Aconteceu na última segunda-feira (17) o Encontro Preparatório para o II Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares (II SNPPCP) e para o Encontro Sul Americano de Culturas Populares (ESACP). O Teatro Gregório de Mattos, em Salvador, recebeu mestres da cultura popular, artistas e produtores culturais dos mais diversos segmentos. O encontro pautou os temas que serão expostos no II SNPPCP e ESACP. O encontro também cumpre o papel de divulgar e cadastrar os agentes da cultura Popular.
Romualdo Lisboa, diretor do Teatro Popular de Ilhéus e Coordenador da Casa dos Artistas, que participou do I Seminário, em fevereiro de 2005, esteve presente ao encontro e vai participar da delegação baiana que segue para Brasília em setembro.
Romualdo indicou a participação de Seu Oréco, mestre do Bumba-meu-boi de Aritaguá, distrito de Ilhéus, que certamente tem muitos saberes e fazeres para compartilhar com os mestres de todo o Brasil e América latina que estarão presentes no evento.
Maiores informações no sítio eletrônico: www.cultura.gov.br
Segue Programação Julho Agosto da Casa dos Artistas
A casa dos Artistas, no final de semana passado, teve número recorde de visitação. Os espetáculos estiveram lotados e, faltou espaço no Teatro Pedro Mattos. Com o apoio da imprensa sul baiana a Casa tem ampliado seu alcance e atingido principalmente a população das cidades vizinhas. Os moradores de Ilhéus também têm comparecido com freqüência, mesmo numa época em que o maior número de visitantes são turistas. Isto, obviamente, é fruto de trabalho sério e principalmente, pelo envolvimento honesto com as comunidades. Os projetos desenvolvidos pelo Teatro Popular de Ilhéus junto aos bairros e distritos sempre tiveram o respeito como fator primeiro. O resultado se traduz na participação cada vez maior das Associações de Moradores, Escolas, Sindicatos, Igrejas, ONGs… nos eventos e projetos implementados pela Casa dos Artistas.
E VIVA A CULTURA POPULAR!!!
Programação da Casa dos Artistas
Sexta-feira: “O Contador de Histórias Grapiúnas”, às 20 horas.
Sábado: “Pega pa Capá”, às 20 horas.
O que vem por aí: “Nem louco nem tão pouco”. Cinco personagens se revezam num ator que passeia pela retrospectiva dos afazeres artísticos, enquanto troca de figurino e se maquia diante da platéia. O monólogo, dirigido por Jackyson Costa e Rita Brandi, traz várias facetas de Ramon Vane. Em cena, vão desfilando tipos loucos, boçais, populares, artísticos, comuns, desbocados, moralistas, apelativos, irônicos e festivos.
O texto segue num tom de resmungo, mostrando, com bom humor, a diversidade
que convive na mente dos artistas. Dias 9 e 10 de agosto às 20 horas.
A Casa dos Artistas é um espaço cedido pela família Hans Koella e administrado pelo Teatro Popular de Ilhéus. Sua dinamização tem como objetivos a preservação e valorização da cultura popular da região.
Maiores informações pelo site: www.casadosartistas.art.br
ou pelo telefone (73)3634-5818.