Chat da Notícia por Valério Magalhães

CEPLAC – 50 ANOS

Nem bem comemorou a chegada do 49 anos de existência, a Ceplac já está planejando um programa para comemorar o primeiro cinqüentenário da instituição, quando 2007 chegar.

• Embalada no ritmo que acompanha a crise da lavoura do cacau – para a qual foi criada, a Ceplac ainda vive momentos de incertezas, com divisões internas, greve de funcionários, a cruzada contra a vassoura-de-bruxa, parcos recursos, mas é inegável a importância do órgão para o desenvolvimento do Sul da Bahia. Quando a Ceplac tinha orçamento próprio, era a maior agência de fomento para a região cacaueira.

• Os atuais diretores Ceplac trabalham com a hipótese de, pelo menos, chegar aos 50 anos com um problema resolvido: a institucionalização. Bandeira antiga, a efetivação da Ceplac em um instituto é uma espécie de unanimidade entre as correntes políticas locais. Se isso acontecer logo, a pretendida nova Ceplac vai mudar de marca. Será: iceplac.

FACULDADE DE DIREITO – 45 ANOS

A cerimônia de abertura do Congresso Nacional de Direito Público, que será realizado de 6 a 9 de junho, na Uesc, terá direito a uma sessão de nostalgia.

• O professor Soane Nazaré de Andrade, fundador da Uesc, vai falar em homenagem ao transcurso dos 45 anos de criação da Faculdade de Direito de Ilhéus. A FDI foi mola propulsora para a fundação da Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (FESPI), dando partida para a expansão do ensino superior no interior da Bahia.

• O Congresso Nacional de Direito Público vai integrar a X Semana Jurídica da Uesc, evento promovido anualmente pelo Departamento de Ciências Jurídicas. Coordenado pelo professor Manoel Carlos Amorim de Almeida Neto, o congresso acontecerá no auditório Paulo Souto. A conferência de abertura será com Mizabel Abreu Machado Derzi, sobre “Os Novos Rumos do Direito Tributário Brasileiro”. O encerramento terá o também tributarista Edvaldo Brito, um ícone da Bahia, ex-prefeito de Salvador, professor, ex-secretário de Negócios Jurídicos de São Paulo, e uma figura humana brilhante.

25 ANOS DA GÁVEA

O empresário Bob Brito reuniu empresários e profissionais de comunicação para comemorar as bodas de prata da Gávea Feiras e Exposições, na sede da empresa, em Itabuna.

• A Gávea começou, há 25 anos, apenas como empresa de veiculação de cartazes de out door no eixo Ilhéus-Itabuna. Hoje, atua com destaque na mesma área, mas agrega a produção e montagem de eventos e trabalhos de criação e produção publicitária, aumentando o poder de fogo da agência.

• A festa dos 25 anos serviu para mostrar a vitalidade da Gávea e a sua maneira de fazer amigos. Bob Brito instituiu um prêmio entre as agência e homenageou os melhores trabalhos de produção de out door. Teve direito a tudo: discurso, choro, muita emoção, alegria e um espetáculo à parte da Banda Lordão. Parabéns.

M O V I M E N T O

A Faculdade de Ilhéus realiza neste sábado, dia 20, o I Seminário de Direito Constitucional, a partir das 13h30min, na sede do campus, no bairro Jardim Atlântico, zona sul da cidade. O evento é aberto aos alunos da casa e a todos os interessados. A coordenação é da professora Nájara Sena Gomes.

O professor Arléo Barbosa, historiador e diretor do Colégio Fênix Objetivo, de Ilhéus, foi homenageado com a outorga do Troféu Mandacaru de Ouro, criado pelo jornalista Eugênio Tommasi Costa, do jornal Tribuna do Interior e da revista Alô Bahia, para reconhecer as mais expressivas personalidades do Estado. Este ano, a festa de entrega do troféu foi realizada, em Itabuna, sábado passado, à beira da piscina da Seac. Houve apresentação solene da Banda Sinfônica da Polícia Militar de Salvador.

O professor e escritor André Rosa Ribeiro vai também tornar-se imortal. Toma posse, no próximo dia 26 de maio, na Academia de Letras de Ilhéus, durante sessão solene da Casa. Semana passada, teve posse concorrida na Academia o festejado professor Ruy Povoas, do Departamento de Letras da Uesc, em cerimônia presidida pelo imortal Antônio Lopes.

A prefeita de Camacan, Débora Borges, toma posse na presidência da Associação dos Municípios da Região Cacaueira – Amurc – nesta segunda-feira, e vai logo dando entrevista coletiva. Ficará dois meses à frente do cargo, o suficiente para azeitar a festa do Dia do Internacional do Cacau, dia 4 de junho, na sua cidade. Planeja atrair políticos importantes para a Bahia.

Ilhéus será a sede do 40º Congresso Nacional de Vereadores, que acontece de 23 a 26 de maio, no centro de convenções Luiz Eduardo Magalhães. O evento é promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), União dos Vereadores da Bahia e Câmara Municipal de Ilhéus. A UVB é presidida pelo vereador ilheense Joabs Ribeiro.

Os músicos de Ilhéus – como sempre – têm mais um gesto de solidariedade. No dia 4 de junho, promovem uma festa com todos os ritmos da cidade para arrecadar recursos em prol da delicada cirurgia de Luciene, para restauração da visão. O show terá início ao meio-dia, nas sede da APCEF, no início da praia do Sul. Vale a pena participar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *