INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Ilhéus receberá mais de 400 prefeitos em congresso

Quadrilhas juninas recebem apoio do Águia da Cultura

Escolas municipais prestam homenagem às mães ilheenses

Ilheenses quitam dívidas com impostos sem juros e multas

Ilhéus combate violência e abuso sexual contra crianças

“Sonho de uma noite de verão” entra em cartaz no Municipal

Ilhéus receberá mais de 400 prefeitos em congresso

A cidade de Ilhéus será sede do I Congresso Estadual de Gestores Públicos Municipais. O evento, que tem o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB) e da União dos Vereadores do Brasil (UVB), acontecerá de 16 a 18 do próximo mês, no Cana Brava Oton Resort. Entre os palestrantes, estarão o governador Paulo Souto, o senador Antônio Carlos Magalhães e o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo.
O tema central do congresso será “Procedimentos para uma Gestão Eficiente”, mas a programação está subdivida em outros assuntos de grande relevância para a administração dos municípios. Questões como precatórios, dívidas com o INSS e a cobrança do ISSQN de instituições financeiras, operadoras de telefonia e empresas de energia elétrica estão na pauta.
Para tratar desses tópicos, os organizadores do Congresso escolheram autoridades com larga experiência em questões administrativas, legislativas e contábeis. Entre essas pessoas, figuram o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Raimundo Moreira, e o presidente da UPB, José Ronaldo de Carvalho, prefeito de Feira de Santana.
O prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, disse que “é uma grande honra para o nosso município sediar um evento de tamanha importância”, salientando que “as dificuldades enfrentadas pelas administrações municipais exigem dos prefeitos um espírito de união e a busca de soluções conjuntas e eficazes”.

Quadrilhas juninas recebem apoio do Águia da Cultura

O projeto Águia da Cultura, da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), está dando apoio às quadrilhas juninas para garantir que elas tenham condições de fazer belas apresentações durante as festas de São João. O acompanhamento das 12 quadrilhas compreende assessoria quanto à musicalização, teatro, dança e produção de figurino.
Os técnicos do Águia da Cultura atendem às quadrilhas na sede do projeto ou nas visitas às comunidades. “As idéias partem das quadrilhas e nós damos suporte para que elas sejam executadas da melhor forma”, contou a diretora do Águia da Cultura, Camila Lisboa. Ela disse que, como o tempo é curto, as aulas são práticas e bem dinâmicas.
É graças a esse assessoramento da Fundação Cultural de Ilhéus que a cidade consegue recuperar uma tradição junina. Resultado disso foi o sucesso obtido em concurso nacional de quadrilhas, realizado em Belo Horizonte. A Quadrilha Explosão da Esperança, vencedora do concurso promovido pela Fundaci, durante o Forromance, ficou em sexto lugar numa competição que reuniu participantes de todo o País.
A quadrilha do Alto da Esperança, zona norte ilheense, foi a única representante baiana no evento nacional, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo (Belotur). Apenas 18 pontos deixaram a representante baiana distante do título, conquistado por representantes de Sergipe.
O presidente da Fundaci, Marcos Magno, disse que as quadrilhas que tiverem interesse em receber assessoria podem entrar em contato pelo telefone 3634-8986. “Temos certeza de que este será um ano de grandes apresentações, pois estamos aliando a criatividade dos grupos com a nossa assessoria”, disse, enfatizando o sucesso alcançado na edição passada.

Escolas municipais prestam homenagem às mães ilheenses

O Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), em parceria com a Escola Heitor Dias, presta homenagem às mães de alunos dessas duas unidades de ensino, numa festividade no Clube Social de Ilhéus, no sábado (20). A diretora do IME, Lidiney Campos, diz que o objetivo é fortalecer a interação entre escola e família e cultivar valores como amor, compromisso, solidariedade e respeito.
A proposta é integrar as duas comunidades escolares que atuam no ensino fundamental I e II. A abertura contará com a presença do secretário municipal de Educação, Almir Pereira – representando o prefeito Valderico Reis –, e das diretoras Lidiney Campos (IME) e Jamile Menezes Maron (Heitor Dias), além de representantes dos conselhos de pais e alunos. Em seguida o padre Nildemar Andrade, da paróquia São Jorge e Tarcísio Novais, do Centro Espírita Porto da Esperança, realizam ato ecumênico.
Lidiney Campos destaca que a programação prevê apresentação musical a partir das 16h30min, sob a coordenação das professoras Michelle Pereira e Rosária Ramos. Depois, alunos do IME e do Heitor Dias prestam homenagem às mães, seguido de sorteio de brindes. O encerramento acontece com show musical animado por uma banda local.

Ilheenses quitam dívidas com impostos sem juros e multas

Os contribuintes ilheenses estão tendo uma nova oportunidade de quitar dívidas tributárias sem ter que pagar multas e juros. Desde que a município decidiu prorrogar o prazo de quitação para até o dia 30 de junho, muitos contribuintes já procuraram a Secretaria de Finanças, a fim de regularizar sua situação junto ao município com direito às isenções. A campanha de incentivo baseia-se na lei municipal 3.219/2006, aprovada pela Câmara Municipal, com o objetivo de reduzir a inadimplência com a dívida ativa do município.
Ela oportuniza que os contribuintes em débito com o fisco possam quitar a dívida com condições especiais, desde que o fato gerador tenha ocorrido até 31 de dezembro de 2005 e seja referente aos impostos Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). A secretária de Finanças, Alexandra Gonçalves, explica que as dívidas podem ser parceladas desde que cada cota não tenha valor inferior a R$ 30, no caso de pessoa física, e não seja menor que R$ 100 para pessoa jurídica.
Até o novo prazo estipulado, os contribuintes poderão negociar seus débitos com dispensa de multa moratória em 100%. Depois do dia 30 de junho, ele terá direito a apenas 50% de abatimento do total de juros e multas. “Iniciativas como essa costumam dar ótimos resultados tanto em relação à pessoa física – contribuintes que têm débitos menores principalmente com IPTU – como junto à jurídica. As empresas têm oportunidade única de planejar o pagamento das dívidas com o município até o fim do primeiro semestre”, considerou a secretária de Finanças.
Para regularizar sua situação com acesso ao benefício, o contribuinte deve procurar o setor de protocolo da Prefeitura de Ilhéus, no térreo do anexo do Palácio Paranaguá, das 12h às 18h. Após a aprovação da renegociação, ele terá cinco dias úteis para efetuar o pagamento da primeira parcela ou da cota única, como preferir. No entanto, Alexandra explica que o pagamento das parcelas deve ser feito dentro dos prazos.
A secreetária ressalta que se o contribuinte atrasar mais de duas parcelas consecutivas ou cinco alternadas pode ter seu benefício cancelado. A campanha visa melhorar a arrecadação, num esforço para recuperação de receitas passadas, para que novos recursos ingressem nos cofres públicos, promovendo melhorias e mais qualidade de vida à população ilheense.

Ilhéus combate violência e abuso sexual contra crianças

Ilhéus se mobilizará nesta quarta-feira (17) no combate à violência e abuso sexual cometidos contra crianças e adolescentes. A partir das 14 horas, voluntários e equipes do projeto Sentinela desenvolvem atividades de conscientização na praça J.J. Seabra e, às 16h, uma sessão especial, na Câmara de Vereadores, mostrará a luta de órgãos públicos e ONGs na defesa pela vida e contra este tipo de crime. As atividades lembrarão o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, lembrado a todo 18 de maio, mas que foi antecipado em Ilhéus.
A sessão especial na Câmara foi solicitada pelo projeto Sentinela, mostrará como a sociedade pode participar da luta contra o abuso e violência sexual, além dos resultados obtidos pelo programa no município. A sessão especial será fechada com uma palestra da titular da delegacia da Mulher em Ilhéus, Ângela Souza. A solenidade na Câmara de Veradores, diz a coordenadora do Sentinela, Maria José da Hora, tem como objetivo lembrar a data e reforçar a necessidade de que a população também participe desta cruzada.
Maria José da Hora diz que as ações visam tirar a cidade do mapa da prostituição infantil, título alcançado em 2004. Para isso, alerta, a sociedade tem que participar. Ela destaca o apoio obtido de ONGs, do Ministério Público, das policiais rodoviárias Estadual e Federal, Polícia Militar, Guarda Municipal e Delegacia da Mulher, dentre outros. Somente em Ilhéus, o Sentinela presta uma média de 85 atendimentos, por mês.
Além de prestar assistência a crianças e adolescentes vítimas de abuso e violência sexual, o programa, desenvolvido pelo Governo Federal e Prefeitura de Ilhéus, também oferece assistência às famílias. Maria José afirma que a sociedade não pode ficar calada diante de casos de violência e abuso sexual contra a população infanto-juvenil. Ela insiste que a violência consentida e a falta de repressão a crimes como estes reforçam a cultura de impunidade. “Os casos têm que ser denunciados e os culpados punidos”.
Referência
A população pode colaborar fazendo denúncias de casos contra crianças e adolescentes usando o telefone. A denúncia pode ser feita de forma anônima. Os telefones disponíveis para denúncias são 0800-900500 e 3634-7228. Maria José da Hora enfatiza que a cidade já é considerada referência pelo trabalho contra a exploração e abuso sexual infanto-juvenil. O Sentinela dispõe de uma estrutura com dois dormitórios, uma cozinha industrial, copa, lavanderia, dois banheiros, brinquedoteca, sala de recepção e salas individuais para atendimento dos profissionais psicólogos, educadores e assistentes sociais, além de pátio para recreação.

“Sonho de uma noite de verão” entra em cartaz no Municipal

Quem ainda não teve a oportunidade de assistir ao espetáculo “Sonho de uma noite de verão”, do dramaturgo inglês William Shakepeare, tem uma nova chance para conferir a peça encenada por jovens atores dirigidos pela professora Valdiná Guerra. O espetáculo, que conta uma história de amor, será apresentado às 19h30min de sexta (26) a domingo (28), no Teatro Municipal de Ilhéus.
Para conferir a adaptação ilheense do célebre teatrólogo inglês, o público deve desembolsar R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). Essa é a terceira vez que a peça é encenada no Teatro Municipal de Ilhéus, onde também foi aclamada pelo público e crítica especializada. Apesar de ser encenada por atores amadores, a peça é um encontro de “talentos que procura dar o máximo de si para apresentar um trabalho cada vez melhor”.
Espetáculo leve e com as nuances naturais de jovens adolescentes que se encontram no verão para curtir, a peça passa a alegria peculiar da juventude. Valdiná Guerra tem uma boa direção dos jovens e talentosos atores que encaram seus personagens com muita propriedade. “Sonho de uma noite de verão” é o último espetáculo teatral da programação de maio do Teatro Municipal de Ilhéus.
Dança
Ainda como parte da programação, hoje será ministrada mais uma aula do Projeto Danças no Foyer. A coreógrafa Soanne Marry é a responsável pela coordenação do projeto, ministrado gratuitamente. A nova versão do “Danças no Foyer” é direcionada ao público adulto e modalidades como tango e bolero, entre outras, são ensinadas durante as aulas realizadas sempre a partir das 18h30min das terças-feiras.
Nesta quinta-feira (18), o público poderá conferir a segunda edição do Festival Ilhéus Dança, iniciativa promovida como forma de incentivar a expressão artística. A Fundação Cultural de Ilhéus é a promotora do evento que se estende até 2 de junho. Na segunda-feira (22), é a vez do Projeto Música na Praça e esta iniciativa consiste na apresentação do grupo Showrinho e Brasil, no Largo Cultural, localizado em frente ao teatro Municipal de Ilhéus. É um excelente opção para o intervalo do almoça das segundas-feiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *