Fundaci oferece oficina de teatro a grupos amadores
Pesquisa reconhece Ilhéus por qualidade na educação
Prefeitura entrega quadra e dá apoio ao futebol amador
Ilheense vai participar da Maratona de Nova Iorque
Aluno do IME fica em 2º em olimpíada de matemática
Apresentação de ilheenses em BH será assistida por 40 mil
Secretaria promove seminário de prevenção em Sambaituba
Seminário sobre Agenda 21 vai abordar desenvolvimento local
O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) já é uma realidade para as famílias dos bairros Ilhéus II, Nelson Costa, Hernani Sá, Mambape e Ceplus e do distrito do Couto, todos localizados na zona sul da cidade. Atendendo na rua da Matriz, nº 79, Nossa Senhora das Vitórias, o programa entrou em fase do cadastramento e a proposta é contemplar até cinco mil famílias. Até o momento, 104 delas garantiram inscrição no Cras.
Implantado com a finalidade de descentralizar as ações da Secretaria de Assistência Social e Trabalho e de se aproximar mais da população carente, o Centro de Referência pretende ampliar cada vez mais o número de famílias atendidas. Com o Cras, as famílias que residem nas áreas de abrangência do Nossa Senhora das Vitórias passam a ter o atendimento da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, na sede da rua da Matriz.
Para o cadastramento das famílias, o município está utilizando agentes que atuam no Programa Saúde da Família, além de pessoal da Secretaria de Assistência Social e Trabalho. A contrapartida do município no Cras prevê o pagamento dos profissionais que atendem as comunidades e do aluguel do imóvel onde funciona o programa, além de outras despesas. Para o atendimento, conta com uma equipe formada por dois assistentes sociais, dois psicólogos e um assistente de administração.
O núcleo do Cras do Nossa Senhora das Vitórias é o segundo inaugurado pela Prefeitura. O primeiro foi instalado no Teotônio Vilela, comunidade localizada na zona oeste e um dos bairros mais populosos da cidade. Referindo-se ao Centro de Referência, a secretária de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis, disse que se trata de uma iniciativa que procura beneficiar as pessoas em suas localidades, “oferecendo serviços públicos nas mais diversas áreas e qualificando-as para o mercado de trabalho”.
Fundaci oferece oficina de teatro a grupos amadores
A Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) está ministrando curso de capacitação direcionado a grupos de teatro amador. O grupo “De Corpo e Alma”, formado por atores do bairro Nossa Senhora das Vitórias, no sul da cidade, já está participando da iniciativa que permite mais conhecimento sobre interpretação, postura de palco, impostação de voz, cenografia, iluminação e sonoplastia.
Para participar das oficinas, é preciso apenas se inscrever na administração do Teatro Municipal de Ilhéus. Gratuito, o curso é ministrado de acordo com as carências de cada um. Abertas a qualquer interessado em apurar técnicas teatrais, as oficinas têm como fim melhorar o desempenho dos grupos para que atuem com mais segurança. As aulas são ministradas por profissionais do Teatro Municipal.
Com as oficinas, a Fundaci procura atender as diretrizes do prefeito Valderico Reis, tendo em vista a popularização da arte e da cultura. Lembra o presidente da Fundaci, Marcos Magno, que as oficinas representam grande avanço em termos de difusão e prática de expressões artísticas como a que está em pauta. Com as oficinas, os grupos de teatro amador passam a vislumbrar uma nova perspectiva.
Pesquisa reconhece Ilhéus por qualidade na educação
O prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, e o secretário municipal de Educação, Almir Pereira, participarão de solenidade, nesta sexta-feira (14), onde vão ser premiados os municípios com excelência reconhecida na gestão educacional. O evento será realizado na Câmara de Vereadores de Itabuna, a partir das 17 horas.
A premiação tem base em pesquisa realizada pela Fundação Séculos, junto ao Ministério da Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime). O principal critério utilizado pela instituição para aferir a gestão educacional é a existência do Sistema Municipal de Ensino, com o funcionamento de órgãos como o Conselho Municipal de Educação.
Prefeito e secretário receberão o Diploma de Mérito da Gestão Educacional Responsável. De acordo com os diretores da Fundação Séculos, voltada ao desenvolvimento de projetos nas áreas de educação, meio ambiente e promoção social, a iniciativa presta homenagem a “gestores de projetos, ações e experiências consideradas de melhoria para as condições de vida e de desenvolvimento institucional”.
O atual governo tem priorizado os investimentos em educação. Essa política inclui não apenas o incentivo à formação continuada de professores, como também a recuperação da estrutura de ensino da rede municipal. Chega a 27 o número de escolas reformadas e ampliadas nesta gestão, beneficiando milhares de crianças nas zonas urbana e rural de Ilhéus. “Esse é um compromisso que assumi antes mesmo de ter sido escolhido prefeito e que estamos nos empenhando em realizar”, afirma Valderico Reis.
Prefeitura entrega quadra e dá apoio ao futebol amador
Um torneio de skate e bicicross marcará a inauguração, neste sábado (15), a partir das 10 horas da manhã, da Quadra de Esportes Radicais em Ilhéus. O novo espaço destinado à prática esportiva fica na Avenida Soares Lopes e chega para oferecer mais uma opção de entretenimento e lazer para jovens ilheenses. Durante a solenidade, o prefeito Valderico Reis anunciará a liberação de auxílio financeiro que vai garantir a presença da seleção de Ilhéus no Campeonato Intermunicipal de Futebol.
O torneio de skate será disputado por atletas das categorias Mirim, Iniciante e Adulto e o de bicicross em categoria única. A premiação oferecida aos vencedores será um skate para o primeiro colocado em cada grupo e uma bicicleta para o primeiro no bicicross. Também serão entregues troféus e medalhas.
O secretário Newton Lima diz que Ilhéus possui grandes talentos nos chamados esportes radicais e “ganha um espaço privilegiado para o desenvolvimento dessas modalidades”. De acordo com a Secretaria de Esporte e Cidadania, a quadra possui dimensões oficiais e pode receber competições de nível internacional. “Mas a nossa preocupação maior é ampliar os espaços de lazer existentes em nosso município”, afirma.
O prefeito Valderico Reis vai aproveitar o evento para também anunciar o início de um projeto de recuperação de quadras poliesportivas em diversos bairros. Outra ação do governo em prol do esporte será um convênio com a Liga Ilheense de Futebol Amador, que garantirá repasses de R$ 7.500 nos próximos três meses. Os recursos asseguram a presença da seleção ilheense no Campeonato Baiano Intermunicipal, que começa no próximo dia 30 de julho.
Ilheense vai participar da Maratona de Nova Iorque
O corredor ilheense Wagner Santos Silva, 26 anos, foi o atleta selecionado no Brasil pela Barry Callebaut para participar da edição deste ano da Maratona de Nova Iorque. Experiente em meia-maratona, Wagner representará a filial brasileira da indústria de cacau numa das principais competições do atletismo internacional e que reúne mais de 35 mil corredores de todo o mundo. Todas as despesas com a viagem serão cobertas pela Barry Callebaut. Wagner trabalha como técnico da filial da empresa em Ilhéus.
A corrida acontecerá no dia seis de novembro, mas o atleta está intensificando os treinamentos para “fazer bonito” em Nova Iorque. Mesmo com a rotina de trabalho, o atleta ilheense reserva duas horas diárias para os treinamentos, de segunda à sexta. O técnico-atleta treina diariamente no estádio Mário Pessoa e corridas nas praias e morros. Nos morros, ele testa a resistência física, necessária para uma competição com percurso de 42 quilômetros.
Bem antes da competição, Wagner começa a cuidar de detalhes burocráticos da viagem. Dia 27, ele vai ao consulado americano, em Recife, para obter o visto e poder participar da corrida. Empolgado com a chance de disputar uma das competições dos sonhos de todo maratonista, ele arruma as malas no final de outubro e parte Nova Iorque no dia 1º de novembro. Em solo americano, o atleta se juntará a outros 39 maratonistas que também trabalham em filiais da Barry Callebaut.
Aluno do IME fica em 2º em olimpíada de matemática
O estudante da 7ª série do Instituto Municipal de Ensino (IME-Centro), Bruno da Silva Santos, conquistou a medalha de prata na I Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Promovida pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a olimpíada busca incentivar e estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e desfazer o mito de que a matemática é uma disciplina difícil. Além de Ilhéus, a Uesc agraciou ainda alunos dos colégios da rede municipal de ensino dos municípios de Itabuna, Itajuípe, Coaraci, Uruçuca, Una, Canavieiras, dentre outras cidades da região. O evento aconteceu ontem (12) à tarde, no auditório do IME-Centro.
Representando o prefeito Valderico Reis, o secretário Almir Gonçalves Pereira parabenizou o estudante pela conquista, acrescentando que a escola continua cumprindo sua missão e contribuindo na formação de adolescentes e de jovens que terão um futuro promissor. “Creio que esse prêmio é fruto de competência e dedicação dos nossos professores que não medem esforços para oferecer um ensino de qualidade em nossas escolas”.
A diretora do IME-Centro, Lidiney Campos de Azevedo, lembrou que muitas pessoas pensam que matemática seja difícil. Entretanto, basta que o aluno bem orientando e estimulado pode ter um bom desempenho no seu dia-a-dia. “Esse prêmio mostra que ele venceu mais um desafio no estudo da matemática”, disse. Prestigiaram a solenidade secretários e assessores municipais, professores, vice-diretores e pais de alunos.
Apresentação de ilheenses em BH será assistida por 40 mil
Neste final de semana, a capital mineira vai receber visitantes de diversas partes do país para a realização do II Festival Nacional de Quadrilhas Juninas, tendo como uma das atrações do evento a equipe “Explosão da Esperança”, de Ilhéus. A quadrilha vai se apresentar para um público estimado em 40 mil pessoas.
Após ter vencido pela segunda vez consecutiva o concurso municipal de quadrilhas Forromance, promovido pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) no início desse mês, a equipe viajou hoje (13), para Belo Horizonte. O concurso, promovido pela Belotur, começará hoje, às 19h, mas a apresentação do grupo de Ilhéus será na noite de sábado (15). O grupo estará representando toda a Bahia, numa competição que reunirá ainda quadrilhas juninas da Paraíba, Sergipe, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais e Tocantins.
O evento conta com uma mega-estrutura montada na Praça da Estação, em um espaço de 1.350 metros quadrados, onde foi montada uma arquibancada com capacidade para aproximadamente duas mil pessoas sentadas. O tablado para a apresentação das quadrilhas terá 260 metros quadrados e o camarote terá capacidade para receber 500 pessoas. O palco dos shows musicais terá 250 metros quadrados e receberá grandes artistas, como a banda Falamansa, na sexta-feira (14), e a cantora Elba Ramalho, no sábado.
Um dos concorrentes da equipe ilheense é o Núcleo Mineiro de Cultura Feijão Queimado, que conquistou nesse ano o título municipal pela sétima vez. Outra quadrilha junina de Minas Gerais vai estar entre os participantes: o Núcleo Cultural e Social Forró de Minas, que ficou em segundo lugar no concurso municipal, com apenas meio ponto de diferença. A Explosão da Esperança, que ocupou a sexta colocação no festival do ano passado, afirma estar muito mais preparada nesse ano, graças ao apoio do governo municipal.
O presidente da Fundaci, Marcos Magno, contou que há alguns meses as quadrilhas juninas de Ilhéus vêm sendo assessoradas pela equipe do projeto Águia da Cultura, que disponibilizou todo o apoio na organização das coreografias e vestiário. “Esta assessoria fez com que o concurso municipal de quadrilhas ganhasse uma dimensão muito maior do que os concursos anteriores”, considerou. Magno acredita que a Explosão da Esperança tem todas as condições de representar a arte e a cultura popular nordestinas, encantando todo o público.
Secretaria promove seminário de prevenção em Sambaituba
O Centro de Referência em DST/HIV/Aids, da Secretaria da Saúde de Ilhéus, promove no sábado (15), em Sambaituba, o I Seminário de Pais e Educadores, em parceria com as Escolas Nucleadas de Sambaituba I, Delegacia da Mulher, Projeto Sentinela, Secretaria da Educação e outras entidades. O evento, que integra o projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, será desenvolvido das 8h às 17h.
Além desses contatos de campo, o projeto tem programada uma série de reuniões mensais com professores da rede pública municipal, para orientação e monitoramento do trabalho dentro das escolas. “Nosso principal objetivo é incentivar as escolas para o tratamento do tema prevenção às DSTs/Aids com seriedade, de forma continuada e profissional, sendo necessário, para tanto, o investimento que vamos fazer com os educadores”, explica a médica Alba Ikuta, coordenadora do Centro de DST/HIV/Aids.
O I Seminário de Pais e Educadores será aberto com um café da manhã, às 8 horas, seguindo de uma apresentação e canto coral. Após a dinâmica de entrosamento (“Quebrando o gelo”), será apresentado o projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, seguindo-se várias atividades, com palestras sobre a importância da família no trabalho de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis nos jovens, a questão da violência doméstica, a exploração sexual infanto-juvenil, sexualidade do adolescente e pré-adolescente e outras.
Estatística
O Centro de Referência de Ilhéus promoveu, no primeiro quadrimestre deste ano, 3.016 testes de HIV, sendo 1.995 em mulheres e 1.021 em homens. Deste total, 39 foram crianças de até 12 anos e 150 adolescentes, na faixa de 13 a 16 anos. Nos 3.016 testes, 25 foram confirmados com a presença do vírus HIV. Já o teste VDRL (sífilis) identificou 65 portadores, numa população de 3.054 pacientes. “Temos tido uma preocupação muito grande em conscientizar as pessoas sobre a necessidade de fazer esses testes de doenças sexualmente transmissíveis, pois a identificação precoce sempre é importante para orientar o tratamento”, justifica Alba Ikuta.
Seminário sobre Agenda 21 vai abordar desenvolvimento local
Na próxima segunda-feira (17), representantes de Ilhéus e demais municípios do Sul da Bahia que fazem parte das Bacias do Leste, estarão reunidos no auditório Paulo Souto, da Uesc, para a realização do Seminário sobre Agenda 21. O grande objetivo do evento é discutir, trocar experiências e articular ações para implementar a Agenda 21 no município. O seminário está sendo organizado pela Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembléia Legislativa da Bahia, em parceria com a Coordenação Nacional da Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente, e a Secretaria do Meio Ambiente de Ilhéus.
O credenciamento será a partir das 8h30min e a abertura está programada para as 9h. Às 10h, os participantes assistirão ao vídeo “Carta da Terra” e, em seguida, à apresentação da Agenda 21 Global, Nacional e Local. Às 11h15min será ministrada a palestra “Agenda 21. Um instrumento para o desenvolvimento”. O evento terá continuidade à tarde, com a apresentação do passo a passo da metodologia da Agenda 21 e outros encaminhamentos.
A Agenda é um instrumento de planejamento de políticas públicas que envolve a sociedade civil e o governo num processo amplo e participativo de consulta sobre os problemas ambientais, sociais e econômicos. O secretário municipal de Meio Ambiente, Jerbson Moraes, ressaltou que o maior objetivo é a conscientização ambiental. “Queremos impulsionar uma nova cultura e educação para a sustentabilidade, estimulando a formação de comunidades socialmente justas e ecologicamente equilibradas”, disse.
O prefeito Valderico Reis considerou que eventos como este visam também propiciar, disseminar e manter uma cultura política de envolvimento comunitário, da atuação de partes interessadas, buscando a contribuição para tornar as necessidades do município auto-sustentáveis. As inscrições para participar do seminário são gratuitas e podem ser feitas na sede da Maramata, no bairro Nova Brasília, na Uesc (pavilhão de Biologia e Agronomia) e Shopping Itart. O evento é direcionado a estudantes de nível médio e superior, professores, diretores e coordenadores de colégios e ONGs.