INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Ilhéus registra crescimento do nível de emprego em abril

Inscrições ao Maramata Fest terminam na próxima sexta

Gestão da saúde será “técnica e democrática”, diz secretária

Prefeitura inicia vistoria em transporte escolar

Ilhéus bate recorde na vacinação contra pólio

Ilhéus registra crescimento do nível de emprego em abril

O setor industrial ilheense voltou a contratar e foi o grande responsável pelo saldo positivo na geração de empregos do município em abril, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. No período, as empresas do Pólo de Informática fizeram 80 contratações e registraram 15 desligamentos, gerando um saldo de 65 novas vagas. O município apresentou saldo positivo em diversos setores, principalmente o de serviços. Em abril, foram registradas 519 contratações e 422 desligamentos.
O saldo positivo confirma uma tendência do município de crescimento nas áreas de indústria e serviço. No setor industrial, o crescimento acontece com a evolução das contratações para linha de montagem de equipamentos eletrônicos e de informática. A evolução também é registrada num período em que a Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Mineração (SICM) anuncia que estão sendo concluídas conversações para a vinda de duas indústrias, que produzirão acessórios para redes sem fio, microcomputadores, roteadores e fontes de alimentação chaveada.
As empresas do Pólo de Informática voltam a contratar num período que a indústria nacional apresenta crescimento generalizado. O prefeito Valderico Reis considera a geração de emprego e renda uma das prioridades de seu governo. Ele diz que, para isso, tem trabalhado em diversas frentes, inclusive com projetos nas áreas de habitação e de agricultura, este último criando fontes alternativas de renda e que visam fixar o homem no campo.
Dentre os projetos citados pelo prefeito na área de agricultura dois deles são o de mandiocultura e de apicultura. Os dois projetos são tocados pelo município numa parceria com produtores e órgãos de pesquisa e projetos como Sebrae, Uesc e Ceplac. O secretário municipal de Agricultura, Pesca e Interior, Reynaldo Oliveira, diz que a interação entre o setor público e privado vai gerar bons resultados para a economia local.

Inscrições ao Maramata Fest terminam na próxima sexta

Os alunos interessados em disputar o Maramata Fest têm até a próxima sexta-feira (16), para fazer suas inscrições nas secretarias das escolas a qual pertencem. O grande festival de música ambiental promovido pela Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) pretende reunir participantes de colégios, cursinhos pré-vestibular e faculdades, em prol da conscientização ambiental.
O Maramata Fest acontecerá no campus das Espumas Flutuantes da Maramata entre os dias 14 e 16 de julho. Os três primeiros colocados receberão prêmio de R$ 2 mil a R$ 500 e as cinco melhores músicas irão compor o CD do festival. A escolha dos representantes será feita pela própria instituição onde o aluno preenche a ficha de inscrição e apresenta sua composição de letra e melodia inéditas, abordando a questão ambiental.
O presidente da Maramata, Jerbson Moraes, diz que o objetivo do evento é julgar e premiar as peças que são criadas para o segmento ecológico. “Queremos despertar na comunidade, a vontade de estudar e cuidar do meio ambiente, e a música é um bom incentivo para isso”, disse. Ele ressalta que este é mais um dos projetos desenvolvidos pela fundação com o intuito de conscientizar o ilheense sobre a importância da preservação do meio ambiente, que pode ser alcançada através da educação.
O presidente conta que a Maramata tem buscado diversas maneiras de contribuir com a formação de uma consciência cidadã a respeito da importância da preservação ambiental, através de projetos e atividades artísticas que geram impacto na comunidade. Ele destaca a atenção e o apoio que o prefeito Valderico Reis tem dispensado às ações voltadas à conservação e recuperação do meio ambiente. “O governo municipal enxerga a educação ambiental como ferramenta indispensável à mobilização das pessoas”, disse.
Moraes afirma que todos os projetos são elaborados de forma a despertar a consciência crítica das pessoas, “especialmente das crianças e jovens, que representam os adultos de amanhã”. Ele lembrou que a Maramata conta com um site (www.maramata.org.br) que tem recebido um grande número de visitações e lançou, recentemente, junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o jornal Eco Notícias, um periódico bimestral totalmente voltado às questões e projetos ambientais. A próxima edição sairá ainda nesse mês, trazendo muitas notícias interessantes sobre o meio ambiente, além de uma reportagem especial sobre a Mata Atlântica.

Gestão da saúde será “técnica e democrática”, diz secretária

A nova secretária municipal de Saúde, Eliene Santos Oliveira, empossada pelo prefeito Valderico Reis na sexta-feira (9), em substituição ao médico Wagner Porto, anunciou que sua gestão será “técnica e democrática”, pois ela, por formação, se opõe a modelos administrativos centralizadores ou políticos. “Entendemos que o trabalho técnico no atendimento às demandas da comunidade resulta em benefícios políticos para a administração, mas o contrário não é verdadeiro: a simples ação política imediata quase sempre redunda, no médio prazo, em prejuízos para a população e o governo”, justificou.
A respeito de gestão democrática, ela afirmou que “seria absurdo alimentar a pretensão de resolver sozinha os problemas da Saúde, diante da complexidade do sistema”, e que “é indispensável incentivar o trabalho em equipe, valorizando a especialidade, o conhecimento e a experiência de cada dirigente, procurando adequar as tarefas às suas diferentes afinidades e aptidões”. Ela lembrou que está na Secretaria da Saúde desde o começo do governo Valderico Reis, como contadora, o que lhe dá uma visão bastante clara de algumas dificuldades que precisam ser enfrentadas. “Em equipe, com as pessoas certas nos cargos certos, conseguiremos o melhor para a população e para o governo”, disse.
Estruturar os departamentos e levantar as necessidades das unidades de saúde em cada bairro estão nas primeiras prioridades da nova secretária. “Embora já saibamos de problemas que necessitam de solução, temos de buscar a intimidade dos serviços prestados em cada local, pois as realidades são diferentes e exigem soluções também diferenciadas”, justificou, acrescentando que todo esse trabalho técnico, ao fim significa trabalho político, porque, “se a unidade funciona bem, o mérito, no final das contas, não é do gestor da Saúde, mas do prefeito Valderico Reis”.

Prefeitura inicia vistoria em transporte escolar

A Prefeitura de Ilhéus deu início nesta segunda-feira (12), à vistoria dos veículos que fazem o transporte escolar na cidade. A vistoria está sendo feita de acordo com a ordem de chegada, na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrans), instalada no Parque de Operações. Até o dia 19 de junho, 58 veículos deverão comparecer ao local para serem analisados pelos técnicos da Setrans. O horário de atendimento é das 9h às 12h e das 14h às 18h.
A vistoria acontece todos os dias da semana, com ressalva para a quinta-feira (15), por conta do feriado de Corpus Christi. O secretário de Transporte e Trânsito, Rodolfo Macedo, explica que todos os itens de segurança estão sendo verificados, assim como as exigências específicas do Código de Trânsito para estar apto a transportar alunos. Ele diz que o veículo deve trazer na lateral a faixa escrita “Escolar”, conforme especificações do Detran, disponibilizar de nove a 15 lugares, excetuando o motorista, ter cintos de segurança para cada passageiro, lanternas superiores na parte externa do veículo e possuir um tacógrafo regularizado, além de estar com pneus e freios em boas condições e o extintor de incêndio dentro do prazo de validade.
Trata-se da segunda etapa do processo de renovação de alvará permissionário. Na semana passada, os proprietários dos veículos deram entrada ao protocolo de renovação, apresentando o alvará atual, cartão de identificação, antecedentes criminais e cópia do documento do veículo. Para que possam concluir o processo, os documentos de porte obrigatório exigidos são a licença para viagem especial, lista de passageiros – com nome completo também dos responsáveis – e certificado de vistoria do veículo. “Temos que garantir a segurança das crianças que são transportadas por esses veículos”, afirma o secretário Rodolfo Macedo, ressaltando que os veículos que não participarem da vistoria poderão ser multados ou, até mesmo, apreendidos.

Ilhéus bate recorde na vacinação contra pólio

A Secretaria de Saúde de Ilhéus comemora uma vitória na campanha de imunização contra a poliomielite, doença mais conhecida como paralisia infantil. Neste fim de semana, foi superada a marca de 12.300 crianças vacinadas, o que corresponde a 62% do total. A campanha prossegue até o próximo dia 27.
A diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, afirma que o percentual é o maior já atingido no mesmo período, ou seja, entre o início da campanha e o Dia Nacional de Vacinação. Segundo ela, o índice aponta para o sucesso no cumprimento da meta proposta pelo Ministério da Saúde, que é de 95% das crianças de zero a cinco anos incompletos.
Para se ter uma idéia da importância desses números, vale destacar que em 2005, quando a campanha atingiu 86% da meta, índice também maior que o de anos anteriores, haviam sido imunizadas 41% das crianças até o Dia Nacional de Vacinação. “Agora, quando chegamos a 62% antes do dia de mobilização, tudo indica que os objetivos serão atingidos e, possivelmente, até mesmo superados”, observa Cássia Virgínia.
A campanha em Ilhéus teve início no dia 5 e chegou a envolver mais de 520 pessoas, entre profissionais e voluntários. A Secretaria de Saúde conclama as pessoas que ainda não levaram seus filhos para vacinar a comparecerem à unidade de saúde mais próxima, até o dia 27.
O Departamento de Vigilância à Saúde também está mobilizando equipes em todas as áreas do município, inclusive na zona rural, para imunizar crianças no seu próprio domicílio. Esse trabalho é feito por um contingente de 120 profissionais da vigilância epidemiológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *