Tigre é garfado e estréia com derrota na Série C do Nacional
“Maneiras de Amar” entra em cartaz no Municipal de Ilhéus
Educação discute Plano Estratégico
Mutirão vai beneficiar Inema e Pimenteira
Pais de alunos participaram de seminário em Sambaituba
da vacinação e fixam metas
Enfermeiros, vacinadores e registradores participam do Seminário para Avaliação do Programa de Imunização em Ilhéus, na sexta-feira (21), a partir das 13h, no Barravento Praia Hotel. “Esta iniciativa mostra o empenho da Secretaria, na busca da qualidade ao atendimento à saúde da população”, explica a diretora da Vigilância à Saúde de Ilhéus, Cássia Virgínia de Lima Brito. Os técnicos irão avaliar o resultado da primeira etapa da campanha de vacinação em Ilhéus e fixar metas para a segunda etapa da campanha, que começa no dia 16 de agosto. Para isso,
Para a secretária da Saúde de Ilhéus, Eliene Oliveira, o seminário significa que o governo municipal não tem a intenção de se acomodar com o resultado já conquistado nesse setor. “Embora tenhamos obtido um recorde histórico na vacinação contra poliomielite, obtendo o maior índice de cobertura dos últimos 15 anos, é preciso verificar as rotinas de trabalho, para identificar e corrigir eventuais desvios”, afirma.
Ela lembra que o evento não é uma comemoração do que foi conseguido, mas uma forma eficiente que a Vigilância Saúde utiliza para ouvir todos os atores da campanha e fixar linhas de prioridade, a fim de manter o excelente resultado. Na primeira etapa da campanha contra a pólio, Ilhéus obteve 95,47% de cobertura vacinal, beneficiando 19.042 crianças de até 4 anos de idade, de acordo com o SI-PNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização), do Ministério da Saúde.
Em cinco anos (de 2000 a 2005) os índices em Ilhéus foram muito pobres, variando entre 58,2% (em 2000) e 75,2% (o máximo alcançado, em 2001), o que deixou o município com um percentual de cobertura muito abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%. Em 2005, já no atual governo, houve uma melhora significativa, chegando a 84,5, mas ainda aquém do desejado. “Em 2006, superamos a meta da primeira etapa e vamos contar, mais uma vez, com recursos do governo municipal para repetir o êxito na segunda, que começa a 16 de agosto”, projeta Cássia Virgínia.
Tigre é garfado e estréia com derrota na Série C do Nacional
O Colo Colo tenta a reabilitação na Série C do Brasileirão nesta quarta-feira, às 20h30min, no estádio Mário Pessoa, diante do Confiança de Sergipe. Será a oportunidade de reverter a imagem deixada neste domingo (16) quando perdeu para o CSA, por 3 a 1. O time alega que foi prejudicado pela arbitragem. Os dois auxiliares da arbitragem eram de Alagoas e o Tigre ilheense sofreu com quatro expulsões e a pressão da torcida adversária.
A partida deste domingo foi a de estréia do Colo Colo na série C. O time até poderia ter saído do estádio Rei Pelé, em Maceió, com um empate em 1 a 1 não fosse, segundo dirigentes, as expulsões de jogadores e as marcações duvidosas da equipe de arbitragem. Quando a partida ainda estava 1 a 1, o time teve técnico Ferreira e o jogador Tiago expulsos, facilitando o trabalho para o CSA.
O primeiro gol do jogo aconteceu aos 37 minutos do primeiro tempo, com o atacante Alexsandro, abrindo o placar para o time da casa. O empate do Colo Colo veio numa boa jogada do atacante Guga, logo em seguida, aos 39. Com a arbitragem atuando contra, o Tigre resolveu recuar. Mas aos 6 minutos da segunda etapa veio o castigo. O atacante do time alagoano, Gilson Costa, colocou o CSA na frente, pela segunda vez.
O Colo Colo ainda sofreria com a expulsão de Guga, considerado o melhor em campo, e do capitão Juninho. Um dos grandes responsáveis pelo título do Baianão 2006, o goleiro Marcelo chegou a defender um pênalti, mas, pressionado pela torcida, o bandeira Otávio Araújo apontou irregularidade do goleiro e fez voltar a cobrança da penalidade. Com isso, o time tomou o terceiro gol, decretando-se o placar final: CSA 3 x 1 Colo Colo.
Baixas
O Tigre ilheense sofrerá quatro baixas para a partida de quarta-feira, no estádio Mário Pessoa, todas elas por motivo de expulsão no jogo de estréia. O técnico Ferreira somente poderá comandar o time das arquibancadas. A expectativa é de que ele leve um “gancho” de dois jogos. Outros que não poderão atuar na próxima partida serão o zagueiro Tiago, o meia Juninho e o atacante Guga, também expulsos no jogo do domingo.
“Maneiras de Amar” entra em cartaz no Municipal de Ilhéus
O espetáculo teatral “Extraordinária Maneiras de Amar” é o cartaz do próximo final de semana do Teatro Municipal de Ilhéus. A peça, encenada pela atriz Meran Vargens, será apresentada às 20 horas de sábado (22) e domingo (23), ao preço de R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). Inspirada na obra “Contos de Eva Luna”, da chilena Isabel Alende, a montagem é dirigida pela própria Meran, que interpreta três personagens e assina a adaptação do texto. O apoio é da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci).
Iniciativa da Secretaria da Cultura e Turismo e Fundação Cultural do Estado da Bahia, através da Diretoria de Música e Artes Cênicas, o espetáculo viaja pelo universo feminino e procura mostrar que as diversas formas de amar valem a pena. Busca alcançar os sentimentos e emoções que se fragmentaram e se perderam na trajetória da vida das personagens Eva Luna e Belisa Crespusculário, além da vida da própria atriz-intérprete. O encontro das três mulheres dá vida às personagens.
A interpretação é o eixo que produz o suporte das cenas do espetáculo. A interação com a platéia é outro destaque do espetáculo que procura descobrir a relação entre as personagens, especificando o que têm em comum e mostrando suas diferenças. Com a interpretação do monólogo, Meran Vargens faturou o Prêmio Copene de Teatro 2001, categoria de melhor atriz.
Para interpretar as personagens, a atriz usa muitas vozes em cena. Por isso, ela não classifica a peça como monólogo, “mas como espetáculo solo que nos bastidores conta com uma equipe formada por Rino Carvalho (direção de cena e figurino), Tatiane Canário (assistente de dramaturgia) e Luciano Bahia (trilha sonora)”.
Educação discute Plano Estratégico
A Secretaria de Educação de Ilhéus intensifica as discussões sobre o seu Plano Estratégico. O documento vai nortear as ações do órgão, com o objetivo de obter maior eficiência e melhores resultados em benefício da rede municipal de ensino. De acordo com o secretário Almir Pereira, as medidas tendem a refletir em ganho de qualidade expressivo e “a maior recompensa será para os cerca de 27 mil alunos que atendemos”.
O Plano Estratégico da Secretaria de Educação (PES) está sendo discutido pelo Grupo de Sistematização, uma equipe de pedagogos que se reúne a cada oito dias para analisar informações coletadas nos estabelecimentos de ensino. A cada encontro, são observadas questões como pontos deficientes no funcionamento das escolas e discutidas medidas para corrigir os problemas. O resultado final, com a síntese das informações colhidas e ações propostas, fará parte do relatório do PES.
O trabalho é conduzido pela professora Vitória Penalva, que destaca a forma coletiva como ocorrem as discussões. “Cada setor da secretaria escolheu o seu representante no Grupo de Sistematização, o que permite visões diferentes sobre as medidas que devemos adotar para construir um sistema de ensino de qualidade cada vez maior”, afirma.
O secretário Almir Pereira diz que as ações são beneficiadas pela prioridade que o atual governo dá à educação. “É inegável que o prefeito Valderico Reis tem imprimido uma nova dinâmica na rede municipal de ensino, com maior valorização dos professores e melhoria na estrutura física das escolas, o que vai refletir em resultados cada vez melhores”, salienta.
Mutirão vai beneficiar Inema e Pimenteira
O mutirão da saúde e cidadania da Prefeitura de Ilhéus vai beneficiar nesta semana as comunidades dos distritos de Inema e Pimenteira. Nesta terça (18), equipes das secretarias de Saúde, Assistência Social e Trabalho e Serviços Urbanos passarão todo o dia prestando atendimentos especializados no distrito de Inema, e na quarta-feira, 19, será a vez dos moradores de Pimenteira.
Com o mutirão, as comunidades têm acesso aos diversos serviços na área de saúde, como pediatria, odontologia e clínica médica, realização de exames de colo do útero e mama, e coleta de sangue para testes de DST/Aids, hepatite viral, glicemia e colesterol. Os benefícios do mutirão vão muito além do atendimento médico, já que a localidade também recebe serviços de limpeza de ruas, poda de árvores e capinagem.
Na área social, será prestado atendimento jurídico às famílias, com serviços de aconselhamento e corte de cabelo, atualização de dados e cadastramento no Bolsa-Família, além de ações sociais realizadas pela Prefeitura de Ilhéus, encaminhamento para a retirada da carteira de identidade e segunda via da certidão de nascimento. A população também participa de palestras rápidas com informações sobre prevenção às doenças e atividades de higiene, além de receberem preservativos e folhetos explicativos.
A secretária de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis, afirma que o mutirão tem beneficiado a população carente que mora nos distritos mais afastados do centro da cidade e tem dificuldade de deslocamento. “Queremos demonstrar a preocupação do governo municipal com toda a comunidade, levando os serviços básicos a cada uma dessas localidades”, disse. Ainda no mês de julho estão programados mutirões para o bairro Hernani Sá (Urbis), no dia 25, e Nossa Senhora da Vitória, no dia 26.
Mutirão de saúde beneficiou mais de 11 mil na zona rural
Até junho deste ano, a Unidade Móvel Médico-Odontológica (Uni-Saúde) da Secretaria da Saúde de Ilhéus já beneficiou mais de 11 mil pessoas, com serviços diversos, sendo o total de consultas a médicos e dentistas superior a 7 mil pacientes. A Prefeitura Ilhéus intensifica os mutirões no interior do município, para facilitar à população rural o acesso aos serviços de saúde pública. Os mutirões são feitos com a participação de médicos e dentistas e também são oferecidos exames preventivos, vacinação, acompanhamento de Bolsa-Escola e exames laboratoriais.
Do total, a maior parte das consultas (62,8%) é na área da assistência odontológica (com tratamento, ações de profilaxia, extrações e orientação), enquanto os médicos atenderam aos demais 37,2% dos casos (cerca de 2,8 mil pessoas). No geral, somados todos os serviços oferecidos no período de janeiro a junho, 11.172 pessoas foram beneficiadas pelo programa.
Ao levar médicos, dentistas, enfermeiras, vacinadoras e pessoal de apoio às áreas mais distantes do município, a Secretaria da Saúde alivia a pressão que essa demanda exerce sobre a cidade, tornando o atendimento mais cômodo e mais barato para a população. Admitindo que os operadores da saúde têm dificuldades para acionar a Unidade Rural, a secretária disse que isto dá a medida exata de como é difícil o acesso das comunidades rurais aos postos da sede.
“O serviço só tem se mantido com êxito porque existe grande dedicação de todos os participantes, do coordenador às enfermeiras, dos médicos aos dentistas e pessoal administrativo, sem contar que o prefeito é um entusiasta desse projeto”, disse Eliene Oliveira. Esta semana, o mutirão do Uni-Saúde vai atender a comunidades da zona Oeste de Ilhéus: na terça-feira (18), Inema; na quarta (19), Pimenteira e Cascalheira (21).
Pais de alunos participaram de seminário em Sambaituba
A Escola Municipal de Sambaituba realizou, no último sábado (15), o 1º Seminário de Pais e Educadores. O evento aconteceu das 8h às 16h30min e reuniu um grande público da comunidade de Sambaituba e adjacências, que participou de palestras e oficinas. Na oportunidade, foram debatidos temas como: sexualidade, violência doméstica, e exploração sexual infanto-juvenil.
A diretora da escola, Jorgina Sena Nascimento, afirma que o seminário foi muito produtivo e serviu para ampliar o diálogo entre os diretores, coordenadores pedagógicos e educadores e os pais dos alunos que estudam naquela localidade. “Precisamos sempre estimular a participação dos pais nos debates escolares, a fim de que eles acompanhem os assuntos que fazem parte da realidade em que vivem seus filhos”, explicou a diretora.
Jorgina conta que o governo municipal tem buscado aproximar a escola da comunidade, através de atividades interativas, como a que aconteceu neste final de semana. “Os pais e os educadores devem caminhar juntos na formação da cidadania das crianças e adolescentes”, considerou.