A maior parte desses segurados foram convocados para o censo em dezembro e tiveram 120 dias para comparecer a uma agência bancária para atualizar seus dados.
Os aposentados desta lista não receberão os benefícios de maio, pagos nos primeiros cinco dias úteis de junho. O pagamento apenas será liberado se o segurado comparecer a uma agência bancária e fizer o censo. Para isso, basta levar CPF e um documento de identidade (como o RG) ao banco onde o segurado tem conta e recebe o benefício.
Terceira lista
Essa é a terceira lista que a Previdência publica com nomes de segurados que têm a aposentadoria suspensa por falta de recadastramento. A primeira lista, publicada em março, suspendeu o benefício de 80.989. Desses, entre 30 mil e 40 mil já resgataram o pagamento nos bancos, segundo o ministro da Previdência, Nelson Machado.
A segunda relação, com 50.127 benefícios suspensos, foi publicada em abril. Nos dois casos, ainda dá tempo de recuperar o benefício nos bancos.
A Previdência informou que nos bancos maiores, que respondem por 95% dos pagamentos, a quantia é liberada imediatamente. Nos outros bancos, o valor será desbloqueado no prazo máximo de 13 dias.
O censo começou em outubro de 2005. Para a primeira etapa, foram selecionados 2,4 milhões de benefícios, considerados pelo INSS como mais vulneráveis a eventuais fraudes, por conterem informações incompletas. Até meados de 2007 outros 14,7 milhões de aposentados deverão fazer o recadastramento.
KAREN CAMACHO