ROTULAGEM DE ALIMENTOS DA ANVISA ENTRA EM VIGOR DIA 31 DE JULHO

Cada uma das grandes redes de supermercados, como Wall Mart, Pão de Açúcar, Sonae, Carrefour, vai precisar investir de 3 a 5 milhões de reais para adaptar-se ao novo regulamento de rotulagem da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em reunião com a Fiergs e Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), a agência informa que não haverá nova prorrogação do prazo para a mudança. A Resolução 360, que entra em vigor em 31 de julho, exige a discriminação da quantidade de gorduras trans, a indicação em destaque da presença de glúten e muda a base diária de calorias de 2.500 para 2 mil. Todo e qualquer produto que vai para gôndola embalado precisa conter as novas informações e para isso, estima-se que pelo menos 100 mil balanças precisam ser trocadas ou atualizadas no país. Além de proteger a saúde do consumidor e complementar as políticas públicas de saúde, a medida visa compatibilizar a legislação nacional com a do Mercosul, para facilitar a livre circulação. Mas, faltando menos de duas semanas para a entrada em vigor, grande parte dos rótulos ainda está no formato antigo, já que a indústria de alimentos contava com uma nova prorrogação. A medida vem sendo adiada desde 2003, devido ao lobby dos supermercadistas. No entanto, a Anvisa disse que o prazo continua em vigor, já que a medida faz parte de legislação internacional e não pode ser adiada. Os antigos rótulos vão valer apenas para os produtos fabricados até o dia 31 de julho de 2006. Os rótulos dos produtos fabricados a partir de 1º de agosto devem estar adequados às novas regras.

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