Programa baiano conquista prêmio da ONU

O governo da Bahia foi o vencedor do concurso internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) para premiar experiências bem-sucedidas na prestação de serviços públicos, com a realização do Programa Auto-Sustentável de Saneamento, implantado em comunidades rurais das regiões de Seabra e Jacobina, na Chapada Diamantina. O prêmio será entregue no dia 23 de junho, em Nova York. É a segunda vez que a Bahia recebe o reconhecimento da ONU. Em 2004, o governo baiano foi premiado pela instituição pela criação do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).
No caso do Programa Auto-Sustentável de Saneamento, o governo estadual investiu R$40 milhões, contando com financiamento do banco alemão KFW. A inicitiva levou abastecimento de água e implantação de esgotamento a 97 comunidades rurais de 27 municípios, beneficiando diretamente 11.012 famílias, o que equivale a uma população superior a 50 mil habitantes.

O principal objetivo do programa é promover a melhoria da qualidade de vida e de saúde das comunidades rurais baianas, principalmente através da redução da mortalidade infantil e dos índices de contaminação das doenças de veiculação hídrica. Depois de implantados, os sistemas de saneamento são entregues às comunidades beneficiadas, que os administram através de duas centrais de associações comunitárias – uma em Seabra e outra em Jacobina – com a cobrança de tarifas para cobrir os custos de operação e manutenção.

‘Esta é uma premiação importante das Nações Unidas e atesta a determinação que o governador Paulo Souto vem perseguindo na busca da qualidade da prestação do serviço público e de soluções eficientes para levar o saneamento básico às comunidades rurais do estado. A ONU reconhece esse trabalho como uma efetiva contribuição para a eficiência e a modernização do serviço público na Bahia e no país’, comemorou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Roberto Moussallem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *