ASCOM PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Ilhéus vai sediar 4º Encontro Regional de Capoeira em julho

Mais Saúde beneficia cerca de 900 pacientes em Ilhéus

Duas mil crianças recebem recursos do Peti em Ilhéus

PSFs do Vilela e Barra mudam estrutura para atender melhor

Flávio José e concurso junino agitam festa de aniversário

Valderico assina convênio e Santa Isabel é reaberto

Ilhéus vai sediar 4º Encontro Regional de Capoeira em julho

No dia 16 de julho, Ilhéus vai sediar o 4º Encontro Regional de Capoeira organizado pelo Projeto Pequeno Mestre. O encontro está programado para começar as 9h, na sede da Associação de Funcionários da Fundação Nacional de Saúde de Ilhéus, no bairro do Malhado. Estarão participando do evento, entidades de capoeira de diversos municípios da região, como Uruçuca, Itabuna, Itacaré, Aurelino Leal, Itajuípe, Vitória da Conquista, Poções, Brumado, Camamu e Una, além de outros estados, como Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.
Na programação, estão previstas palestras, apresentação afro, show folclórico, troca de cordel, formatura e a 4ª edição do Troféu Mestre Bimba. Já estão confirmadas as presenças dos mestres Suassuna, Pererê, Acordeon e Ligeirinho. O Projeto Pequeno Mestre é uma ONG sem fins lucrativos que desenvolve uma série de atividades sócio-educativas, artísticas, culturais, de inclusão social e cidadania, tanto na zona urbana quanto na zona rural do município. A ONG existe há mais de sete anos e já atende a cerca de 250 alunos entre cinco e 17 anos, que participam de atividades como capoeira, show folclórico, mostra de vídeos educativos, corte de cabelo e inclusão digital.
A ONG também desenvolve muitos projetos voltados às comunidades carentes, a exemplo do Programa Nossa Sopa, onde ela se une com entidades parceiras para fazer a distribuição semanal do alimento, a fim de combater a desnutrição. O programa já atende a 269 famílias, o equivalente a cerca de 1.044 pessoas de ambos os sexos. O Projeto Pequeno Mestre também beneficia a comunidade de baixa renda através da autorização que dá gratuidade na confecção da segunda via da carteira de identidade.
Segundo o presidente da ONG, Janildo Barbosa, a entidade conta hoje com oito unidades na sede e nos distritos, sendo elas no Alto do Carvalho e Cefa, distritos de Santo Antônio, Sambaituba e Couto, além das filiais nos municípios de Itapebí, na Bahia, Ipatinga, em Minas Gerais e Mogi das Cruzes, em São Paulo. Ele ressalta que todas as unidades contam com professores capacitados para ministrar aulas teóricas e práticas. O prefeito Valderico Reis elogiou a organização do evento e o trabalho que vem sendo desenvolvido pela ONG. “É muito importante que a sociedade também se mobilize para criar iniciativas que possam beneficiar as pessoas menos privilegiadas e desenvolver atividades que possibilitem ocupação, entretenimento e diversão a elas”, disse o prefeito.

Mais Saúde beneficia cerca de 900 pacientes em Ilhéus

O programa Mais Saúde Bahia, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, vai beneficiar entre 800 e 900 pacientes, de 3 a 7 de julho, no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), de acordo com informações de Cecília Alves, uma das responsáveis pela organização do evento. “A previsão é de atender até 90 pessoas por período, com possibilidades de chegar a 180 pacientes por dia e 900 em todo o decorrer do programa”, contabiliza Cecília.
O Mais Saúde Bahia trabalha com portadores de hipertensão arterial, anemia falciforme, hanseníase, diabetes mellitus, câncer de colo uterino ou tuberculose, numa espécie de mutirão de assistência, com equipes especializadas formadas por profissionais da Sesab e da Secretaria da Saúde de Ilhéus. O atendimento será prestado apenas às pessoas previamente identificadas como acometidas por uma ou mais dessas doenças, desde que residentes em Ilhéus ou no entorno do município, a exemplo de Una e Canavieiras.
Os pacientes foram previamente identificados, num trabalho de triagem promovido pela Secretaria, mediante levantamento de informações, casa a casa, pelos agentes comunitários de saúde de Ilhéus. O organograma prevê que o atendimento será para os municípios vizinhos durante a maior parte do tempo, ficando a manhã do dia 7 (sexta-feira) dedicada a pacientes moradores em Ilhéus. A Secretaria Municipal de Saúde participa do programa com a presença de médicos especialistas em cardiologia, endocrinologia, ginecologia e oftalmologia, além de pessoal de nível médio (técnicos de enfermagem e de laboratório) e apoio administrativo.
O Governo do Estado manda ao Mais Saúde Bahia dermatologista, fisioterapeuta, nutricionista e enfermeiras. As ações de saúde estarão centradas em consultas médicas, orientação sobre comportamento e exames complementares básicos, mas também incluirão procedimentos sofisticados, como eletrocardiograma e ecocardiograma, de acordo com a necessidade do paciente.
Para a secretária de Saúde, Eliene Oliveira, a presença do Mais Saúde Bahia no município representa um avanço, ao facilitar o acesso de vastos setores da população regional ao controle de quadros de tratamento contínuo, como hipertensão e diabetes. “O programa significa mais uma resposta às ações do governo Valderico Reis, firmando com a Sesab uma parceria muito útil para as comunidades de Ilhéus e da vizinhança”, afirmou.

Duas mil crianças recebem recursos do Peti em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus concluiu hoje (29) o pagamento das bolsas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) às duas mil crianças e aos adolescentes inscritos no programa. O benefício no valor de R$ 25 foi referente ao mês de maio e o pagamento, efetuado no estádio Mário Pessoa pela equipe da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, teve início na última terça-feira (27).
O repasse foi feito aos responsáveis pelas crianças e adolescentes beneficiadas e atendidas nos núcleos do Peti de Santo Antônio, Vila Olímpio, Ponta da Tulha, Rio do Engenho, Japú, Maria Jape, Couto, Tibina/Aderno/Retiro, Alto do Carvalho, São Miguel, Vila Cachoeira, Sambaituba, Aritaguá, Ponta do Ramo, Rua do Mosquito, Mambape e Banco da Vitória. Também receberam a bolsa-auxílio as crianças atendidas pelos núcleos do Peti instalados no Teotônio Vilela, Salobrinho e Nossa Senhora da Vitória.
O Peti é desenvolvido numa parceria entre a Prefeitura de Ilhéus, Secretaria Estadual de Trabalho, Ação Social e Esporte (Setras) e Ministério do Desenvolvimento Social, visando erradicar o trabalho infantil entre crianças e adolescentes. A secretária municipal de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis, afirma que o Brasil é considerado referência mundial no combate à exploração infantil. “É o único país a adotar política específica contra este tipo de mão-de-obra”, conta. Além de pagar uma bolsa mensal às famílias das crianças e adolescentes, o Peti oferece atividades culturais e esportivas no turno contrário ao da escola, com o sistema de Jornada Ampliada.
Fátima Reis diz que o programa tem conseguido manter as crianças nas escolas e afastá-las do trabalho perigoso, insalubre e degradante. “O Peti é uma ação conjunta que desperta em nossas crianças e em suas famílias a possibilidade de um outro futuro”. A secretária considera que, atualmente, as ações de proteção social voltadas às crianças e adolescentes vêm sendo transformadas em política pública e ações continuadas a serem executadas regularmente por meio do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), no qual o município está inserido.

PSFs do Vilela e Barra mudam estrutura para atender melhor

O prefeito Valderico Reis, em companhia da secretária de Saúde, Eliene Oliveira, outros secretários municipais e assessores, entregam à população do Teotônio Vilela, na tarde de sexta-feira (30), os postos do Programa Saúde da Família (PSF), com a estrutura física reformada e adequada para funcionamento. Também na próxima semana o prefeito entrega o PSF da Barra de Itaípe. As três equipes fazem parte da ampliação do PSF em Ilhéus e integraram o programa de inaugurações do aniversário da Cidade (28 de julho).
“Encontramos Ilhéus com apenas dez equipes do PSF, aumentamos esse número para 19” diz Valderico, observando que “ainda não atingimos o ideal”, disse Valderico, acrescentando que “as ações junto ao Ministério da Saúde prosseguem, para adequar a quantidade de PSFs à quantidade de habitantes”. Os postos reformados já estavam com suas equipes em funcionamento e não representam, conseqüentemente, um acréscimo.
“O que o governo municipal fez foi investir recursos para que o atendimento se torne mais fácil, mais humanizado e, portanto, mais eficiente”, explicou a secretária Eliene Oliveira, lembrando que as populações da Barra e do Vilela já se beneficiavam do programa, mas de forma ainda um pouco precária.
Dois outros postos, no bairro Nelson Costa, passam por semelhante processo de reforma. Cada equipe do PSF é formada por médico, enfermeira, duas auxiliares de enfermagem, recepcionista, auxiliar de serviços gerais e encarregado da farmácia. As unidades são dotadas também de estoque de medicação básica, que é fornecida ao paciente, mediante prescrição médica. De acordo com o planejamento do Ministério da Saúde, o programa se destina a beneficiar, com cada unidade instalada, locais que disponham de, no mínimo, mil famílias que necessitem de serviços de saúde pública.

Flávio José e concurso junino agitam festa de aniversário

Flávio José, Cavaleiros do Forró, bandas regionais e concurso de quadrilha junina vão animar a festa de aniversário dos 125 anos de emancipação e 472 anos de fundação de Ilhéus. A festa começa nesta quinta-feira (30) com apresentação das quadrilhas juninas No Lume da Fogueira e Pé de Couro e a banda Forró Kamana, na avenida 2 de Julho. Principal atração da festa, Flávio José se apresenta nesta sexta (30), a partir das 22 horas, com as bandas Vera Cruz e Netinho do Forró.
No sábado, Açucena Cheirosa agita o público na 2 de Julho, junto com Menina Assanhada, Forró Sirigüela, Top Love e Açucena Cheirosa. No dia 2, as atrações musicais são Xamego da Bahia, Cavaleiros do Forró e Dedim Gouveia, o Rei do Xote. Antes da apresentação das quadrilhas de Iguaí e Una, acontece a eleição da rainha do arraial ainda nesta quinta. Todas as agremiações deverão apresentar suas candidatas no certame que apontará a mais bela entre as rainhas das quadrilhas. Um total de 10 candidatas desfila para o corpo de jurados, responsável pela escolha da rainha. “Estamos reunindo boas atrações e realizando um concurso junino tradicional”, diz o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Marcos Magno.
Já o concurso de quadrilhas recomeça nesta sexta (30) quando estarão se apresentado no tablado da avenida 2 de Julho as agremiações Explosão do Arraiá, Cravo e Canela, Forró do Dinossauro e Chama de Estrelas. As apresentações das quadrilhas acontecem sempre às 19 horas. Do bairro do Malhado, zona norte de Ilhéus, a Explosão do Arraiá, levará 14 pares para o tablado. Traz como tema “A história do São João – uma festa para todos” e já participou de oito concursos. Foi fundada em 1992.
A Cravo e Canela é da comunidade da Esperança, bairro do Malhado. Criada em 2002 é a maior em número de participantes com 36 pares. Traz como tema “Nordestino de volta para casa”. Conseguiu o primeiro lugar nos concursos de 2003 e 2004. A quadrilha Forró do Dinossauro é do bairro Nelson Costa, comunidade da zona sul da cidade. Tem 20 pares e traz como tema “Retalhos de nossa história”. Fundada em 1996, foi campeã do concurso nos anos de 2000, 2001 e 2004.
A Chama de Estrelas é do bairro do Iguape, zona norte, possui 20 pares e traz como tema “Nus no Nordeste”. Fundada em 2006, portanto é a sua primeira participação no concurso. No dia 1º de julho as quadrilhas Valentes guerreiros, Centauros, Explosão da Esperança e harmonia do Forró estarão se apresentando para o corpo de jurados. A grande final levará 3 concorrentes ao tablado.

Valderico assina convênio e Santa Isabel é reaberto

Depois de 15 meses com as portas fechadas, o Hospital e Maternidade Santa Isabel volta a atender a população ilheense. A unidade, que teve seus leitos desativados nesse período, foi reinaugurada na tarde de ontem (28), pelo prefeito Valderico Reis. Durante o ato solene, foi firmado convênio de cooperação financeira entre a Secretaria de Saúde e a nova administração da unidade.
O Santa Isabel já foi referência em saúde na região sul da Bahia. A reabertura fez parte da programação do aniversário da cidade, que completou nesta terça 125 anos de emancipação e 472 de história. Na oportunidade, o prefeito lembrou que para a unidade voltar a prestar atendimento à população local, foi necessária a realização de várias reuniões com autoridades ligadas a área de saúde. “Mantivemos muitos contatos, inclusive com o secretário de Saúde do Estado, José Antonio Rodrigues Alves, para que o setor avance em nossa cidade e a população mais carente não fique sem receber o atendimento necessário”, enfatizou.
O prefeito disse que o município tem obrigação de ampliar o acesso à rede básica para as pessoas mais necessitadas e à rede hospitalar. Na visão dele, além dos moradores da cidade e de municípios circunvizinhos, a reabertura da unidade vai beneficiar também os funcionários que agora voltam aos postos de trabalho e começam a receber os salários interrompidos antes do hospital paralisar o atendimento.
A nova mantenedora do Hospital e Maternidade Santa Isabel é a Oscip Irmandade Justiça de Paz. Ao participar do ato de reinauguração, o diretor da Oscip, Manuel Santos Melo, foi enfático ao dizer que a população carente se priva de atendimento hospitalar. Segundo ele, com a reabertura da unidade o ilheense passará a receber atendimento médico durante 24 horas, diariamente, inclusive aos domingos e feriados.
O diretor citou o empenho do prefeito Valderico Reis para viabilizar a reabertura do Hospital e Maternidade Santa Isabel. Disse que o prefeito esteve empenhado, pessoalmente, nessa luta. Para a secretária de Saúde, Eliene Oliveira, a reabertura da unidade representa a esperança de ver o atendimento de saúde na cidade registrando avanços significativos e assinou o convenio de cooperação financeira para ajudar o funcionamento da unidade hospitalar.
A presidente da Associação das Senhoras de Caridades de Ilhéus, Raimunda Malagutti, falou que a reabertura da unidade representa a vitória da população e a possibilidade dos funcionários continuarem nos postos de trabalho. Criada pela associação, o Hospital e Maternidade Santa Isabel foi inaugurada em outubro de 1951, mas antes funcionava oferecendo atendimento de ambulatório. Entidade de fundo filantrópico, o Hospital e Maternidade Santa Isabel entra numa nova gestão apostando na excelência no atendimento e ampliação dos serviços de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *