Informes ASCOM – Prefeitura Municipal de Ilhéus

Ilhéus terá semana com diversas inaugurações

Ambulantes / Cadastramento

Ilheenses apresentam A-rrisca, em Salvador

Prefeitura abre licitação para construir Restaurante Popular

Ilhéus entre destinos mais procurados do São João

São João terá assistência médica especial em Olivença

Exposição de equipamentos abre Semana do Bombeiro

Ilhéus terá semana com diversas inaugurações

Mais de 150 casas do Programa Habitar Brasil e outras 50 moradias do Programa de Subsídio à Habitação (PSH) serão entregues na próxima semana em Ilhéus, como parte das comemorações pelos 472 anos de sua fundação e 125 de elevação à cidade. A programação do aniversário começa na próxima segunda-feira (26) e se estenderá até 2 de julho.
Serão inauguradas,na segunda-feira, a partir das 9 horas, duas pontes na estrada que liga a sede do município ao distrito de Banco do Pedro, e o prefeito Valderico Reis assinará ordem de serviço para a construção de mais uma ponte na estrada. No mesmo dia, a partir das 18 horas, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, acontecerá a abertura do I Fórum de Educação da Costa do Cacau, no qual estarão presentes representantes de sete municípios.
A programação segue na terça-feira (27), com inaugurações de duas escolas, nas localidades de Acuípe de Baixo e Acuípe de Cima, na zona rural de Ilhéus. A Secretaria de Educação destaca que esses estabelecimentos de ensino eram reivindicados há muito tempo pelos moradores e vão permitir que centenas de crianças tenham condições de estudar sem necessidade de grandes deslocamentos.
O dia 28, data oficial em que se comemora o aniversário da cidade, vai começar com uma queima de fogos em alvorada festiva, às 5h30 da manhã, na Praça Dom Eduardo. Às 8h30min, haverá cerimônia de hasteamento de bandeiras, no mesmo local, e para as 9 horas está programada missa solene na Catedral de São Sebastião. A agenda segue com a inauguração, às 10h30min, do Núcleo de Educação Ambiental da Maramata, no Morro de Pernambuco.
Ainda no dia do aniversário, às 14h30min, será entregue à comunidade do bairro de São Francisco, zona sul da cidade, a Creche Dom Eduardo, uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social. O governo municipal vai aproveitar a oportunidade para também entregar títulos de regularização de lotes no São Francisco.
A concessão de títulos para a legalização de áreas residenciais também vai acontecer no mesmo dia, nos bairros do Basílio e Nova Esperança. No primeiro, às 16 horas, a comunidade será presenteada com a inauguração de uma moderna unidade básica de saúde e da escola municipal, que foi inteiramente reformada e ampliada.
A partir das 17 horas, a programação vai se concentrar na Avenida Soares Lopes, onde será inaugurada a quadra de esportes radicais e assinado, com a Caixa Econômica Federal, convênio para a construção de um conjunto habitacional que destinará moradias especialmente aos servidores públicos municipais, em regime de arrendamento. Com esta parceria, serão garantidas 400 unidades residenciais. Às 18 horas, terá início na Soares Lopes um evento esportivo de motovelocidade.
Casas populares
As comemorações vão prosseguir no dia 29, com importantes inaugurações. A primeira delas, às 10 horas, será a escola municipal da comunidade de Santa Maria, na zona rural. Para as 15 horas, está marcada a solenidade de entrega de 156 casas do Programa Habitar Brasil / Bird a moradores do bairro Teotônio Vilela. Na mesma cerimônia, será apresentado o contrato que oficializa investimentos de R$ 9 milhões em projetos de habitação, urbanização e saneamento básico em áreas carentes.

No mesmo dia, a comunidade ilheense será contemplada com outras ações importantes promovidas pelo atual governo. Entre elas, destaca-se a entrega de 50 casas do Programa de Subsídio à Habitação e assinatura de termo de compromisso para a construção de outras 40 unidades. Às 16 horas, vai ser inaugurado o Centro de Zoonoses e, às 17 horas, o governo entrega as novas instalações das escolas municipais Temístocles Andrade e Paulo Freire, ambas no Vilela.
As comemorações terão ainda muita festa no estacionamento da Avenida Dois de Julho. Todas as noites, entre os dias 29 de junho e 2 do mês seguinte, serão animadas com bandas e artistas como o paraibano Flávio José. Também está programado para este período o concurso de quadrilhas juninas, que deverá indicar a representante do município em um certame nacional.

Ambulantes / Cadastramento

A Secretaria Municipal de Turismo e a Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) estão cadastrando até a sexta-feira (23) ambulantes para a festa de aniversário de emancipação de Ilhéus. O cadastramento é feito das 13h às 18h, na Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho (praça da Irene). Os festejos pelos 125 anos de emancipação de Ilhéus e 472 de fundação começam no dia 29 julho e vão até o dia dois de julho, reunindo bandas e nomes como Flávio José, Açucena Cheirosa e Cavaleiros do Forró. A festa será realizada na avenida 2 de Julho.

Ilheenses apresentam A-rrisca, em Salvador

Como parte do Projeto Quarta Que Dança 2006, dançarinas de Ilhéus irão apresentar o espetáculo A-rrisca, nesta quarta-feira, 21, às 19h30min, no Espaço Xisto Bahia, em Salvador. O espetáculo de dança contemporânea dirigido pela dançarina profissional Érica Ocké, leva ao palco um sentimento de valorização da cultura local e se destaca por ter recebido no ano passado o Prêmio de Estímulo a Montagens de Pequeno Porte na Área de Teatro e Dança do Estado da Bahia.
Além de Érica Ocké, o espetáculo de dança contemporânea tem em seu elenco as dançarinas e também criadoras Rosana Nascimento e Carolina Tavares. Para representar o tema central, foram utilizados elementos cênicos bem específicos para compor o cenário, como latas de metal, banco, bolas suíças e gangorras de corda. Quando utilizados em coreografia, estes elementos provocam na platéia a sensação de desequilíbrio e dificuldade das dançarinas. O cenário se torna mutável por causa destes elementos manipulados pelas bailarinas em cena, dando certo ar de naturalidade e despretensão ao espetáculo.
Segundo a diretora, a idéia central da montagem é mostrar os riscos que geram diversos padrões de comportamento, diante das incertezas do cotidiano. “Tem pessoas que arriscam diante do duvidoso para atingir o novo, já outras mais conservadoras preferem seguir à risca a maneira menos perigosa de atingir suas metas”, disse. Ela conta que a coreografia do espetáculo foi baseada em pesquisas e depoimentos gravados em vídeo. “As expressões naturais das pessoas que deram os depoimentos foram aproveitadas como base para o desenvolvimento da linguagem corporal dos dançarinos”, contou Érica.
O Projeto Quarta Que Dança é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Turismo e Fundação Cultural do Estado da Bahia, através da Diretoria de Música e Artes Cênicas, financiado com recursos oriundos do Fundo de Cultura. Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Marcos Magno, é uma satisfação ver artistas ilheenses se destacando em outros cenários. “Estamos conseguindo ampliar os horizontes da arte em nosso município e aumentar a valorização da cultura local”, destacou.

Prefeitura abre licitação para construir Restaurante Popular

A Prefeitura de Ilhéus divulgou nesta terça-feira (20) edital de licitação para construir o primeiro Restaurante Popular do município. A obra será tocada com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e está orçada em, aproximadamente, R$ 800 mil, e contrapartida municipal de 10% do valor da obra. A previsão é de que as propostas sejam abertas no dia 25 de julho, às 15 h, na sala da Comissão de Licitação, no anexo do Palácio Paranaguá.
A licitação será na modalidade menor preço e o edital já está disponível na Comissão, das 14h às 17h. O restaurante será construído na Central de Abastecimento do Malhado e, quando estiver pronto, terá capacidade para oferecer mil refeições a preço baixo e de qualidade. A verba será utilizada também para a aquisição de equipamentos e cozinha industrial. Quando estiver funcionando com capacidade plena, o Restaurante Popular terá capacidade para oferecer até 5 mil refeições/diárias. A Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, fará o gerenciamento da unidade.
O prefeito Valderico Reis disse que a instalação do Restaurante Popular em Ilhéus vai atender principalmente a população de baixa renda e aqueles que moram nos distritos e na zona rural. “Eles terão refeição de qualidade a um valor muito baixo”, ressalta o prefeito. Valderico ressalta que o local escolhido para instalar o restaurante é de grande circulação de pessoas e num dos bairros mais populosos do município, o Malhado. O restaurante contará com nutricionistas e refeições de qualidade e balanceadas.
Uma das ações integradas do Programa Fome Zero, o Restaurante Popular pretende ser uma rede de proteção alimentar instalada em áreas de grande circulação de pessoas que fazem refeições fora de casa. A intenção é atender quem tem baixa renda – e fica mais vulnerável à subnutrição -, oferecendo refeições saudáveis e a preço acessível. O prefeito antecipou uma boa novidade: uma área próxima ao terminal urbano deverá receber a segunda unidade do Restaurante Popular.
Como funciona
Os restaurantes, administrados pelo poder público, tem como característica a comercialização de refeições prontas, servidas em instalações confortáveis. São destinados a oferecer refeições variadas à população que se alimenta fora de casa. O espaço também será utilizado para palestras e campanhas educativas sobre segurança alimentar.

Ilhéus entre destinos mais procurados do São João

Ilhéus está entre os municípios baianos mais procurados para os festejos de São João. A informação é da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações (Agerba), que apontou o grande aumento da procura de passagens nas rodoviárias para este período. A estimativa é de que cerca de 200 mil pessoas deixem a capital baiana em direção ao interior para festejar uma das festas mais tradicionais do país.
A Agerba montou um esquema especial a fim de facilitar o transporte de milhares de pessoas que vão passar os festejos em cidades do interior. Além dos 540 horários normais que partem diariamente da Estação Rodoviária, a agência informou que cerca de 1.400 horários extras serão criados, visando o atendimento dos usuários. Até o momento, as cidades mais procuradas além de Ilhéus, são Porto Seguro, Amargosa, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim e Juazeiro.
Forromance
O Forromance 2006, que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de junho, promete levar muita animação à Estância Hidromineral de Olivença. Já estão confirmadas as presenças das bandas Prosa Xique, Zabumbahia, Açucena Cheirosa, Mel de Forró, Gatinha Safada, Forró Chinelado, Xamego da Bahia, Estância, Forrozada e do cantor Alex Lessa.
A festa seguirá todas as tradições juninas, com barracas de comidas e bebidas típicas, transformando a praça de Olivença em um verdadeiro arraiá. Nesse ano, além do Forromance, os ilheenses e turistas que estiverem visitando a cidade, poderão continuar curtindo o melhor do forró, na avenida 2 de Julho. No dia 29, após as comemorações dos 472 anos de Ilhéus, será realizado um grande concurso de quadrilhas juninas.
O prefeito Valderico Reis afirma que o São João de Olivença já se tornou tradição e tem projetado Ilhéus como uma das poucas cidades do País que realizam uma festa como esta praticamente à beira mar. Ele diz que a estância consegue atrair um público diferenciado, que procura lugares mais aconchegantes e tranqüilos para passar os festejos juninos. “No ano passado, conseguimos realizar uma grande festa, onde prevaleceu a alegria, a descontração e a tranqüilidade, e nesse ano, não será diferente”, afirmou.

São João terá assistência médica especial em Olivença

O São João de Olivença vai contar com um serviço especial de assistência à saúde, durante todo o período da festa que começa na sexta (23) e vai até a 25. As pessoas terão, à disposição, médico e enfermeira, com pessoal administrativo e apoio de ambulância. “O posto prestará assistência nos casos mais leves, enquanto os quadros que sugerirem média ou alta gravidade serão enviados, por ambulância, ao hospital”, informa a coordenadora do posto, Cida Santana. 1
Segundo a coordenadora, a experiência em situações semelhantes, a exemplo do último carnaval de Ilhéus, mostra que a maior procura é de pacientes que sofreram cortes ou arranhões, crises de hipertensão arterial ou consumo de bebida alcoólica em excesso, sendo poucas as situações que a equipe não possa resolver no local. “Mas se acontecer algum episódio de alta gravidade temos amplas condições de prestar atendimento, com o transporte urgente para o hospital”, destacou Cida Santana.
Também o Centro de Referência em DST/Aids terá um estande no circuito da festa, com distribuição de preservativos, pequenas palestras sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e exibição de vídeos sobre o assunto. “A atividade de prevenção já contabiliza muitos êxitos no trabalho de conscientização das pessoas nesses ambientes e queremos aproveitar mais esta oportunidade de concentração de grande público para intensificar as recomendações que temos feito durante todo o ano”, justifica a médica Alba Ikuta, coordenadora de DST/Aids da Secretaria da Saúde de Ilhéus.

Exposição de equipamentos abre Semana do Bombeiro

Uma exposição de equipamentos utilizados em buscas e salvamentos será aberta à visitação pública, nesta segunda-feira (26), na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus. O evento faz parte da Semana Nacional do Bombeiro e se estende até 30 de abril. Realizada pelo 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, a mostra conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus e é uma ótima oportunidade de conhecer como se processa o trabalho dos bombeiros no município.
Além da mostra, a Semana Nacional do Bombeiro, em Ilhéus, conta com outras atividades como simulação de resgate e demonstração de rappel. Estas acontecem no prédio Cidade de Ilhéus, localizado na praça José Marcelino, centro histórico. Com a programação, o grupamento pretende difundir entre a população da cidade, comerciantes e empresários formas de prevenção e combate contra incêndios. A exposição do Grupamento do Corpo de Bombeiro integra a programação do mês de junho do Teatro Municipal de Ilhéus. O subcomandante Joelson Rezende lembra que o Dia do Bombeiro é comemorado em 2 de julho.
Projetos
Também como parte da programação do mês de junho do Teatro Municipal de Ilhéus acontece mais uma edição do Projeto Música na Praça. O grupo Showrinho e Brasil é a atração do “Musica na Prça”, que é realizado, sempre às segundas-feiras, no horário entre 12 e 14 horas, no largo cultural.
Na terça-feira (27) será ministrada mais uma aula do Projeto Danças no Foyer, que consiste no ensino de dança de salão para o público adulto. As aulas são ministradas pela coreógrafa Sôanne Marry, a partir das 18h30min.
A entrega do Premio Mulher Influente fecha a programação do mês do Teatro Municipal de Ilhéus. Promovido pela Revista Folha da Praia, o evento premiará senhoras que contribuem de alguma forma com o desenvolvimento da cidade, em diversas áreas. Está prevista para as 19h30min de quarta-feira (28).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *