Colo Colo se classifica de forma antecipada e pega o Bahia na 4ª
Ambulantes recebem credenciais na quinta
Ilhéus lança jornal voltado à conscientização ambiental
Ilhéus tem projeto pedagógico voltado à educação turística
Ilhéus paga bolsas do Peti a partir desta terça
Chave da cidade será entregue ao turco Nacib
“É preciso vacinar o máximo de idosos”, adverte secretário
A partir da noite desta sexta-feira (28) Ilhéus viverá um clima de total descontração, com a explosão de som e alegria promovida pelo Carnaval Praia e Folia, festa que terá mais de 60 atrações nacionais e regionais, um esquema especial de segurança montado pela PM para garantir a tranqüilidade do folião e muita gente bonita no circuito da avenida Soares Lopes. A sensação Vixi Mainha e os consagrados Araketu, Margareth Menezes, Rapazolla, Psirico, Eva, Cheiro de Amor são alguns dos nomes que prometem sacudir os três mil metros do circuito.
Serão mais de 100 horas de músicas de vários estilos para satisfazer aos públicos de faixas etárias distintas e um salão apropriado para as pessoas de terceira idade brincarem para valer até o sol raiar de cada manhã de carnaval. Espaços alternativos, a exemplo de tenda com música techno, são opções voltadas àqueles que preferem os ritmos menos eletrizantes. Camarotes especiais são atrações a mais na festa que promete fazer o chão tremer.
O público que preferir assistir de cadeira as passagens de trios e apresentações de blocos afro e de outras modalidades carnavalescas poderá trocar alimentos não perecíveis, exceto sal, pelas entradas que dão acesso às arquibancadas especiais do projeto de solidariedade Ação e Folia. Os alimentos arrecadados serão doados a entidades assistenciais. A iniciativa é da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, coordenada por Fátima Reis.
Alegria
O império da alegria vai se instalar no circuito da festa trazendo atrações como Nairê, Filhos de Gandhy, Harmonia do Samba, Luiz Caldas, Rapazola, Terra Samba e Balada Nova. São os nomes nacionais que passarão pela folia na primeira noite de carnaval. Eles abrirão alas para a passagem de outras atrações até a madrugada de terça-feira (2). Entretanto, a primeira noite de folia não fica restrita as atrações nacionais, No Carnaval Praia e Folia, os músicos da terra têm espaço garantido e 20 bandas estarão mostrado seus trabalhos em cima dos potentes trios elétricos.
No sábado de carnaval desfilarão pelo circuito da avenida Soares Lopes As Meninas, Batukerê, Levada Louca, Margareth Menezes, Olodum, O Rodo e Psirico, além das atrações regionais que estarão se apresentando todos os dias. No domingo, o público pode brincar para valer ao som do Estakazero, André Lellys, Carla Perez, É o Tchan, Oz Bambaz, Os Sungas, Patchanka e Beto Jamaica. O domingo foi reservado para o Araketu, Vixi Mainha, Guig Guetto, Cheiro de Amor e Trio da Huanna, passar pela avenida. Eles fecham o império da alegria que se estende até as primeiras horas de terça-feira.
Para completar a festa, não faltarão no circuito da avenida os blocos de sujo, mascarados, pierrôs, colombinas e tantos outros tipos que fazem do carnaval a maior manifestação popular do mundo. Brincar o Carnaval Praia e Folia é uma forma de reviver os carnavais do passado, sem sair do presente, tendo em vista a realização dos bailes da saudade. Baladas, axé, samba, pagode e outros estilos musicais que podem ser curtidos no Carnaval Praia e Folia 2006 com toda intensidade.
Segurança
O esquema especial montado pela PM conta com um efetivo de mais de 2.500 homens do comando local e de outros batalhões. Eles se encarregarão de oferecer tranqüilidade à população e aos foliões de outras cidades. Câmeras fixas e móveis ajudarão a monitorar o circuito. Três comandos serão instalados na avenida, um central que funcionará ainda com a Policia Civil e mais dois que serão instalados nos pontos extremos da Soares Lopes.
A Policia Montada vai monitorar a extensão de praia do circuito. Para evitar que armas brancas e de fogo sejam camufladas nas áreas verdes e nas areias da praia, máquinas apropriadas farão varredura. Nos acessos ao circuito, polícias militares se encarregarão de fazer abordagens portando detector de metais. O tenente-coronel Teixeria, comandante do 2º BPM garante que a ordem será mantida e alerta aos desavisados que não levem armas para a festa.
Saúde
A Secretaria de Saúde vai distribuir preservativos num posto que funcionará na praça Castro Alves. Evitar o contágio de doenças sexualmente transmissíveis e o vírus HIV é o objetivo da secretaria, que trabalhará no local com equipes especializadas para realizar os primeiros socorros e orientar o folião a respeito de como proceder em casos de emergência para evitar complicações maiores.
Gente bonita e descolada aliada às inúmeras atrações, além da praia que é uma opção indispensável para o folião que não deixa de lado o bronzeado natural, são os ingredientes que fazem do Carnaval Praia e Folia uma festa regada de descontração.
Colo Colo se classifica de forma antecipada e pega o Bahia na 4ª
O Colo Colo fez história ao conquistar o primeiro turno do Campeonato Baiano e o atual elenco já tem seu nome marcado na galeria do Tigre ilheense. Não é para menos. O time está invicto há 11 jogos no certame, mesmo enfrentando pedreiras como o Vitória. Neste domingo (23), a vítima foi a Catuense. Jogando no estádio Mário Pessoa, o Colo Colo não apenas manteve a invencibilidade, como se distanciou de rivais e não largou o topo da tabela do Grupo 1. Venceu a Catuense por 2 a 0 e viu o seu atacante-matador Ednei fazer o 19º gol no Campeonato e se isolar ainda mais na artilharia do Baianão.
A partida contra a equipe de Catu começou morna, esquentou com uma bola na trave do goleiro Carlão, do Bem-TeVi e ficou morna até o primeiro gol do Tigre, aos 39 minutos, com Ednei. A vitória foi sacramentada no segundo tempo, em rebote de cobrança de falta de Juninho. Depois de mais uma vitória, o Colo Colo chegou aos 17 pontos no returno e selou sua classificação para a próxima fase do returno e trilha o caminho do título por antecipação. Isso porque se o time conquistar mais uma fase, não haverá a finalíssima prevista entre o campeão do primeiro turno contra o melhor do returno.
O Tigre atingiu 80% de aproveitamento nesta fase e somente perdeu quatro pontos dos 21 possíveis. Venceu cinco partidas e empatou duas, campanha idêntica à do Vitória, que o persegue na busca pelo título do Baianão 2006. O próximo desafio do ‘Tigrão’ será nesta quarta-feira (26), contra o Bahia, na Fonte Nova. O Colo Colo defenderá uma série de 12 jogos sem derrotas. Para a partida, somente uma dúvida no meio de campo.
O capitão Gil saiu de maca do confronto com a Catuense, num lance aos 20 minutos do segundo tempo. A esperança é que tenha condições de voltar a campo ainda na quarta. O Tigre enfrentou o Bahia três vezes neste campeonato. Venceu uma e empatou outras duas, uma na Fonte Nova (2 a 2) e outra no Mário Pessoa (1 a 1).
Os jogadores comemoraram mais uma vitória, ontem. O zagueiro Lima sentiu a pressão da Catuense. “Deu trabalho, mas conseguimos mais uma vitória”. Artilheiro isolado do Baianão, Ednei lamentou lances perdidos. “Poderíamos ter feito mais”, confessou o jogador que está “comendo” a bola e abriu o placar ontem, no Mário Pessoa. Autor de um belo gol após cobrança de falta, o volante Juninho saiu de campo festejado e já com a cabeça no “Tricolor de Aço”. “Temos jogadores capacitados e vamos buscar mais uma vitória”.
Série histórica
O time do técnico Ferreira entrou em campo um pouco acomodado e ameaçou se encontrar aos 12 minutos. Numa cobrança de falta, Jânio tocou para o capitão Gil e este tocou no canto inferior esquerdo da trave do goleiro Carlão da Catuense. O jogo parecia que ia esquentar, mas diminuiu o ritmo. Um pouco recuado, o Colo Colo permitia à Catuense chegar mais. Num desses lances, Paulinho quase abre o placar, aos 36 minutos. Copiando o adversário Gil, o atacante mandou a bola na trave.
O Bem-Te-Vi cutucou o Tigre com vara curta e a resposta foi imediata. No contra-ataque, o meia Gil lançou o atacante Ednei, pela direita. Ele recebeu na entrada da grande área, avançou e chutou forte, sem chances para o goleiro Carlão, e fez 1 a 0 para o Colo Colo. Aos 39 minutos, Juninho bateu direto e Carlão não soltou.
Veio o segundo tempo e a Catuense começou pressionando mais. O golpe aconteceu aos 16 da etapa complementar, com a expulsão de Jonh. O Colo Colo não soube aproveitar. Chegou a ser pressionado, perdeu gols ou parou nas mãos do goleiro de Catu. Aos 40 minutos, o meia Juninho cobrou falta e mandou na barreira. No rebote, chutou forte e definiu o placar: 2×0.
Ambulantes recebem credenciais na quinta
Na próxima quinta-feira (27), os vendedores ambulantes que se cadastraram junto à Prefeitura de Ilhéus para trabalhar dentro do circuito do Ilhéus Praia e Folia, receberão suas credenciais de permissão. A entrega será feita na Fundação Cultural de Ilhéus, no Calçadão Jorge Amado, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
No total, foram cadastrados pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), 168 vendedores ambulantes, sendo 120 com isopor de bebidas, 15 pipoqueiros, cinco vendedores de cachorro-quente, sete de churrasco, 11 de doces, um de milho e um de pizza, além de oito towners. Todos eles receberam licença da Prefeitura para poder trabalhar dentro do circuito durante os quatro dias de festa.
O secretário de Turismo, Raymundo Mazzei, estima que, em média, cerca de 700 pessoas serão diretamente beneficiadas pela renda gerada através do mercado informal durante o Ilhéus Praia e Folia. “É uma oportunidade que esses vendedores terão de gerar uma boa renda para suas famílias”, disse. Além disso, Mazzei ressalta que todos os setores da economia receberão impacto por conta do carnaval fora de época, a exemplo dos hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, locadoras de veículos, taxistas, dentre outros.
A estimativa da Setur é de que 125 mil foliões circulem diariamente pelo circuito montado na Avenida Soares Lopes. “A festa atinge públicos diferentes em cada horário, com uma programação diversificada que atrai desde as crianças até os idosos”, disse.
Ilhéus lança jornal voltado à conscientização ambiental
Ilhéus acaba de dar um novo passo rumo no projeto de conscientização e preservação ambiental. Na última quinta-feira (20), a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e a Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) lançaram o Eco Notícias, um jornal voltado exclusivamente às questões ambientais. O lançamento foi no Iate Clube de Ilhéus e contou com a presença de um grande número de empresários, autoridades e profissionais da imprensa regional, que se entusiasmaram com o novo veículo de comunicação.
A criação do jornal reforça as ações do governo municipal junto às comunidades. Ele será distribuído a cada dois meses em todas as escolas e associações, a fim de atingir um grande público. “Queremos que os assuntos ambientais passem a fazer parte das rodas de discussões e sejam tratados com a devida importância”, disse o diretor-presidente da Maramata, Jerbson Moraes. Ele afirmou que desde o início do governo, o prefeito Valderico Reis tem demonstrado grande preocupação com a educação ambiental, depositando nela a esperança de se alcançar o desenvolvimento sustentável.
O assessor de Comunicação da Prefeitura de Ilhéus, Robson Hamil, disse acreditar no poder incentivador do jornal na vida das crianças e jovens estudantes. “O jornal foi muito bem elaborado e está trazendo assuntos relevantes para serem discutidos na sociedade”, disse. O assessor lembrou que este é o segundo veículo de comunicação criado pelo governo municipal para tratar das questões ambientais. O primeiro foi o site da Maramata (www.maramata.org.br), que tem atraído a atenção dos estudantes, que agora podem conhecer e participar dos projetos ambientais desenvolvidos no município.
Nesta primeira edição do Eco Notícias, foram abordados temas como a preservação da água, unidades de conservação, com o exemplo do Parque Municipal da Boa Esperança, período de defeso de espécies marinhas, Projeto Orla, dicas de leitura, biomas brasileiros, as ameaças trazidas pelo caramujo africano, ações de educação ambiental nas escolas, calendário de eventos ligados ao meio ambiente, além de uma entrevista com o diretor-presidente da Maramata, Jerbson Moraes.
Jerbson Moraes afirma que a preservação do meio ambiente nunca foi vista como um assunto prioritário em Ilhéus, o que acarretou em uma avassaladora degradação ambiental. No entanto, ele diz que o governo atual vem buscando inúmeras formas de ampliar a discussão, promover capacitações, estimular e monitorar a evolução de forma ecológica. “É preciso que toda a sociedade entenda que uma cidade ambientalmente melhor não é do interesse de algumas pessoas, mas de todas. Não podemos pensar na preservação do meio ambiente como interesse político e partidário, mas como dever de cada cidadão pelo interesse coletivo”, considerou.
Ilhéus tem projeto pedagógico voltado à educação turística
Um projeto considerado pioneiro e voltado para o resgate da história do turismo do município está sendo desenvolvido em Ilhéus nas escolas do Ensino Fundamental. A proposta é reforçar a vocação natural do turismo em cada unidade escolar que buscará ações no ambiente onde vive o aluno e prepará-lo para a vida e o mercado de trabalho. Essa ação é feita em parceria entre as secretarias da Educação e de Turismo, que iniciaram as atividades no dia 18 deste mês, com desfile que contou com a participação de coordenadores, professores e estudantes de escolas da rede pública.
A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Marileide Oliveira, diz que o projeto foi muito bem recebido nas escolas da rede municipal. Garante que os professores estão motivando os alunos para trabalhar nos diversos temas relacionados ao turismo, história e geografia de Ilhéus. “Vamos trabalhar com histórias como a do Morro de Pernambuco e com a cultura popular de comunidades rurais. Depois a população tomará conhecimento no desfile de 7 de Setembro e na mostra cultural que será realizada em outubro, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães”.
O secretário de Turismo, Raymundo Mazzei, relata que esse projeto é mais um apoio para divulgar as potencialidades turísticas de Ilhéus, envolvendo principalmente a população e alunos da rede pública de ensino. “Além disso, a nossa secretaria recebeu do Ministério do Turismo, cerca de mil exemplares do livro “Embratur é nossa”, que sem dúvida será um reforço nesse trabalho pedagógico de suma importância, apoiado pelo prefeito Valderico Reis”.
O projeto engloba as diversas ações do “Ano do Turismo na Educação”, estipulado pelo prefeito Valderico Reis e que levará diversas atividades relacionando história e turismo ilheense. O secretário municipal de Educação, Almir Pereira, destaca que este trabalho é resultado de um esforço conjunto de governo e segue uma diretriz municipal, que “privilegia a educação e os avanços na área social”.
Ilhéus paga bolsas do Peti a partir desta terça
A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus fará, nesta terça e na quarta-feira (dias 25 e 26), o pagamento da bolsa-auxílio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O atendimento às 2 mil famílias beneficiadas vai acontecer no Estádio Mário Pessoa, nos turnos da manhã e tarde, obedecendo cronograma elaborado pela Secretaria.
De acordo com o calendário, serão recebidos nesta terça, na parte da manhã, os beneficiários das comunidades de Santo Antônio, Vila Olímpio, Ponta da Tulha, Rio do Engenho, Japu e Maria Jape. Na parte da tarde, será a vez das famílias do Couto, Tibina, Aderno, Retiro, Sambaituba, Aritaguá e Ponta do Ramo.
Os pagamentos terão seqüência na manhã de quarta, abrangendo as localidades de Alto do Carvalho, São Miguel, Teotônio Vilela, Rua do Mosquito e Vila Cachoeira. À tarde, serão atendidas as famílias de Salobrinho, Banco da Vitória, Nossa Senhora da Vitória, Mambape e Nelson Costa.
Chave da cidade será entregue ao turco Nacib
Na terra de Jorge Amado, quem vai receber a chave da cidade durante a abertura da micareta será Nacib, um dos personagens principais do romance Gabriela, Cravo e Canela. Acompanhado por uma modelo que representará a mulata mais conhecida da literatura brasileira, o “turco” vai declarar oficialmente a abertura do Ilhéus Praia & Folia, nesta sexta-feira (28).
Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Marcos Magno, “nada mais justo do que prestar homenagem a esses grandes símbolos da nossa cultura e ao escritor que fez de Ilhéus uma cidade conhecida mundialmente”. Portanto, a festa que tomará conta da Avenida Soares Lopes até o dia 1º de maio vai ganhar um brilho extra ao trazer um pouco do ambiente da cultura amadiana.
Magno lembra que a marca “Praia & Folia” remete à combinação da festa com as belezas naturais presentes na cidade. “Agora, estamos complementando essa rica mistura com elementos culturais que também fazem parte da vida ilheense”, afirma. Segundo o presidente da Fundaci, a chave da cidade será entregue pelo prefeito Valderico Reis ao casal Nacib e Gabriela por volta das 23 horas de sexta-feira.
O Ilhéus Praia & Folia terá 60 atrações, inclusive bandas que fazem sucesso no carnaval de Salvador, presença de blocos afros, baile da saudade e a Tenda Techno pilotada pelo DJ Rogério. Camarotes e arquibancadas também integram a estrutura, que já está em fase final de montagem na Soares Lopes.
PROGRAMAÇÃO
A abertura da folia, no dia 28, contará com a presença da banda Vixi Mainha, sensação do carnaval 2006. Também estarão na avenida no primeiro dia de festa as atrações Nairê, Filhos de Gandhy, Harmonia do Samba, Luiz Caldas, Rapazolla, Terra Samba e Balada Nova. No sábado (29), entre os principais nomes do evento estarão As Meninas, Batukerê, Levada Louca, Margareth Menezes, Olodum, O Rodo e Psirico.
No domingo, o público da micareta vai curtir Estakazero, André Lellys, Carla Perez, É o Tchan, Oz Bambaz, Os Sungas, Patchanka e Beto Jamaica. O Ilhéus Praia & Folia se encerra no feriado de 1º de maio, segunda-feira, tendo como principais atrações Araketu, Cheiro de Amor, Guig Guetto e Trio da Huanna.
“É preciso vacinar o máximo de idosos”, adverte secretário
Ao dar início à campanha de vacinação de idosos contra gripe, na segunda-feira (24), o secretário da Saúde de Ilhéus, Wagner Porto, afirmou que todos os esforços serão concentrados para alcançar a meta de imunizar 16.258 pessoas com idade acima de 60 anos. “É preciso vacinar o máximo de idosos”, advertiu o médico, destacando que “o vírus da gripe está freqüentemente associado a complicações que podem determinar hospitalização e até mesmo o óbito”. Afirmando que as conseqüências da gripe significariam importante impacto sobre os custos da saúde pública, Wagner Porto salientou que “mais uma vez, o grande objetivo da saúde pública é a prevenção”.
Dentre os efeitos da gripe, o mais freqüente e também de maior relevância clínica é a pneumonia, um quadro particularmente difícil em pacientes com idade avançada. Mas o secretário da Saúde de Ilhéus lembra que outros males do aparelho respiratório são achados também em conseqüência da gripe, como otite média, sinusite, laringite, além de complicações do sistema nervoso central e síndrome de Reye (doença neurológica e hepática, que tem como sintomas vômitos e alteração do nível de consciência, evoluindo até o coma).
O secretário Wagner Porto destaca que a vacina reduz o risco de contrair a gripe em até 90% dos casos, precisa ser tomada todos os anos, tem excelente tolerância e quase nenhuma contra-indicação. “A única exceção que contra-indica a vacina contra gripe é o portador de alergia à proteína do ovo, o que é muito raro”, disse. A Secretaria da Saúde de Ilhéus colocou à disposição do público 22 postos médicos, durante cinco dias, número que será aumentado para 45 no sábado (29), escolhido pelo Ministério da Saúde como Dia Nacional da Vacinação Contra Gripe. A campanha deste ano tem, nacionalmente, como slogan “Viva melhor. Vacine-se contra a gripe”. A vacinação está sendo feita também na zona rural de Ilhéus, com seis equipes motorizadas.