Assegura o secretário que o salão de turismo é uma estratégia que visa mobilizar, promover e comercializar produtos turísticos desenvolvidos seguindo as diretrizes e os princípios do programa de regionalização. “Esse evento propicia a criação de novos produtos e roteiros turísticos, preparando e educando novos mercados consumidores. Essa ação de âmbito nacional visa reforçar a importância desse novo modelo de gestão de atividade turística com base na competitividade e na inclusão social”.
Participam do seminário a gerente de Planejamento da Bahiatursa, Aline Zorthea; o representante do Ministério do Turismo na Bahia, Divaldo Menezes; e a presidente da Associação de Bacharéis de Turismo da Bahia, Vilka Carvalho, que está gerenciando as oficinas que acontecem nesta quinta (18) e sexta-feira (19). As oficinas são instrumentos que visam a criação de roteiros turísticos da Costa do Cacau. O evento será encerrado nesta sexta, quando cada cidade irá identificar suas potencialidades turísticas.
Regiões
Segundo Mazzei, sete regiões turísticas na Bahia foram indicadas pelas câmaras temáticas estaduais que recebem apoio técnico e financeiro do Ministério do Turismo, secretaria estadual da Cultura e Turismo, através da Bahiatursa, para a implementação do programa de regionalização. As regiões são Baía de Todos os Santos, Chapada Diamantina (Chapada Norte, Circuito do Diamante e do Ouro) e costas do Cacau, do Dendê, do Descobrimento, dos Coqueiros e das Baleias.
Mazzei acentua que essas regiões foram indicadas de acordo com as diretrizes e orientações do Ministério do Turismo. “Elas estão em estágio avançado de desenvolvimento. Além disso, já possuem conselhos municipais de Turismo instalados e ativos. Também contam com Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável validado e encontram-se na etapa de promoção e comercialização”. As regiões turísticas do Vale do São Francisco, Caminhos do Jequiriçá, do Oeste e do Sertão estão incluídas na segunda etapa do programa.