Ilhéus representará a Costa do Cacau no Salão de Turismo

lhéus será interlocutora dos municípios da Costa do Cacau no Salão Nacional de Turismo que acontece no dia 2 de junho, em São Paulo, quando estarão reunidos representantes de diversas regiões turísticas do país,. Foi o que ficou decidido ontem (17), no Seminário de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. O evento que reúne secretários de Turismo, agentes de viagens de receptivos, hoteleiros e estudantes de cursos de turismo de faculdades da região está sendo realizado no salão de reuniões do Ilhéus Hotel até esta sexta-feira.
O objetivo é dar qualidade e diversificar a oferta do produto turístico brasileiro, qualificar o mercado de trabalho, aumentar a taxa de permanência e o gasto médio do turista. O secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei, diz que Ilhéus é a sede da Costa do Cacau. “Aqui são tomadas decisões com a participação de representantes das cidades que fazem parte dessa zona turística. Eles tomam conhecimento dos detalhes do que é o programa de regionalização e como será o Salão Nacional de Turismo”.

Assegura o secretário que o salão de turismo é uma estratégia que visa mobilizar, promover e comercializar produtos turísticos desenvolvidos seguindo as diretrizes e os princípios do programa de regionalização. “Esse evento propicia a criação de novos produtos e roteiros turísticos, preparando e educando novos mercados consumidores. Essa ação de âmbito nacional visa reforçar a importância desse novo modelo de gestão de atividade turística com base na competitividade e na inclusão social”.

Participam do seminário a gerente de Planejamento da Bahiatursa, Aline Zorthea; o representante do Ministério do Turismo na Bahia, Divaldo Menezes; e a presidente da Associação de Bacharéis de Turismo da Bahia, Vilka Carvalho, que está gerenciando as oficinas que acontecem nesta quinta (18) e sexta-feira (19). As oficinas são instrumentos que visam a criação de roteiros turísticos da Costa do Cacau. O evento será encerrado nesta sexta, quando cada cidade irá identificar suas potencialidades turísticas.

Regiões

Segundo Mazzei, sete regiões turísticas na Bahia foram indicadas pelas câmaras temáticas estaduais que recebem apoio técnico e financeiro do Ministério do Turismo, secretaria estadual da Cultura e Turismo, através da Bahiatursa, para a implementação do programa de regionalização. As regiões são Baía de Todos os Santos, Chapada Diamantina (Chapada Norte, Circuito do Diamante e do Ouro) e costas do Cacau, do Dendê, do Descobrimento, dos Coqueiros e das Baleias.

Mazzei acentua que essas regiões foram indicadas de acordo com as diretrizes e orientações do Ministério do Turismo. “Elas estão em estágio avançado de desenvolvimento. Além disso, já possuem conselhos municipais de Turismo instalados e ativos. Também contam com Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável validado e encontram-se na etapa de promoção e comercialização”. As regiões turísticas do Vale do São Francisco, Caminhos do Jequiriçá, do Oeste e do Sertão estão incluídas na segunda etapa do programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *