Semana do Fazendeiro integra e difunde novas tecnologias

Integrar a cadeia produtiva do cacau e difundir novas tecnologias que permitam o fortalecimento da lavoura cacaueira e a adoção de projetos de diversificação agroindustrial no Sul da Bahia. Esses são os principais objetivos da 28a. Semana do Fazendeiro, promovida pela Ceplac, que acontece de 5 a 8 de junho na Emarc de Uruçuca. O evento, que deve reunir cerca de 5 mil pessoas, é voltado para o debate das questões referentes à dinamização das atividades agroeconômicas, nos aspectos das políticas social, econômica, tecnológica e ambiental.
Este ano, a Semana do Fazendeiro tem como tema principal “Estimular o agronegócio com responsabilidade socioambiental”, abordando questões ligadas a agroecologia, relações de intercâmbio e trabalho, recursos naturais renováveis, aspectos tecnológicos (cacauicultura, apicultura, clonagem, palmiteiros, piscicultura, bovinocultura, etc.), administração rural, política de crédito, desenvolvimento sustentável e agroindustrialização. Também serão enfocados assuntos de interesse do produtor como produção de alimentos orgânicos, fertilização química, produção de flores tropicais, seguro agrícola e Previdência Social.

AGRICULTURA FAMILIAR

A Semana do Fazendeiro terá um total de 56 palestras e 12 mini-cursos para capacitação profissional como construções alternativas em solo-cimento, extração de látex, alimentação alternativa, fabricação caseira de licor, chocolate, iogurte e doce de leite, jardinagem e paisagismo e produção de frutas e flores tropicais. O secretário geral da Ceplac, Gustavo Moura destaca que “o evento é muito importante para a difusão de novas tecnologias e o processo de agregação de valor ao cacau através da agroindústria, já que o produtor detém a matéria prima e precisa se beneficiar dos preços do chocolate”.

O superintendente regional da Ceplac, Geraldo Landim, afirma que “a integração dos produtores, trabalhadores e demais segmentos da lavoura permitem a troca de experiências a adoção de novas práticas que contribuam para o desenvolvimento regional”. Landim também cita que a Ceplac tem hoje o foco na agricultura familiar, orientando na adoção de técnicas eficientes de produção e na obtenção de linhas de crédito. O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, já confirmou presença na abertura da Semana do Fazendeiro e deve abordar o andamento do processo de institucionalização da Ceplac, que estará concluído até o final do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *