,00 1.270,00
1.000 LITROS DE GASOLINA 2,65 2.650,00
70 MUROS PARA PINTAR (MÃO-DE-OBRA) 25,00 1.750,00
AUXILIO PARA DESPESAS DE VIAGENS 2.000,00
TOTAL 16.464,00
Inaugurada filial da Emmanuelle em Ilhéus
Paulo Ganem ressaltou a importância da abertura de lojas como esta em nosso comércio. “Esta inauguração simboliza o contínuo crescimento comercial dessa cidade, que tem atraído grandes empresas, a exemplo da loja Ricardo Eletro, recém inaugurada, e de tantas outras que têm apostado em nosso potencial” disse.
Paulo Souto, Jabes Ribeiro e Alckmin
Chat da Notícia por Valério Magalhães
O pessoal do Grupo Depende de Nós, que defende a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, deu um exemplo de fé, solidariedade, de grande cidadania.
• Belíssima a nova campanha de arrecadação de recursos feita para a manutenção dos hospitais Calixto Midley e Manoel Novaes, de Itabuna. Espelhado na Criança Esperança, da Rede Globo/Unesco, o grupo conseguiu durante o mês de agosto a doação de contribuições por meio de linhas telefônicas concedidas pela Embratel para a campanha Coração Solidário, com peças da RCM Propaganda.
• A campanha contou com todo o apoio da imprensa regional e se revestiu de grande sucesso. O Grupo Depende de Nós não deixa morrer a chama pela Santa Casa. No último domingo, uma grande festa reuniu milhares de pessoas, na Beira Rio, em Itabuna, numa prova inconteste de sentimento comunitário. As doações podem ser feita até dia 4 de setembro. Mais informações no fone 3214-9194.
Só mesmo a História pode entender a grandeza na obra de relançamento do livro “Crônica da Capitania de São Jorge dos Ilhéus”, de Silva Campos, feito pela Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc.
• Considerada a mais completa obra sobre a história da Capitania de São Jorge dos Ilhéus, o livro estava com edição esgotada há 20 anos. A última foi feita em 1981, pelo Conselho Federal de Cultura, por ocasião do centenário de Ilhéus. A iniciativa da Uesc resgata uma lacuna de publicações sobre o passado da vila.
• Agora, espera-se que a publicação das crônicas possa ser melhor consumida não apenas pelos historiadores e estudantes universitários, como por uma parcela bem maior da população. Principalmente agora que é obrigatório o ensino da história de Ilhéus nas escolas municipais. E a própria Uesc pode avaliar também a possibilidade de recomendar a obra para o próximo vestibular.
PARADA GAY
Depois do sucesso da Parada da Diversidade, realizada sábado, em Itabuna, os ilheenses se preparam para fazer o mesmo movimento no próximo dia 17 de setembro, na avenida Soares Lopes.
• Coordenada pelo Grupo de Apoio e Luta pela Livre Orientação Sexual do Sul da Bahia – Eros, a Parada Gay & da Diversidade de Ilhéus conta este ano com o apoio do Ministério da Saúde. Antes do desfile, será realizada a feira cultural, a partir das 9 horas, na praça Castro Alves, com distribuição de panfletos e exibição de vídeos educativos.
• A parada, propriamente dita, acontecerá às 14 horas, com a participação de trio elétrico e do DJ Artur. Os coordenadores prevêem um público maior que no ano passado. Uma pesquisa de opinião revelada domingo, no programa Fantástico, afirma que a sociedade brasileira já considera absolutamente natural a convivência com homossexuais.
MOVIMENTO
Os produtores teatrais Ari Rodrigues e Eva Lima se associaram para trazer a Itabuna o espetáculo “Um olhar sobre Isadora Duncan”, da Escola Contemporânea de Ballet da Bahia, nos próximos dias 15 e 16 de setembro, no centro de cultura Adonias Filho. O trabalho foi bastante elogiado pela crítica, em Salvador e no Rio de Janeiro.
O padre José Alvino de Cristo, uma das referências da igreja católica em Ilhéus, apresentou ontem, no Teatro Municipal, o show “Maioridade”, em comemoração aos seus 21 anos de sacerdócio. Hoje, 1º de setembro, haverá missa em ação de graças, às 19 horas, na igreja de Santa Terezinha, na avenida Esperança. O padre Cristo é bastante conhecido também pelos seus dotes musicais.
A Casa dos Artistas de Ilhéus, localizada na rua Jorge Amado, continua com sua programação cultural. Nesta sexta e sábado, a peça Pega pa Capá, estará em cartaz, às 20 horas. No elenco, Romualdo Lisboa, Ely Isidro, Bruno Susmaga e Tânia Barbosa, com participação do cordelista Gilton Tomás e do repentista Azulão. Prestigie.
A TV Santa Cruz acaba de ganhar mais um prêmio: o Prêmio OAB/Bahia de Jornalismo – Troféu Barbosa Lima Sobrinho. Levou o primeiro lugar em telejornalismo com a edição do Rede Bahia Revista sobre ODM – Objetivos do Novo Milênio, na qual abordam os oito jeitos de mudar o mundo. O prêmio foi recebido em Salvador por Rogério Santos e César Mazzoni.

Manoel Carlos de Almeida, Dorival Freitas, Antônio Laranjeira, e as Marias Luizas Heine e Nora, na Academia de Letras de Ilhéus. Foto by Jonildo.
Marcelo e Orlando Oliveira, de O Boticário, festejaram em família seus aniversários em Ilhéus. foto by Zecarlinhos.

José Nazal, mistura de fotógrafo e historiador, vibra no lançamento de Crônica da Capitania. Foto by Jonildo.

Padre Alvino de Cristo festeja 21 anos de sacerdócio em Ilhéus.

Helder Moraes Almeida, do grupo Depende de Nós, anuncia doação da irmã da funcionária da Santa Casa, Tereza Araújo, em Itabuna.
História Eletrônica na Rádio Bahiana
Produção: 3633-7248 / 3633-7605 / 3632-6546 / 3639-4789 / 3634-2829 / 9132-0664
Rádio Bahiana de Ilhéus: Rua Bento Berilo, próxima à Biblioteca Municipal de Ilhéus – Ba.
Empresa de Águas e Saneamento treina funcionários em Ilhéus
Estado amplia apoio à cacauicultura com mais três unidades da biofábrica
Já estavam em funcionamento 12 unidades implantadas nos municípios de Ubatã, Itajuípe, Buerarema, Arataca, Ibicaraí, Jussari, Pau Brasil, Una, Canavieiras e Santa Luzia. As próximas inaugurações serão nas cidades de Camacã, Ipiaú, Mascote e Ubaitaba. Estavam presentes às inaugurações os secretários Pedro Barbosa (Agricultura) e Clodoveo Piazza (Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais).
Ele acrescentou que a inauguração dos viveiros é mais um passo dentre um conjunto de ações para a recuperação da lavoura cacaueira, aliado à determinação dos produtores em acreditar no potencial do material genético distribuído e utilizá-lo em suas plantações. “Acredito que a região ainda vai produzir muito mais com os materiais genéticos e todos os pequenos produtores vão aproveitar essa oportunidade da melhor forma”, disse Barbosa.
Nos últimos quatro meses, através das unidades descentralizadas em funcionamento na Bahia, mais de 160 mil mudas foram disponibilizadas e cerca de 430 produtores foram beneficiados. Os números expressivos são referendados por José Carlos Macedo, diretor geral do Instituto Biofábrica. “É um passo importante por facilitar o acesso dos produtores aos materiais genéticos, não só de clones de alta produtividade e resistência à vassoura-de-bruxa, mas também em relação às mudas de fruteiras tropicais e essências florestais para recuperação das bacias hidrográficas da região”, comentou. Para Macedo, isso demonstra o acerto do Governo do Estado em descentralizar a distribuição das mudas, que anteriormente era unicamente realizada na localidade de Banco do Pedro, em Ilhéus.
Geração de renda
O padre Clodoveo Piazza afirmou que a biofábrica é uma maneira de renovar a lavoura cacaueira através da tecnologia. “Assim, também estamos procurando incrementar toda a forma de geração de renda entre os pequenos agricultores, oferecendo-lhes um produto de altíssima qualidade, como a muda clonal”, disse. Ele lembrou ainda que essas ações fazem parte de programas do governo que possibilitam que o cidadão, de fato, mude sua vida e tenha um futuro melhor.
A expansão dos viveiros trará benefícios aos produtores da região. Gente como seu Vivaldo Néri, 41 anos, que planta cacau e hortaliças desde 1982 na Fazenda do Povo, sítio comunitário da cidade de Ipiaú, onde 120 famílias praticam a agricultura. Na semana passada, Vivaldo adquiriu mudas clonais de cacau e de goiabeira da biofábrica.
Ele revela que acredita no potencial da técnica da clonagem, pois já teve oportunidade de conferir as vantagens que o método trouxe a outros produtores. “Tenho acompanhado os bons resultados e, com a biofábrica mais perto de nós, tudo ficará mais fácil. Creio que as mudas clonais são uma alternativa para revitalização da lavoura cacaueira”, diz ele, que é pai de cinco filhos e planta 20 hectares de cacau na fazenda comunitária.
Resistente a pragas
A Biofábrica foi criada em 1999 pelo Governo do Estado e tem o objetivo de multiplicar e distribuir material genético (mudas clonais) melhorado e resistente a pragas como vassoura-de-bruxa. As biofábricas matrizes estão localizadas nas cidades de Ilhéus e Arataca. Os viveiros facilitam o acesso dos micro e pequenos produtores às mudas, sem que eles precisem se deslocar até as unidades centrais.
As matrizes buscarão justamente alimentar os viveiros, recebendo e distribuindo as mudas, que são vendidas a preços subsidiados – R$ 0,40, enquanto o preço de mercado é R$ 1. Para implantação e manutenção das matrizes e viveiros, o governo já investiu cerca de R$ 1,6 milhão.
O Instituto Biofábrica de Ilhéus já distribuiu mais de nove milhões de mudas de cacau clonal, 4,2 milhões de “garfos” para enxertia no cacaueiro doente e mais de quatro milhões de mudas de fruteiras e essências florestais. A unidade é considerada o maior centro de multiplicação vegetativa de cacau do mundo e conta com 20 viveiros, cada um com 220 mil mudas.
Ações desse tipo têm a meta de revitalizar a lavoura cacaueira. A implantação dos viveiros é fruto de uma iniciativa conjunta das secretarias da Agricultura (Seagri) e de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais (Secomp), além do Instituto Biofábrica e das prefeituras das cidades onde são instalados.
Pousada Pier do Pontal comemora 10 anos

Setembro é mês de vacinar contra a febre aftosa na Bahia
O lançamento oficial da campanha será na próxima terça-feira (5), na Fazenda Mocó, em Feira de Santana, e contará com a presença do diretor geral da Adab, Luciano Figueiredo. Na oportunidade, veterinários do órgão irão demonstrar técnicas para uma vacinação segura, medidas para esterilização do equipamento, conservação da vacina e procedimentos para o registro oficial da vacinação junto aos escritórios da Adab.
Vereadores dizem que pressão não vai intimidar a CEI
Os vereadores apontaram falhas na licitação para a contratação dos cursos de inglês e informática, onde a empresa Kato e Maciel saiu vencedora. Segundo os membros da CEI o edital deveria ter tido maior publicidade, com divulgação em jornais de circulação estadual e até nacional devido o valor expressivo do contrato – R$ 1.440.000,000, eles dizem ainda que por conta do valor da licitação ela não deveria ter se realizado com apenas duas empresas. Outro ponto falho foi a modalidade da licitação, que exigiu apenas o menor preço, quando na opinião dos vereadores, deveria ter sido analisado também a capacidade técnica da empresa, com observância da sua experiência no ramo e currículos dos professores.
Outra questão levantada foi a falta de assinatura de um dos membros da comissão de licitação em uma das atas e também a ausência de testemunhas na assinatura do contrato entre a empresa Kato e Maciel e a Prefeitura. “É por tudo isso que o governo municipal afirma que a CEI quer fazer espetáculo, mas nós não vamos nos intimidar por pressões e o que estiver errado eles vão ter que ser responsabilizados. O povo não pode ser punido por más administrações”, finaliza Marcus Paiva.
Apresentação pública do PDP de Ilhéus será no dia 15/09
A apresentação do plano foi precedida por uma série de oficinas comunitárias, que reuniu moradores das zonas urbana e rural. Pela primeira vez, a população dos distritos foi incluída na construção da política voltada a uma ocupação territorial ordenada, buscando maior qualidade de vida para todos os ilheenses.
A reunião do dia 15 de setembro servirá para que a população conheça as propostas formadas pelo somatório das análises técnicas, feitas por arquitetos e urbanistas do município, e da leitura comunitária, construída nas oficinas de participação popular. Todo esse conjunto terá sua apreciação final do legislativo, até o início de outubro. “Estamos trabalhando de forma criteriosa para que Ilhéus tenha um Plano Diretor de qualidade e que atenda aos anseios do nosso povo”, manifesta o prefeito Valderico Reis.
Adriana Aleixo diz que a apresentação do plano aconteceria neste sábado (2), mas foi adiada para que se possibilite maior tempo de divulgação e, conseqüentemente, uma participação mais expressiva dos ilheenses.
Jojó visita Olivença e incentiva o esporte
Durante a visita, o surfista profissional passou parte de sua experiência de vida para a garotada, que permaneceu atenta durante todo o tempo em que Jojó se pronunciava. A vinda do bi-campeão brasileiro de surf profissional a Bahia se dá pela proximidade da etapa do Super Surf (1ª divisão do esporte no Brasil) que começa dia 06 de setembro em Itacaré. Natural de Ipiaú, Jocélio de Jesus veio residir em Ilhéus (Olivença) com 4 anos, onde aprendeu a surfar e até hoje seus familiares moram no balneário.

Jojó, Rudá e Franklin Serpa palestram para os alunos da escolinha de surf de Olivença
“Estes fatores contribuem muito na comunidade, pois acabam superando possíveis estereótipos em relação ao ser surfista. Com isso, o atleta, e consequentemente o surf, passam a ser respeitados na comunidade”, relata Jojó de Olivença.
Franklin Serpa e Rudá Carvalho, locais de Olivenças e estrelas da nova geração brasileira, também ouviram os conselhos de Jojó.
Jojó ainda pretende fazer mais um encontro com os membros da associação e com o poder público municipal, com o objetivo de conseguir um maior apoio para a Associação Olivença de Surf.
INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS
Inema presta homenagens a sua santa padroeira
Bahia Pesca entrega certificados a piscicultores
Maramata e Ministério do Meio Ambiente firmam compromisso
Showrinho & Brasil grava primeiro CD
Dezenas de mulheres que vivem na periferia de Ilhéus já estão sendo diretamente beneficiadas pelas ações dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). Na semana passada, 40 mães de família receberam certificados de participação em cursos que vão contribuir para a geração de renda nas famílias. Em uma carga total de 40 horas, 20 mulheres conheceram as técnicas de bordado em pedraria, e outras 20 aprenderam a produzir lanches para comercialização.
O objetivo da iniciativa, de acordo com a secretária de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis, é melhorar as condições de vida das famílias. “O Cras tem esse propósito de ser um aliado das famílias nos bairros e trabalhar pela sua promoção social”, afirma. O governo municipal já instalou centros de referência nos bairros Nossa Senhora das Vitórias, Teotônio Vilela e Banco da Vitória.
O Cras do Nossa Senhora das Vitórias está oferecendo curso de pintura para moradores daquele bairro e a previsão é de que os certificados de conclusão sejam entregues em setembro. A Secretaria de Assistência Social anuncia que a realização de cursos e oficinas nas unidades será uma rotina, bem como a discussão de estratégias para a comercialização de produtos, visando um incremento efetivo na renda das famílias.
Cada Centro de Referência em Assistência Social é projetado para atender 5 mil famílias. Até o final do ano, Ilhéus terá quatro núcleos em funcionamento, totalizando 20 mil famílias e cerca de 80 mil pessoas beneficiadas. Entre outros serviços oferecidos pelo Cras, está o cadastramento de beneficiários em programas de assistência e encaminhamento para projetos sociais e serviços de educação, saúde, além do incentivo ao exercício da cidadania.
Inema presta homenagens a sua santa padroeira
Começa nesta quinta-feira (31) a série de atividades em homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira do distrito de Inema. “Coragem, levanta-te, Jesus te chama” é o tema central dos festejos religiosos, programados para se encerrar a 10 de setembro, com alvorada, procissão e missa solene.
Durante as celebrações, haverá novenários e uma extensa programação de batizados. Os eventos culminam com alvorada festiva, programada para as 5 horas do dia 10. Em seguida, haverá procissão, às 9 horas, e missa meia hora depois. Centenas de devotos – moradores e visitantes – são esperados nas festividades.
Manifestações da cultura popular estão incluídas programação em homenagem à santa padroeira de Inema. Quermesse, bingo, sorteio e apresentação cultural serão atrativos para quem for à praça principal do distrito nos dias de festa. Parte da arrecadação com a venda de produtos será revertida em benefício das obras da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Um show musical consta da parte profana da festa, que se concentrará na praça principal do distrito, atraindo basicamente o público jovem. A coordenação da festa afirma estar empenhada para que este ano os eventos em homenagem à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro contem com a maior presença de fiéis registrada nos últimos anos.
Bahia Pesca entrega certificados a piscicultores
Cerca de 50 piscicultores, que participaram de cursos recentemente realizados pela Bahia Pesca, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Interior (Seapi), estão sendo convidados para receber seus certificados de conclusão. A entrega dos documentos acontece de segunda a sexta, em horário comercial, na sede da unidade técnica da empresa em Ilhéus, instalada no escritório local da Ceplac, na Praça Cairu.
A empresa, vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri) promoveu dois cursos no mês de julho. O primeiro teve como tema a “Piscicultura em viveiro” e foi ministrado de 17 a 19 do mês passado, dando ênfase ao manejo. Além de atividades teóricas, os piscicultores tiveram aulas práticas no sítio Riacho da Alegria, no distrito de Maria Jape. O outro curso foi sobre “Piscicultura ornamental”, realizado nos dias 19, 20 e 21 de julho.
Para empreender este trabalho, a Bahia Pesca tem convênios firmados com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, além de contar com o apoio oferecido pela Seapi. O secretário Reynaldo Oliveira Santos (Zé Neguinho) explica que a Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior do Município colaborou com a identificação do público-alvo e no processamento das inscrições.
De acordo com Zé Neguinho, “a Bahia Pesca é uma parceira importante do governo municipal, que tem como prioridade a diversificação de nossa base produtiva”. O secretário destaca que a criação de alternativas de geração de emprego e renda é uma das molas mestras da linha de ação da Secretaria de Agricultura. “Com esse pensamento, temos estimulado o fortalecimento do pólo de flores ornamentais, mandiocultura e também a piscicultura”, afirma.
O gerente da unidade técnica da Bahia Pesca, Joaquim Sampaio, afirma que, além dos cursos ministrados gratuitamente, a empresa também distribuiu 200 mil alevinos aos piscicultores do município. Em Ilhéus, a maior parte da produção ainda é destinada à subsistência e o excedente é comercializado principalmente em feiras livres. O município também se destaca pelo beneficiamento de grande volume do pescado do sul da Bahia.
Maramata e Ministério do Meio Ambiente firmam compromisso
Nos próximos dias, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) vai assinar Termo de Compromisso com a Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), referente ao Projeto Sala Verde, no qual Ilhéus acaba de ser aprovado. Com isso, o município será contemplado com um Centro de Informação Ambiental, que ficará à disposição de toda a comunidade, reforçando o empenho do governo municipal em democratizar o acesso à educação ambiental.
A Sala Verde será instalada no Núcleo de Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis (Neaps), situado no Museu do Mar e da Capitania, ao lado da sede da Maramata. No local, estudantes, professores e a comunidade em geral terão acesso não apenas às informações ambientais, como também a diversas atividades de educação ambiental, como cursos, palestras, oficinas de artesanato com materiais reciclados, teatro e música. Haverá também exibição de vídeos disponibilizados pelo MMA e realização de trilhas monitoradas e campanhas em defesa do meio ambiente.
A expectativa é de que o termo de compromisso seja assinado até o dia 15 de setembro e as providências para o funcionamento da Sala Verde já estão sendo adotadas. A Maramata já possui espaço físico com toda a estrutura necessária, bem como a equipe de educadores ambientais, e se comprometeu com a manutenção do espaço, pessoal estrutura.
O presidente da Maramata, Jerbson Moraes, afirma que o projeto é mais uma ação voltada ao tão almejado desenvolvimento sustentável. “O prefeito Valderico Reis tem se empenhado em promover a educação ambiental no município, por acreditar que essa é a melhor forma de conscientizar a população e conseguir o apoio de cada comunidade para as ações voltadas ao meio ambiente”, afirma. Ele ressalta que o projeto vai propiciar a transformação de valores e mudança de atitudes dos cidadãos, permitindo que eles conheçam os fatores que levam à degradação sócio-ambiental e ajudem a encontrar maneiras de minimizar o problema.
O presidente acredita que a Sala Verde vai oferecer novas possibilidades de fomentar e promover processos educacionais direcionados à questão ambiental, a partir da disponibilização de informações, promoção de eventos e de outras atividades de caráter cultural e ambiental. Como participante do projeto, a Maramata receberá diversos benefícios, como a chancela institucional do MMA e inclusão na lista da Rede dos Centros de Educação Ambiental.
Desde o início da atual gestão, os projetos desenvolvidos pela Maramata e Secretaria de Meio Ambiente são voltados à formação de uma consciência ecológica em cada membro da comunidade, através de ações participativas. A comunicação com a sociedade também ganhou reforço. No ano passado, a Maramata lançou seu site oficial (www.maramata.org.br), onde é possível conhecer o funcionamento da fundação, sua equipe e os projetos em andamento, e este ano, foi lançado o Eco Notícias, jornal bimestral especializado em difundir ações ambientais. “Estamos ampliando o contato com as comunidades, procurando envolvê-las em nossos projetos, para que cada pessoa se torne um agente ambiental dentro de sua comunidade”, explica Moraes.
Showrinho & Brasil grava primeiro CD
O grupo Showrinho & Brasil está gravando seu primeiro CD, com músicas de autoria própria e de compositores como Waldir Azevedo, Paulinho de Viola, Jacó do Bandolim e Pixinguinha. Integrado pelos músicos Adroaldo Anjos (cavaquinho de centro), Agenor Menezes (violão), Tanajura (cavaquinho-solo) e Ruy Reis (percussão), o Showrinho & Brasil tem se confirmado como grande revelação do cenário musical ilheense.
Há mais de sete meses fazendo sucesso como atração do Projeto Música na Praça, iniciativa da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) para oferecer lazer e entretenimento à população local e a flutuante, o Showrinho & Brasil nasceu quase por acaso. Surgiu depois que seus componentes tocaram em uma cerimônia para lembrar o Dia da Saudade, em 30 de janeiro passado.
Daí em diante, o entrosamento tornou-se fator determinante para a concretização do grupo de chorinho. Além disso, o talento dos músicos contribuiu para a realização de um trabalho centrado na harmonia do instrumental. A participação especial do percussionista Roberto Bonfim no CD é uma das boas novidades com as quais o Showrinho & Brasil vai presentear o público. O lançamento ainda não tem data marcada, mas o CD está no forno e é grande o otimismo dos músicos quanto à receptividade do público e da crítica.
Filho de Fidel Castro visita a Bahia
Fidel Castro Díaz-Balart nasceu em 1949, se formou como físico nuclear na antiga União Soviética e chefiou o programa de energia atômica de Cuba, enquanto ele existiu, há mais de uma década. A mãe dele, Mirta Díaz Balart, foi a primeira mulher de Fidel, mas divorciaram-se em 1955 e ela mora em Madri (Espanha).
Polícia Militar debate ‘Lei Maria da Penha’
A iniciativa é uma parceria entre o Centro Maria Felipa e a Superintendência Especial de Políticas para as Mulheres, e possui como principal objetivo a socialização da lei, além da capacitação de policiais militares. No dia 31 de agosto, às 14h30, haverá uma discussão voltada para a comunidade em geral.
Sexta-feira, a partir das 14 horas, a palestra será apenas para policiais militares, com abordagens técnico-operacionais relacionadas à nova lei. Esses policiais serão multiplicadores nas diversas unidades, para que toda a Corporação esteja apta para as ações, assim que a lei entrar em vigor, em 22 de setembro deste ano.
O Banco do Nordeste realizará oficinas de elaboração de projetos culturais
