Espaço Maneiro – Por Marcos Pennha

A Lu me disse

* Lucianta, a loura ambiciosa, numa de suas caminhadas de campanha eleitoral, avista, de longe, uma multidão, e comenta com sua amiga ao lado: “Olha, quanta gente vem vindo lá!” A amiga perguntou se são amigos. Lucianta respondeu: “Deve ser. Estão todos juntos”.

Estão dizendo por aí …

* Depois de muita malhação, de falarem cobras & lagartos, o jogador Ronaldo reaparece com belíssima atuação no campo. O fenômeno não desceu tão redondo goela a baixo dos críticos de plantão. É a viagem rumo ao hexa. Vale a pena ver de novo o resultado de 2002.

Piadinhas, ou não …

* O rapaz perguntou ao seu amigo tirado a intelectual o que é genitália. O amigo ‘sábio’, com pose, respondeu: “É a congregação de gênios, que estudam o processo da genética na Itália”.
* A garotinha de 4 anos acorda de madrugada e pede para a mãe contar-lhe uma história. A mãe diz: “Quando seu pai chegar, ele conta uma pra você, e outra pra mim”.

Momento de Sabido … ria

* Quando o médico do SUS medica sem conversar com o paciente – ou ao menos olhá-lo – alimenta, tão somente, a ilusão de cura e os lucros da indústria farmacêutica.

Enquanto isso, no palácio …

* Iuuuupiiiiiiii! … É festa no palácio! Ios comemorou mais um ano de vida. Em que pese o momento festivo, vale a pena a reflexão sobre os acontecimentos da cidade, em especial a partir da posse dos reis.
O rei Malderico e família contabilizam inúmeras inovações. Tais inovações, normalmente, não têm coadunado com os anseios da grande massa; mas há de se considerar que os reis cometem alguns deslizes por não conhecerem tão bem a cidade. Tem que haver compreensão e paciência da plebe.
A problemática consiste na falta de sintonia das idéias dos reis com os nativos.
Por exemplo, os sinceros amantes da cidade a trata, carinhosamente, de
princesinha. Os reis, por outro lado, não consideram esse tratamento, porque, segundo eles, Ios é uma senhora de 125 anos. Daí a explicação para o carnaval numa época na qual a maioria tá estudando e/ou trabalhando. Uma idosa tem que curtir um carnavalzinho tranquilo sem muita gente, sacou?
Na mesma linha de raciocínio, uma festa junina nos moldes antigos, tipo “São João passou por aqui?”, agradará em cheio à velhinha, concorda?
Enfim, tudo são coisas, divergências de opiniões. O rei Malderico não esperava encontrar tanta dureza. Tem encontrado alento na sua prole, em especial Barbie e Maldericozinho. Malderico desenvolve seu eu interior de compositor. Prepara, inclusive, a concretização do seu sonho de montar uma banda musical para atuar juntamente com a do filho, Rede de Arrastão. O nome do grupo será “O Robo”. Para mais adiante, sentindo-se sufocado, inspirado na boa vontade da filha Barbie, Malderico já tem a música de trabalho: “Senta aqui/ na cadeira do papai/ Senta aqui …”
É o samba do maneiro doido. Ha, ha, ha, ha, …

Obs: O Espaço Maneiro é patrocinado pela “Prafartura de Ios”, uma empresa do grupo “Vaisserrico Rei”.

Nota da Coluna: As bobagens aqui escritas não representam, necessariamente, a opinião desse site. Até porque pode ser que tudo não passe de mera ficção.

Dê mais uns acessos de risos nas edições dos dias 07, 13, 17, 26, 30/09, 08, 17, 20, 27/10, 04, 11, 18, 25/11, 02, 09, 16, 23 e 30/12/05, 07, 14, 20, 28/01, 03, 10, 17, 24/02, 03, 14, 17, 24/03, 01, 08, 15, 23, 28/04, 08/05, 15, 24/05, 05,14, 17 e 23/06/06. Até a próxima, 07/06/06.

* Marcos Pennha é redator de humor. Escreve uma coluna de piadas no jornal Foco
Regional. Ver perfil no Orkut.
MSN: marcospenha97@hotmail.com

PPS homologa candidatura de Veloso a deputado federal

O presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Raymundo Veloso, teve a sua candidatura para o Congresso Nacional confirmada pela convenção estadual do Partido Popular Socialista (PPS), nesta sexta-feira (30). Veloso agora prepara o lançamento oficial de sua campanha com um grande ato político no dia 07 de julho, em Ilhéus.
A candidatura de Veloso foi vista pelo ilheense como a chance de Ilhéus voltar a ter um representante no Congresso depois de 16 anos sem um deputado federal. Veloso está bastante entusiasmado e confiante num resultado positivo. Ele afirmou que tem recebido apoio de muitas lideranças de diversas cidades da região e que já confirmou lideranças em mais de 80 municípios.
Veloso anunciou que a sua campanha vai se basear em metas importantes para a região, como a recuperação da lavoura cacaueira, defendendo inclusive a anistia das dívidas dos produtores como forma de dar fôlego para retomada da produção. Outro ponto de destaque será a luta pela criação da Universidade Federal da Região Cacaueira. “O sul da Bahia tem uma população de quase três milhões de habitantes e, no entanto só possui uma universidade estadual, a Uesc, que já não atende, suficientemente, a demanda. É preciso investir no ensino superior para qualificar a nossa mão-de-obra”, defendeu.
O candidato pretende ainda se dedicar à Reforma Tributária, defendendo a redução da carga tributária e, principalmente, a isenção de impostos sobre os alimentos essenciais. “Um país com tantas pessoas pobres não poderia ter uma tributação tão pesada assim. O impacto do imposto sobre quem tem menos renda é enorme, o que diminui naturalmente seu poder de compra. Alimento, assim como remédio, é necessidade básica. Por isso, a atual carga é um estímulo à desigualdade social”, critica Veloso que informa que o Brasil é o país que mais cobra imposto no setor de alimentos num ranking de 15 países ricos e emergentes, chegando a atingir mais de 18% a média da carga tributária nacional embutida nos preços. Veloso destaca ainda que a redução dos impostos gera uma série de benefícios em cadeia. “As pessoas nem sabem o que estão pagando. Com a redução de preço, aumenta o poder de compra e a renda, assim abre-se um espaço maior para o consumo. A isenção de tributos nos alimentos poderia ter impacto, inclusive, na taxa de mortalidade infantil, que está associada à carência alimentar da mãe”.

INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Após um mês, novo secretário faz balanço positivo do turismo

Indústria volta a contratar e o nível de emprego cresce

Chuvas adiam inaugurações de obras e projetos em Ilhéus

Unidades móveis já têm mais de 10 mil pacientes atendidos

Após um mês, novo secretário faz balanço positivo do turismo

Trinta dias depois de ter assumido a Secretaria de Turismo de Ilhéus, Hermano Fahning já contabiliza alguns avanços no setor, como a reativação e aprovação do regimento do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), inclusão de novos membros, como a Infraero e Codeba, resolução dos impedimentos para a vinda da empresa aérea Gol para Ilhéus e contatos para a implantação do Programa Educação para o Turismo. Além disso, está sendo elaborado o Planejamento Estratégico do Turismo até 2008.
Em sua participação no Salão de Turismo Roteiros do Brasil, no início de junho, onde a Secretaria de Turismo de Ilhéus foi interlocutora de toda a Costa do Cacau, junto à delegação da região, foram feitos inúmeros contatos que prometem novos investimentos bem benefício do turismo na cidade. O primeiro deles foi com relação à vinda da empresa de transporte aéreo Gol para Ilhéus. A previsão é de que a companhia comece a operar no Aeroporto Jorge Amado em setembro, depois de medidas de ordem técnica adotadas pela Infraero.
Outro contato importante foi para a implantação do Programa Educação para o Turismo – Caminhos do Futuro, em Ilhéus. O programa, desenvolvido pelo Ministério do Turismo, fará de Ilhéus o município pioneiro na Bahia a inserir a disciplina de Turismo em todo o ensino fundamental. A equipe da Setur também participou do lançamento do programa Vai Brasil, que visa oferecer preços promocionais a turistas que visitarem a cidade durante a baixa estação. Dessa forma, além de dar oportunidade para que as pessoas com menos recursos financeiros conheçam o País, a iniciativa também favorece os empreendimentos turísticos. “Vamos estimular os empresários da Costa do Cacau a se integrarem ao programa, que pode fazer com que recebamos turistas durante todo o ano”, disse Hermano.
Ilhéus também vai participar ainda este ano do Programa de Inventariação da Oferta Turística, que será feito numa parceria entre a Setur e a FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências), a fim de catalogar todos os atrativos locais, assim como os prestadores de serviços turísticos. Objetivando oferecer maior qualidade e segurança no atendimento oferecido aos visitantes, o governo municipal também vai incentivar as empresas de receptivos que atuam no segmento do turismo de aventura a obter certificação da ABNT e do Ministério do Turismo.
O município também está buscando incentivar a produção associada ao turismo, principalmente no que se refere à agricultura familiar no turismo rural. “Além de formatar novos produtos, estamos buscando beneficiar toda a comunidade, oferecendo capacitações, treinamentos, orientações sobre formação de preços e apresentação, além buscar fontes de financiamento”, enfatiza o secretário.
Hermano Fahning afirma que o próximo grande objetivo do governo municipal é a elaboração do Planejamento Estratégico do Turismo até 2008, juntamente com o Plano Emergencial para a temporada de verão 2006/2007. “Temos a orientação do prefeito Valderico Reis de praticar uma gestão participativa, com todas as ações, planos e estratégias sendo debatidos pelo Comtur, a fim de que as decisões obtenham legitimação junto à comunidade turística”, disse.
Novas instalações
A Secretaria Municipal de Turismo ganhou novas instalações, no quinto andar do anexo da Prefeitura de Ilhéus. O novo local oferece toda a infra-estrutura necessária para o bom funcionamento dos trabalhos da Secretaria, como computadores com acesso à internet, telefone e espaço para reuniões.

Indústria volta a contratar e o nível de emprego cresce

O nível de emprego em Ilhéus manteve-se em alta nos meses de abril e maio. É o que revela o levantamento mensal feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Mais uma vez o principal responsável pela retomada das contratações com carteira assinada é o setor industrial, principalmente as empresas de informática e telecomunicações. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município teve um saldo positivo de 75 novas vagas no mercado formal em maio, sendo a quase metade gerada pelas montadoras de computadores e telecomunicações.
No acumulado dos dois meses, ficou em 172 o saldo de contratações. Segundo o Caged, em maio foram registradas 494 contratações. O número de desligamentos foi menor (419), gerando o saldo positivo. O secretário de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Libério Menezes, lembra que o maior número de contratações no setor industrial indica a vocação do município que está se fortalecendo no campo da prestação de serviços, comércio e indústria, eliminando a maior dependência da agricultura, como acontecia até meados da década de 90.
No acumulado deste ano, a economia ilheense, apesar dos efeitos da crise política nacional – que paralisou investimentos na indústria, segundo o Sindicato das Indústrias de Informática e Eletroeletrônicos (Sinec) – houve crescimento de 0,66% no saldo de empregos na cidade, com a geração de 2.753 postos de trabalho com carteira assinada, com tendência de aumento para os próximos meses, isso porque as empresas estão investindo na expansão do parque industrial, casos de fabricantes de computadores como a Bitway e Novadata.
As empresas sediadas no Pólo de Informática e Distrito Industrial foram responsáveis pela movimentação de R$ 1,6 bilhão no ano passado, segundo a Inspetoria da Secretaria Estadual da Fazenda. Para os próximos meses é esperada a instalação de pelo menos três novas indústrias. As negociações encontram-se em estágio avançado entre as empresas e a Sudic (órgão do Governo do Estado). “A vinda de mais empresas e a geração de empregos estão entre as nossas prioridades de governo”, assinala Libério Menezes.
O setor de informática e telecomunicações contratou entre abril e maio um total de 121 novos trabalhadores e registrou 26 desligamentos, saldo positivo de 95 vagas, oferecendo uma remuneração média registrada em carteira de R$ 403,98. No período, as áreas com menor desempenho foram de vigilante e recepcionista (-6) e contínuo (-5).
Construção civil
Se os números mostram a retomada do emprego, a expectativa para os próximos meses é de as contratações atinjam níveis melhores por conta de investimentos no setor de construção civil. Este é um dos setores da economia que mais geram postos de trabalho e a cidade terá investimentos de, pelo menos, R$ 9,5 milhões. São recursos empregados na construção de moradias no Teotônio Vilela e oriundos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social.
O mesmo setor também deve receber mais recursos para a construção de aproximadamente 500 moradias para servidores municipais, através do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), convênio este que está sendo assinado pelo prefeito Valderico Reis com a Caixa Econômica Federal. “As perspectivas são boas para a nossa economia”, diz o secretário, enfatizando que os últimos meses do ano e com a alta estação o setor de prestações de serviços (rede hoteleira, restaurantes etc) contratam mais para atender a demanda com o aumento do fluxo de turistas no período.

Chuvas adiam inaugurações de obras e projetos em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus decidiu adiar as inaugurações de obras que estavam programadas para esta quinta-feira (29). O motivo foram as chuvas que caíram no município durante toda a semana, provocando o retardamento na conclusão de projetos. De acordo com o prefeito Valderico Reis, o cronograma será remarcado para a próxima semana.
O prefeito explicou que parte das obras seria inaugurada no interior, mas as chuvas provocaram tanto o atraso na finalização como prejudicaram também as vias de acesso às comunidades rurais. “Por esse motivo, vamos esperar o tempo melhorar para retomar as inaugurações”, afirma.
A programação comemorativa do aniversário da cidade teve início na segunda-feira (26). Nesta quinta-feira, seriam entregues 156 moradias do Programa Habitar Brasil / Bird e outras 50 do Programa de Subsídio à Habitação (PSH) a moradores do bairro Teotônio Vilela. Estava prevista ainda a apresentação do convênio que contempla Ilhéus com recursos de R$ 9,5 milhões do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, a inauguração de uma escola na comunidade rural de Santa Maria e de obras de reforma e ampliação das escolas Temístocles Andrade e Paulo Freire, no Vilela.
“Todos esses projetos serão entregues à comunidade na próxima semana”, assegura Valderico. Ele ressalta que as obras realizadas pela atual administração, com recursos próprios ou em convênio com os governos estadual e federal, são “investimentos que estão mudando para bem melhor a vida dos moradores, principalmente nos bairros periféricos de Ilhéus”.

Unidades móveis já têm mais de 10 mil pacientes atendidos

As unidades móveis médico-odontológicas da Secretaria da Saúde de Ilhéus, um serviço especialmente montado para atender aos moradores do interior do município, já têm, até a última semana de junho, 10.382 pacientes atendidos, tendo visitado 53 das 60 comunidades ilheenses. Estes números significam um recorde importante nos serviços de saúde pública prestados à zona rural, quando comparados com igual período de 2005: no ano passado, as unidades móveis de saúde rural atenderam a 8.550 pessoas, moradoras em 52 comunidades. Este ano, em apenas seis meses, o número de localidades beneficiadas já foi ultrapassado, enquanto a quantidade de beneficiados está mais de 21% acima do ano anterior.
A secretária da Saúde de Ilhéus, Eliene Oliveira, analisou o relatório da coordenação do programa e se mostrou satisfeita com os resultados obtidos até aqui. “Este desempenho até junho nos dá tranqüilidade quanto aos objetivos a alcançar, deixando tempo para a cobertura de todas as comunidades e para reforço àquelas que se mostrem mais críticas”, disse. Ela salientou ainda que a dificuldade de acesso a alguns locais já foi resolvida, na maioria dos casos, possibilitando a extensão desses benefícios a mais pessoas este ano. “Estamos remanejando grupos comunitários para áreas de melhor acesso, no dia das visitas, de modo a não causar transtornos a essas pessoas”, explicou.
O serviço de atendimento à zona rural foi posto em prática em 2005, por ordem expressa do prefeito Valderico Reis. “Melhorar o acesso da população rural à saúde pública é um compromisso de campanha que não podemos adiar”, justificou o prefeito, ao autorizar a imediata recuperação de três ônibus, então sem condições de uso, hoje dotados de equipamentos médicos e dentários e remédios. A Unidade Móvel Médico-Odontológica é constituída por três equipes, sendo uma com dentistas e duas com médicos e dentistas, além de pessoal de enfermagem e de apoio administrativo.
Os serviços oferecidos são de consultas médicas, extrações e tratamento dentário (incluindo profilaxia). Nas sextas-feiras, é promovida uma espécie de mutirão, em comunidades sem assistência regular de médicos e dentistas, quando são oferecidos também exames de mama, busca ativa de diabéticos, vacinação de crianças e adultos, vacinação anti-rábica, exames preventivos, acompanhamento do programa Bolsa-Família e colheita de material para exames laboratoriais de rotina, além de distribuição de medicamentos.

Amurc envia manifesto a autoridades pedindo apuração de crime biológico

Através de manifesto, a Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) pede ao ministro da Justiça, Marcos Thomas Bastos; ao procurador-geral da Justiça, Lidivaldo Reachne Raimundo Britto; ao presidente do Senado, Renan Calheiro; aos senadores Rodolpho Tourinho, César Borges e Antonio Carlos Magalhães; ao coordenador-regional do Ministério Público, Clodoaldo Silva da Anunciação; ao delegado regional da Polícia Federal, Samuel Rodrigues Martins; ao presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo; ao governador Paulo Souto; ao presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, Clóvis Ferraz; e ao secretário estadual da Agricultura, Pedro Barbosa de Deus, apuração da denúncia que ocasionou na década de 80 prejuízo econômico, social e ambiental no sul da Bahia.
No documento, a presidente em exercício da Amurc, Débora Borges Santos, diz que “tal fenômeno caracteriza-se como prática de vários delitos tipificados na legislação penal com sérias conseqüências lesivas ao patrimônio e a moral não apenas dos cacauicultores, mas de todos os cidadãos do sul da Bahia, passivos de indenização por perdas e danos que determina a legislação civil brasileira”.
Segundo Débora Santos, a Amurc, na qualidade de representante de dezenas de municípios da região não deve se calar. “Ela vai atuar decisivamente junto aos prefeitos, presidentes de sindicatos rurais e demais entidades de classe, postulando das autoridades governamentais, dos órgãos dos ministérios públicos Federal e Estadual, da Polícia Federal e do Poder Judiciário, para que os fatos sejam apurados e os culpados punidos na forma da lei, uma vez que a sociedade precisa de resposta de amparo destes órgãos para solucionar um problema de grande repercussão nacional que culminou com a falência de uma região tradicionalmente rica até então e hoje empobrecida e desmoralizada”.
Nova reunião – No manifesto, a presidente em exercício da Amurc argumenta que caso tenha sido adotada alguma providência, “colocamos à disposição das investigações e quaisquer destes procedimentos a assessoria jurídica eleita em assembléia pela nossa instituição e os sindicatos patronais da região”.
Para discutir amplamente o assunto, a Amurc realiza dia 5 de julho, a partir das 9 horas, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), uma reunião. Na oportunidade, estarão presentes prefeitos, presidentes de sindicatos patronais e de trabalhadores rurais, cientistas, engenheiros, técnicos agrícolas advogados e representantes da sociedade civil organizada. “Nesse encontro, todos vão se inteirar do que vem sendo realizado pelo Ministério Público, Polícia Federal e por nossos advogados, além dos atos públicos que serão realizados na região para sensibilizar e chamar a atenção da sociedade e autoridades governamentais, com o intuito de que todas as providências sejam tomadas”.

ASCOM PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Ilhéus vai sediar 4º Encontro Regional de Capoeira em julho

Mais Saúde beneficia cerca de 900 pacientes em Ilhéus

Duas mil crianças recebem recursos do Peti em Ilhéus

PSFs do Vilela e Barra mudam estrutura para atender melhor

Flávio José e concurso junino agitam festa de aniversário

Valderico assina convênio e Santa Isabel é reaberto

Ilhéus vai sediar 4º Encontro Regional de Capoeira em julho

No dia 16 de julho, Ilhéus vai sediar o 4º Encontro Regional de Capoeira organizado pelo Projeto Pequeno Mestre. O encontro está programado para começar as 9h, na sede da Associação de Funcionários da Fundação Nacional de Saúde de Ilhéus, no bairro do Malhado. Estarão participando do evento, entidades de capoeira de diversos municípios da região, como Uruçuca, Itabuna, Itacaré, Aurelino Leal, Itajuípe, Vitória da Conquista, Poções, Brumado, Camamu e Una, além de outros estados, como Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.
Na programação, estão previstas palestras, apresentação afro, show folclórico, troca de cordel, formatura e a 4ª edição do Troféu Mestre Bimba. Já estão confirmadas as presenças dos mestres Suassuna, Pererê, Acordeon e Ligeirinho. O Projeto Pequeno Mestre é uma ONG sem fins lucrativos que desenvolve uma série de atividades sócio-educativas, artísticas, culturais, de inclusão social e cidadania, tanto na zona urbana quanto na zona rural do município. A ONG existe há mais de sete anos e já atende a cerca de 250 alunos entre cinco e 17 anos, que participam de atividades como capoeira, show folclórico, mostra de vídeos educativos, corte de cabelo e inclusão digital.
A ONG também desenvolve muitos projetos voltados às comunidades carentes, a exemplo do Programa Nossa Sopa, onde ela se une com entidades parceiras para fazer a distribuição semanal do alimento, a fim de combater a desnutrição. O programa já atende a 269 famílias, o equivalente a cerca de 1.044 pessoas de ambos os sexos. O Projeto Pequeno Mestre também beneficia a comunidade de baixa renda através da autorização que dá gratuidade na confecção da segunda via da carteira de identidade.
Segundo o presidente da ONG, Janildo Barbosa, a entidade conta hoje com oito unidades na sede e nos distritos, sendo elas no Alto do Carvalho e Cefa, distritos de Santo Antônio, Sambaituba e Couto, além das filiais nos municípios de Itapebí, na Bahia, Ipatinga, em Minas Gerais e Mogi das Cruzes, em São Paulo. Ele ressalta que todas as unidades contam com professores capacitados para ministrar aulas teóricas e práticas. O prefeito Valderico Reis elogiou a organização do evento e o trabalho que vem sendo desenvolvido pela ONG. “É muito importante que a sociedade também se mobilize para criar iniciativas que possam beneficiar as pessoas menos privilegiadas e desenvolver atividades que possibilitem ocupação, entretenimento e diversão a elas”, disse o prefeito.

Mais Saúde beneficia cerca de 900 pacientes em Ilhéus

O programa Mais Saúde Bahia, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, vai beneficiar entre 800 e 900 pacientes, de 3 a 7 de julho, no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), de acordo com informações de Cecília Alves, uma das responsáveis pela organização do evento. “A previsão é de atender até 90 pessoas por período, com possibilidades de chegar a 180 pacientes por dia e 900 em todo o decorrer do programa”, contabiliza Cecília.
O Mais Saúde Bahia trabalha com portadores de hipertensão arterial, anemia falciforme, hanseníase, diabetes mellitus, câncer de colo uterino ou tuberculose, numa espécie de mutirão de assistência, com equipes especializadas formadas por profissionais da Sesab e da Secretaria da Saúde de Ilhéus. O atendimento será prestado apenas às pessoas previamente identificadas como acometidas por uma ou mais dessas doenças, desde que residentes em Ilhéus ou no entorno do município, a exemplo de Una e Canavieiras.
Os pacientes foram previamente identificados, num trabalho de triagem promovido pela Secretaria, mediante levantamento de informações, casa a casa, pelos agentes comunitários de saúde de Ilhéus. O organograma prevê que o atendimento será para os municípios vizinhos durante a maior parte do tempo, ficando a manhã do dia 7 (sexta-feira) dedicada a pacientes moradores em Ilhéus. A Secretaria Municipal de Saúde participa do programa com a presença de médicos especialistas em cardiologia, endocrinologia, ginecologia e oftalmologia, além de pessoal de nível médio (técnicos de enfermagem e de laboratório) e apoio administrativo.
O Governo do Estado manda ao Mais Saúde Bahia dermatologista, fisioterapeuta, nutricionista e enfermeiras. As ações de saúde estarão centradas em consultas médicas, orientação sobre comportamento e exames complementares básicos, mas também incluirão procedimentos sofisticados, como eletrocardiograma e ecocardiograma, de acordo com a necessidade do paciente.
Para a secretária de Saúde, Eliene Oliveira, a presença do Mais Saúde Bahia no município representa um avanço, ao facilitar o acesso de vastos setores da população regional ao controle de quadros de tratamento contínuo, como hipertensão e diabetes. “O programa significa mais uma resposta às ações do governo Valderico Reis, firmando com a Sesab uma parceria muito útil para as comunidades de Ilhéus e da vizinhança”, afirmou.

Duas mil crianças recebem recursos do Peti em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus concluiu hoje (29) o pagamento das bolsas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) às duas mil crianças e aos adolescentes inscritos no programa. O benefício no valor de R$ 25 foi referente ao mês de maio e o pagamento, efetuado no estádio Mário Pessoa pela equipe da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, teve início na última terça-feira (27).
O repasse foi feito aos responsáveis pelas crianças e adolescentes beneficiadas e atendidas nos núcleos do Peti de Santo Antônio, Vila Olímpio, Ponta da Tulha, Rio do Engenho, Japú, Maria Jape, Couto, Tibina/Aderno/Retiro, Alto do Carvalho, São Miguel, Vila Cachoeira, Sambaituba, Aritaguá, Ponta do Ramo, Rua do Mosquito, Mambape e Banco da Vitória. Também receberam a bolsa-auxílio as crianças atendidas pelos núcleos do Peti instalados no Teotônio Vilela, Salobrinho e Nossa Senhora da Vitória.
O Peti é desenvolvido numa parceria entre a Prefeitura de Ilhéus, Secretaria Estadual de Trabalho, Ação Social e Esporte (Setras) e Ministério do Desenvolvimento Social, visando erradicar o trabalho infantil entre crianças e adolescentes. A secretária municipal de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis, afirma que o Brasil é considerado referência mundial no combate à exploração infantil. “É o único país a adotar política específica contra este tipo de mão-de-obra”, conta. Além de pagar uma bolsa mensal às famílias das crianças e adolescentes, o Peti oferece atividades culturais e esportivas no turno contrário ao da escola, com o sistema de Jornada Ampliada.
Fátima Reis diz que o programa tem conseguido manter as crianças nas escolas e afastá-las do trabalho perigoso, insalubre e degradante. “O Peti é uma ação conjunta que desperta em nossas crianças e em suas famílias a possibilidade de um outro futuro”. A secretária considera que, atualmente, as ações de proteção social voltadas às crianças e adolescentes vêm sendo transformadas em política pública e ações continuadas a serem executadas regularmente por meio do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), no qual o município está inserido.

PSFs do Vilela e Barra mudam estrutura para atender melhor

O prefeito Valderico Reis, em companhia da secretária de Saúde, Eliene Oliveira, outros secretários municipais e assessores, entregam à população do Teotônio Vilela, na tarde de sexta-feira (30), os postos do Programa Saúde da Família (PSF), com a estrutura física reformada e adequada para funcionamento. Também na próxima semana o prefeito entrega o PSF da Barra de Itaípe. As três equipes fazem parte da ampliação do PSF em Ilhéus e integraram o programa de inaugurações do aniversário da Cidade (28 de julho).
“Encontramos Ilhéus com apenas dez equipes do PSF, aumentamos esse número para 19” diz Valderico, observando que “ainda não atingimos o ideal”, disse Valderico, acrescentando que “as ações junto ao Ministério da Saúde prosseguem, para adequar a quantidade de PSFs à quantidade de habitantes”. Os postos reformados já estavam com suas equipes em funcionamento e não representam, conseqüentemente, um acréscimo.
“O que o governo municipal fez foi investir recursos para que o atendimento se torne mais fácil, mais humanizado e, portanto, mais eficiente”, explicou a secretária Eliene Oliveira, lembrando que as populações da Barra e do Vilela já se beneficiavam do programa, mas de forma ainda um pouco precária.
Dois outros postos, no bairro Nelson Costa, passam por semelhante processo de reforma. Cada equipe do PSF é formada por médico, enfermeira, duas auxiliares de enfermagem, recepcionista, auxiliar de serviços gerais e encarregado da farmácia. As unidades são dotadas também de estoque de medicação básica, que é fornecida ao paciente, mediante prescrição médica. De acordo com o planejamento do Ministério da Saúde, o programa se destina a beneficiar, com cada unidade instalada, locais que disponham de, no mínimo, mil famílias que necessitem de serviços de saúde pública.

Flávio José e concurso junino agitam festa de aniversário

Flávio José, Cavaleiros do Forró, bandas regionais e concurso de quadrilha junina vão animar a festa de aniversário dos 125 anos de emancipação e 472 anos de fundação de Ilhéus. A festa começa nesta quinta-feira (30) com apresentação das quadrilhas juninas No Lume da Fogueira e Pé de Couro e a banda Forró Kamana, na avenida 2 de Julho. Principal atração da festa, Flávio José se apresenta nesta sexta (30), a partir das 22 horas, com as bandas Vera Cruz e Netinho do Forró.
No sábado, Açucena Cheirosa agita o público na 2 de Julho, junto com Menina Assanhada, Forró Sirigüela, Top Love e Açucena Cheirosa. No dia 2, as atrações musicais são Xamego da Bahia, Cavaleiros do Forró e Dedim Gouveia, o Rei do Xote. Antes da apresentação das quadrilhas de Iguaí e Una, acontece a eleição da rainha do arraial ainda nesta quinta. Todas as agremiações deverão apresentar suas candidatas no certame que apontará a mais bela entre as rainhas das quadrilhas. Um total de 10 candidatas desfila para o corpo de jurados, responsável pela escolha da rainha. “Estamos reunindo boas atrações e realizando um concurso junino tradicional”, diz o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Marcos Magno.
Já o concurso de quadrilhas recomeça nesta sexta (30) quando estarão se apresentado no tablado da avenida 2 de Julho as agremiações Explosão do Arraiá, Cravo e Canela, Forró do Dinossauro e Chama de Estrelas. As apresentações das quadrilhas acontecem sempre às 19 horas. Do bairro do Malhado, zona norte de Ilhéus, a Explosão do Arraiá, levará 14 pares para o tablado. Traz como tema “A história do São João – uma festa para todos” e já participou de oito concursos. Foi fundada em 1992.
A Cravo e Canela é da comunidade da Esperança, bairro do Malhado. Criada em 2002 é a maior em número de participantes com 36 pares. Traz como tema “Nordestino de volta para casa”. Conseguiu o primeiro lugar nos concursos de 2003 e 2004. A quadrilha Forró do Dinossauro é do bairro Nelson Costa, comunidade da zona sul da cidade. Tem 20 pares e traz como tema “Retalhos de nossa história”. Fundada em 1996, foi campeã do concurso nos anos de 2000, 2001 e 2004.
A Chama de Estrelas é do bairro do Iguape, zona norte, possui 20 pares e traz como tema “Nus no Nordeste”. Fundada em 2006, portanto é a sua primeira participação no concurso. No dia 1º de julho as quadrilhas Valentes guerreiros, Centauros, Explosão da Esperança e harmonia do Forró estarão se apresentando para o corpo de jurados. A grande final levará 3 concorrentes ao tablado.

Valderico assina convênio e Santa Isabel é reaberto

Depois de 15 meses com as portas fechadas, o Hospital e Maternidade Santa Isabel volta a atender a população ilheense. A unidade, que teve seus leitos desativados nesse período, foi reinaugurada na tarde de ontem (28), pelo prefeito Valderico Reis. Durante o ato solene, foi firmado convênio de cooperação financeira entre a Secretaria de Saúde e a nova administração da unidade.
O Santa Isabel já foi referência em saúde na região sul da Bahia. A reabertura fez parte da programação do aniversário da cidade, que completou nesta terça 125 anos de emancipação e 472 de história. Na oportunidade, o prefeito lembrou que para a unidade voltar a prestar atendimento à população local, foi necessária a realização de várias reuniões com autoridades ligadas a área de saúde. “Mantivemos muitos contatos, inclusive com o secretário de Saúde do Estado, José Antonio Rodrigues Alves, para que o setor avance em nossa cidade e a população mais carente não fique sem receber o atendimento necessário”, enfatizou.
O prefeito disse que o município tem obrigação de ampliar o acesso à rede básica para as pessoas mais necessitadas e à rede hospitalar. Na visão dele, além dos moradores da cidade e de municípios circunvizinhos, a reabertura da unidade vai beneficiar também os funcionários que agora voltam aos postos de trabalho e começam a receber os salários interrompidos antes do hospital paralisar o atendimento.
A nova mantenedora do Hospital e Maternidade Santa Isabel é a Oscip Irmandade Justiça de Paz. Ao participar do ato de reinauguração, o diretor da Oscip, Manuel Santos Melo, foi enfático ao dizer que a população carente se priva de atendimento hospitalar. Segundo ele, com a reabertura da unidade o ilheense passará a receber atendimento médico durante 24 horas, diariamente, inclusive aos domingos e feriados.
O diretor citou o empenho do prefeito Valderico Reis para viabilizar a reabertura do Hospital e Maternidade Santa Isabel. Disse que o prefeito esteve empenhado, pessoalmente, nessa luta. Para a secretária de Saúde, Eliene Oliveira, a reabertura da unidade representa a esperança de ver o atendimento de saúde na cidade registrando avanços significativos e assinou o convenio de cooperação financeira para ajudar o funcionamento da unidade hospitalar.
A presidente da Associação das Senhoras de Caridades de Ilhéus, Raimunda Malagutti, falou que a reabertura da unidade representa a vitória da população e a possibilidade dos funcionários continuarem nos postos de trabalho. Criada pela associação, o Hospital e Maternidade Santa Isabel foi inaugurada em outubro de 1951, mas antes funcionava oferecendo atendimento de ambulatório. Entidade de fundo filantrópico, o Hospital e Maternidade Santa Isabel entra numa nova gestão apostando na excelência no atendimento e ampliação dos serviços de saúde.

Louva Ilhéus reunirá protestantes na Concha Acústica

Lázaro, Fernando Fé, Sacerdócio, Marcados por Cristo, Tocando Vidas, Dijalma Santos e várias outras atrações regionais. 30 de junho, 1 e 2 de Julho na concha acústica de Ilhéus, a entrada será um quilo de alimento não perecível que será destinado a casas de recuperação de drogados em Olivença e no Banco da Vitória. A camisa oficial do evento esta sendo vendida ao valor de R$ 8,00 apenas e parte dos recursos adquiridos serão repassados aos ministérios de missões das igrejas participantes que terão ainda a opção de montar seu stand para comercialização de alimentos, adquirindo,assim, fundos para suas respectivas denominações. A equipe de coordenadores é composta de homens cujos corações foram tocados por Deus para o desempenho das funções que lhes são atribuídas, são eles: O professor Alzimário Gurita(Lindinópolis), o locutor Carlos Santiago(Comunidade Evangélica) e o vídeo maker Tairony(Memorial). Também colaboram, Edson e Renato(ambos Lindinópolis), o publicitário Vivaldo Neto(Memorial), o áudio máster Hélio Ricardo(Missionária), Fabio Mantena(Memorial), Silvestre(Missionária).
Assembléianos, batistas, quadrangulares, casas de oração, betel, universal, etc… Já podemos sentir o corpo de Cristo, completo, onde cada denominação, assim como em um corpo, executa sua função, consciente do seu papel no objetivo de transportar o corpo para abençoar, curar, e juntas fazer tremular uma única bandeira: JESUS CRISTO.
O Louva Ilhéus – Clamando pelas nações, chega com o propósito de nos animar , nos levantar, nos deixar levar pelo poder de Deus até uma dimensão onde o limite desconhecemos, mas, anelamos. Evangelismo, adoração, clamor, alegria, palavra, louvor, lágrimas, tendas, coreografias, dança, uma total liberdade de expressão. Participe, colabore, convide, ponha seu tijolinho na construção desse que promete ser a maior concentração de energia divina que Ilhéus já presenciou e sentiu, apoiado por mais de 25 igrejas, de diferentes denominações, mas de igual propósito: a comunhão. Se pudéssemos ver o semblante de Senhor, temos certeza, Ele estaria sorrindo, ante a manifestação de comunhão programada para esses dias que virão, uma colheita da semente plantada a mais de dois mil anos atrás, pelo seu Filho Unigênito.

Carlos Santiago
D.R.T. 2482
carlosantiagocsp@hotmail.com
(73)9965-5960

Saiba o que mudará com a implantação da TV digital

A TV digital permite a transmissão da imagem em alta definição, proporciona transmissão e recepção de maior quantidade de conteúdo por um mesmo canal e possibilita maior interatividade – usando o modo digital para enviar vídeo, áudio e dados.
A tecnologia surgiu quando cientistas japoneses se uniram para descobrir um tipo de transmissão capaz de dar ao telespectador as sensações mais próximas possíveis, tanto em imagem quanto em som, daquelas experimentadas por um espectador no cinema.
Atualmente, existem três tipos de transmissão de TV digital: ATSC (Advanced Television Systems Committee), adotado pelos EUA, Canadá, México e Coréia do Sul; ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial), adotado pelo Japão; e DVB-T (Digital Video Broadcast Terrestrial), adotado pelos demais países que já decidiram qual padrão seguir, em especial os países da Europa, Ásia, África e Oceania.
O padrão japonês – adotado pelo Brasil – é o único dos três que já está pronto para transmissões para dispositivos portáteis (como receptores em carros) e móveis (como celulares).

No Brasil, a partir da implantação da TV digital, as emissoras terão dez anos para se adaptar. Durante esse tempo, a programação poderá ser transmitida simultaneamente em sinal digital e analógico. Porém, após o prazo, o canal analógico deverá ser devolvido e a transmissão passará a ser exclusivamente digital.

Veja abaixo o que mudará com a TV digital

Resolução da imagem: Atualmente, um monitor analógico de boa qualidade apresenta entre 525 e 625 linhas de vídeo. Na televisão digital de alta definição, chega-se a 1080 linhas com o padrão HDTV (High Definition Television).

Novo formato da imagem: A tela dos monitores digital passará do formato 4:3, típico da TV analógica, para o formato 16:9, mais próximo do formato panorâmico de uma tela de cinema.

Qualidade do som: A televisão iniciou com som mono (um canal de áudio), evoluiu para o estéreo (dois canais, esquerdo e direito). Com a TV digital, passará para seis canais (padrão utilizado por sofisticados equipamentos de som e home-theaters).

Interatividade: O usuário poderá interagir com a programação dos canais da TV digital. O conteúdo será transmitido unilateralmente para o receptor de uma só vez. A partir daí, o usuário pode interagir livremente com os dados que ficam armazenados no seu receptor. Um novo fluxo de dados ocorre apenas quando é solicitada uma atualização ou uma nova área do serviço é acessada.

Novos canais: Com a TV digital, serão criados quatro novos canais públicos (Executivo, Cultura, Educação e Cidadania), que serão administrados por operadores de rede, a cargo de uma entidade também pública.

Comércio eletrônico: As emissoras poderão oferecer compras pelo controle remoto, acesso ao banco e até venda de programas pagos. O usuário da TV digital poderá também comprar produtos agregados à programação. O tradicional merchandising poderá complementado por um aplicativo que oferece o item exibido ou mencionado pelo personagem para aquisição imediata.

Mobilidade: Todos os serviços oferecidos pela TV digital poderão ser transportados para um dispositivo que pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora, caso o governo opte por um modelo que priorize a portabilidade. A TV digital poderá ser acessada por meio de terminais móveis como celulares ou dispositivos desenvolvidos especialmente para receber conteúdo multimídia.

Nova geração duela na Bahia

Está tudo pronto para o início da terceira etapa do Maresia Brasileiro de Surf 2006.

A prova começa nesta sexta-feira (30/6) e vai até domingo (2/7) na praia de Stella Maris, litoral norte de Salvador (BA). É a primeira vez que a capital baiana recebe o circuito.
As categorias em disputa são Open (aberta), Júnior (até 18 anos), Mirim (até 16), Iniciante (até 14), Feminino Open e Feminino Júnior, além do tradicional duelo entre equipes.
“Esperamos que o público compareça em massa e possa prestigiar o show da nova geração do surf brasileiro”, convoca Adalvo Argolo, presidente da Federação Baiana de Surf (FBS).
Desde 2002 o circuito brasileiro era realizado em Ilhéus, litoral sul da Bahia. Porém, desta vez a FBS resolveu inovar, levando a etapa baiana para Salvador.
A praia de Stella Maris, que já recebeu diversas competições importantes do surf profissional brasileiro, agora recebe as principais promessas do país.

O vice-campeão mundial sub-16 Alejo Muniz é uma das atrações da prova. O catarinense de 15 anos está em terceiro lugar no ranking da categoria Júnior e ameaça seriamente o líder Rudá Carvalho (BA) e o vice-líder Jadson André (RN).

Quem também está de olho no posto de número 1 é o potiguar John Max, integrante do time verde-amarelo no Mundial Júnior realizado em maio deste ano, na praia de Maresias, São Sebastião (SP). John é quarto colocado na Júnior e vice-líder na Mirim.

O baiano Franklin Serpa, melhor brasileiro no categoria sub-18 do Mundial, também é favorito ao título em Stella Maris.

Serpa começou mal a temporada, perdendo na primeira fase em Maracaípe (PE), mas recuperou-se na prova seguinte e ficou em terceiro lugar na praia de Maresias (SP).

“A competição será difícil, pois o nível do circuito é muito alto. Porém, treinei bastante para obter um bom resultado em casa e vou lutar muito pela vitória”, revela o atleta radicado em Ilhéus.

Nas demais categorias, a briga pela liderança do ranking também está acirrada.

O número 1 na Open é o pequeno cearense Charlie Brown, seguido pelo baiano Alandreson Martins, mais conhecido como “James Christian”.
Na Mirim, o paulista Miguel Pupo defende o posto de líder. Outro integrante do time paulista que lidera o circuito é Nathan Brandi, na categoria Iniciante.

Entre as meninas, a paraibana Diana Cristina domina a primeira posição nas duas categorias (Feminino Open e Feminino Júnior).

A Bahia comanda a disputa pelo título do Maresia Brasileiro de Surf 2006, seguido por São Paulo, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

O Maresia Brasileiro de Surf 2006 tem o patrocínio da Maresia Boardtech pelo terceiro ano consecutivo. A terceira etapa conta com o apoio da VI Fiberglass Foam, Surfing Series, High Performance e Federação Baiana de Surf (FBS).

A realização é da Confederação Brasileira de Surf (CBS), com supervisão do Ministério do Esporte e Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Divulgação: Waves.Terra e Revista Fluir.

Ranking do Maresia Brasileiro de Surf 2006

Open

1 Charlie Brown (CE) 1187
2 Alandreson Martins (BA) 1086
3 Alex Lima (SC) 1011
4 Wiggolly Dantas (SP) 1000

Júnior

1 Rudá Carvalho (BA) 1287
2 Jadson André (RN) 1282
3 Alejo Muniz (SC) 1092
4 John Max (RN) 1062

Mirim

1 Miguel Pupo (SP) 1431
2 John Max (RN) 1385
3 André Pastori (RJ) 1341
4 Nathan Brandi (SP) 1287

Iniciante

1 Nathan Brandi (SP) 1729
2 Peterson Crisanto (PR) 1531
3 Saulo Marques (BA) 1330
4 Cauê Wood (SC) 1312

Feminino Open

1 Diana Cristina (PB) 2000
2 Bruna Schimitz (PR) 1629
3 Nathalie Martins (PR) 1620
4 Adine Pereira (SP) 1312
4 Gabriela Leite (SC) 1312

Feminino Júnior

1 Diana Cristina (PB) 1556
2 Chantalla Furlanetto (SC) 1330
3 Susã Leal (SC) 1282
4 Gabriela Leite (SC) 1260

Equipes

1 Bahia 1900
2 São Paulo 1729
3 Rio Grande do Norte 1539
4 Santa Catarina 1466

Por: Ader Oliveira

Jojó de Olivença apóia comunidade carente

Nesta quinta-feira (dia 29), o baiano Jojó de Olivença lança oficialmente o “Projeto Ondas”, que tem o objetivo de ajudar comunidades carentes do Guarujá, cidade em que reside.
A apresentação acontece no Delphin Hotel (Av. Miguel Stéfano, 1.95), na praia da Enseada, às 9 horas. Na ocasião, Jojó explica a iniciativa e os objetivos.
“Atuamos na praia da Enseada todas as quintas-feiras, das 9 às 10h30, e a proposta é utilizar o surf como ferramenta para a educação e também como prevenção contra as drogas”, destaca Jojó, que iniciou este mesmo projeto social em 2000, mas teve de interrompê-lo por falta de recursos no fim de 2002.
“É uma idéia muito boa e agora temos parceiros fortes para viabilizá-lo”, comenta o surfista, referindo-se ao apoio da Overboard, WG, Delphin Hotel, Skatena Sports e Pipeline Soft Boards.
Aos 38 anos de idade, Jojó tem um currículo de destaque: bicampeão brasileiro profissional em 1988 e 92, vice em 93, mesmo ano em que foi campeão paulista e ingressou no WCT, a elite mundial, onde permaneceu por cinco temporadas até 98.
Atualmente é top 16 do Super Surf, o brasileiro profissional de surf. Mais detalhes sobre o Projeto Ondas pelo telefone (0xx13) 3017.2424.
Jojó também apóia a comunidade de Olivença, que o revelou para o surf. Este ano, doou 12 pranchas para a escolinha da Associação Olivença de Surf (AOS).

Detran tem novas regras para habilitação

Uma nova portaria do Detran Bahia está autorizando o aproveitamento do curso teórico-prático oferecido pelos Centros de Formação de Condutores (CFC), de quem perdeu o prazo para a conclusão do processo da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Este prazo será de 12 meses, a contar da data do cancelamento do processo. O aproveitamento dos cursos será autorizado mediante a apresentação do certificado da auto-escola. Com isso, o candidato à primeira habilitação não irá precisar fazer novamente o curso, como determina a Resolução 168 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Quem perdeu o prazo do processo terá que pagar novamente as taxas de serviços para a realização dos testes de legislação e prático e exames médicos. Somente quem não utilizou nenhum desses serviços está isento do pagamento de uma nova taxa. A Resolução 168, publicada em 23 de junho de 2005, foi criada para regulamentar o processo de habilitação em todo o país. Por conta disso, os laudos vencidos desde o último dia 23 não têm mais validade.

Na Bahia, o curso teórico-prático não tinha validade determinada, já o laudo do Detran tinha validade de quatro anos. Em Salvador, o preço dos cursos oferecidos pelos Centros de Formação de Condutores varia de R$250 a R$350. Já para a abertura de novo processo, o candidato terá que desembolsar R$120, sendo R$42 para os testes teóricos e práticos e R$78 para os exames médicos. De acordo com Barroso, a medida não vai prejudicar a maioria dos candidatos à primeira habilitação. Ele afirma que cerca de 90% das pessoas que abrem o processo, conseguem cumprir todas as etapas em um ano.

Fonte: Correio da Bahia

Brasil e França travam duelo entre ‘inimigos íntimos’

Brasil e França chegam para as quartas-de-final da Copa do Mundo, no próximo sábado, com um histórico de rivalidade, títulos e uma curiosa relação de amizade criada a partir da convivência entre brasileiros e franceses em alguns dos principais clubes europeus.
Ronaldo e Zinedine Zidane são os melhores representantes dessa combinação. Rivais na decisão da Copa de 98, quando o francês levou a melhor ao marcar dois gols e ficar com o título, os dois jogam juntos no Real Madrid desde 2002 e se consideram bons amigos.
Além da dupla, o clube espanhol reúne ainda Cicinho, Robinho e o lateral Roberto Carlos, que também jogou no Real Madrid ao lado do volante francês Claude Makelele, atualmente no Chelsea (Inglaterra).
Aos 22 anos, Robinho diz que era muito novo em 1998, mas admite que, como torcedor, tem lembranças ruins daquele Mundial e que jamais imaginaria que acabaria se tornando amigo de Zidane, o carrasco do Brasil oito anos atrás.

“A gente não esperava se enfrentar”, conta Robinho, antes de revelar que o francês costuma recordar o jogo de 98 nas conversas com os brasileiros. “Ele tira sarro, mas é uma brincadeira sadia.”

Melhores do mundo

Além de colocar frente a frente os campeões das últimas três Copas (Brasil, em 1994 e 2002, e França, em 1998), o jogo do próximo sábado também vai reunir em campo os vencedores do prêmio da Fifa para o melhor jogador do mundo desde 2002.

Ronaldo, eleito o melhor em 1996, 1997 e 2002, e Zidane (1998, 2000 e 2003) são os únicos jogadores que venceram o prêmio por três vezes. Mas Ronaldinho Gaúcho (2004 e 2005) é o atual detentor do título.

Além dos três craques, a partida em Frankfurt também vai contar com a presença do atacante francês Thierry Henry, que ficou em segundo lugar na eleição de melhor do mundo da Fifa em 2003 e 2004.

Pouco antes do início do Mundial, Zidane anunciou que planeja abandonar o futebol assim que a Copa do Mundo chegar ao fim. Apesar da amizade com o francês, Robinho torce para que a aposentadoria do companheiro de clube tenha início no sábado.

“Espero que ele possa encerrar a carreira dele já no jogo contra o Brasil”, afirma o atacante. “É uma perda para o futebol, porque ele joga muito, mas espero que ele não tenha tanto sucesso assim contra a gente.”

Oito anos depois

Além de Ronaldo e Zidane, os franceses Barthez, Thuram, Vieira, Henry e Trezeguet e os brasileiros Dida, Cafu, Roberto Carlos, Emerson e Zé Roberto estiveram presentes na decisão da Copa de 98.

Assim como a turma do Real Madrid, boa parte desses jogadores passaram a jogar juntos anos mais tarde. Emerson, por exemplo, tem Thuram, Vieira e Trezeguet como companheiros de equipe na Juventus (Itália).

Outros jogadores de França e Brasil que não estiveram na partida disputada em Paris também se conhecem pessoalmente e defendem a mesma equipe no futebol europeu.

O volante Gilberto Silva joga com Henry no Arsenal (Inglaterra). O zagueiro Lúcio e o francês Willy Sagnol atuam no Bayern de Munique (Alemanha).

O meia Vikash Dhorasoo, atualmente no Paris Saint-Germain, esteve no Milan, de Dida, Cafu e Kaká, na temporada 2004-2005.

Lyon dividida

O Lyon é um capítulo à parte quando se trata de convivência entre jogadores brasileiros e franceses. O clube conta com oito atletas nas duas seleções: Juninho Pernambucano, Cris e Fred, pelo Brasil; Coupet, Abidal, Malouda, Wiltord e Govou, pela França.

“Para mim, é um prazer especial jogar contra a França por ter amigos e morar lá”, diz Juninho. “Mas é lógico que nós vamos fazer de tudo para que o Brasil ganhe.”

No Lyon desde 2001, Juninho é um dos maiores ídolos do clube e conseguiu a façanha de conquistar cinco títulos consecutivos do Campeonato Francês nas cinco temporadas que disputou com a equipe.

Por isso mesmo, o meia da Seleção Brasileira diz acreditar que talvez a partida do próximo sábado deixe dividido o coração da torcida de Lyon.

“Nós somos três do Lyon aqui: eu, Cris e o Fred”, afirma Juninho. “Acho que alguns torcedores do Lyon vão balançar um pouco ou talvez fiquem felizes se o Brasil passar também.”

BBC

Cacauicultores e entidades organizadas exigem apuração de sabotagem

Produtores de cacau, presidentes de sindicatos rurais patronais e de servidores públicos federais, representantes de entidades civis organizadas, secretários municipais de Agricultura e prefeitos da região, reunidos na sede da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) exigiram que a Justiça apure a denúncia feita pelo técnico de administração Luiz Henrique Franco Timóteo, que confessou ter participado da trama de trazer à região a vassoura-de-bruxa, juntamente com alguns petistas funcionários da Ceplac.
Para isso, ficou decidido que a Amurc fará outra reunião dia 5 de julho, a partir das 9 horas, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), com a finalidade de dar mais força ao processo de investigação. Na oportunidade, o prefeito de Canavieiras e tesoureiro da instituição, Zairo Loureiro, lembrou que com o advento da doença que dizimou inúmeras fazendas na região muitas delas foram abandonadas, provocando demissão de milhares de trabalhadores rurais e surgindo na periferia das cidades favelas, prostituição, miséria e crescente onda de violência.
O prefeito de Canavieiras relatou ainda que com a chegada da vassoura-de-bruxa e o avanço da doença muitos cacauicultores morreram endividados, outros perderam suas propriedades ou abandonaram as fazendas. Por isso, Zairo Loureiro propôs que a assessoria jurídica da Amurc encaminhe solicitação ao Ministério Público Federal, ao Ministério da Agricultura e à Presidência da República para que a denúncia seja apurada. O mesmo vai fazer a Câmara Setorial do Agronegócio do Cacau e Sistemas Florestais Renovados, entidade formada por instituições públicas e privadas que representa o setor cacaueiro no Brasil.
Na reunião todos cobraram que se chegue à verdade sobre a denúncia de sabotagem nas fazendas. O cacauicultor Ozéias Gomes da Costa cobrou uma rigorosa investigação. “Por causa desse ato criminoso os produtores foram penalizados e os trabalhadores ficaram na mendicância. E o pior de tudo isso é que aconteceu um prejuízo ambiental, social e financeiro. Por isso que devemos cobrar uma investigação isenta de bandeira partidária”.
Já o presidente do Sindicato Rural de Barro Preto, Fernando Botelho Lima, lembrou que a vassoura-de-bruxa provocou uma queda acentuada na economia cacaueira da região, desemprego de mais de 200 mil trabalhadores e endividamento dos produtores rurais. Acredita que o mais importante é que todos os fatos narrados na matéria sejam apurados. Segundo ele, é necessário tomar cuidado para não cometer por conta do momento nenhum tipo de injustiça.
A reunião contou com a presença dos prefeitos Débora Borges Santos (Camacan) e Zairo Loureiro (Canavieiras), cacauicultores, representantes da Associação de Apoio à Recuperação da Região Cacaueira (Comacau), da Ceplac, sindicatos rurais de Camacan, Coaraci, Floresta Azul, Barro Preto, Gandu, Ipiaú, secretários municipais de Itabuna, pró-reitoria da Uesc, diretores da FacSul, da Direc-7 e do Sintsef, SRH e diretores das TVs Santa Cruz e Cabrália.

PSOL realiza Convenção e aprova alguns nomes de Ilhéus

O P-SOL realizou sua convenção no dia 17 de junho e lançou uma chapa formada por Hilton Coelho para Governador, Ney Castro para Vice e André Luis Freitas Fonseca para Senador. Além de cerca de 30 candidatos e candidatas a deputados estaduais e federais. Foi ainda formalizada aliança com o PCB e PSTU, cujos representantes estiveram presentes na animada e combativa convenção.
O candidato a governador, Hilton Barros Coelho, tem 35 anos é Historiador, Servidor Público Federal e militante de esquerda desde os dezesseis anos de idade, Hilton iniciou sua trajetória política em 1987 nas greves estudantis da antiga Escola Técnica Federal da Bahia, atual CEFET e hoje é mestre em História Social.
Também tiveram seus nomes aprovados os dirigentes do PSOL de Ilhéus
Hernani Sá para Deputado Federal e Albérico Bispo para Deputado Estadual além do já citado André Luis Freitas Fonseca que concorrerá ao Senado.
Hernani Sá é um jovem de 24 anos que vem crescendo politicamente demonstrando habilidade e conquistando espaço num cenário composto por lideres considerados “cobras criadas”. É Servidor Público Federal e vem ajudando a construir o PSOL na Bahia por entender que a política é uma ferramenta de transformação social capaz de resolver muitos problemas existentes em nosso país. Como Deputado Federal irá propor e defender a implantação de uma política agrícola que possibilite investimentos no campo capazes de reverter o êxodo rural. Irá se empenhar ao máximo em buscar soluções para a crise econômica que vive a região cacaueira.
Albérico Bispo, também conhecido por Berinho, é presidente da executiva
municipal do PSOL de Ilhéus. Servidor público da CEPLAC e dirigente do SINTSEF, vem se dedicando na luta sindical em beneficio dos direitos dos trabalhadores classistas.
André Luis Freitas Fonseca é psicólogo, advogado e professor universitário. Foi um dos fundadores do PT na Bahia, onde militou desde os tempos de estudante
secundarista. Era uma das principais lideranças da esquerda petista no município de Ilhéus saindo do mesmo em 2005 para se incorporar à construção do P-SOL.

INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Seminário reúne 1.500 educadores em Ilhéus

Ilhéus inaugura núcleo de educação ambiental e práticas sustentáveis

Valderico inaugura obras e entrega casas no Vilela

Seminário reúne 1.500 educadores em Ilhéus

Ilhéus foi sede esta semana de um dos mais importantes eventos da área de educação já realizados no município. O I Fórum de Educação da Costa do Cacau reuniu aproximadamente 1.500 professores, diretores escolares e profissionais que atuam nas cidades de Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Santa Luzia, Una Canavieiras e Uruçuca. A solenidade de abertura, que contou ainda com espetáculo de dança, exibição de vídeo e palestra.
O secretário de Educação de Ilhéus, Almir Gonçalves Pereira, salientou a importância do evento “por sua contribuição para as discussões da política de ensino público nos municípios que compreendem a Costa do Cacau”. Ele destacou também a intenção do prefeito Valderico Reis de tornar Ilhéus uma referencia para a educação no estado da Bahia.
Para o secretário, realizar o seminário representou a concretização de um sonho que tem como fim a integração educacional entre as cidades que participam da iniciativa, cujo objetivo primordial é permitir o intercâmbio e a troca de experiências entre educadores. O fórum propôs-se ainda a refletir o ensino em um novo contexto social, histórico e cultural e reconhecer a avaliação como prática mediadora na construção de conhecimento.
Durante o evento, foi exibido um vídeo sobre a história de Ilhéus e realizadas palestras, como a do psicólogo e professor Kau Mascarenhas. Ele abordou o tema “Excelência na comunicação entre educadores e educandos: harmonia em sala de aula”. Outras participações de grande importância foram as dos professores Jorge Portugal, que falou sobre os “Encontros e desencontros da avaliação no processo de ensino-aprendizagem” e Cipriano Luckesi, sobre “Avaliação da aprendizagem – uma abordagem dialógica e afetiva”.

Ilhéus inaugura núcleo de educação ambiental e práticas sustentáveis

No dia em que comemorou 472 anos de fundação, Ilhéus ganhou um presente de enorme importância: o Núcleo de Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis. O Neaps é um espaço para a realização de pesquisas e discussões entre a comunidade científica, órgãos ambientais e o público em geral. A expectativa é de que seja criada uma rede de educadores ambientais, com a produção de informações referentes ao meio ambiente.
O órgão ambiental foi implantado em uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Semarh), Secretaria do Meio Ambiente de Ilhéus (Sema) e Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata). As instalações do núcleo ficam no Museu do Mar e da Mata, ao lado do campus das Espumas Flutuantes, sede da Maramata. Participaram do ato o prefeito Valderico Reis e o secretário municipal de Meio Ambiente, Jerbson Moraes, a superintendente de Recursos Hídricos da Bahia, Maria Luzia de Mello, os representantes da Semarh, Manoel Mendonça e Joaquim Sozar.
O secretário Jerbson Moraes disse que as iniciativas que vêm sendo adotadas pelo governo municipal em favor do meio ambiente se tornaram possíveis porque Ilhéus conseguiu recuperar sua capacidade de planejamento e realizar ações conjuntas entre todos os setores. “Nossos projetos priorizam a participação da comunidade nas ações voltadas ao uso responsável dos recursos ambientais e o desenvolvimento sustentável”, ressaltou.
Moraes explicou que, além de desenvolver ações de educação ambiental como ferramenta de transformação social de baixo custo e resultados eficientes, com o Neaps serão desenvolvidos cursos de capacitação que poderão tornar-se um meio alternativo de geração de renda para a comunidade. O núcleo também promete apoiar o projeto “Corredor Central da Mata Atlântica”, que está sendo desenvolvido pelo Centro de Pesquisa Aplicada à Biodiversidade da Conservation International (CI) e o Instituto de Estudos Sócio-Ambientais do Sul da Bahia (Iesb). “A implantação do núcleo está entre as metas do Plano de Ação do Comitê das Bacias do Leste”, destacou o secretário.
Como objetivos específicos, o Neaps pretende resgatar os aspectos histórico-ambientais; despertar na sociedade a preocupação com as questões ligadas à ecologia, motivando sua participação ativa na busca por soluções e reduzir os impactos da poluição nas bacias hidrográficas e unidades de conservação. O município de Ilhéus abriga alguns dos rios que fazem parte da Bacia do Leste, como o Santana, o Cachoeira e o Almada.
O representante da Semarh, Manoel Mendonça, considerou que mais uma vez Ilhéus saiu na frente, e em uma área de enorme importância. Ele parabenizou o governo por estar conseguindo aplicar em Ilhéus uma gestão compartilhada, levando todas as discussões importantes à sociedade. “O Neaps vem concretizar as ações ambientais em uma região de enorme potencial para o desenvolvimento sustentável”, afirmou.
O prefeito Valderico Reis ressaltou que a decisão de criar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e aliá-la às ações da Maramata foi uma decisão acertada, que tem gerado um grande avanço para Ilhéus na questão ambiental. “Acreditamos na educação como ferramenta para alcançar o desenvolvimento sustentável, por isso apoiamos todas as ações que tenham esse objetivo”, disse o prefeito.

Valderico inaugura obras e entrega casas no Vilela

O prefeito Valderico Reis entregará nesta quinta-feira (29) as 156 casas do programa Habitar Brasil BID, que vão beneficiar moradores do bairro Teotônio Vilela, um dos mais carentes do município. A solenidade será às 15h e o prefeito também assinará contrato que destinará outros R$ 9,5 milhões para a construção de novas moradias no mesmo bairro. Valderico diz que este é um governo voltado para os mais pobres e já executa “o maior programa de moradias da história de Ilhéus”. Os recursos para construir novas casas populares no Vilela são oriundos do Governo Federal, através de um fundo nacional de habitação.
Hoje (28), a programação pelos 125 anos de emancipação e 427 anos de fundação de Ilhéus foi marcado pela assinatura de convênios com a Caixa Econômica Federal, inaugurações e atividade de lazer na Soares Lopes. A programação foi aberta logo cedo, às 5h30min, com a alvorada festiva com queima de fogos, seguida de hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e Ilhéus, na praça Dom Eduardo. Uma missa em ação de graças foi celebrada na Catedral de São Sebastião. A programação continuou com a inauguração do Núcleo de Educação Ambiental da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata).
À tarde, às 14h30min, o prefeito inaugurou as obras de reconstrução da creche Dom Eduardo e fez entrega de títulos de legalização de áreas residenciais a moradores dos bairros Nossa Senhora da Vitória, Nelson Costa e Vila Freitas. “A coisa mais importante na vida é saber que o lugar onde a gente mora é nosso, não tem risco de perder a casa. Essa entrega de títulos era um sonho desse povo e que o nosso governo está realizando”, disse Valderico, ainda lembrando da sua origem humilde e das dificuldades dos mais pobres para ter acesso a moradia. Famílias de outras localidades também foram beneficiadas com entrega de títulos de legalização de terrenos residenciais, casos do Basílio e Nova Esperança.
Preocupação com o servidor
A preocupação com a melhoria de vida das pessoas foi demonstrada, ainda, com a assinatura de um convênio com a Caixa Econômica Federal. O convênio firmado pelo prefeito Valderico Reis com dirigentes da Caixa vai garantir a construção de 500 moradias para funcionários públicos municipais. O conjunto habitacional será erguido com recursos do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), e contrapartida da Prefeitura.
Na série de inaugurações, o prefeito também entrega nesta quinta a escola em Santa Maria, às 10h. Valderico lembra que antes de começar o governo, viu realidades tristes para um município que é pólo regional em educação e sedia uma das principais universidades do estado, a Uesc. “O professor não tinha sala para dar aula e o aluno estudava sentado no chão”, relembra. “Não tem sido fácil, mas estamos mudando essa realidade”, destaca, ainda citando diversas escolas que foram reformadas ao longo de um ano e meio de gestão. Uma escola foi inaugurada, na terça, em Acuípe de Baixo e outra será entregue em breve em Acuípe de Cima.
Saúde
Os investimentos feitos na área de saúde em seu governo foram enfatizados por Valderico. Ele destacou a reforma da UTI do Hospital São José, o repasse mensal para que a unidade de terapia intensiva funcione e os recursos liberados pelo Governo do Estado e que possibilitaram a abertura de mais uma UTI na cidade, a do hospital geral Luiz Viana Filho, com oito leitos e modernos equipamentos. Agora mesmo, lembrou Valderico, a prefeitura está ativando mais cinco equipes do Programa Saúde da Família (PSF) que atenderão os bairros Nelson Costa, Vilela, Nossa Senhora da Vitória, Ilhéus II, Barra e Basílio.

“Enquanto eles falam, nosso governo trabalha. A gente dobrou o número de equipes de PSF”, comemora Valderico, enfatizando que ainda há “muito para ser feito, mas os avanços estão aí”. O prefeito considera a melhoria do atendimento da rede de saúde um desafio, mas diz que as coisas não acontecem “da noite para o dia”. Ainda na saúde, nesta quarta-feira (28) o prefeito assinou contrato com a Oscip Justiça de Paz e com a associação das Senhoras de Caridade, permitindo o funcionamento do Santa Isabel.
Além do pagamento por serviços que forem prestados a pacientes do SUS, a Prefeitura irá fazer um repasse mensal de R$ 30 mil à instituição médico-hospitalar. O Santa Isabel voltará a funcionar oferecendo toda a estrutura. O hospital conta com 157 leitos, oitenta funcionários, três andares e já possui equipamento para instalar uma unidade de terapia intensiva infantil (UTI Neonatal).
Parcerias
Valderico disse que as parcerias firmadas com o Governo do Estado e com o grupo do senador Antônio Carlos Magalhães já trazem benefícios para a cidade. Ele cita que o Estado deverá ser parceiro na reabertura do Hospital Santa Isabel. Para Valderico, a parceria do município com o Estado será imprescindível para a realização de obras de urbanização. O prefeito citou que ainda neste mês a cidade recebeu uma das mais modernas escolas indígenas do País, em Olivença.
Valderico Lembra a inauguração de unidades habitacionais em Nossa Senhora da Vitória, com a presença do governador Paulo Souto, do senador ACM e de outras lideranças estaduais como o deputado ACM Neto. Ele cita ainda a presença do estado nas obras de urbanização e de moradia em bairros carentes, executadas com recursos do programa Viver Melhor II.

Polícia Federal prende duas estelionatárias em Ilhéus

No dia 26 de junho, policiais federais prenderam em flagrante Vilma Silva de Oliveira Santos e Eliana Souza Santos, na agência da Caixa Econômica Federal em Ilhéus, quando estavam prestes a sacar mil reais desviados da conta de uma correntista de Santa Catarina.
Interrogada, Vilma confessou que há cerca de dois anos vinha furtando dinheiro de diversos correntistas em todo o país, através de transferências eletrônicas fraudulentas pela internet. Disse ainda que contratou Eliana para receber o dinheiro desviado em suas contas bancárias.
Vilma obtinha a senha das contas bancárias através de softwares espiões que se infiltravam nos computadores dos correntistas.
Entrevistada, Eliana informou que abriu quatro contas na Caixa Econômica a pedido de Vilma, nas quais recebia dinheiro de diversas transferências fraudulentas. Disse que Vilma lhe pagava cento e cinqüenta reais a cada operação. Falou ainda que no exato momento em que ocorria a transferência bancária para uma de suas contas, Vilma determinava que ela sacasse imediatamente, para que a Caixa Econômica não conseguisse bloquear o dinheiro.

Estima-se que as duas tenham roubado cerca de quarenta mil reais nos últimos dois anos.

Ambas foram encaminhadas ao presídio Ariston Cardoso, onde aguardarão julgamento pelo crime de estelionato, qualificado por ter sido praticado contra a Caixa Econômica – uma empresa pública, perante a Justiça Federal em Ilhéus.

Data: 28.06.06
Fonte: Setor de Comunicação Social da Delegacia de Polícia Federal em Ilhéus
Fone: (73) 3634-3771

Chat da Notícia por Valério Magalhães

CAMPANHA 100 POR CENTO

Mais uma etapa da campanha de 90 anos do abrigo São Vicente de Paulo foi realizada com sucesso em Ilhéus.

• Na quinta-feira passada, houve o sorteio do balaio junino promovido pela campanha “Adote um velhinho”, tendo como ganhador o auxiliar de enfermagem do CTI do Hospital São José, Jorge Martins, que adquiriu o bilhete 1236, a ele vendido pela coordenadora de seu trabalho. Além de contribuir com o belo trabalho do abrigo, coordenado pelo geriatra Antônio Espírito Santo e Irmã Raimunda, Martins ganhou uma cesta junina com cerca de 100 produtos, entre comidas e bebidas.

• Os produtos do balaio junino foram doados pela família Albagli, que sempre dá sua contribuição às atividades da casa. Após o sorteio, houve apresentação da Quadrilha São Vicente, formada por filhos de funcionários do abrigo. A cada dia, a direção da casa acolhe novos voluntários para auxiliar a campanha de arrecadação de recursos e na prestação de serviços. Afinal, dá gosto contribuir com um trabalho tão sério e de bons resultados.

ANIVERSÁRIO DE ILHÉUS

O município de Ilhéus completa mais um período de existência e chega à marca dos 472 anos de fundação e 125 anos de emancipação político-administrativa.

• Mergulhada em profundas reflexões, a cidade conserva sua aura feminina com o desafio de resolver problemas e obstáculos no caminho de seu desenvolvimento. A cidade sofre com a terrível situação imposta pela crise do cacau, agravada ainda mais a partir do advento da Vassoura-de-Bruxa.

• Neste 28 de junho, além das cerimônias de praxe, o prefeito Valderico Reis vai inaugurar um núcleo de educação ambiental na Maramata – Universidade Livre do Mar e da Mata, a Creche Dom Eduardo, a reforma do posto de saúde do Basílio, um espaço para esportes radicais na Soares Lopes e entrega títulos de imóveis residenciais.

• Também neste 28 de junho, uma outra notícia faz brotar um sorriso de alegria. Às 8 horas, uma missa festiva vai marcar a reabertura do Hospital e Maternidade Santa Isabel, que há meses está com as atividades paralisadas, sem atender às centenas de pacientes e deixando os funcionários em permanente estado de intranqüilidade. A notícia foi confirmada pela presidente da Associação Santa Isabel das Senhoras de Caridade, Raimunda Malagutti.

VASSOURA EM DEBATE

A região cacaueira da Bahia vive um momento de seríssima turbulência política, após a divulgação de denúncias na Revista Veja, com relação ao advento da doença da vassoura-de-bruxa na lavoura do Sul da Bahia.

• A denúncia de Luiz Henrique Franco Timotéo, em matéria do jornalista Policarpo Júnior, explodiu como uma bomba no chão da lavoura. Franco acusa funcionários da Ceplac de terem planejado o contágio dos cacauais com a praga da vassoura-de-bruxa, introduzindo a doença nas plantações da região, o que gerou um somatório de problemas econômicos, sociais e ambientais.

• Nesse momento em que as autoridades pretendem retomar a discussão sobre o assunto, fica difícil apontar diretamente os culpados pelo crime. Só a investigação séria, isenta, pode garantir o carimbo da verdade. Mas uma coisa é unânime, entre políticos e cientistas: a lavoura foi infectada de forma intencional e dolosa. E isso dá fôlego aos produtores para lutarem pela renegociação da dívida contraída na crise.

M O V I M E N T O

A arquiteta Simone Flores e o empresário Orlando Oliveira Júnior festejam a cada dia a chegada da primeiríssima filha, Luanna, que é agora o xamego das duas famílias. Simone ainda não retomou totalmente as atividades no escritório. Mas Orlando já está a toda nas lojas La Luz, de Ilhéus e Itabuna. Parabéns!

O empresário Guido Paternostro, do Bar Vesúvio, virou coqueluche no último domingo, dia 25. Os amigos o procuraram para dar mais um parabéns, de aniversário. São 51 anos, um ano depois da big festa do Iate Clube de Ilhéus, que ficou na história.

Muito simpático o kit junino distribuído pela agência de publicidade Comunicação Integrada, antes da festa de São João. Vivaldo Neto e Thiago Costa, diretores da agência que mantém a conta da Prefeitura de Ilhéus, estão se refazendo após os furtos ocorridos na sede da empresa, em pleno centro de Ilhéus.

Alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Vitória, de Ilhéus, visitaram o campus da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, um dos mais da Bahia. Foram recepcionados pela pró-reitora de Graduação, Adélia Melo Pinheiro, que estava no exercício da Reitoria. Detalhe: Adélia estudou parte de sua vida no Vitória, onde fez o terceiro ano.

Itacaré continua em moda entre os paulistanos. Um grande edifício residencial está sendo construído no bairro de Aclimação, na rua Francisco Justino de Azevedo, na região central de São Paulo, com o nome Praia de Itacaré. O litoral da cidade virou o ponto preferido de paulistas nos últimos seis anos.

O livro “A Mata Atlântica é Aqui. E daí”, da jornalista Ana Augusta Rocha e do ambientalista Fábio Feldmann, já foi lançado e pode ser encontrado na livraria Nobel. A obra trata dos 20 anos de luta da Fundação SOS Mata Atlântica e faz um panorama do movimento ambientalista no País.

Pense:
“O melhor guerreiro é aquele que consegue transformar o inimigo em amigo”. (Paulo Coelho).

valeriodemagalhaes@uol.com.br

Polícia Federal incinera mais de 200 quilos de entorpecentes em Ilhéus

Na manhã de 26 de junho, policiais federais da Delegacia de Ilhéus-BA incineraram duzentos e quinze quilos de maconha, duzentos pés de maconha, dezesseis quilos de cocaína e duzentos e vinte maços de cigarros pirateados. O material é produto das apreensões da Delegacia no período de junho de 2005 a junho de 2006.
A queima ocorreu no forno de uma fábrica na rodovia Ilhéus – Uruçuca e fez parte das atividades que marcam a Semana Nacional Antidrogas, quando a Polícia Federal incinera entorpecentes em todo o país.

TRABALHADOR SORTEADO NO BALAIO JUNINO DO ABRIGO SÃO VICENTE

O trabalhador Jorge Martins, da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, foi o ganhador do balaio junino promovido pelo abrigo São Vicente de Paulo, de Ilhéus, que realizada campanha de arrecadação de recursos comemorativa do aniversário de 90 anos da instituição. O sorteio do bilhete foi realizado na última quinta-feira, na sede do abrigo, na presença dos diretores e voluntários da casa, durante festa junina de confraternização.
O diretor do abrigo São Vicente de Paulo, médico Antônio Espírito Santo, entregou o balaio recheado de produtos para a festa junina ao auxiliar de enfermagem Jorge Martins, que adquiriu o bilhete número 1236. O balaio reuniu cerca de 80 produtos, entre comidas e bebidas típicas, doados pela família Albagli, que enviou representantes para o sorteio. Após a entrega do balaio, houve apresentação da quadrilha São Vicente, formada por filhos de funcionários da instituição.

Espírito Santo informou que as atividades da campanha dos 90 anos do abrigo vão prosseguir até o final do ano, com a realização de eventos que buscam a doação de recursos e materiais de construção para as obras de reforma da casa. No momento, estão sendo realizadas as obras de ampliação do muro construção da guarita de acesso, com o objetivo de impedir os constantes furtos que vêm ocorrendo no local.

MUITA FESTA EM MAIS UMA ENTREGA DE PRÊMIOS DA CAMPANHA DA CDL

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus entregou nessa quinta-feira (22) a segunda remessa de prêmios, referente ao sorteio do dia dos namorados que ocorreu no dia 16 deste mês, quando foram sorteados 400 aparelhos Oi Controle, três televisores de 29’, uma moto Honda 0 km e um caminhão repleto de eletrodomésticos e móveis.
No Stand da Campanha, montado na Praça Cairú, as três contempladas Daniela Cruz Reis Silva, Maria Reinalda Soares Santos e Cristiane Cardoso de Souza, receberam das mãos do presidente da CDL, Paulo Ganem, e de membros da diretoria, os três aparelhos televisores de 29’. Maria Reinalda Soares, uma das ganhadoras, se mostrou a mais entusiasmada pelo prêmio e disse: “vou continuar comprando no comércio para concorrer ao último caminhão de prêmios e mudar o visual da minha casa”.
Logo após a entrega dos três televisores, a comitiva, formada pelas viaturas da polícia militar, Corpo de bombeiros e Setrans (Secretaria Municipal de transporte e trânsito de Ilhéus), além do caminhão de prêmios, da diretoria da entidade, dos patrocinadores da campanha, de mini-trio partiu, da bandinha da CDL e de representantes das Drogarias Velanes, partiu em direção ao bairro do Pontal, local onde reside o grande ganhador do caminhão, Menandro Creazola, que fez suas compras nas Drogarias Velanes e faturou um caminhão repleto de eletrodomésticos e móveis.
Antes da entrega do caminhão, a carreata passou pelas ruas do centro e pelos bairros do Malhado, Nelson Costa e Hernani Sá, a fim de prestigiar tanto os comerciantes que aderiram a campanha tríplice deste ano, como todos aqueles que mesmo sem ter comprado os kits da campanha, participaram ativamente através de um bom atendimento aos clientes, resultando num aumento satisfatório nas vendas.
Ednaldo Cabral Júnior Velanes, representante das Drogarias Velanes, participou da entrega do caminhão de prêmios e destacou o trabalho excelente vem sendo desempenhado pelo presidente da entidade Paulo Ganem. Além disso, Júnior Velanes afirmou que a grande participação dos empresários e comerciários na campanha, só faz demonstrar a credibilidade da CDL de Ilhéus: “Iniciativas como esta só fazemlevantar, agitar e animar o comércio em geral”.
O próximo sorteio acontece no dia 6 de julho, quando serão sorteados 400 aparelhos Oi Controle, quatro televisores de 29’, uma moto 0 km e mais um caminhão de prêmios.

INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Concurso de quadrilhas juninas animará a avenida 2 de Julho

Prefeitura de Ilhéus inicia amanhã pagamento do Peti

Ilheenses vão contar com ajuda do programa Mais Saúde Bahia

Contribuinte tem até sexta para quitar dívida sem multa

Forromance garante três dias de forró em Olivença

Município altera expediente na terça e na quarta-feira

Prefeitura de Ilhéus inagura 2 escolas na região de Acuípe

Concurso de quadrilhas juninas animará a avenida 2 de Julho

Os festejos juninos em Ilhéus se estendem até o próximo mês com o já tradicional concurso de quadrilhas, evento que acontece a partir do dia 29 de junho, na avenida 2 de Julho, centro histórico da cidade. Um dos mais importantes da modalidade em todo interior do Estado, o concurso reunirá 10 concorrentes de Ilhéus e das cidades de Iguaí e Una. O encerramento está previsto para o dia dois de julho, quando estarão se apresentando as três finalistas.
Outras atividades, como a escolha da rainha do arraial, se integram ao evento promovido pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), para o resgate cultural dos festejos juninos no município. A escolha da rainha se dará entre as representantes das quadrilhas. O concurso da rainha do arraial e a apresentação das quadrilhas No Lume da Fogueira e Pé de Couro, dos municípios de Iguaí e Una, abrem o evento. Essas não concorrem.
As finalistas receberão prêmios e a Fundaci estima que um grande público prestigie o concurso, evento que faz parte da programação cultural do Dia da Cidade. Duas categorias de quadrilhas juninas passarão pelo tablado da avenida 2 de Julho. Oito quadrilhas fazem parte da categoria principal e representam a cidade de Ilhéus. As demais, que se enquadram na categoria especial, são dos municípios de Iguaí e Una.
O evento será aberto na noite do dia 29 de junho. Na ocasião se apresentam Explosão no Arraiá, Cravo e Canela, Forró dos Dinossauros e Chama de Estrelas. No dia seguinte, as concorrentes Valentes Guerreiros, Centauros, Explosão da Esperança e Harmonia do Forró, estarão no tablado da avenida 2 de Julho. Todas pertencem ao grupo das quadrilhas especiais.
Formada por 16 pares, a quadrilha Centauros vem do bairro da Barra, zona norte. A Explosão no Arraiá possui 14 pares e representa o bairro do Malhado, na zona norte. Forró do Dinossauros levará 20 pares para o tablado da avenida 2 de Julho e vem do Nelson Costa, zona sul. Com 28 pares, a Valentes Guerreiros, do bairro Teotônio Vilela, zona oeste, participará do concurso de quadrilhas promovido pela Fundaci.
A Harmonia do Forró, do Malhado traz 14 pares. A cravo e Canela, da avenida Esperança, zona norte, vem com o maior numero de pares entre as concorrentes. Um total de 26 casais estará representando a Cravo e Canela no concurso. A Explosão da Esperança, da avenida Esperança, se apresenta com 28 pares. A Chama de Estrelas, do Iguape, vem com 20 pares.

Prefeitura de Ilhéus inicia amanhã pagamento do Peti

A Prefeitura de Ilhéus inicia nesta terça-feira (27) o pagamento das bolas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Ao todo, dois mil beneficiados receberão o auxílio referente ao mês de maio, no valor de R$ 25. O pagamento será efetuado no estádio Mário Pessoa, pela equipe da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, seguindo cronograma de acordo com a localidade.
Os primeiros a terem acesso ao pagamento do auxílio serão os moradores de Santo Antônio, Vila Olímpio, Ponta da Tulha, Rio do Engenho, Japú, Maria Jape, Couto, Tibina/Aderno/Retiro, Alto do Carvalho e São Miguel. Todos eles receberão o benefício no período da manhã. À tarde, será a vez das crianças e adolescentes dos núcleos do Peti localizados na Vila Cachoeira, Sambaituba, Aritaguá, Ponta do Ramo, Rua do Mosquito, Mambape e Banco da Vitória.
O repasse aos responsáveis por crianças e adolescentes inscritos no programa e atendidos pelos núcleos do Teotônio Vilela e Salobrinho será feito na manhã de quinta-feira (29). No mesmo dia, à tarde, o pagamento será efetuado aos beneficiados dos bairros Nelson Costa e Nossa Senhora da Vitória. O programa é desenvolvido numa parceria entre a Prefeitura de Ilhéus, Secretaria Estadual de Trabalho, Ação Social e Esporte (Setras) e Ministério do Desenvolvimento Social, visando erradicar o trabalho infantil entre crianças e adolescentes de sete a 15 anos.
Além de contribuir com a renda familiar com o pagamento da bolsa mensal, o Peti conta com o sistema de Jornada Ampliada, que oferece atividades educativas, lúdicas, artísticas e recreativas no período complementar à escola. Também proporciona aos jovens o reforço escolar, atendimento psicológico e acompanhamento de assistentes sociais.
A secretária Fátima Reis explica que as famílias dos beneficiados recebem bolsa-auxílio mensal e, como contrapartida, é exigida a freqüência mínima de 75% nas escolas e nas oficinas do Jornada Ampliada. “Pudemos perceber que a freqüência das crianças às aulas tem sido maior que o percentual exigido pelo Ministério do Desenvolvimento Social”. Para a secretária, isso significa que as atividades têm sido atrativas e conseguido manter a criança ocupada durante todo o dia”, considerou Fátima Reis.

Ilheenses vão contar com ajuda do programa Mais Saúde Bahia

O programa Mais Saúde Bahia, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), vai ser realizado em Ilhéus, em parceria com a Prefeitura, no período de 3 a 7 de julho, nas dependências do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), na avenida Canavieiras. A iniciativa vai beneficiar os portadores de hipertensão arterial, hanseníase, câncer de colo uterino, diabetes mellitus, tuberculose ou anemia falciforme, numa espécie de mutirão de assistência a esses pacientes.
Os serviços serão prestados somente às pessoas que tenham essas doenças instaladas, com diagnóstico prévio, de acordo com informações da coordenadora do evento, Vivian Honorato. “Os pacientes que estejam na condição de suspeitos de portar algum desses quadros estão sendo previamente triados pelos agentes de saúde, de tal forma que o trabalho seja centrado nos pacientes já identificados como portadores de alguma dessas doenças”, explica ela.
As ações do programa estarão voltadas para exames laboratoriais básicos, mas também incluirão procedimentos mais sofisticados, como eletrocardiograma e ecocardiograma, levando em conta a necessidade do paciente. O trabalho de identificação prévia dos pacientes com as doenças referidas, a partir de informações colhidas de casa em casa pelos agentes comunitários de saúde (ACSs), já está em fase de conclusão.
Os agentes anotam em formulário especial os sinais e sintomas dessas doenças, incluindo a história familiar do paciente, estado geral de saúde dos demais moradores do mês, a residência e eventuais informações que sugiram uma herança genética desse mal. É a interpretação desse levantamento que indicará, a partir dos sintomas anotados, a presença de uma ou mais pessoas portadoras de qualquer dos quadros mencionados e, ainda, fornecer a perspectiva de que existam outros habitantes da mesma casa para quem o tratamento seja indicado.
“Quando num grupo familiar alguém apresenta tosse e febre há mais de três semanas, pode-se estar diante de uma possibilidade de tuberculose e, a depender das condições de vida dessa família, o quadro pode ser extensivo a outros membros”, exemplifica Vivian Honorato.
De acordo com a secretaria de Saúde de Ilhéus, Eliene Oliveira, a parceria que tornou possível a presença do Mais Saúde Bahia no município representa um esforço do governo Valderico Reis para levar à população mais serviços de saúde pública. “É interesse da atual administração abrir ao máximo o leque de parcerias com a Sesab, na convicção de que isto trará benefícios para toda a coletividade”, destacou.

Contribuinte tem até sexta para quitar dívida sem multa

A próxima sexta-feira (30) é o último dia para que o contribuinte ilheense possa quitar suas dívidas tributárias junto ao município com desconto integral sobre as multas e juros. O pagamento pode ser feito em cota única ou parcelado em até 10 vezes, desde que cada parcela não tenha valor inferior a R$ 30, no caso de pessoa física, e R$ 100, para pessoa jurídica.
A campanha de incentivos fiscais, baseada na lei municipal 3.219/2006 e aprovada pela Câmara de Vereadores, teve início em Ilhéus no mês de março, e por decisão do prefeito Valderico Reis, foi prorrogada por mais trinta dias. No total, o governo municipal concedeu noventa dias para que o contribuinte procurasse o setor de Protocolo da Prefeitura e desse entrada no processo de quitação das dívidas referentes aos impostos Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), vencidos até dezembro do ano passado.
A secretária de Finanças, Alexandra Gonçalves, explica que a campanha visa reaver parte da dívida ativa do município e dar uma nova oportunidade aos contribuintes ilheenses de estarem em dia com suas obrigações de cidadãos. “A ordem é facilitar ao máximo as condições de pagamento para que o contribuinte se sinta motivado a pagar os impostos”, disse. Ela disse que estando em dia com o município o contribuinte ficará livre para efetuar qualquer tipo de negócio sem que haja nenhum impedimento, o que não é possível caso ele esteja com débitos de impostos.
Após o término deste prazo, o governo municipal não concederá mais o desconto integral sobre o valor das multas e juros moratórios. No entanto, será possível efetuar o pagamento da dívida com desconto parcial de 50%. A secretária considera a campanha fundamental, pois dá oportunidade para que o contribuinte fique em dia com obrigações tributárias e faz com que o município tenha capacidade de investimento em obras e ações sociais.

Forromance garante três dias de forró em Olivença

Apesar das fortes chuvas na sexta-feira (23), o Forromance atraiu um bom público para Olivença no final de semana de festejos juninos. Atrações regionais garantiram o arrasta-pé no balneário ilheense em três dias de muito forró, licor e comidas típicas, na praça Cláudio Magalhães, até o domingo (25). Bandas como Zabumbahia, Açucena Cheirosa e Mel de Forró e o cantor Alex Lessa fizeram o público dançar coladinho para espantar o frio. A praça foi transformada num verdadeiro arraiá e a multidão não arredou o pé.
Com a diminuição das chuvas no dia de São João e no domingo, o público lotou Olivença para curtir o São João. O forró pé-de-serra e o xote reinaram em três noites de muita festa na cidade. A primeira noite foi animada pelas atrações Gatinha Safada, Forró Chinelado e Mel de Forró. No dia de São João, garantiram o arrasta-pé Zabumbahia, Açucena Cheirosa, Prosa Xique e Xamego da Bahia. Para encerrar o Forromance deste ano, três atrações regionais se revezaram na praça, as bandas Estância e Forrozada e o cantor Alex Lessa.
O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Marcos Magno, avaliou como ótimo o público que compareceu à festa. “Conseguimos fazer uma bela festa, tranqüila, animada e com boa participação do ilheense e de visitantes”, avalia o presidente da Fundaci. O clima junino tomou conta do balneário ilheense. Magno enfatizou que o esforço do município e a participação da comunidade de Olivença proporcionaram um São João acima das expectativas.
A oportunidade dada aos talentos regionais foi outro ponto destacado pelo presidente da Fundação. “Mostramos que podemos fazer uma festa de qualidade com revelações regionais e nomes importantes do cenário musical”, disse, citando como exemplo a banda Zabumbahia. Ele chamou atenção ainda para o esquema de segurança, que “garantiu a tranqüilidade da festa e ajudou a garantir o conforto de quem curtiu o Forromance 2006”.
Magno enfatiza que diante das dificuldades financeiras muitos municípios regionais deixaram de fazer São João. Ilhéus também enfrenta dificuldades, “mas preferiu fazer uma festa de qualidade, que atraísse visitantes e movimentasse a cidade”. Quem participou da festa foi assistido também por um esquema especial de assistência à saúde. Uma equipe de médico, enfermeiro, pessoal de apoio e ambulância foi disponibilizado no “arraiá” montado em Olivença.
O Centro de Referência em DST/Aids instalou um estante, distribuiu preservativos para quem participou do arrasta-pé e ainda fez pequenas palestras sobre prevenção à doenças sexualmente transmissíveis e à Aids. A coordenadora do centro, Alba Ikuta, diz que as festas populares “são uma boa oportunidade de reforçar o trabalho de prevenção, feito durante todo o ano pelo município”.

Município altera expediente na terça e na quarta-feira

A Prefeitura de Ilhéus determinou a alteração do expediente nas repartições públicas do município, nesta terça-feira (27) e na próxima quinta-feira, por conta do jogo entre Brasil x Gana pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo.
De acordo com o decreto número 040/2006, o funcionamento das repartições na terça-feira será reduzido ao período de 8h às 11h, excluídos os serviços que não podem sofrer interrupção.
Já no dia 29, para compensar a redução, o expediente será ampliado. O horário de funcionamento ficou estabelecido entre 9h e 12h, e das 13h às 18h.

Prefeitura de Ilhéus inagura 2 escolas na região de Acuípe

A Prefeitura de Ilhéus inaugura, nesta terça-feira (27), a partir das 8h30min, duas escolas na região do Acuípe. Os estabelecimentos vão funcionar nas comunidades de Acuípe de Cima e Acuípe de Baixo, garantindo aulas em turmas de primeira a quarta série para mais de 200 crianças. Os moradores comemoraram a conclusão das obras, já que – devido à falta de um espaço adequado – os alunos vinham estudando na sede da associação de pequenos produtores rurais.
O secretário municipal de Educação, Almir Pereira, disse que a entrega das escolas representa “o interesse do prefeito Valderico Reis em oferecer condições para que todos os ilheenses, inclusive aqueles que vivem nas regiões mais afastadas, conquistem a oportunidade de ter acesso à escola”. Pereira lembra que a construção das escolas em Acuípe havia iniciado na gestão anterior, mas a própria administração passada abandonou os projetos. Destaca ainda que, há menos de um mês, o Governo do Estado inaugurou em Ilhéus a Escola Indígena Tupinambá, também na zona rural, “uma ação que só foi possível pela sensibilidade do município em um trabalho conjunto com o governo baiano”.
Os estabelecimentos de ensino em Acuípe de Cima e Acuípe de Baixo integram o pacote de realizações da administração, que comemora os 472 anos de fundação e 125 da elevação de Ilhéus à condição de cidade. A programação teve início nesta segunda-feira e vai até o dia 2, incluída a festa no estacionamento do cais, na Avenida Dois de Julho.
Programação
Nesta terça-feira, em função do horário do jogo do Brasil pela Copa do Mundo, haverá apenas as inaugurações das escolas em Acuípe. Na quarta (28), data oficial do aniversário de Ilhéus, a agenda começa às 5h30min, com alvorada festiva na Praça Dom Eduardo e, às 9 horas, missa solene na Catedral de São Sebastião. Às 10h30min, o prefeito Valderico Reis inaugura o Núcleo de Educação Ambiental da Maramata.
Ainda na quarta-feira, a partir das 14h30min, o governo entrega à comunidade do bairro São Francisco as novas instalações da Creche Dom Eduardo e vai oficializar a transmissão de títulos de propriedade de lotes a moradores dos bairros Nossa Senhora da Vitória, Nelson Costa e Vila Freitas. Nesse mesmo dia, serão entregues títulos de propriedade a pessoas residentes nos bairros Basílio e Nova Esperança.
A programação do dia 28 segue com a entrega da quadra de esportes radicais na Avenida Soares Lopes, às 17 horas, e logo depois, no mesmo local, a assinatura de convênio com a Caixa Econômica Federal para a construção de 500 unidades habitacionais do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), destinadas a servidores públicos municipais.
No dia 29, às 15 horas, as comemorações vão acontecer no bairro Teotônio Vilela, onde a Prefeitura celebra a conclusão de 156 moradias do Habitar Brasil / Bird e de outras 50 unidades do Programa de Subsídio à Habitação (PSH). Na seqüência, será apresentado à comunidade o convênio de R$ 9 milhões, que garantirá para Ilhéus novos investimentos em urbanização, saneamento e habitação. Mais cedo, às 10 horas, a administração inaugura a Escola Municipal de Santa Maria e, a partir da noite, a festa de aniversário se concentra na Avenida Dois de Julho, onde diversos artistas, entre eles o cantor Flávio José, vão se apresentar até o dia 2.