Secretários discutem roteiros para o turismo regional

Secretários de turismo de municípios membros da Costa do Cacau e convidados participam de um seminário sobre o programa federal de regionalização do turismo e discutem a criação de roteiros que possam incrementar esta atividade econômica no sul da Bahia. O seminário será realizado em parceria com a Bahiatursa e o Ministério do Turismo, nesta quarta (17), a partir das 13h30min, no Ilhéus Hotel. O evento discutirá as potencialidades turísticas sul-baianas e, além de secretários municipais, também está voltada a lideranças do trade, empresários, agências de viagem e receptivo e colaboradores de meio de hospedagem.
O principal objetivo do seminário será explicar as diretrizes, os objetivos e como anda o Programa de Regionalização do Turismo, desenvolvido pelo Governo Federal, em parceria com municípios e estados. Segundo o secretário de Turismo de Ilhéus, Raymundo Mazzei, também será discutida a participação dos municípios da Costa do Cacau no Salão Nacional de Turismo 2006. “No ano passado, participamos do salão e obtivemos excelente retorno ao fazer contatos com autoridades de governo e representantes do trade nacional”, enfatiza Mazzei.

Dentre os resultados daquele ano, estão a ampliação de número de vôos da TAM, contato com dirigentes da companhia aérea BRA e agências de viagem. Haverá ainda um painel sobre ações estruturantes existentes na região. Nele, cada município terá 15 minutos para fazer apresentação de seus projetos. Ilhéus mostrará o que tem sido feito para formatar destinos turísticos e o trabalho de captação de verba para fomentar o trade no município.

Oficinas

Após a abertura do seminário, nesta quarta, o público participará de oficinas de roteirização e regionalização do turismo. As atividades serão coordenadas por Wilka Souza. A oficina tem o objetivo despertar as comunidades sobre o potencial turístico de cada município. Os exercícios abordarão as possibilidades de roteiros a partir da avaliação dos atrativos por tipo de turismo (motivação turística).

Com carga de 16 horas/aula, terá em seu conteúdo programático mecanismos para que os participantes possam identificar possíveis roteiros, como análise dos atrativos reais, vocação do território e tipo de turismo, qualidade dos atrativos e elaboração dos roteiros. Para Mazzei, essa mobilização e capacitação de agentes do turismo nos municípios reforçam a condição do sul da Bahia como grande pólo estadual, especialmente Ilhéus, um dos principais destinos turísticos do nordeste brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *