Ilhéus realiza palestra sobre reposição hormonal
Oficinas definem plano de gestão para a orla ilheense
Vacinação contra a gripe em idosos vai até o dia 17
Combate à violência e abuso sexual é referência na Bahia
A dança é a expressão maior deste mês no Teatro Municipal de Ilhéus. A partir das 19 horas de amanhã (11) estréia o projeto voltado às apresentações das academias e grupos de danças da cidade e de municípios vizinhos, como Itabuna, Una e Canavieiras. O Ilhéus Dança 2006 conta com a participação dos corpos de dança de todas as academias do município.
Além disso, mais duas apresentações estão incluídas na programação do Projeto Ilhéus Dança. Elas acontecem nos dias 18 e 25 de maio, sempre às 19 horas, ao preço de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Do projeto consta ainda à realização de oficinas com moradores de diversos bairros, com o objetivo de difundir a dança e o estimular a expressão entre pessoas carentes que vivem em áreas periféricas.
O diretor do Teatro Municipal de Ilhéus, Vicente D’Ávila, disse que depois da realização das oficinas as pessoas farão apresentações como forma de mostrar o que aprenderam com as equipes do Projeto Águia da Cultura. As equipes serão responsáveis pelo desenvolvimento dos trabalhos feitos com as comunidades.
As academias participantes do projeto serão a Ballet Soanne Marry, Dinâmica e Movimento, Núcleo de Dança e a Tonnus, todas de Ilhéus. A Tchu e Cia é a academia de Itabuna que fará parte dos shows do projeto que conta ainda com as academias Lambamérica e a Ritmos, das cidades de Una e Canavieiras. Os grupos afro que subirão ao palco do “Ilhéus Dança” são o Zambi Axé, Dilalenze e Mini Congo.
Segundo Vicente D’Ávila, o “Ilhéus Dança” vale também como preparativo para a realização de um festival de dança em nível nacional, previsto para o próximo ano. Disse ainda que a Fundação Cultural de Ilhéus vislumbra a possibilidade de produzir um outro festival de dança em nível nacional.
Ilhéus realiza palestra sobre reposição hormonal
O Centro Comunitário Nelson D’ Oliveira, no bairro Nelson Costa, em Ilhéus, realizará nesta segunda-feira (15) palestra sobre o tema Reposição Hormonal. O evento, promovido em função da passagem do Dia das Mães, é direcionado às mulheres da comunidade e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
A palestra vai acontecer a partir das 15h30min, com acesso aberto ao público. Os diversos aspectos relacionados aos tratamentos de reposição hormonal serão abordados pela médica Marilce Lucena, ginecologista e presidente do Lions Clube Pontal. A expectativa é de que cerca de 400 mães de crianças atendidas pelo Centro assistam à palestra.
O Centro Comunitário Nelson D’ Oliveira assiste 520 crianças de 7 a 14 anos, em turmas de ensino fundamental. A instituição também abriga, no período noturno, o projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de possuir convênio com o AABB Comunidade, programa que funciona num convênio entre o município e a Fundação Banco do Brasil.
Oficinas definem plano de gestão para a orla ilheense
O clima de cooperação e vontade de contribuir para as ações de desenvolvimento de Ilhéus tomou conta do primeiro dia das oficinas do Projeto Orla, nesta quarta-feira (10), no Hotel Barravento. As atividades acontecerão até sexta-feira (12) de forma participativa entre os mais diversos setores da sociedade civil organizada junto aos representantes dos governos municipal, estadual e federal. A interação com a comunidade para a elaboração do projeto em Ilhéus foi destacada em vários momentos do evento pela consultora do Ministério do Meio Ambiente, Kátia Carmona.
Ela elogiou a maneira como os trabalhos vêm sendo conduzidos em Ilhéus, com o estímulo à participação popular. Durante os três dias de oficina, os participantes vão poder discutir as sugestões apresentadas pela população durante as mini-oficinas realizadas com moradores de alguns bairros da cidade. De acordo com a coordenadora local do Projeto Orla, Rute Colares, essas propostas serão discutidas e sistematizadas, formando a minuta de um plano de gestão que será submetido à avaliação do Governo Estadual, e, em seguida, serão encaminhadas aos ministérios do Meio Ambiente e Planejamento.
A secretária municipal de Planejamento, Adriana Aleixo, contou que o projeto está sendo desenvolvido de forma totalmente participativa e a idéia é que esta metodologia sirva de base para outros projetos. “A cada reunião, os participantes do Projeto Orla estão se aproximando mais e expondo suas idéias”, disse. A inspetora do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Ilhéus (Crea), Tatiana Bonfim, afirmou que agora, realmente, se sente uma cidadã participativa. “Tenho certeza de que o projeto vai ser um sucesso, pois todos estão muito comprometidos”, disse.
O secretário de Turismo, Raymundo Mazzei, destacou o entusiasmo e engajamento de todos os envolvidos no projeto e a importância dele para o turismo. “É fundamental que a cidade tenha uma orla organizada, bonita e limpa. Por isso, temos uma expectativa muito grande com relação a essas ações”, considerou. O gerente do hotel Cana Brava, Frederico Vésper, disse que um projeto como este, baseado na democracia e no respeito, com a interação da comunidade, não tem como dar errado. “Trata-se de uma oportunidade única que vai refletir no futuro da sociedade”. Ele considera Ilhéus como a melhor cidade para se viver e acredita que a única coisa que estava faltando era a manifestação da comunidade. “Agora já temos tudo: responsabilidade social, planejamento, organização e engajamento”, concluiu.
Criado pelo Governo Federal, o Projeto Orla visa desenvolver um plano de gestão e intervenção em toda a costa brasileira. Ilhéus possui 84 quilômetros de zona costeira e definiu três áreas como prioritárias para o desenvolvimento do plano de gestão – São Miguel, avenidas Soares Lopes e 2 de Julho e o trecho da zona sul que compreende o loteamento Paraíso e o Morro dos Navegantes. O projeto cria grande expectativa em toda a sociedade. “O prefeito Valderico Reis tem dado todo o suporte necessário ao desenvolvimento do projeto, por entender a importância do desenvolvimento sustentável para a qualidade de vida da população”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Jerbson Moraes.
PROGRAMAÇÃO
Dando seqüência aos trabalhos, nesta quinta-feira, 11, serão sistematizadas as propostas do plano de ação e a apresentação do papel do seu comitê gestor, definindo os mecanismos de envolvimento da sociedade e a articulação política para implementar as ações definidas durante as oficinas. A capacitação terá carga de 24 horas e pretende avaliar os trabalhos realizados até agora, além de plano de intervenção e incorporação das ações referentes à regularização fundiária em terrenos da União.
Vacinação contra a gripe em idosos vai até o dia 17
Os idosos têm até o dia 17 para tomar a vacina contra a gripe. As doses estão sendo disponibilizadas em todas as unidades de saúde do município e pode ser aplicada no horário das 7h às 17h. A meta é garantir a imunização de 16.258 pessoas contra o vírus influenza. O secretário municipal de Saúde, Wagner Porto, diz que o município tem desenvolvido estratégias para vacinar o maior número possível de idosos. Ao tomar a dose, a pessoa com mais de 60 anos fica prevenida contra um tipo de doença que pode levar a vítima à hospitalização ou óbito.
A gripe pode levar a internamento porque a doença abre porta para complicações maiores como a pneumonia, além de otite média (prejudicando a audição), sinusite, laringite e afetação também do sistema nervoso. A vacinação reduz em até 90% o risco do idoso contrair a gripe, segundo afirma o secretário de Saúde. Para vacinar o idoso, a rede dispõe de 22 unidades de saúde, inclusive com esquema especial de vacinação para atender também a zona rural, contando com seis equipes motorizadas.
A gripe causada pelo vírus Influenza é altamente contagiosa e ocorre principalmente no final do outono e inverno e início de primavera. Existem três tipos deste vírus, sendo que o A pode infectar humanos e outros animais e o B, apenas humanos. Qualquer pessoa pode se gripar, mas aquelas que têm alguma doença respiratória crônica, com fraqueza imunológica, imunidade enfraquecida e idosos têm uma tendência a infecções mais graves com possibilidade de complicações fatais.
Anti-rábica
Além de vacinar contra a gripe, o município também está imunizando cães e gatos contra a raiva. A campanha vai até o dia três de junho. A campanha no município foi até antecipada numa estratégia para evitar contaminação. Segundo o secretário Wagner Porto, isso se deve ao surgimento de dois casos de raiva bovina na região de Sapucaeira. A transmissão se deu por morcegos, “principal vetor de transmissão do vírus da raiva na zona rural”.
Combate à violência e abuso sexual é referência na Bahia
Uma sessão especial a pedido da coordenação do Sentinela mostrará o trabalho que o município de Ilhéus tem promovido para combater o abuso e a violência sexual. A sessão lembrará o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil e acontecerá no dia 17, na Câmara de Vereadores, a partir das 16h. A coordenadora do Sentinela, Maria José da Hora diz que o programa local, desenvolvido numa parceria da Prefeitura de Ilhéus com o Governo Federal, se tornou referência para o estado por conta do envolvimento de parceiros no projeto e dos resultados alcançados no ano passado.
A sessão especial terá como conferencista a titular da delegacia da Mulher em Ilhéus, Ângela de Souza. Segundo a coordenadora do programa, a sessão tem como objetivo não apenas lembrar a data de combate ao abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes, mas destacar “a necessidade de lutar contra esse tipo de crime”. O Sentinela em Ilhéus está prestando uma média de 85 crianças e jovens e tem como missão oferecer atendimento especializado para criar, ordenar, fortalecer, implementar e priorizar um conjunto de ações e metas para assegurar proteção às vítimas deste tipo de crime.
A coordenadora considera o silencio diante de crimes como estes uma forma de dupla violência contra a população infanto-juvenil. A violência consentida e a falta de repressão a este crime reforçam a cultura da impunidade, na opinião de Maria José. A população, ressalta Maria José, pode colaborar nessa cruzada denunciando esses tipos de crimes. Basta ligar para os telefones 0800-90 0500 e 3634-7228. Ela afirma que a mudança dessa realidade em Ilhéus está mudando por conta da parceria do Sentinela com parceiros como a Polícia Militar, as polícias rodoviárias Federal e Estadual, Guarda Municipal, Delegacia da Mulher e Ministério Público.
Referência
A coordenadora do Sentinela diz que Ilhéus foi reconhecida como referência neste programa pelo Cedeca e Secretaria Estadual de Trabalho e Ação Social e Esporte da Bahia (Setras) e, ainda, pelo Governo Federal. Por conta disso, tem dado assistência à criação de novos núcleos do Sentinela em municípios como Ilhéus e Teixeira de Freitas, além de intercâmbio com o similar existente em Eunápolis. “Todo esse trabalho é possível também pelo apoio que recebemos do prefeito Valderico Reis”, destaca a coordenadora. O Sentinela é mantido por convênio firmado entre o Governo Municipal (através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho) com o Governo Federal.
Para assistir às crianças e aos adolescentes vítimas de abuso e violência sexual, o Sentinela conta com uma estrutura que inclui quatro pedagogos, duas assistentes sociais, uma psicóloga e um advogado, além da equipe de apoio, num total de 21 funcionários. Para receber as vítimas, o Programa dispõe de uma estrutura com dois dormitórios, uma cozinha industrial, copa, lavanderia, dois banheiros, brinquedoteca, sala de recepção e salas individuais para atendimento dos profissionais psicólogos, educadores e assistentes sociais, além de pátio para recreação.