INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Curso de braile garante inclusão social em Ilhéus

Abertas inscrições para a Canoagem ao Mato Virgem

Curso de atualização beneficia mais de 50 dentistas em Ilhéus

IME realiza segundo encontro de educadores

Quadrilha junina de Ilhéus é a quarta melhor do Brasil

Oficinas geram renda para mães de crianças do Sentinela

Conselho Municipal de Turismo convoca entidades para reunião

Curso de braile garante inclusão social em Ilhéus

Deficientes visuais de Ilhéus estão descobrindo a possibilidade de crescer profissionalmente e conquistar novos espaços na sociedade, a partir da leitura. A ponte para um mundo com novas oportunidades é oferecida pela Prefeitura local, com um curso de braile, método de produção de textos desenvolvido especialmente para cegos.
As aulas de braile acontecem de segunda a sexta, pela manhã e à tarde, na Biblioteca Municipal de Ilhéus (antigo Colégio General Osório), centro da cidade. E quem aprende a identificar palavras nos pontinhos em alto relevo parte imediatamente para encarar novos desafios. Diversos alunos do curso voltaram ou entraram na escola regular depois de conhecer o braile.
“São pessoas com grande inteligência e muita sensibilidade, que só precisavam dessa chance para alçar vôo”, vibra a professora Tânia Maria Conceição, que ministra o curso. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e integra um conjunto de estratégias destinadas a promover a educação especial.
Além de estabelecimentos de ensino da rede municipal, alunos do curso de braile também são encaminhados para o Centro de Referência em Inclusão Social (Crie), espaço mantido pelo município para garantir acesso à educação para crianças portadoras de necessidades especiais.
Para a professora Tânia, o trabalho contribui com o esforço de “reduzir o preconceito contra aqueles que possuem qualquer tipo de deficiência, demonstrando que elas precisam apenas de apoio para desenvolver suas habilidades”. O acesso ao curso é aberto a qualquer pessoa, inclusive quem não seja deficiente visual, mas queira aprender a técnica com o objetivo de ensiná-la.
Incentivar a participação da sociedade nas ações de combate à exclusão é também uma proposta da Secretaria Municipal de Educação. Segundo o secretário Almir Pereira, “é extremamente necessária essa colaboração entre poder público e sociedade para que tenhamos uma cidade mais humana, na qual todos tenham acesso aos seus direitos”.

Abertas inscrições para a Canoagem ao Mato Virgem

Já estão abertas as inscrições para a nona edição da Canoagem Rumo ao Mato Virgem, evento promovido pela Fundação Livre do Mar e da Mata (Maramata). Este ano, a canoagem será realizada no dia 20 de agosto. As inscrições podem ser feitas na seda da Maramata, rua Nova Brasília, 05. O número de participantes é limitado. Para garantir a inscrição, o dono da embarcação somente precisa fazer a doação de um quilo de alimento não-perecível. A canoagem é realizada anualmente e tem o objetivo de resgatar a memória cultural com ações de educação ambiental e práticas sustentáveis, além de resgatar a história de Ilhéus.
A canoagem faz parte do calendário de eventos turísticos de Ilhéus e reconstrói, de forma alegórica e estilizada, a viagem feita pelo príncipe Maximiliano da Áustria, em 1860. O percurso feito durante a canoagem também é o mesmo do príncipe Maximiliano Wield-Neuwied, da Alemanha, em Ilhéus, no ano de 1815, quando ele veio estudar as riquezas naturais do município. O presidente da Maramata, Jerbson Moraes, diz que o evento é importante para o turismo, a história e, ainda, “para o desenvolvimento econômico da cidade”, já que aborda as prática sustentáveis.
A estimativa é de que neste ano cerca de 550 embarcações (entre canoas, caiaques e barcos) participem do evento, saindo da Baía do Pontal e subindo a foz do Rio Cachoeira, em direção ao Banco da Vitória, ponto final da canoagem. Ainda segundo a organização do evento, espera-se atingir uma população fixa e flutuante de mais de oito mil pessoas, desde a baía às áreas ribeirinhas e o Banco da Vitória.
Jerbson informa que a saída das embarcações do Pontal está prevista para as 13 horas do dia 20 de agosto. São duas horas de viagem e os participantes ainda têm a oportunidade de curtir uma programação com almoço, entrega de prêmios e sorteios de brindes. A organização também promete novidades para o evento deste ano, dentre elas a visita de equipes da Fundação e da Capitania dos Portos às comunidades que devem se integrar à canoagem. Durante as visitas, serão apresentados regulamento, ações de segurança e os requisitos para a inscrição.

Curso de atualização beneficia mais de 50 dentistas em Ilhéus

Um curso de capacitação e atualização para dentistas vai reunir em Ilhéus, na quinta (20) e sexta (21), mais de 50 profissionais da área, de acordo com a previsão do coordenador do departamento de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde, Ledson Nogueira. “Se considerarmos que a rede pública tem 53 cirurgiões-dentistas e que o curso está aberto também aos colegas de fora da rede, poderemos dizer até que esta previsão é um tanto conservadora”, anima-se Ledson, informando que a abertura do evento ocorrerá às 14 horas da quinta, sendo que todo o dia de sexta será dedicado às atividades didáticas.
O curso “Capacitação e atualização em saúde pública”, com em ênfase em odontologia – que será ministrado no auditório da Justiça Federal (Praça Cairu) –, é promovido pela Secretaria da Saúde de Ilhéus, em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). As atividades de atualização e capacitação serão conduzidas por professor contratado pela Sesab, além de profissionais (dentistas, enfermeiras e assistentes sociais) da Secretaria da Saúde de Ilhéus. Tanto os profissionais dentistas “particulares” quanto os da rede pública de Ilhéus receberão certificado de freqüência ao curso.
Ledson Nogueira adianta que o conteúdo programático do curso inclui técnicas para melhorar as relações com o público e procedimentos de humanização do atendimento, “que tem sido preocupação e busca constantes em todo o sistema de saúde pública”. O resultado prático já projetado para o curso é a integração dos dentistas com as equipes do PSF (Programa Saúde da Família). De acordo com Ledson Nogueira, três PSFs já contam com atendimento odontológico de rotina, enquanto outros três (Santo Antônio, Vilela IV e Banco do Pedro) estão no cronograma de inclusão desses profissionais. “O curso será importante para que tenhamos o pessoal preparado para esse programa o mais rapidamente possível”, finaliza o coordenador.

IME realiza segundo encontro de educadores

Tendo como foco principal otimizar o desempenho dos alunos e melhorar a convivência em grupo da equipe escolar, o Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME) promoveu o II Encontro de Educadores na segunda-feira (17), no auditório Fernando Leite Mendes, da Fundação Cultural de Ilhéus. Foram estabelecidas metas e planejadas ações para o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). O objetivo é promover a integração da equipe na elaboração das ações pedagógicas.
A diretora do IME, professora Lidiney Campos de Azevedo, enfatizou que para obter sucesso coletivo é necessário oportunizar às equipes momentos de reflexão e debates que provoquem mudanças positivas nas relações interpessoais. “Essas ações devem independente da função que o profissional ocupe na escola”. Estiveram presentes pedagogos, diretores, professores e funcionários.
Em seguida, a professora e administradora de empresas Antonia Bezerra falou sobre o tema “Convivendo com as diferenças e vencendo obstáculos”. Ela sugeriu dicas para um bom relacionamento em grupo, eficiência profissional e criatividade. Segundo ela, o mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e não é suficiente ser dotado de conhecimento técnico. “Torna-se necessário que, além desses atributos, o profissional saiba relacionar-se bem com os colegas e possuir uma liderança”, disse.

Quadrilha junina de Ilhéus é a quarta melhor do Brasil

A quadrilha junina ilheense Explosão da Esperança foi eleita a quarta melhor do país no II Festival Nacional de Quadrilhas Juninas, que aconteceu no último final de semana, em Belo Horizonte. Graças à boa pontuação, o grupo foi convidado para disputar o Concurso Nacional da Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq), que acontece em agosto.
Com o total de 44 pontos, sendo oito para coreografia, 10 para caracterização, 8,5 no repertório, 9 em comunicação e 8,5 para o conjunto, a quadrilha junina de Ilhéus ficou em quinto lugar no festival, do qual participaram grupos de todo o país. Além da Explosão da Esperança, que representou a Bahia, quadrilhas juninas de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Sergipe, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais movimentaram a capital mineira nos dias 14 e 15 de julho.
Segundo informações da Polícia Militar de Belo Horizonte, todas as expectativas foram superadas e a cidade recebeu cerca de 45 mil pessoas nos dois dias de apresentações, que aconteceram na Praça da Estação. O evento também contou com shows de dois pesos pesados do forró nacional: o grupo Falamansa e a cantora Elba Ramalho, que abrilhantaram ainda mais a festa.
A primeira colocada foi a Simpatia Junina de Tracuateua, do Pará, seguida pela Quadrilha Junina Cangaceiros da Boa, de Sergipe, e do Núcleo Mineiro de Cultura Feijão Queimado, de Belo Horizonte. A diferença de cinco pontos separou a primeira colocada da quadrilha junina Explosão da Esperança, de Ilhéus, que parte junto com as outras três equipes para a disputa do Concurso Nacional da Confebraq.
O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Marcos Magno, considerou o resultado altamente positivo já que, no ano passado, o grupo ocupou a sexta colocação. “Pudemos perceber uma evolução muito grande nas apresentações”, disse. Ele considera que as assessorias prestadas pelo governo municipal, através do Projeto Águia da Cultura, contribuíram muito com o desenvolvimento do grupo. “Agora é se preparar ainda mais para disputar o próximo concurso, a fim de conseguir um destaque maior para as manifestações culturais e artísticas do Sul da Bahia”, afirmou Magno.

Oficinas geram renda para mães de crianças do Sentinela

As mães de crianças e adolescentes assistidos pelo Programa Sentinela, da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, estão inseridas numa iniciativa capaz de transformar a realidade de suas famílias. Mais de 20 delas freqüentam as oficinas de fuxico do Centro de Referência Sentinela e outra parte faz os trabalhos nas próprias residências. As oficinas são coordenadas pela educadora social, Fanny Rossi, do Programa Sentinela.
Segundo Fanny, a realização das oficinas é o resultado de um trabalho pautado na necessidade de terapia-ocupacional direcionada às mães de crianças e adolescentes assistidos pelo Programa Sentinela. Entendendo que é uma espécie de atendimento psicossocial, disse que “as oficinas começaram em fevereiro e têm como objetivo maior oportunizar as mães com uma ocupação, por meio do artesanato em tecido, e promover a geração de emprego e renda”.
As oficinas são orientadas por profissionais capacitados e experientes. Explicou a coordenadora da iniciativa do Programa Sentinela que as senhoras contempladas já estão trabalhando com a possibilidade de criar uma cooperativa. A idéia é facilitar a comercialização do fuxico produzido por elas. Além disso, poderão pensar em exportar o artesanato confeccionado no Centro de Referencia Sentinela.
Para o funcionamento da cooperativa, às mães deverão contar com o apoio do Banco da Mulher, instituição ligada à Prefeitura de Ilhéus. Maria José da Hora Oliveira, coordenadora do Programa Sentinela, falou que, além do fuxico, as mulheres produzem o arremate em bico e tricô, usados no acabamento de bolsas e outras peças produzidas pelas novas artesãs.
“Algumas mulheres já estão comercializando os trabalhos e no final das primeiras experiências com as oficinas será realizada uma exposição para mostrar o artesanato às pessoas interessadas em conhecer e adquirir o produto, para fins comerciais ou uso pessoal”, enfatizou.

Conselho Municipal de Turismo convoca entidades para reunião

O Conselho Municipal de Turismo de Ilhéus (Comtur) agendou para a próxima quinta-feira (20), às 16h, no Palácio Paranaguá, uma reunião com as diversas entidades públicas e privadas de Ilhéus. A pauta principal é a eleição dos novos membros que irão compor o Conselho do Pólo Turístico Litoral Sul, que abrange a Costa do Cacau e a Costa do Dendê.
Nesta reunião, o Comtur vai indicar seus representantes na eleição que acontecerá no próximo dia 25, às 9h, na Faculdade de Ilhéus. Durante o processo eleitoral, serão convalidados ou substituídos os conselheiros cujos mandatos estão extintos. Hermano ressaltou a importância da participação do maior número de entidades possível, como Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Conselho Ilheense de Turismo (Citur), Câmara de Vereadores, Câmara de Dirigentes Lojistas, Associações Comerciais e as prefeituras dos municípios vizinhos.
“O Conselho do Pólo Litoral Sul é que consegue atrair mais investimentos para a região através do Prodetur. Precisamos ter uma boa representação para que os recursos venham para Ilhéus”, justificou. O secretário afirmou, ainda, que durante a reunião também será nomeada uma comissão que ficará responsável pela elaboração do novo Plano Estratégico de Turismo, que deverá ser apresentado para aprovação na próxima reunião, em agosto. “Para que possamos ter um turismo cada vez mais forte, precisamos contar com o apoio da sociedade civil e dos empresários, a fim de fortalecer parcerias e atrair novos investimentos para nosso município”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *