INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Prefeitura de Ilhéus retoma hoje curso de agentes de trânsito

Campanha junina chega ao fim com sorteio de prêmios

Valderico entrega quatro novas unidades do PSF

Prefeitura reinaugura escola no bairro Teotônio Vilela

Quadrilha junina representa Ilhéus em concurso nacional

Teatro de Ilhéus comemorou 20 anos de municipalização

Prefeitura de Ilhéus retoma hoje curso de agentes de trânsito

A partir das 19h desta terça-feira (11) a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Transporte e Trânsito (Setrans), dará seqüência ao treinamento de quarenta agentes de trânsito. Até o final do mês, eles terão aulas teóricas e práticas, de segunda à sexta-feira, na Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), onde serão abordadas as legislações de trânsito e outros temas como relações humanas. Dentre os participantes, estão os vinte agentes recém-contratados pela prefeitura.
O curso faz parte das últimas medidas que estão sendo adotadas para a municipalização do trânsito, que vai permitir a Ilhéus obter mais recursos para investir no sistema e na execução de melhorias viárias. O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Rodolfo Macedo, explica que “sem municipalizar, Ilhéus perde uma receita mensal estimada em aproximadamente R$ 300 mil”. Ele conta que o município também está firmando convênios com o Estado e a União para atrair ainda mais recursos para a modernização e humanização do trânsito.
O secretário considera que o curso objetiva formar profissionais que estejam aptos a colaborar com o projeto de humanização do trânsito da cidade, que prevê, além da qualificação dos agentes, a modernização do sistema da cidade, facilitando a mobilidade do cidadão, com a remoção de obstáculos em calçadas e alternativas de estacionamento, criação de espaços exclusivos para veículos do transporte coletivo e sinalização. O diretor de Trânsito da Setrans, Rafael Neto, explicou que o curso será ministrado com aulas teóricas e práticas, sendo estas últimas com a realização de blitz na rua, em parceria com a Polícia Militar e a Ciretran.

Campanha junina chega ao fim com sorteio de prêmios

O apoio a campanhas promocionais do segmento lojista foi defendido pela secretária municipal de Governo, Simone Reis, como uma forma de atrair consumidores regionais para o comércio de Ilhéus. Na semana passada, ela participou do último sorteio da campanha junina da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) na praça Cairu. Simone disse que a atual gestão municipal vem apoiando todas as campanhas promocionais do comércio. “Ações como esta fortalecem a nossa economia”. Na quinta (6), foram sorteados um caminhão com eletrônicos e eletrodomésticos, uma moto zero quilômetro, quatrocentos celulares e quatro aparelhos de tevê 29 polegadas.
A secretária participou do sorteio ao lado de dirigentes da CDL e do presidente da entidade, Paulo César Ganem. Simone aproveitou para falar de ações implementadas pelo governo em parceria com as entidades empresarias e órgãos como o Sebrae e que visam a modernização do comércio. Uma destas ações é a reurbanização do calçadão da Marques de Paranaguá e adjacências. Este projeto pretende tornar a Marques um shopping a céu aberto, com opções de compra e de lazer.
Para Simone Reis, as parcerias com os vários segmentos da sociedade são importantes para que o governo implemente ações que representem os anseios dos ilheenses. Segundo ela, o projeto Shopping a Céu Aberto é um exemplo. Antes de chegar ao formato final, as ações de modernização do comércio central foram discutidas com consumidores, comerciantes, comerciários e entidades empresariais. “É um esforço conjunto do governo, das entidades e do Sebrae para requalificar o nosso comércio”.
A secretária diz que o prefeito Valderico Reis tem como prioridade de governo ações que resultem em geração de emprego e renda e que beneficiem, diretamente, a população. Ainda falando sobre a parceria com empresários, Simone disse que o município tem buscado atrair novos investimentos em diversos setores, como industrial e de prestação de serviços, como é o caso da rede hoteleira. No início deste ano, dois grupos portugueses da área de turismo anunciaram a construção de hotéis e resorts no litoral norte ilheense.
A campanha
A campanha tríplice do Dia das Mães, Namorados e São João movimentou o comércio ilheense, segundo a CDL. A entidade contabiliza um aumento de 24% no número de participantes da promoção neste ano. Aumentou o número de empresários e também de prêmios. Ao todo, a campanha sorteou três caminhões de eletrodomésticos e eletrônicos, mil celulares, três motos zero quilômetro e dez televisores coloridos, 29 polegadas.

Valderico entrega quatro novas unidades do PSF

Ao entregar aos moradores da Barra de Itaípe uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF), o prefeito Valderico Reis garantiu que a atual administração trabalha para melhorar cada vez mais o atendimento à população. “Agora, estamos honrando nosso compromisso para que as famílias tenham uma saúde de qualidade. Além disso, as nossas unidades básicas contam com oferta de medicamentos”, disse. O prefeito assegurou que no seu governo o número de equipes do PSF aumentou.
Antes eram 10 e agora chega a um total de 19. “Nossa meta é melhorar a qualidade de vida na periferia do município e trabalharmos para reduzir a demanda nos hospitais”, disse Valderico. O prefeito disse que os desafios na saúde são muitos, a população tem se queixado da falta de atendimento nos hospitais em finais de semana e, para fazer frente a essa carência, postos de saúde da rede municipal estão funcionando também à noite. “O governo vai tomar providências cabíveis”.
Na solenidade, Valderico lembrou que a saúde pública nos bairros está sendo reforçada com a instalação de novas unidades básicas. Na sexta-feira (7) ele inaugurou o PSF na Barra de Itaípe, na zona norte, e ainda duas unidades no bairro Teotônio Vilela, na zona oeste da cidade (ruas Santa Luzia e da Água) e outra no bairro Nelson Costa (rua Lírio), na zona sul de Ilhéus. As equipes do PSF foram instaladas em locais onde existe demanda por atendimento. Essas unidades contam com médico, enfermeira, farmácia, técnicos em enfermagem e agentes comunitários.
O espaço é dotado de recepção, consultórios médicos e de enfermagem, farmácia e salas para curativos. Os moradores serão atendidos em planejamento familiar, pré-natal, nebulização, diabetes, hipertensão arterial, acompanhamento à criança e vacinas. A secretária municipal de Saúde, Eliene Oliveira, afirmou que uma das diferenças entre as unidades de saúde comuns e as do PSF está na forma de atendimento. “Com as equipes e agentes de saúde indo às casas dos moradores da localidade assistida, nós temos como desenvolver ações preventivas”, acrescenta.
A secretária disse que quase dobrar o número de equipes do PSF já mostra o compromisso do atual governo com a saúde pública. Ela disse que os números atuais estão distantes da meta pretendida, mas “os esforços são para que a grande maioria dos ilheenses possa ser atendida pelo Programa Saúde da Família”. Cada equipe do PSF atende até mil famílias. Para ir a campo e prestar atendimento de qualidade, os funcionários são capacitados.

Prefeitura reinaugura escola no bairro Teotônio Vilela

A Prefeitura de Ilhéus entrega, nesta terça-feira (11), à comunidade do bairro Teotônio Vilela, as obras de reforma da Escola Municipal Temístocles Andrade. O estabelecimento de ensino passou por alterações em sua estrutura física, ganhando mais espaço e ampliando o número de salas de aula. Com esse investimento, o governo municipal avança ainda mais na melhoria das condições de ensino na periferia de Ilhéus.
A Escola Temístocles Andrade possui cerca de 850 estudantes, em sua maioria crianças e adolescentes de famílias do próprio Vilela, mas também de Vila Nazaré e Avenida Luiz Gama. Funciona nos três turnos, com alunos de primeira a quarta série pela manhã e à tarde, e de quinta a oitava à noite. Mantém ainda os programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Fluxo Escola, que promove a adequação série-idade do alunado.
O prefeito Valderico Reis reafirma a sua preocupação com a melhoria da educação no município. “Tenho essa área como prioridade, pois a escola é o instrumento que os jovens de famílias carentes têm para escapar da exclusão social”, observa. Durante o final de semana, Valderico inaugurou uma escola na comunidade rural de Santa Maria e vai entregar nos próximos dias a Escola Paulo Freire, no Vilela, inteiramente reformada.
“Em Santa Maria, as crianças assistiam às aulas em uma casa de farinha, sem a menor condição e muitas vezes junto a produtos químicos”, afirma o prefeito, salientando que as ações do governo têm priorizado investimentos que revertam em melhoria da qualidade de vida, “principalmente para as comunidades que vivem nas áreas mais sofridas”.

Quadrilha junina representa Ilhéus em concurso nacional

Pelo segundo ano consecutivo, o município de Ilhéus e a Bahia serão representados no Concurso Nacional de Quadrilhas, evento que acontece na sexta (14) e sábado (15), em Belo Horizonte. Numa iniciativa da Fundação Cultural de Ilhéus, a quadrilha Explosão da Esperança, campeã da edição do concurso Forromance de quadrilhas de 2006, embarca às 8 horas desta quinta-feira (13) para a capital mineira. Ela competirá com representantes de vários estados brasileiros.
A bicampeã ilheense do concurso municipal, promovido pela Fundaci de 29 de junho a 2 de julho, conseguiu a sexta colocação na competição nacional do ano passado. Este ano promete se empenhar ainda mais com o objetivo de garantir uma melhor colocação para Ilhéus e a Bahia no evento, que deverá reunir mais de 25 quadrilhas.
“No tablado de Belo Horizonte, a Explosão da Esperança mostrará a força da cultura nordestina e ilheense”, disse o presidente da Fundaci, Marcos Magno. Na visão dele, o concurso estimula o cultivo de uma tradição secular e de uma das festas mais populares no Nordeste.
Disse que a participação da quadrilha representante de Ilhéus no concurso nacional faz parte da política cultural do governo Valderico Reis, tendo em vista o incentivo às manifestações populares mais importantes. Falou que serve também como mecanismo de divulgação da cidade, uma vez que leva o nome de Ilhéus para um evento que atrai gente de diversos estados brasileiros.
Marcos Magno informou que a quadrilha que participará do concurso em Belo horizonte é da comunidade da Esperança, localizada no bairro do Malhado, zona norte da cidade. Possui mais de 20 pares e conseguiu 409,05 pontos no concurso de quadrilhas do Forromance 2006. Competiu com mais sete concorrentes. Na final, disputou a primeira colocação com a Cravo e Canela (2º lugar com 403,5), Forró do Dinossauro (3º lugar com 396,5 pontos) e Harmonia do Forró (4º lugar com 395,5 pontos).

Teatro de Ilhéus comemorou 20 anos de municipalização

O Teatro de Ilhéus comemorou nesta segunda-feira (10) 20 anos de municipalização e reforma, com um sarau lítero-musical e coquetel, reunindo um grande número de representantes da sociedade ilheense. Para acompanhar os parabéns, foi servido um bolo decorado com a fachada do Teatro Municipal.
Diversos artistas regionais se apresentaram no foyer e na galeria do teatro e comemoraram 20 anos de municipalização. O diretor do Teatro de Ilhéus, Vicente D’Ávila, contou que o prédio foi construído em 1932, mas até 1986 funcionava como um cine teatro particular. Após grande pressão dos artistas da época, liderados pelo grande diretor de teatro, Pedro Matos, o local se tornou patrimônio do município. “Foi uma grande conquista que popularizou o teatro e tornou a arte acessível a todos”, disse.
No dia 10 de julho de 1986, o público lotou a nova casa de espetáculos, para assistir a apresentação do balé Corpo, de Belo Horizonte. O Teatro Municipal de Ilhéus ressurgiu renovado com uma estrutura moderna na sua parte interna e com a fachada original mantida, a fim de preservar sua história. O interior foi reconstruído em novos moldes, com platéia e balcão oferecendo 425 lugares. O atual Teatro Municipal tem galeria de arte e foyer, além de modernos equipamentos de cenário, iluminação, sonorização, acústica e ar condicionado.
A área do palco é dotada do que há de mais moderno em montagem cênica, com um total de 16 varas de cenário, reguladores, ciclorama, bambolinas, pernasas laterais, cortina nobre e piso formado por quartelados de madeira. É um teatro que mantém atividades constantes e de qualidade durante o ano todo. Vicente considera que, hoje, o Teatro Municipal de Ilhéus serve como referência em toda a região. “Um teatro que já esteve em ruínas, hoje é considerado um dos mais bem aparelhados do interior do Nordeste e é um dos poucos com uma galeria de tamanha qualidade como a que nós temos aqui”, ressaltou.
Ele lembrou que, desde o início do seu governo, o prefeito Valderico Reis tem se preocupado em popularizar a arte e a cultura, tornando-a acessível a todos. E, por conta disso, desde o ano passado vêm sendo desenvolvidos diversos projetos gratuitos com a comunidade, a exemplo do Danças no Foyer, todas as terças-feiras; Música na Praça, todas as segundas-feiras com o grupo Showrinho Brasil; e Circuladô Cultural, em parceria com o Governo do Estado; além de uma ampla programação de espetáculos teatrais e musicais durante todo o ano, e da realização do Festival Ilhéus Dança, lançado no ano passado e que teve sua segunda edição em maio desse ano.
O diretor do teatro lembrou que também estão sendo desenvolvidas outras atividades diretamente com as comunidades, como as oficinas de teatro e a assessoria aos grupos amadores, a fim de qualificar e formar novos artistas. Vicente contou que para o mês de outubro está programado o Festival de Teatro Infantil, voltado principalmente aos alunos das escolas públicas que terão acesso gratuito aos espetáculos. Ainda se tratando de apoio aos artistas, ele ressaltou que os artistas locais podem expor suas obras gratuitamente na galeria do Teatro Municipal. “Estamos conseguindo tornar a arte mais acessível a todos, o que é uma das propostas do prefeito Valderico Reis”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *