Seminário Interdisciplinar debateu projetos de empreendedorismo na Faculdade de Ilhéus

Durante uma semana, a Faculdade de Ilhéus realizou mais um seminário interdisciplinar com todas as turmas dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis, no campus própria da instituição, no km 2 da rodovia Ilhéus-Olivença, para a apresentação de todos os projetos sobre empreendedorismo debatidos na sala de aula. O seminário abre também espaço para que os estudantes apresentem projetos empreendedores existentes na cidade.
O evento faz parte do projeto da cultura empreendedora implantado na Faculdade, sob a coordenação da professora Anette Rocha, psicóloga e especialista em Recursos Humanos. Além de apresentação dos trabalhos formatados na sala de aula, as equipes convidam empresários de modo geral para mostrarem a trajetória de suas experiências, favorecendo o intercâmbio de idéias entre a faculdade e os segmentos sócio-econômicos da região.
Dentre os empreendedores convidados esteve o diretor da agência de turismo e câmbio Emcamtur, Alfredo Dantas Landim, que atuava no comércio agrícola e decidiu investir no setor de turismo. Hoje a Encamtur é uma das empresas de turismo que mais cresce na região, tendo inaugurado recentemente uma filial em Itabuna. Landim expôs toda sua carreira e destacou como qualidades de um bom empreendedor: ter equilíbrio, visão de futuro, honestidade e transparência, pontualidade, disciplina, acumular conhecimentos, inter-relações pessoais e estudar em grupo.

SEGURANÇA – A segurança pública também foi um assunto debatido durante o seminário interdisciplinar que contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, vereador Raimundo Veloso, do comandante do II Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Juvenal Teixeira, da delegada civil Lorena Braga Magalhães, entre outros convidados. Uma das turmas realizou um diagnóstico sobre os aspectos de segurança no entorno da Faculdade de Ilhéus, localizada na zona sul da cidade, cujo resultado apresentou problemas em transportes, iluminação e na própria segurança pública para quem transita na área, principalmente à noite.

Outro exemplo de projeto empreendedor foi apresentado pela colônia japonesa de Una sobre o cultivo de mangostin, fruta que está sendo exportada para vários países da Europa. Dois trabalhos, diferentes e complementares, foram apresentados sobre a colônia de pesca Z-34. Houve debate também sobre o atendimento ao público no INSS. Outra experiência positiva é a história do Cachorro Quente do Bicudo, que funciona durante a noite na avenida Soares Lopes. O modelo veio de Brasília e o empreendedor hoje utiliza senha para organizar o atendimento aos clientes. O serviço é móvel e só não funciona durante dois dias no ano: sexta-feira santa e a véspera do Natal.

Em média, foram apresentados mais de cem trabalhos orientados por professores tutores, que fazem o acompanhamento do projeto pedagógico da cultura empreendedora. Na opinião do professor Augusto Fagundes, no seminário surgiram bons trabalhos, geradores de mais pesquisa e também de serviços em prol da comunidade.

Nos próximos dias 26 e 27 de maio, a Faculdade de Ilhéus promove a 1ª Feira de Negócios e Oportunidades, aberta ao público, onde serão expostos produtos e idéias eleitos na escola como projetos de empreendedorismo avaliados pelos professores. Dentre os objetivos da feira, está “criar uma oportunidade para que os alunos empreendedores possam expor para a comunidade acadêmica, e a sociedade como um todo, as suas idéias de empresas, produtos, bem como as suas empresas já criadas”, afirma Anette Rocha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *