INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Ilhéus recebe capoeiristas em 4º Encontro Regional

Famílias carentes do Teotônio Vilela recebem casas populares

Saúde recomenda manter ações de controle da dengue

Mutirão de saúde e cidadania atenderá Inema e Pimenteira

Inscrições para oficina de ritmos afro-brasileiros vão até segunda

Inauguração de quadra na Soares Lopes será dia 22

Equipes do Sentinela promovem atividades de conscientização

Ilhéus recebe capoeiristas em 4º Encontro Regional

No próximo domingo (16), os amantes da capoeira estarão reunidos em Ilhéus para o 4º Encontro Regional de Capoeira, organizado pelo Projeto Pequeno Mestre. O encontro está programado para começar às 9h, na sede da Associação de Funcionários da Fundação Nacional de Saúde de Ilhéus, no bairro do Malhado. Representantes de entidades de diversos municípios estarão presentes no evento.
Palestras, apresentações afro, show folclórico e troca de cordel estão previstas na programação, além da formatura e da entrega da 4ª edição do Troféu Mestre Bimba. O encontro contará com as presenças dos mestres Suassuna, Pererê, Acordeon e Ligeirinho, além de representantes de Uruçuca, Itabuna, Itacaré, Aurelino Leal, Itajuípe, Vitória da Conquista, Poções, Brumado, Camamu e Una, e de outros estados, como Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.
Pequeno Mestre
O Projeto Pequeno Mestre, responsável pela organização do 4º Encontro Regional de Capoeira, é uma ONG sem fins lucrativos que desenvolve uma série de atividades sócio-educativas, artísticas, culturais, de inclusão social e cidadania, tanto na zona urbana quanto na zona rural do município. A ONG existe há mais de sete anos e já atende a cerca de 250 alunos entre cinco e 17 anos, que participam de atividades como capoeira, show folclórico, mostra de vídeos educativos, corte de cabelo e atividades de inclusão digital.
O projeto social trabalha com crianças e adolescentes desenvolvendo atividades educativas e recreativas, como a capoeira, samba de roda, maculelê, puxada de rede, dança afro e aulas de percussão, dentre outras. A ONG também desenvolve muitos projetos voltados às comunidades carentes, a exemplo do Programa Nossa Sopa, onde ela se une com as voluntárias sociais da Bahia para fazer a distribuição semanal do alimento. O programa já atende a 269 famílias.
O Projeto Pequeno Mestre também beneficia a comunidade de baixa renda através da autorização que dá gratuidade na confecção da carteira de identidade e segunda via da certidão de nascimento, graças a uma parceria que possibilitou a isenção de taxa. Segundo o presidente da ONG, Janildo Barbosa, a entidade conta hoje com oito unidades na sede e nos distritos, sendo elas no Alto do Carvalho e Cefa, distritos de Santo Antônio, Sambaituba e Couto, além das filiais nos municípios de Itapebí, na Bahia, Ipatinga, em Minas Gerais, e Mogi das Cruzes, em São Paulo.
Ele ressalta que todas as unidades contam com professores capacitados para ministrar aulas teóricas e práticas. O prefeito Valderico Reis elogiou a organização do evento e o trabalho que vem sendo desenvolvido pela ONG. “É um trabalho capaz de recuperar a auto-estima, formar a cidadania e a cultura de paz, além de valorizar as tradições”, disse.

Famílias carentes do Teotônio Vilela recebem casas populares

“Hoje é um grande dia na minha vida ao ganhar a tão sonhada casa própria. Agora, já posso viver com dignidade ao lado da minha família e não corro mais o risco de acordar de madrugada com tudo encharcado”. Emocionada, a dona-de-casa Hilda Francisca dos Santos expressou a sua gratidão ao receber do prefeito Valderico Reis as chaves e a escritura da sua nova casa, no Teotônio Vilela. O imóvel conta com quarto, sala, cozinha e banheiro, além de área para ampliação.
A solenidade foi prestigiada pelo gerente-operacional da Caixa Econômica-agência de Ilhéus, Valdenor Pereira, vereadores, secretários e assessores municipais e lideranças comunitárias locais. Ao entregar as unidades habitacionais às famílias que moravam em encostas e em áreas de preservação ambiental, o prefeito Valderico Reis disse que o governo passado não se preocupou em pagar a indenização assumida com os proprietários do terreno.
“Por isso que demoramos em contemplar ao povo tão sofrido desse bairro com essas casas”, diz o prefeito, lembrando que o município “Buscamos recursos financeiros no Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid), através do Ministério das Cidades, para a conclusão das obras”. Valderico lembrou que o seu governo vem investimento no bairro Teotônio Vilela.
Ele destacou entre os investimentos a instalação de novas equipes do Programa Saúde da Família (PSF), reforma e ampliação das escolas municipais Paulo Freire e Temístocles Andrade e funcionamento do posto de saúde em regime 24 horas. O prefeito ainda assumiu o compromisso de implantar linhas regulares do transporte coletivo urbano para a rua São João e construir mais mil casas populares no bairro ainda nesta gestão. “Também vamos construir um grande centro de saúde que será referência em Ilhéus”.
A secretária municipal de Planejamento, Adriana Aleixo, disse que o Projeto Habitar Brasil vai construir no bairro 156 casas populares direcionadas a famílias baixa renda. Com verba do Programa de Subsídio à Habitação (PSH), a Prefeitura pretende construir 50 unidades habitacionais em diversos pontos do bairro. Ela destacou que o prefeito vem trabalhando para oferecer mais qualidade de vida à população.
Lugar melhor
A doméstica Dinalva de Jesus Alves estava contente por ter sido beneficiada com uma casa própria. Ela contou que a casinha onde morava, “um barraco, foi queimado totalmente, justamente no período que marido estava desempregado. O prefeito está de parabéns com essa iniciativa”, disse. Opinião semelhante tem a dona-de-casa Solange Bonfim, que morava numa área de preservação ambiental em frente à rodoviária de Ilhéus.”Aqui é bem melhor que o antigo local porque não corremos o risco de acidentes porque os barracos estão na beira da pista”.
O desempregado Antonio Pereira dos Santos diz que agora está alegre com a nova morada. “Antes, a gente tinha vergonha em receber visitas, mesmo com o barraco limpo. Todo o ano a gente gastava dinheiro comprando tábuas para a troca de madeiras podres. Hoje, a casa é bem melhor, de alvenaria e de cimento”.

Saúde recomenda manter ações de controle da dengue

A Secretaria da Saúde de Ilhéus insiste com a comunidade para que sejam mantidas as ações preventivas contra a dengue. Atualmente, alguns bairros, a exemplo do Teotônio Vilela, Basílio, Gamboa, Fundão, São Miguel e os altos do Carvalho e da Boa Vontade, estão com um índice de infestação do mosquito Aedes aegypti que as autoridades classificam como estágio de “alerta”.
De acordo com a diretora da Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia de Lima Brito, “a presença de larvas do mosquito, popularmente chamadas cabeças-de-prego, foram identificadas em até mais de dez por cento dos prédios, de alguns desses locais”. Ela salienta que diante dos índices de IIP (Índice de Infestação Predial), os agentes da dengue estão intensificando o trabalho, mas que é indispensável a contribuição dos moradores. “em Sem a colaboração dos ilheenses, não atingiremos a redução necessária”.
O trabalho de conscientização dos moradores está sendo feito a partir das associações comunitárias e também com investimento nas escolas. “O investimento do governo municipal tem sido na criação de multiplicadores das ações preventivas, sejam adultos ou escolares das redes pública e particular, para manter acesa a chama da responsabilidade que todos deve ter em relação à dengue”, afirma Cássia Virgínia. A diretora da Vigilância à Saúde chama a atenção para o resultado obtido em toda a cidade, que é de 5,1% de infestação, já próximo do objetivo perseguido.
Os locais de melhor desempenho no combate à dengue foram São Sebastião e o Centro, com 0% de infestação, Hernani Sá (0,4%), Cidade Nova (0,7%), Ceplus (1,1%), Pontal (1,3%), Bela Vista (1,6%), Jardim Atlântico (1,9%), São Francisco (2%) e Jardim Savóia (2,3%). Cássia Virgínia compara as larvas localizadas agora no tempo frio com “uma bomba prestes a explodir no verão”, enquanto muitas pessoas parecem não se dar conta disso, pois “continuam a manter lixo no quintal, com todo aquele cortejo de latas, pneus, garrafas e variado tipo de recipientes que servem de criadouro do Aedes aegypti”.

Mutirão de saúde e cidadania atenderá Inema e Pimenteira

Inema e Pimenteira serão as próximas localidades atendidas pelo mutirão de cidadania realizado pela Prefeitura de Ilhéus. As duas comunidades serão beneficiadas com serviços de saúde, assistência social e serviços urbanos, direcionados principalmente a pessoas carentes. Em Inema, o mutirão acontecerá na próxima terça-feira (18) e, já em Pimenteira, está programado para a quarta (19). Haverá atendimento nas especialidades de pediatria e odontologia, realização de exames e coleta de sangue para testes de DST/Aids e de hepatite viral.
A comunidade também terá além de serviços de limpeza de rua, poda de árvores e capinagem. A atenção à mulher será redobrada com exame de colo do útero e de mama. As equipes que atendem na unidade móvel de saúde também oferecerão teste de glicemia e de colesterol. Médicos também ofertarão atendimento clínico. Equipes da Secretaria de Assistência Social e Trabalho oferecerão atendimento jurídico às famílias, com serviços de aconselhamento, corte de cabelo, atualização de dados e cadastramento no Bolsa-Família e ações sociais realizadas pela Prefeitura, encaminhamento para a retirada da segunda via de carteira de identidade e outros documentos pessoais.
A secretária de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis, disse que o mutirão é uma oportunidade para levar diversos serviços a comunidades mais distantes. A programação do mutirão dá prioridade a localidades que não dispõem de todos os serviços públicos oferecidos durante o mutirão. Fátima explica que muitas dessas localidades são distantes do centro da cidade e de serviços como retirada de documentos e ações de saúde.
Prevenção
O mutirão dá ênfase também a atividades de higiene e de prevenção à saúde. Durante o evento, o cidadão tem acesso a palestras rápidas com aconselhamento sobre como evitar o vírus HIV e doenças sexualmente transmissíveis. Os participantes do mutirão também recebem preservativos e folhetos explicativos sobre como se prevenir de diversas doenças e ter uma vida mais saudável. Após Inema e Pimenteira, serão atendidas as localidades da Urbis (dia 25) e Nossa Senhora da Vitória (dia 26).

Inscrições para oficina de ritmos afro-brasileiros vão até segunda

O prazo para que os interessados em participar da Oficina de Ritmos Afro-Brasileiros da ONG Gongombira façam suas inscrições encerra na próxima segunda-feira (17), mesmo dia em que as atividades terão início. A oficina será ministrada entre os dias 17 e 21, pelo percussionista Marinho Rodrigues, no Terreiro de Matamba Tombenci Neto, situado na Avenida Brasil, no Alto da Conquista.
As inscrições estão sendo efetuadas na Casa dos Artistas, no Quarteirão Jorge Amado ou na sede da ONG Gongombira, promotora do curso. Durante as oficinas, os participantes terão a oportunidade de conhecer diversos estilos, como o samba de roda, e os ritmos sagrados do Candomblé Angola-Congo. O instrutor da oficina, Marinho Rodrigues, foi músico do Balé Afro Dilazenze, criador da Orquestra Gongombira de Percussão e um dos principais compositores de blocos afro de Ilhéus.
Marinho afirma que os africanos trazidos para o Brasil como escravos, entre os séculos XVI e XIX, enriqueceram a cultura brasileira com seus costumes, rituais religiosos, culinária, danças e muito mais. “A partir dessas raízes, pretendo desenvolver um trabalho de percussão e ritmos afro-brasileiros com pessoas de ambos os sexos e diferentes idades”, contou. Ele explica que a intenção do curso é passar para os alunos “a questão da brasilidade, através das origens africanas”.

Inauguração de quadra na Soares Lopes será dia 22

A Secretaria Municipal de Esportes e Cidadania anunciou que a inauguração da Quadra de Esportes Radicais, na Avenida Soares Lopes, será realizada no próximo dia 22, a partir das 10 horas da manhã. De acordo com o órgão, o motivo da nova data é o grande interesse de praticantes de skate e bicicross, muitos deles de outros municípios da região, pelo torneio que acontece simultaneamente ao evento.
“Para que todos tenham tempo de se inscrever e ocorra uma competição ainda mais bonita, estamos prolongando por mais uma semana o período de habilitação dos atletas”, afirma o secretário Newton Lima. As inscrições estão sendo recebidas na sala da Secretaria de Esporte, no térreo do Palácio Paranaguá.
O torneio será disputado nas duas modalidades, com participantes das categorias mirim, iniciante e adulto. Os vencedores receberão bicicleta e skate, além de troféus e medalhas como prêmios. A intenção da Secretaria de Esporte é incentivar os praticantes desses esportes e atrair competições para Ilhéus.
Também na próxima semana, o prefeito Valderico Reis assinará a parceria com a Liga Ilheense de Futebol Amador, permitindo que a seleção de Ilhéus participe do Campeonato Intermunicipal. O acordo prevê um auxílio financeiro, com a liberação de três parcelas de R$ 7.500 para a Liga.

Equipes do Sentinela promovem atividades de conscientização

Mostrar à comunidade de Sambaituba o trabalho de combate ao abuso e violência sexual contra crianças é o objetivo da equipe do Projeto Sentinela que participará do I Seminário de Pais e Educadores da Escola Nucleada de Sambaituba. O evento acontecerá neste sábado (15), das 8h às 17h, e levará à comunidade serviços de saúde. As palestras de aconselhamento e de explicações sobre o Sentinela se darão por todo o dia de amanhã.
A atuação do Sentinela no seminário visa, além de mostrar o trabalho desenvolvido, ouvir moradores a respeito de crimes como abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O projeto prioriza o bem estar de crianças e adolescentes, sempre com o fim de punir os culpados pelos crimes, além de oferecer apoio às vitimas que, na maioria dos casos, não têm proteção.
Segundo a coordenadora do projeto, Maria José da Hora Oliveira, com a participação no seminário, o projeto pretende ainda se aproximar mais da população, tendo em vista a falta de acesso dos muitos moradores de localidades mais distantes à informação. Sobre o seminário, disse que pretende prestar esclarecimentos sobre prevenção de doenças e aconselhamentos a respeito da educação.
Ela falou que a atuação do Projeto Sentinela, em Ilhéus, faz parte da política social do prefeito Valderico Reis, e tem o objetivo de ampliar a rede de proteção a crianças e adolescentes. Na visão de Maria José da Hora, o Sentinela atua como um importante mecanismo de combate a rede de exploração.
Para ampliar o aconselhamento à comunidade de Sambaituba, o Sentinela estará no seminário com assistente social, advogado e educadores. Para atender um público maior durante a realização do evento, serão feitas visitas nas residências. O objetivo é chegar até as pessoas que não comparecerem à escola onde será realizada uma série de palestras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *