O Congresso Nacional de Direito Público, realizado até sexta-feira, no campus da Uesc, foi aberto com uma sessão comemorativa pelos 45 anos da Faculdade de Direito de Ilhéus (FDI).
• Além de reunir estudantes, juristas e professores, o evento lembrou a importância da Faculdade de Direito como mola propulsora da existência da própria Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc. Instalada em 1961, a Faculdade de Direito era a única escola superior do interior da Bahia. Depois, juntamente com a Faculdade de Ciências Econômicas de Itabuna (Facei) e a Faculdade de Filosofia de Itabuna (Fafi), formaram a Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna – Fespi, hoje conhecida como Uesc.
• Os alunos de Direito da Uesc prepararam e exibiram um documentário sobre a história da FDI, onde homenagearam todos os que contribuíram para a criação da instituição – orgulho da cidade de Ilhéus. Fundador da Faculdade de Direito e da Uesc, o professor Soane Nazaré de Andrade foi a estrela da noite: teve participação no vídeo, fez um excelente discurso e foi homenageado pelo Centro Acadêmico João Mangabeira com uma placa e pelo reitor Antônio Joaquim Bastos da Silva, cuja mensagem foi lida pela pró-reitora de Graduação, Adélia Melo Pinheiro.
• A abertura do Congresso de Direito, coordenado cientificamente pelo professor Manoel Carlos de Almeida Neto, foi bastante concorrida. Presidente da Associação Brasileira de Direito Tributário, Misabel Abreu Derzi fez a conferência de abertura, seguida pelo juiz de Direito e professor Luís Bezerra.
Com o pequeno movimento noturno registrado na avenida Soares Lopes, as opções da noite de São Jorge dos Ilhéus estão mesmo se concentrando no Pontal e zona sul da cidade.
• Além de oferecer belíssima vista panorâmica, o Pontal tem se transformado no point noturno. Assim que atravessa a ponte, o Boca Du Mar é a primeira opção, e sempre ferve quando promove grandes shows ou boates com DJ. A noite recebe ainda a ajuda do posto Roma, aberto 24 horas. Logo abaixo, o espaço de festas privé Maria Bunita funciona aos fins de semana.
• No centro da avenida Lomanto Júnior, o bar Caminho da Praia é o preferido da juventude descolada, que curte a madrugada. Ao lado, a bela Cervejaria Coronel é a nova opção do pedaço, principalmente para o público mais exigente e formal, que pode gastar um pouco mais por um serviço de qualidade. Bem perto fica o Forró Universitário, onde funcionou a Frutapão.
• O circuito conta ainda com duas pizzarias de primeira: a Fornaglia e a Pinóquio, bem freqüentadas na noite. Ainda tem a churrascaria Recanto Gaúcho e o velho Bar do Lico. No final da avenida, concentram-se o Altas Horas, o Mister Camarão, o tradicional Larika, o caldo de Faislon, um restô francês e o Mar Aberto, um bar alternativo na avenida Litorânea Sul.
• Além disso, o Opaba Praia Hotel volta a ser um espaço de festa – o Forró Vip, no último sábado, bombou. E a grande novidade na zona sul é o sucesso que vem fazendo a praça da Urbis, que após a obra de urbanização realizada no local transformou-se em um ponto de encontro da comunidade, não apenas do bairro, mas também de jovens de vários pontos da cidade que estão optando pela noite na Urbis. Inclusive, muitos daqueles que se reuniam na mitológica “praça da Irene”, no centro da cidade.
SEMANA GLS EM PORTO
O Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, vai se firmando no mercado como o mais promissor roteiro GLS do Brasil.
• Com a iniciativa do promoter Renato Murad e o apoio total dos empresários da região, será realizada a I Semana GLS de Arraial d’Ajuda, de 25 de junho a 2 de julho. Hotéis, restaurantes, lojas, spas, casas noturnas e barracas de praia estão se preparando para o evento. Segundo Murad, o roteiro foi criado para proporcionar ao turista gay a maneira mais agradável de desfrutar do Arraial d’Ajuda.
• Além da semana GLS, o evento será encerrado com a realização da 10ª Pride Arraial, um agito pra lá de descolado, já famoso até no exterior, que acontece de 4 a 8 de julho. O público vai contar ainda com dois pontos de informações turísticas especializados. O evento tem uma revista eletrônica que pode ser visitada na Internet: www.beachmagazine.com.br.
M o v i m e n t o
O curso de inglês Yázigi Ilhéus está fazendo uma promoção no ritmo da Copa do Mundo. Quem se matricular até 19 de junho, paga em hexa vezes sem juros e concorre a uma camisa oficial da seleção brasileira e ao kit didático da escola. O Yázigi fica na avenida Soares Lopes.
O Colégio Fênix Objetivo promove neste sábado, dia 10, das 10 às 16 horas, mais uma edição da série Nos Bastidores da História V, com a apresentação do Projeto Copa do Mundo. Coordenado pelo professor Marcos Silva, os alunos mostram detalhes interessantes de todos os países da Copa 2006. Vale a pena visitar.
O repórter Fernando Sodake foi à 24ª Semana do Fazendeiro, em Uruçuca, receber o prêmio BNB de Jornalismo 2005 pela produção da matéria sobre as vantagens do microcrédito que foi exibida na TV Santa Cruz. O gerente geral emissora, César Mazzoni, e o gerente de jornalismo, Rogério Santos, prestigiaram o evento.
O reitor da Uesc, Antônio Joaquim Bastos da Silva, retorna neste domingo de Belém, onde participou do Fórum do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Ao chegar, arria a mala e vai a Vitória da Conquista para a posse do reitor da Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb), Abel Rebouças.
O executivo José Carlos Tavares inicia nova etapa profissional na gerência do Posto Temático Jorge Amado, com bandeira da BR Distribuidora, localizado na avenida Antônio Carlos Magalhães. Com espaço privilegiado, loja de conveniências e atrativos turísticos, é o maior e mais moderno posto de serviços de Ilhéus.