Valderico comemora confirmação de aeroporto regional em Ilhéus
Tigre aplica 2 a 0 no Juazeiro e fica mais perto da semifinal
Curso capacita membros de conselhos tutelares
Gol voa para Ilhéus no segundo semestre
Definidos os confrontos da segunda fase do Interbairros
Ilheenses almoçam ao som do melhor do chorinho
Prefeitura luta por passagem de ônibus mais barata em Ilhéus
O vice-prefeito e secretário de Esporte e Cidadania de Ilhéus, Newton Lima, entregou, pessoalmente, ao ministro do Esporte, Orlando Silva, projetos que solicitam a captação de recursos federais para a construção e recuperação de equipamentos esportivos no município. Na audiência, ele disse ao ministro que o prefeito Valderico Reis, desportistas e moradores reivindicam três quadras poliesportivos nos bairros Teotônio Vilela, Nossa Senhora da Vitória e Iguape e uma vila olímpica na rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna), nas imediações da ponte sobre o rio Fundão.
Newton Lima afirmou que, após a construção da vila olímpica, Ilhéus poderá sediar grandes eventos esportivos nacionais, a exemplos de competições de futsal, vôlei, basquete e handebol. O vice-prefeito garantiu o município iniciou o processo de desapropriação da área de cerca de 17 hectares. “Esses projetos vão dinamizar o setor esportivo do município. Com certeza, iremos transformar a nossa cidade numa potência regional de esportes olímpicos”, disse.
Por se tratar de verbas federais, Newton Lima assegurou que está otimista com relação à viabilização dos projetos. “Durante a audiência que tive com o ministro, ele se mostrou muito receptivo com as solicitações do prefeito Valderico Reis, uma vez que a construção da vila olímpica e das quadras poliesportivos são antigas reivindicações de desportivas e moradores da região”.
Valderico comemora confirmação de aeroporto regional em Ilhéus
O governo do Estado, por meio do decreto 9.997, desapropriou uma área na zona norte de Ilhéus, onde será construído um novo aeroporto, com perfil regional e capacidade para operações de vôos internacionais. A publicação do decreto foi comemorada pelo prefeito Valderico Reis, que desde a sua posse elegeu a obra como prioridade
O prefeito reuniu-se, em 2005, com dirigentes da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), defendendo a importância do novo aeroporto para o desenvolvimento da economia regional e destacando o impacto positivo para o pólo de informática e o crescimento do turismo. “Agora, com a medida adotada pelo governo estadual, estamos dando um grande passo para concretizar um antigo sonho dos ilheenses”, afirma Valderico Reis.
A área declarada como de utilidade pública fica no quilômetro 13 da BA-001, na altura do loteamento Jóia do Atlântico, medindo 7.563.438,05 metros quadrados e foi escolhida depois de parecer técnico elaborado pelo Instituto de Aviação Civil. O decreto autoriza o Departamento de Infra-Estrutura de Transporte da Bahia (Derba) a “promover os atos administrativos e judiciais, se necessário em caráter de urgência, com vistas à desapropriação de que trata este Decreto”. Também determina que se providencie a liquidação e o pagamento das indenizações.
O novo aeroporto terá pista com 3 mil metros de extensão, o que vai permitir pouso e decolagem de aviões internacionais diretamente em Ilhéus. A pista do Jorge Amado, atualmente em funcionamento, conta 1.577 metros, medida insuficiente para operações com aeronaves de maior porte. Em visita técnica a Ilhéus, no fim do ano passado, o diretor de Intermodalismo da Superintendência de Transporte da Bahia, Hilton Gordilho de Freitas, informou que vários investidores já manifestaram interesse pela área do atual aeroporto.
Tigre aplica 2 a 0 no Juazeiro e fica mais perto da semifinal
A vitória frente ao Juazeiro, por 2 a 0, praticamente garantiu o Colo Colo na semifinal do returno do Campeonato Baiano 2006. Com o resultado, o time ilheense pode até perder por dois gols de diferença na partida de volta, no estádio Mário Pessoa, e mesmo assim estará classificado. O confronto de ontem aconteceu no Antõnio Pena, em Catu. Apresentando mais volume de jogo, o Tigre ilheense também contou com a sorte de time campeão. O Juazeiro perdeu dois pênaltis, um defendido pelo goleiro Marcelo e o outro chutado para fora pelo atacante Ciel Pernambucano. O resultado ampliou ainda mais a vantagem do Tigre.
O Colo Colo assegurou o ótimo resultado mesmo sem contar com duas das suas principais peças na campanha que lhe deu o título do primeiro turno e o classificou em primeiro do seu grupo neste turno, o atacante Ednei e o lateral Alex Santos. Os dois atletas cumpriram suspensão automática por ter levado o terceiro cartão amarelo e foram substituídos por Alex Paraíba e Jamaica. Artilheiro do Baianão com 19 gols, Ednei volta a campo nesta quarta, assim como o lateral Alex, reforçando o Colo Colo na partida decisiva contra a “carranca”, como também é conhecido o Juazeiro.
O time de Ferreira está reforçado pela chegada do atacante Jaílton, que estreou bem na última partida do Tigre na fase de classificação, contra o Fluminense, e ontem entrou no segundo tempo, substituindo o atacante Juca. O presidente do Colo Colo, José Maria Santana, comemorou o resultado fora e espera casa lotada para a decisiva, nesta quarta-feira (10), às 20h30min. Caso confirme o favoritismo, o time ilheense deverá enfrentar na semifinal o Ipitanga que, jogando em casa, aplicou goleada de 4 a 0 sobre o Camaçari.
Diante dos resultados de ontem, está praticamente selado o outro confronto da semifinal, enfrentando-se Bahia e Vitória. O Bahia goleou o Itabuna por 5 a 0 e o Vitória venceu o Fluminense por 5 a 2. O presidente do Colo Colo disse preferir enfrentar o Bahia na final, caso os dois times avancem à decisão. “Somente assim teremos a finalíssima no estádio Mário Pessoa’”, justifica Zé Maria.
Superação
Colo Colo e Juazeiro fizeram uma partida truncada no primeiro tempo e as melhores oportunidades de gol surgiram nos minutos finais da etapa inicial. Numa delas, o capitão Gil derrubou Wagner, do Juazeiro, na grande área. Pênalti. O atacante juazeirense Ciel bateu no canto, mas o goleiro Marcel voou certo na bola e salvou o Colo Colo. Três minutos depois, aos 45, Juninho aproveitou sobra de bola e tocou no canto esquerdo do goleiro Ari, fazendo 1 a 0 para o Tigre.
Após o intervalo, o Colo Colo voltou rugindo forte. Numa trama que envolveu todo o meio de campo do Colo Colo, Wescley quase fica sozinho para marcar, na frente do goleiro Ari. A zaga cortou e impediu que os ilheenses ampliassem o placar. Imprimindo um ritmo mais forte e com maior objetividade, o Tigre chegou ao segundo gol numa jogada individual do atacante Juca. Ele recebeu próximo à entrada da grande área, pelo lado esquerdo, livrou-se de um marcador e buscou o meio. Ao passar por outros dois adversários, chutou no ângulo direito do goleiro Ari. Sem chances. Um golaço, aos 12 minutos do segundo tempo.
O time não se contentava com o placar. Mas faltava objetividade no ataque. Aos 20, Gil tentou cortar um lance de ataque do Juazeiro e recebeu cartão amarelo. Logo depois, o técnico Ferreira sacou o capitão da equipe e colocou o atacante Jaílton, ex-Náutico do Recife. Demonstrando-se estar satisfeito com o placar construído, o Colo Colo recuou um pouco e o Juazeiro, precisando do placar, foi para cima. A chance de diminuir veio aos 43 minutos do segundo tempo, numa nova cobrança de pênalti. Ciel chutou para fora.
Curso capacita membros de conselhos tutelares
Membros de 12 municípios que compreendem o pólo de Ilhéus dos Conselhos Tutelares dos Direitos da Criança e do Adolescente participaram, no último final de semana, de um curso emergencial para o fortalecimento destas instituições, em suas localidades especificas. O objetivo do curso de capacitação, realizado na Fundação Cultura de Ilhéus (Fundaci), esteve relacionado ainda à promoção do assessoramento aos municípios na implantação e implementação de Conselhos e Fundos.
Promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CECA), o curso se fundamentou no zelo e aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente, tendo como meta a integração dos membros do pólo aos demais municípios baianos integrados ao Conselho Estadual.
Segundo os organizadores, “o outro objetivo do curso está ligado ao fomento de processos de aprendizagem que dêem oportunidade aos conselheiros de Direitos e Tutelares a identificar possibilidades de intervenção e participação consciente na formulação de políticas de cidadania, destinadas a crianças e adolescentes”. O curso leva em conta a importância e a clareza dos seus papéis, como agentes de transformação.
Além disso, se destinou a oportunizar o conhecimento das normativas nacionais, conhecer, socializar vivenciando processos e dinâmicas de órgãos colegiados (CECA e Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente – CMDC’s).
Os coordenadores justificaram a realização do curso dizendo que “a Bahia situa-se como um dos estados que menos possui Conselhos, posição nada confortável se comparada com outras posições”. Disse ainda que, “além da insuficiência do número de conselhos de direitos e tutelares existentes, muito deles foram criados de maneira incorreta, sem a observância da legislação, outros apenas cartoriais, não exercendo as suas funções”.
Gol voa para Ilhéus no segundo semestre
A partir do próximo semestre, o terceiro principal destino turístico da Bahia vai ganhar um importante instrumento para incrementar a atividade turística na região. Segundo previsão do diretor da Infraero de Ilhéus, Edylson Pereira, a Gol Linhas Aéreas começará a operar na cidade a partir do mês de julho, com dois vôos diários para São Paulo e Salvador, com escalas em Brasília e Belo Horizonte.
A segunda maior companhia aérea brasileira fez na semana passada uma seleção de funcionários que vão trabalhar em Ilhéus e está providenciando a reforma do guichê. Segundo o presidente da Gol, Constantino Júnior, a empresa não descarta a possibilidade de ampliar o número de vôos com o aumento da demanda de passageiros, oferecendo também outros destinos.
O movimento no Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, tem crescido bastante nos últimos anos. Em 2004, circularam mais de 210 mil passageiros pelo terminal e, no ano passado, foi registrado um aumento de 15% nesse índice. Uma das grandes ações para o crescimento do fluxo de passageiros que desembarcaram em Ilhéus, foi o aumento do número de vôos fretados e a vinda da companhia aérea BRA para o município.
O interesse das empresas de transporte aéreo em operar na cidade é registrado após o grande esforço do governo municipal em atrair turistas de diversas regiões do país. Dentre as ações desenvolvidas desde o início do governo Valderico Reis, destacam-se a formatação de produtos turísticos como o Rio do Engenho e a Lagoa Encantada, o envolvimento do trade nas decisões do setor e a inclusão do município no Programa de Regionalização do Turismo, desenvolvido pelo Governo Federal.
Por englobar pólos turísticos consolidados e conhecidos internacionalmente, a Costa do Cacau necessita de um número maior de vôos regulares procedentes de grandes pólos emissores de turistas, o que se tornará possível com a vinda da GOL para Ilhéus. As providências com relação à assinatura dos contratos com a empresa aérea já foram tomadas, segundo o diretor da Infraero.
O secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei afirmou que finalmente os esforços do prefeito Valderico Reis, com a parceria da Bahiatursa, viabilizam a chegada da Gol em Ilhéus e, com isso, a captação de novos vôos. Ele acredita que esta novidade trará inúmeros benefícios para o turismo local, especialmente o de lazer e de negócios. “Apesar de a cidade ser bem servida pela TAM, todos reconhecem que deve haver uma concorrência saudável”, disse.
Definidos os confrontos da segunda fase do Interbairros
Já estão definidas as equipes classificadas para as quartas-de-final do Campeonato Interbairros de Futsal 2006. Após a realização da última rodada no sábado (6), os classificados para a próxima fase são Nelson Costa, Malhado, Pontal, Vilela, Teresópolis, Conquista, Savóia e Parque Infantil. Os primeiros confrontos das quartas estão marcados para os próximos dias 11 (quinta-feira) e 13 (sábado). A competição é realizada pela Liga Ilheense de Futsal e Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania.
Os jogos das quartas-de-final da quinta-feira começam às 19h30min, envolvendo Malhado x Nelson Costa, tendo Pontal x Vilela, na seqüência, às 20h30min. Na rodada complementar, no sábado (13), enfrentam-se Teresópolis x Conquista, às 17h, e Savóia x Parque Infantil. Os confrontos foram definidos após a realização da última rodada classificatória. O Conquista venceu o Ilhéus II, por 1×0. O Savóia foi para cima do Tapera e ganhou por 4×3. Já o Parque Infantil venceu Avenida ACM (4 a 2).
O presidente da Liga Ilheense de Futsal, Renato Peixoto, disse que o “nível do Futsal de Ilhéus cada vez tem crescido mais”. Para ele, esse nível conquistado é fruto de um trabalho desenvolvido há anos pela Liga e que conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus desde o ano passado. O presidente ainda chama atenção para a abertura de inscrições para a II Copa de Categorias de Futsal. As inscrições vão até o dia 22. “Serão nove categorias e quase 900 atletas participando desta competição”, reforça Renato.
Ilheenses almoçam ao som do melhor do chorinho
Começar a semana ouvindo uma boa música no horário de almoço agora é mais um privilégio dos ilheenses e de quem visita a cidade. Com a iniciativa da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) de realizar o projeto “Música na Praça” todas as segundas-feiras, das 12h às 14h, os ilheenses contam com uma nova opção de entretenimento durante o horário do almoço.
A idéia de alterar o horário do projeto, que vinha sendo realizado desde fevereiro sempre às 18h, foi para atrair novas platéias e oferecer música de qualidade e sem nenhum custo para os amantes do chorinho. “Muitas pessoas nos procuravam demonstrando o interesse pelas apresentações, mas havia dificuldade de permanecer no centro após o horário comercial por terem outros compromissos. Então decidimos criar o novo horário para atender a um público maior”, disse o presidente da Fundaci, Marcos Magno.
Com a mudança, tantos os funcionários do comércio quanto os consumidores que transitam pelo centro terão a oportunidade de conhecer o talento do grupo Showrinho e Brasil, quarteto formado por Adroaldo e Tanajura (Cavaquinho), Agenor (violão) e Rui (Percussão). O grupo, que é uma das revelações da música, em Ilhéus, executa canções de grandes nomes como Altamiro Carrilho, Pixinguinha, Jacó do Bandolim, Paulinho da Viola e outros que fizeram do chorinho um estilo genuinamente brasileiro.
Com um repertório recheado de canções alegres, vibrantes e românticas, os músicos do Showrinho e Brasil têm conseguido atrair um grande público para o Largo Cultural, em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus. Marcos Magno afirma que, com a mudança no horário das apresentações, pretende-se atrair também os grupos da terceira idade e difundir o estilo musical entre o público mais jovem.
Prefeitura luta por passagem de ônibus mais barata em Ilhéus
O Tribunal de Justiça da Bahia poderá derrubar, ainda esta semana, a liminar que concedeu reajuste de 20,83% na tarifa do serviço de transporte coletivo em Ilhéus. O agravo contra o aumento encontra-se na 3ª Câmara Cível do TJB e já foi sorteado para o relator. O prefeito Valderico Reis, que esteve na última sexta-feira em Salvador para acompanhar o andamento do recurso, disse acreditar na “ação da Justiça para reverter uma decisão que foi desfavorável ao povo ilheense”.
O aumento vinha sendo exigido à Prefeitura pela empresa São Miguel, mas o governo municipal não encontrou elementos para atender à demanda. “Durante muito tempo, a São Miguel chegou mesmo a dificultar o acesso da administração às suas contas, o que é obrigatório pelo contrato de concessão”, lembra o prefeito. A empresa acabou pedindo a reposição pela via judicial, obtendo elevação da tarifa de R$ 1,20 para R$ 1,45.
O TJB rejeitou o pedido de suspensão dos efeitos da liminar que garantiu o aumento, mas vai prosseguir com a apreciação do agravo. Nesta segunda-feira, a empresa Viametro, que também opera no sistema de transporte coletivo em Ilhéus, afirmou que poderá fixar a passagem em R$ 1,20, ignorando a liminar. Dessa forma, apenas os ônibus da São Miguel continuariam rodando com a tarifa a R$ 1,45.