Informativo ASCOM – Prefeitura de Ilhéus

Pais devem participar da vida escolar do filho, diz educador

Projeto urbaniza áreas de lazer e estimula floricultura

Hotéis se preparam para o Ilhéus Praia e Folia

Ilhéus em contagem regressiva para o Praia e Folia 2006

Ilhéus começa vacinação de mais de 16 mil idosos

Pais devem participar da vida escolar do filho, diz educador

No I Encontro de Pais de Ilhéus, professores da rede pública de ensino do município discutiram uma maior participação dos pais no dia-a-dia dos filhos, principalmente na escola. Durante o debate foi questionado o nível de interesse dos pais na educação dos filhos, o que tem gerado alguns conflitos em sala de aula, protagonizados por pequenos grupos de alunos. Eles solicitaram mais empenho dos responsáveis para que haja melhor rendimento escolar dos menores. O encontro foi realizado dia 18, no Teatro Municipal.
A diretora do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), Lidiney Campos, disse que “a boa educação começa cedo, em casa, onde os pais ou os responsáveis iniciam um relacionamento salutar com seus filhos para ingressar no mercado de trabalho e nas universidades e se tornarem cidadãos de fato”. Assegurou que é fundamental uma maior integração entre pais e filhos, “pois somente assim teremos um clima saudável em nossas escolas e harmonia nos lares dessas crianças e adolescentes”.
No painel “Harmonia na família”, o padre Nildemar Andrade, da paróquia São Jorge, lembrou que o encontro é realizado de forma oportuna. “É de fundamental importância a participação da família na formação dos filhos, principalmente na educação escolar. Em nossas missas, oriento os pais ou os responsáveis sobre a necessidade de uma educação exemplar nos lares. Por isso, afirmo que os filhos gostam de autoridade e não de autoritarismo, pois o ponto de partida é a família”.
A juíza de Direito Gilza Nely Pacheco ressaltou a importância do freqüente diálogo entre pais e filhos, da participação dos pais na escola e do acompanhamento diário. “Antes de tudo, os filhos devem receber orientação, educação para a vida, para que os pais não precisem recorrer à Justiça caso eles cometam algum delito”.
Já a psicopedagoga Marileide Oliveira destacou alguns mandamentos considerados importantes para o sucesso da educação, pautado na valorização de princípios éticos. ”Acredito que o diálogo e principalmente o respeito e a importância do Instituto Municipal de Ensino quanto uma instituição de ensino público de qualidade em Ilhéus”.

Projeto urbaniza áreas de lazer e estimula floricultura

As praças, jardins e áreas de lazer de Ilhéus serão ornamentados com flores tropicais produzidas no próprio município, segundo anúncio do secretário de Agricultura, Pesca e Interior, Reynaldo Oliveira dos Santos. “Vamos aproveitar o que é produzido no município e, ao mesmo tempo, estimular a floricultura em Ilhéus”. De acordo com o secretário, a idéia surgiu após reunião do prefeito Valderico Reis, que também contou com a participação do secretário de Serviços Urbanos, Jorge Cunha.
Para desenvolver o projeto, técnicos do Sebrae, Ceplac e das secretarias de Agricultura e de Serviços Urbanos visitaram Maracás, na terça-feira (18), onde conheceram uma iniciativa similar desenvolvida naquele município. “A idéia é fazer deslanchar a produção de flores tropicais em Ilhéus com ações como esta”. O secretário Reynaldo Oliveira (Zé Neguinho) lembra que Maracás é referência em floricultura para o Brasil, beneficiando as comunidades mais pobres, principalmente.
Situado na região sudoeste da Bahia, Maracás diversificou a sua economia, antes baseada na caprinocultura. O município estimulou a floricultura com a doação de fertilizantes, áreas para o cultivo e aquisição e comercialização do produto. Um dos projetos-referência chama-se Flores da Bahia, que destinou uma área de mil metros quadrados para a produção de espécies como rosa, helicônias e palmas. “Hoje a produção é destinada a diversas partes do país”, destaca o secretário.
O prefeito Valderico Reis destacou que já está demonstrado que iniciativas como está dão certo e o município estimulará a floricultura adquirindo parte da produção para ornamentar áreas públicas e, também, estimulando a participação em eventos da área. “Nossa prioridade de governo tem sido a geração de emprego e renda. É para isso que estamos trabalhando”, assinala Valderico.
Ainda na visita aos locais de produção e nos contatos com o prefeito de Maracás, Nelson Portela, foi confirmada a participação de floricultores ilheenses numa feira nacional que acontecerá no município do sudoeste, entre os dias 17 e 20 de maio. “Vamos ter a oportunidade de mostrar nossa produção de flores tropicais num lugar que é vitrine para o Brasil e o mundo”, reforça Zé Neguinho.
O secretário informa, ainda, que Ilhéus produzirá uma grande feira do gênero entre os dias 5 e 10 de janeiro de 2007, contando com mais de 60 expositores. “O prefeito de Maracás confirmou a participação dos floricultores no evento daqui”. A feira sul-baiana acontecerá num período de alta estação, quando a cidade sul-baiana recebe mais de 120 mil turistas. “Será uma grande oportunidade para que divulguemos a nossa produção para o Brasil e o mundo”.

Hotéis se preparam para o Ilhéus Praia e Folia

Os hotéis e pousadas de Ilhéus já se preparam para receber turistas de diversas partes do Brasil durante o carnaval fora de época. A divulgação do Ilhéus Praia e Folia 2006 nos principais pólos emissores de turistas do país está trazendo resultados positivos para a cidade, que espera ficar lotada durante os quatro dias de festa.
O evento, que acontecerá entre os dias 28 de abril e 1º de maio, está sendo divulgado em grandes capitais brasileiras, como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador. Segundo o secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei, a estimativa é que cerca de três milhões de pessoas sejam atingidas pela divulgação do carnaval fora de época através da mídia.
Hotéis da cidade também estão agregando a grande festa aos pacotes turísticos, a fim de atrair um número maior de visitantes, como é o caso do Cana Brava Resort. O hotel já está divulgando pacotes especiais para o Ilhéus Praia e Folia e, segundo o gerente de reservas, Emerson Luís, já está confirmada a ocupação de 50% do total de 174 apartamentos do hotel. No entanto, ele afirma que a expectativa é que este índice aumente consideravelmente. “A maioria dos turistas deixa para fazer a reserva em cima da hora”, contou.
O Hotel Praia do Sol já contabiliza uma ocupação de 90% para o feriado de Tiradentes e mais de 70% para os dias do Praia e Folia. A gerente de Reservas, Islândia Santana, acredita que a ocupação será de 100%. “A procura tem sido muito grande e temos a certeza de conseguir lotar os dois hotéis”, disse a gerente, referindo-se também ao Aldeia da Praia. Os dois, juntos, somam 222 apartamentos.
O Opaba Praia Hotel é outro que tem sido muito procurado por turistas de diversas regiões. O gerente de reservas, Gilmar Costa, diz que todos os dias o hotel recebe inúmeras ligações de pessoas perguntando sobre o Praia e Folia. “Elas demonstram grande interesse em participar da festa e conhecer a cidade”, conta. Segundo o gerente, a expectativa é muito boa tanto para o carnaval fora de época quanto para o feriado de Tiradentes. O Ilhéus Praia Hotel também está divulgando o evento para seus parceiros e clientes. Com localização privilegiada dentro do circuito da festa, o hotel deve atrair o interesse dos turistas que querem cair na folia.
Segundo estimativas da Setur, cerca de 500 mil foliões vão agitar nos três quilômetros do circuito, ao som de mais de 60 atrações locais e regionais, durante os quatro dias de festa. “O prefeito Valderico Reis está investindo na divulgação da festa, que vai movimentar a economia da cidade, gerando emprego e renda para a população”, disse Mazzei.

Ilhéus em contagem regressiva para o Praia e Folia 2006

A cidade de Ilhéus está vestindo a fantasia para viver os quatro dias da folia que começa na noite de sexta-feira (28) e se prolonga até a madrugada de 2 de maio. Serão muitas horas de música e alegria, além da extensa faixa de praias que pode ser desfrutada por aqueles foliões que nunca abrem mão do bronzeado natural. Com o convite extensivo a todas as tribos, só resta esperar a hora “H” e deixar a magia do “Praia e Folia” tomar conta dos foliões durante os cinco dias do carnaval fora de época.
Grandes atrações estão reservadas para a festa, como Rapazolla, Vixi Mainha, Margareth Menezes, Psirico, Cheiro de Amor, Arakeut e Banda Eva. Mais 60 bandas, sendo 40 regionais e 20 nacionais, vão agitar a folia, na avenida Soares Lopes, principal cartão postal da cidade e circuito da folia. Além da qualidade das atrações, no evento destaca-se ainda a variedade de estilos musicais. Música techno, axé, samba, rap e marchinhas que embalaram os antigos carnavais, a exemplo das interpretadas por Emilinha Borba, Marlene, Zé ketti e Dalva de Oliveira, dentre outros nomes que marcaram época, estão no repertório da festa.
A palavra de ordem do “Praia e Folia” é brincar. O clima peculiar da festa fica por conta ainda da concentração de gente bonita e descolada por espaço quadrado. Com a realização do “Praia e Folia”, a cidade ficará multicolorida. Com as “cores” do som dos trios elétricos e dos toques dos tambores dos blocos afros, o circuito da festa será tomado pela descontração que tem a alegria como fonte de inspiração para a vida.
Além de uma programação bastante eclética, o Carnaval Praia e Folia possui outros atrativos que dão mais amplitude à festa. A infra-estrutura é um desses atrativos, uma vez que o circuito oferecerá tranqüilidade aos foliões e ao público que for assistir à festa. Os desfiles dos blocos de sujo e de arrasto também terão vez no circuito. Vários deles estarão dando o ar da graça nas pistas da Soares Lopes, uns durante o dia e outros no início da noite.
Alguns destes blocos serão puxados por carros de som, Já os mais arrojados, por trios elétricos. No carnaval de Ilhéus todos brincam. Pipocas e foliões de blocos de trios têm a mesma oportunidade de cair na folia, durante os festejos da cidade que tem tradição carnavalesca. “Serão mais de 100 horas de magia e descontração”, diz o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Marcos Magno.

Ilhéus começa vacinação de mais de 16 mil idosos

A Secretaria de Saúde de Ilhéus começa, na segunda-feira (24), a vacinação contra a gripe. A imunização beneficiará 16.258 pessoas acima de 60 anos. O trabalho terá seu ponto alto no sábado (29), Dia Nacional de Vacinação contra a gripe. O Departamento de Vigilância à Saúde da Prefeitura de Ilhéus vai colocar à disposição do público 22 postos médicos, durante cinco dias, número que será aumentado para 45 no Dia Nacional. A campanha deste ano tem como slogan “Viva melhor. Vacine-se contra a gripe”.
De acordo com o secretário da Saúde de Ilhéus, Wagner Porto, a vacina contra a gripe diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos, leva duas semanas para produzir efeito e precisa ser tomada todos os anos. “A vacina não provoca gripe, conforme pensam algumas pessoas, e só não pode tomá-la quem for portador de alergia comprovada à proteína do ovo, aliás, um quadro raríssimo, pois o medicamento é produzido com embriões de galinha”, tranqüiliza o secretário.
O serviço será levado também à zona rural, a partir do dia 24, para evitar que os idosos sejam forçados a se deslocar para a sede do município. Serão seis equipes (em seis veículos), formadas por vacinadora, registrador e motorista. “A expectativa é de que esse pessoal seja suficiente para o atendimento à população, mas estaremos atentos a um possível aumento de demanda, adequando o quadro de operadores”, prevê a diretora da Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito.
Ela ainda adianta que “no dia 29, os 22 pontos de vacinação serão ampliados com outros locais, como igrejas, escolas e associações comunitárias, para facilitar o acesso das pessoas”. A coordenadora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, explica que a vacina protege contra os três tipos mais graves de vírus da gripe. No entanto, ela esclarece que esta vacina não serve para imunizar as pessoas contra a gripe aviária, como muitos acreditam.
Superar meta
A coordenadora afirma que existe, atualmente, a ameaça de uma epidemia mundial, chamada Pandemia, causada pelo vírus Influenzae, daí a importância da vacinação. No ano passado, a Secretaria de Saúde superou todas as metas e conseguiu atingir 97% de cobertura vacinal, a maior desde o lançamento da campanha. No total, mais de 15 mil idosos foram imunizados contra o vírus.
Além da vacina contra o Influenzae, as equipes da Secretaria de Saúde também irão aplicar a vacina dupla adulto, contra tétano e difteria, que só será administrada na população que não recebeu as três doses indicadas, nos últimos 10 anos, e a vacina contra Pneumococos para a população de idosos asilados e acamados. A vacina diminui também o risco de outras doenças pulmonares, do coração e sangüíneas. A única contra-indicação é para as pessoas que já tenham apresentado reações alérgicas graves à dose anterior da vacina e à proteína do ovo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *