Neste quinto lançamento do Selo COB Cultural em 2006, Poli e Carmona tratam o futebol de forma minuciosa, atendo-se a sutilezas como as frases emblemáticas de atletas, dirigentes e treinadores. As histórias e o folclore que envolve o futebol e seus personagens ao longo dos mais de 100 anos de existência do esporte recheiam o conteúdo. O texto é descontraído, leve e informativo. “Tentamos promover no livro uma mistura de entretenimento e informação” explicou Gustavo, que classificou o livro como um excelente aperitivo para a Copa do Mundo. “O livro pode funcionar como um aperitivo, pois suas histórias não se vão se esgotar após a disputa da Copa. Apesar de termos desvendado alguns segredos da caixinha, o futebol é uma caixinha de surpresas interminável” As imagens, charges e gráficos que ilustram os textos da dupla de jornalistas fazem parte do projeto gráfico do designer Marcelo Martinez.
Como será o futebol do futuro? Será que sofrerá tantas outras mudanças daqui para frente? A resposta, como tantas outras, o leitor encontrará no almanaque, que foi gerado após exaustivas pesquisas. O prêmio para Lédio e Gustavo foi o resultado satisfatório do produto final “Acho que ficou bem legal. Um livro para os fãs de esporte. Eu e o Poli nos conhecemos há tempos e trabalhamos juntos várias vezes. Para fazer o “Almanaque do Futebol” nós dividimos a confecção dos capítulos. O trabalho foi árduo, sacrificante, mas valeu a pena. Para os 180 milhões de técnicos espalhados do Oiapoque ao Chuí, outra boa notícia, o livro usa definições táticas, mostra os progressos dos materiais esportivos, da medicina esportiva, e da preparação física e em alguns momentos ganha tom didático, apesar do linguagem acessível e simples, próxima da crônica esportiva. ” O livro vai ser um grande sucesso nesse segmento de literatura que cresce a cada dia. Os dois autores são craques, apaixonados pelo que fazem e trilharam um caminho muito bonito colhendo essas informações para compor o livro”, elogiou o narrador e apresentador Luis Roberto.
“O “Almanaque do Futebol” é um inventário sobre esse esporte, que apaixona e mesmeriza… Por que algo tão simples, como chutar uma bola, modifica vidas, produz riqueza, paralisa países?”, resumem alguns trechos do livro.
Entre os presentes ao evento, várias personalidades do jornalismo esportivo brasileiro: Luis Carlos Jr., Mário Jorge Guimarães, Luis Roberto, Marcelo Barreto, Gabriela de Palhano, Tiago Petrik, Oscar Valporto, Eduardo Tchao, Carlos Gil, Vinicius Donola, Eduardo Moreno, Artur Dapieve, Sergio Garcia, Aydano André Mota, Cleyton Conservani, Pedro Só, Karin Duarte e José Roberto Wright.
O Selo COB Cultural, que foi lançado em novembro passado, com o objetivo de divulgar e multiplicar o conhecimento esportivo no Brasil ainda pretende lançar até o final do ano mais 13 livros.