INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Mais Saúde termina nesta sexta em Ilhéus

Piscicultura pode transformar a realidade de produtores

Indústrias de Informática de Ilhéus Inovam com tecnologia própria

Zona rural de Ilhéus já soma 6,8 mil pacientes consultados

Oficina capacita grupos de teatro amador em Ilhéus

Valderico inaugura unidades do Saúde da Família nesta 6ª

Mais Saúde termina nesta sexta em Ilhéus

As secretarias municipal e estadual de Saúde encerram nesta sexta-feira (7) a etapa do Mais Bahia em Ilhéus. Desde a última segunda, estão sendo atendidos pacientes de 12 municípios da região geográfica de Ilhéus. O atendimento é prestado apenas a pacientes previamente identificados como portadores de anemia falciforme, hipertensão arterial, tuberculose hanseníase, diabetes ou câncer de colo do útero.
Foram beneficiados até hoje (quinta, 6) pacientes de municípios como Canavieiras, Itacaré, Uruçuca e Mascote. Nesta sexta serão atendidos os pacientes de Ilhéus e Ibirapitanga. O Mais Saúde é um programa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), realizado em Ilhéus em parceria com o governo municipal. As consultas estão sendo feitas no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (Avenida Canavieiras).
Desde a segunda-feira (3), uma média de 180 pacientes vem sendo atendida diariamente no IME. Ao final da etapa ilheense do programa, a previsão é de que pelo menos 900 pessoas sejam beneficiadas pelo Mais Bahia. Além do atendimento no local, também são feitos exames como eletrocardiograma, em casos específicos e que requeiram uma análise mais cuidadosa.
Além de disponilizar a estrutura física para a realização dos atendimentos, a Prefeitura de Ilhéus fez a triagem dos pacientes do município e fornece médicos especialistas em endocrinologia, ginecologia, cardiologia e oftalmologia, além de pessoal de nível médio (técnicos de enfermagem e de laboratório) e apoio administrativo.
Para a esta ação em Ilhéus, o Governo do Estado disponibilizou fisioterapeuta, nutricionista, dermatologista e enfermeiras. A secretária de Saúde de Ilhéus, Eliene Oliveira, acredita que ações realizadas em parceria são importantes para fortalecer a saúde pública e prestar uma melhor atenção a quem mais precisa. “O governo do prefeito Valderico Reis tem a saúde como uma das suas prioridades de gestão”, assinala.

Piscicultura pode transformar a realidade de produtores

As inscrições para os cursos de piscicultura promovidos pela Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior de Ilhéus e a BahiaPesca continuam abertas. Os interessados podem garantir vaga na sede da secretaria, situada no Parque de Operações da Prefeitura, na avenida Roberto Santos. O escritório da BahiaPesca, que funciona no escritório local de Ceplac, no centro, é outra opção oferecida aos interessados. Os cursos serão ministrados gratuitamente.
Eles integram a política de incentivo à geração de emprego e renda da Prefeitura e é uma ótima opção para obter informações a respeito da piscicultura de confinamento. O objetivo principal é promover a diversificação das atividades econômicas no município, tendo como fim maior a elaboração de estratégias que possibilitem o crescimento do setor pesqueiro em consórcio com a agricultura.
As aulas do curso de criação de peixes em barragem serão ministradas entre os dias 17 e 19 deste mês. Já o curso de piscicultura ornamental acontece entre os dias 19 e 21, e ambas iniciativas serão realizadas no escritório local da Ceplac. Ao final os participantes receberão certificados. O secretário de Agricultura, Pesca e Interior de Ilhéus, Reynaldo Oliveira dos Santos, informou que a última aula do curso de criação de peixe em barragem será realizada no campo.
Para o secretário, isso vai permitir uma visão ampla a respeito da piscicultura e o conhecimento prático de suas técnicas. Reynaldo destacou ainda a piscicultura ornamental como uma ótima fonte de renda. Na visão do secretário, com os cursos a Prefeitura de Ilhéus procura oferecer outras formas de criação de peixe para transformar a realidade de pequenos produtores.
Entendendo que desta forma cria-se oportunidade de ampliar as atividades econômicas numa região que sofre os efeitos da crise do cacau, o secretário disse que está procurando diversificar a piscicultura no município. O objetivo, diz, é transformar a realidade econômica de pequenos produtores. Reynaldo Oliveira dos Santos destacou a atuação do prefeito Valderico Reis, tendo em vista a necessidade da criação de novas oportunidades no município. Lembrou da importância de implantação de cursos que possam tornar melhor a vida de pequenos produtos.
Ainda dentro da proposta de incentivo a agricultura familiar e a geração de emprego e renda, a Prefeitura de Ilhéus e o Sebrae estão promovendo um curso de empreendedorismo para pequenos produtores das regiões de Sapucaeira, Rio Cipó e Serra dos Trempes. As aulas estão sendo ministradas na sede da associação de pequenos produtores. O objetivo é ampliar ainda mais as perspectivas com o retorno da comercialização dos subprodutos da mandioca.

Indústrias de Informática de Ilhéus Inovam com tecnologia própria

O Pólo de Informática de Ilhéus tem sido referência em nível nacional não só por representar cerca de 25% de toda a produção brasileira, mas por desenvolver tecnologias próprias, que estão chegando a diversas partes do país. O que surgiu como uma alternativa para consolidar o Pólo, hoje consegue aproximar o município do título de “cidade digital”.
As empresas instaladas no Pólo têm procurado acompanhar as inovações no setor e oferecer aos consumidores equipamentos modernos, desenvolvidos com tecnologia própria. Exemplo disso é a Bitway, que fabrica monitores LCD, de tela plana e plasma, além da avançada tecnologia “touch screen”, que são os monitores sensíveis ao toque. A empresa Linear também desenvolve sua própria tecnologia de receptor e transmissor para rede de TV nacional.
Muitas empresas estão investindo na expansão do seu parque industrial e, com isso, possibilitam a ampliação da produção de Ilhéus, fazendo com que a cidade ocupe uma posição ainda melhor no mercado nacional de microcomputadores. Ainda nesse ano, novas empresas devem se instalar no Pólo de Informática de Ilhéus. Uma das que já confirmaram sua vinda foi a Microtécnica, que sai de Brasília para a região cacaueira.
Dados da Inspetoria da Secretaria Estadual da Fazenda informam que as empresas sediadas no Pólo de Informática e Distrito Industrial de Ilhéus, apenas no ano passado, foram responsáveis pela movimentação de R$ 1,6 bilhão. Para se ter uma idíea, em 2001 o faturamento das empresas de informática, eletrônica, elétrica e telecomunicações do Pólo foi de R$ 695 milhões. Com isso, Ilhéus tem se mostrado um pólo em franca expansão.
Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Elétricos, Eletrônicos, Computadores, Informática e similares de Ilhéus (Sinec), Gentil Pires, desde 2001, a produção de Ilhéus possui um selo industrial para certificar o consumidor da origem do produto e o processo de produção. “O selo se tornou conhecido não só no mercado interno como em diversas partes do mundo para onde são exportados os produtos fabricados em Ilhéus”, disse.
Empregos
Hoje, o município que era conhecido apenas como a terra dos frutos de ouro, é vista como um pólo de ciência e tecnologia, abrigando 57 empresas e gerando mais de 1.500 empregos diretos somente nestas áreas. O secretário municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Libério Menezes, afirmou que o governo municipal tem buscado atrair novas empresas para o Pólo e aquelas que já estão aqui estão ampliando suas instalações, por conta do programa “Computador para Todos”, do governo federal, que possibilita a compra de computadores para usuários de baixa renda, a fim de promover a inclusão digital.
O secretário diz que “as empresas de Ilhéus estão se adequando para participar do programa e ampliar sua produção”, contou. Libério afirma, ainda, que a adesão a este programa também vai diminuir o comércio informal no setor. Para Gentil, do Sinec, a única coisa que está faltando para o pleno desenvolvimento do Pólo de Informática de Ilhéus é a adequação por parte do governo estadual aos incentivos oferecidos em outros estados, como Minas Gerais e Paraíba.
“Apesar de oferecermos incentivos estaduais e federais, como a isenção de IPI e ICMS, nestes estados as facilidades ainda são maiores”. No entanto, Gentil Pires acredita que, como o governo municipal tem conseguido muitas parcerias com o Estado, “talvez esta possa ser mais uma de suas conquistas”.

Zona rural de Ilhéus já soma 6,8 mil pacientes consultados

A Unidade Móvel Médico-Odontológica (Uni-Saúde) da Secretaria da Saúde de Ilhéus já soma, de janeiro a junho deste ano, 6.854 pacientes atendidos por médicos e dentistas. Desse total de consultas, a predominância é da assistência odontológica, com 4.308 pacientes (62,8%), enquanto os médicos atenderam aos demais 37,2% dos casos (2.546 pessoas). No geral, somados todos os serviços prestados no período, 10.382 atendimentos foram feitos pelo programa, nas mais diversas áreas do município.
Outros números que chamam a atenção no relatório do Uni-Saúde, pela alta incidência, são os exames laboratoriais (1.331 no período analisado), exames preventivos (552 mulheres), busca ativa de diabetes (350 casos) e exames das mamas (238 pacientes). A Unidade Móvel registrou ainda 549 contatos de acompanhamento do Bolsa-Família, 303 aplicações de vacina e 205 aplicações de vitamina A.
A secretária municipal de Saúde, Eliene Oliveira, disse que o Uni-Saúde é uma “fórmula já vitoriosa de facilitação do acesso dos habitantes da área rural aos serviços da Secretaria”. Ela disse ainda que os ótimos resultados obtidos até agora “representam uma resposta positiva aos recursos liberados pelo prefeito” e refletem a dedicação de médicos, dentistas, pessoal de enfermagem e de nível administrativo da Secretaria, “que entenderam plenamente o alcance social do projeto”.
A secretária lembrou que a elevação da qualidade do atendimento na zona rural de Ilhéus, hoje verificada, atende a vontade expressada pelo prefeito Valderico Reis, desde que chegou ao governo municipal. “Essa preocupação se reflete em várias atividades, como, por exemplo, priorizar o tratamento dentário em vez das extrações, como tem sido comum na saúde pública”, exemplificou a Eliene Oliveira.

Oficina capacita grupos de teatro amador em Ilhéus

A Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) está investindo na capacitação de grupos de teatro amador existentes no município. O projeto teve início este mês, com a participação do grupo “De Corpo e Alma”, que reúne jovens atores do bairro Nossa Senhora da Vitória. No currículo, estão incluídas orientações sobre interpretação, postura no palco, impostação de voz, cenografia, iluminação e sonoplastia.
O curso é gratuito e tem duração e programa de acordo com a necessidade de cada grupo. Vicente D’Ávila, diretor do teatro, afirma que a participação nas oficinas é aberta a qualquer equipe interessada em aperfeiçoar suas técnicas. “Basta procurar a direção do TMI e se inscrever, sem qualquer dificuldade”, diz. Ele explica que as aulas são ministradas por profissionais do próprio teatro, que trabalham em cima das necessidades reais dos alunos.
A ação da Fundaci tem como objetivo fomentar os grupos amadores, estimulando a popularização da cultura em todos os bairros de Ilhéus. “Esse trabalho é uma prioridade da Fundação Cultural”, afirma o presidente da entidade, Marcos Magno. Segundo ele, o prefeito Valderico Reis aplica a diretriz de democratizar os espaços culturais do município, estendendo essa postura tanto à produção artística, como à formação de público.
A iniciativa tem recebido o apoio da comunidade artística, que vê no incentivo a possibilidade do surgimento de novos grupos profissionais de teatro. Ednilton Paixão, diretor do grupo “de teatro do Nossa Senhora da Vitória, destaca que “a oficina da Fundaci trouxe nova perspectiva para os jovens atores de nossa comunidade, que agora começam a acreditar que podem se tornar profissionais”. O “De Corpo e Alma” já tem até contrato assinado para apresentação na Casa dos Artistas.

Valderico inaugura unidades do Saúde da Família nesta 6ª

Uma das principais prioridades da gestão do prefeito Valderico Reis na saúde está na ampliação da rede básica de saúde e no investimento em ações preventivas. Em menos de dois anos, o município quase dobrou o número de equipes do Programa Saúde da Família (PSF), que estará ainda mais fortalecido com a inauguração de quatro unidades nesta sexta-feira (7). As solenidades fazem parte da programação de aniversário da cidade (28/06) e chegaram a ser adiadas por conta das chuvas da semana passada.
As unidades funcionarão na Barra, Nelson Costa e Teotônio Vilela. A primeira unidade totalmente reforma e entregue à população pelo prefeito Valderico Reis será a da Barra, às 15h. “Estamos investindo na melhoria do atendimento prestado pela rede básica de saúde e ampliando o Saúde da Família”, disse a secretária de Saúde, Eliene Oliveira. A segunda unidade será inaugurada em solenidade prevista para as 15h30min e beneficiará a comunidade do Nelson Costa, um dos mais populosos do município.
As duas últimas unidades entregues nesta sexta-feira serão as do bairro Teotônio Vilela. A que funcionará ao lado da igreja dos mórmons será inaugurada às 16h e a instalada ao lado da casa do sr. Zequito, às 16h30min. “As equipes foram instaladas em locais onde existe grande demanda por atendimento”, diz a secretária, acrescentando que “ao assumir a gestão, o prefeito Valderico Reis encontrou a rede com apenas 10 equipes do PSF”. Ela comemora os resultados alcançados e diz que “os desafios são muitos”, mas o esforço do governo é para “superá-los e dar atendimento de saúde digno à população”.
As unidades seriam entregues na semana passada, no dia de aniversário de 472 anos de fundação e 125 de elevação de Ilhéus à categoria de cidade, mas as chuvas atrapalharam a programação de inaugurações. O prefeito Valderico Reis disse que está sendo fiel ao compromisso de primeiro atender a quem mais necessitam, “os mais pobres”, com ações de saúde e uma ampla rede de programas sociais de atenção e de transferência de renda, em parceria com os governos federal e estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *