INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Praia & Folia terá baile da saudade

Prefeitura garante mais conforto às viagens do Tigre

Maramata e Sema lançam Eco Notícias nesta quinta

Conder faz análises em Ilhéus para iniciar pavimentação de ruas

Diamba comemora 10 anos no Ilhéus Reggae Fest

Prefeitura intensifica a recuperação de estradas

Fé e Alegria promove seminário em Ilhéus

Praia & Folia terá baile da saudade

Os foliões dos velhos carnavais, saudosos das melodiosas marchinhas, também terão seu espaço no Ilhéus Praia & Folia 2006, evento que agita a cidade de 28 de abril a 1º de maio. A Fundação Cultural montará um palco na Praça Dom Eduardo, onde artistas vão relembrar canções de um carnaval mais romântico e tranqüilo, quando pierrôs e colombinas alegravam os salões.
A Fundaci decidiu promover o baile da saudade, com o objetivo de reforçar ainda mais a pluralidade de manifestações presentes no Praia & Folia. “A festa estimula a participação dos movimentos populares, dos blocos afros e agora abre um espaço muito importante para a turma da terceira idade”, afirma o presidente Marcos Magno.
A organização do baile foi discutida de forma democrática com os clubes de melhor idade de Ilhéus. Desde a estrutura até as atrações, todos os aspectos foram abordados em conjunto. Os bailes acontecerão em todas as noites do Praia & Folia, das 19h às 22h.
De acordo com o gerente de operações culturais da Fundaci, Iran Gouveia, a comercialização de bebidas e alimentos na área do baile terá objetivos filantrópicos. Toda a renda será destinada aos clubes de melhor idade e entidades assistenciais. Outro ponto a que se reservou especial atenção foi a segurança do evento. Do efetivo diário de 800 policiais que atuarão no Carnaval, 50 vão garantir a tranqüilidade dos foliões da terceira idade.
“Também nos preocupamos em programar os bailes para um horário em que não haja a presença de trios elétricos na avenida”, explica Iran Gouveia. Portanto, fica decretado que em todas as noites do Praia & Folia, até as 22 horas, os trios darão lugar às marchinhas. A partir daí, a festa se “trieletriza” e o povo invade a Soares Lopes para brincar o mais animado carnaval fora de época da Bahia.

Prefeitura garante mais conforto às viagens do Tigre

Além de destinar uma ajuda mensal de R$ 13 mil ao Colo Colo e liberar as cotas de publicidade no estádio Mário Pessoa, a Prefeitura de Ilhéus também está cobrindo os custos de transporte da equipe nos jogos fora de casa. O time campeão do primeiro turno, invicto há nove jogos, terá ainda mais conforto nas viagens fora de casa. Na manhã desta terça-feira (18), o prefeito Valderico Reis confirmou a contratação de uma empresa para fazer o transporte do elenco ilheense.
O veículo moderno, com ar-condicionado, frigobar e tv, foi apresentado ao presidente do Colo Colo, José Maria Santana, e ao jogadores campeões do primeiro turno do Baianão. “O time está representando bem a cidade lá fora. A gente precisa dar as melhores condições para que os jogadores possam viajar com conforto e ganhe o campeonato”, afirmou o prefeito Valderico Reis, que posou para fotos acompanhado do líder do Governo na Câmara, vereador Gilmar Sodré, o presidente do Colo Colo e o capitão do Tigre, o meio campo Gil.
O presidente do Colo Colo, José Maria Santana, agradeceu ao apoio que a Prefeitura de Ilhéus vem dando ao time e destacou a forte parceria que permitiu ao time fazer a melhor campanha da sua história. Além da Prefeitura, a indústria de informática Bitway também patrocina o Tigre. Para o vereador Gilmar Sodré, a cidade nunca esteve “tão bem representada no futebol e o apoio dado pelo município e empresa é imprescindível”.
A primeira viagem com o novo ônibus será nesta terça-feira, à noite. Os jogadores embarcam com destino a Poções, onde enfrentarão o time da casa nesta quarta-feira (19), às 20h30min, no estádio Heraldo Curvelo. Na partida, vão defender uma invencibilidade que dura nove jogos. A última vez que a equipe perdeu foi contra a Catuense, nas quartas-de-final do primeiro turno, por 3 a 2. De lá para cá, o Colo Colo cinco empates e quatro vitórias, uma delas a do título contra o rubro-negro, no estádio Barradão.
Time faz história
O time apoiado pela Prefeitura faz história neste campeonato. Pela primeira vez um time de Ilhéus conseguiu ser campeão de turno do Baianão. “Nunca a gente teve uma equipe na Copa do Brasil e, graças ao empenho do Colo Colo, teremos isso pela primeira vez em 2007”, destaca o prefeito Valderico Reis. A garantia de vaga na Copa do Brasil veio após a conquista do primeiro turno do certame.
Se não bastasse, o time também tem participação assegurada na Série C do Campeonato Brasileiro deste ano. Com a conquista do turno, o Tigre ilheense também garantiu vaga na finalíssima contra o vencedor do returno para decidir quem será o campeão baiano de 2006. Caso também ganhe o returno, não haverá necessidade de finalíssima.

Maramata e Sema lançam Eco Notícias nesta quinta

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria do Meio Ambiente e da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), lançará na próxima quinta-feira (20), um jornal voltado à conscientização ambiental. O lançamento do Eco Notícias será às 19h30min, no Iate Clube de Ilhéus, com a presença de empresários e da imprensa regional. O Eco Notícias será distribuído em escolas e associações, com o intuito de despertar o interesse da comunidade para a preservação ambiental. O jornal está sendo desenvolvido por técnicos ambientais, com suporte nas áreas jornalística e jurídica.
Através dele, a comunidade ilheense terá a oportunidade de acompanhar todas as ações e projetos desenvolvidos pelo governo municipal na área de meio ambiente. As pessoas também terão acesso a outros assuntos ligados à área. Na primeira edição, serão abordados temas como a preservação da água, unidades de conservação, período de defeso de espécies marinhas, Projeto Orla, dicas de leitura, biomas brasileiros, caramujo africano, ações de educação ambiental nas escolas, calendário de eventos ligados ao meio ambiente, além de uma entrevista com o diretor-presidente da Maramata, Jerbson Moraes.
Há pouco tempo, a Maramata lançou também o site www.maramata.org.br, que tem recebido um grande número de visitantes, interessados em interagir com os projetos do governo. Jerbson Moraes afirma que com esses dois excelentes veículos de comunicação será possível aumentar a interatividade com a população, que agora pode acompanhar as ações e projetos ambientais desenvolvidos pelo governo municipal, e saber como participar das atividades e contribuir para o desenvolvimento sustentável. “Nos preocupamos em executar da melhor maneira possível os direcionamentos dados pelo prefeito Valderico Reis”.

Conder faz análises em Ilhéus para iniciar pavimentação de ruas

Técnicos da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) estão em Ilhéus, executando análises e medições para o início de um projeto de recapeamento asfáltico. A medida resulta de compromisso firmado pelo governador Paulo Souto com o prefeito Valderico Reis, viabilizado também por articulações junto ao deputado federal ACM Neto e o senador Antônio Carlos Magalhães.
O prefeito reafirmou que “Ilhéus receberá o maior projeto de revitalização urbana dos últimos anos”. Os detalhes técnicos para o início dos serviços estão sendo tratados agora, com a visita da equipe da Conder. O técnico de fiscalização de obras Agenor Paiva e o assessor Luiz Jinkins, ambos da companhia estadual, reuniram-se na manhã desta terça-feira (18) com o prefeito e o secretário municipal de Obras, Celso Assereuy, para falar sobre a fase prévia ao início das obras.
“Nossa expectativa é de que a execução tenha início o mais breve possível, pois sabemos que esse é um desejo do governador Paulo Souto” afirma Valderico Reis. O prefeito diz que a parceria com o Governo do Estado tem produzido resultados muito positivos, projetando melhorias na infra-estrutura da cidade e ações de cunho social. Projetos habitacionais, como o Viver Melhor II, também estão contemplando Ilhéus.
Valderico salienta que, somando todos os projetos da área habitacional, Ilhéus já tem assegurada a construção de cerca de 1.300 unidades habitacionais para a população de baixa renda. As obras beneficiam principalmente moradores de bairros como Teotônio Vilela e Nossa Senhora da Vitória, que possuem problemas que vão desde a ocupação irregular de espaços públicos até a agressão ao meio ambiente.
No início deste mês, foi assinado novo convênio entre a Bahia e o Banco Mundial (Bird), prevendo investimentos de US$ 82 milhões no Viver Melhor II, e Ilhéus está entre os oito municípios que serão beneficiados com os recursos. “Além da construção de casas populares, o projeto se destina a obras de saneamento básico, urbanização e até segurança”, lembra o prefeito. O governador Paulo Souto deverá vir a Ilhéus nos próximos dias para anunciar o início da nova etapa do Viver Melhor e das obras de recapeamento, que vão atender as principais ruas do centro e bairros do município.

Diamba comemora 10 anos no Ilhéus Reggae Fest

Na próxima sexta-feira ( 21), os ilheenses não serão os únicos a comemorar com a realização do Ilhéus Reggae Fest. Neste evento, a banda Diamba, grande atração da reggae music, também estará comemorando seus 10 anos de estrada, com um grande show em Ilhéus. Estão programados, ainda, shows com a banda Quizila, o forró pé-de-serra de Luís Bob e Os Gonzaga e a música eletrônica de DJ Primus. A grande festa acontecerá no estacionamento da Avenida 2 de Julho, a partir das 22 horas.
Maior tração do festival de reggae, a Banda Diamba surgiu em abril de 1996 e de lá para cá o grupo tem se apresentado em vários eventos em Salvador, dividindo o palco com grandes nomes da música nacional, como Márcio Mello, Los Hermanos, Jota Quest, Nação Zumbi e Tribo de Jah. O grupo é formado por Renato Nunes, no baixo e vocal; Rafael Pondé, guitarra e vocal; Joab Nunes, percussão; Duda, voz; Caio Frenn, bateria; Tilson Santana, teclado e vocal; e Paulinho Marola, guitarra e vocal.
O grupo surgiu com a finalidade de tocar por curtição e acabou se consagrando. Hoje já conta com um público fiel e cada vez mais numeroso. Inspirados em nomes sagrados do reggae, como Bob Marley, Jacob Miller e Gregory Isaacs, a Diamba já coleciona grandes canções, a exemplo de “Vida Perigosa”, “Caribean Night”, “Um Dia”, “A Chuva” e “Ninguém está a Salvo”. É com essas músicas originais compostas na Bahia que a banda pretende agitar um público de cerca de três mil pessoas previsto para o Ilhéus Reggae Fest.
O evento, que está sendo produzido pela Ilhéus Roots Produções com apoio da Prefeitura de Ilhéus, pretende trazer à cidade uma proposta diferenciada e entrar para o calendário de eventos. Será montada uma estrutura de 1.890 metros quadrados, com bares, barracas de drinks, pontos de alimentação, tenda eletrônica e uma excelente equipe de segurança. Os ingressos estão sendo vendidos na Surf Ware e Larika Lanches.

Prefeitura intensifica a recuperação de estradas

A Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior (Seapi) está intensificando os trabalhos de recuperação das estradas vicinais de Ilhéus, município que possui uma grande extensão territorial, o que dificulta as ações da prefeitura. O secretário Reynaldo Oliveira dos Santos (Zé Neguinho) garante que as estradas de acesso às comunidades de Inema e Pimenteira, as mais distantes da sede, já estão oferecendo ótimas condições de trânsito, apesar das chuvas que castigaram a região sul nos últimos dias.
Além de Inema e Pimenteira, o secretário destacou os trabalhos de recuperação das estradas de Maria Jape, Lagoa Encanada, Banco do Pedro, Lava Pés, Aritaguá, Ribeira das Pedras e Sapucaeira, situadas em diferentes regiões do município. Na visão de Reynaldo Oliveira, a extensão territorial do município de Ilhéus e as chuvas são dois dos fatores que mais contribuem para o atraso dos serviços que a prefeitura está realizando nas estradas rurais.
Ele explicou que o objetivo do trabalho de recuperação está relacionado à necessidade de facilitar o escoamento da produção agrícola e o deslocamento das pessoas que residem nas localidades distantes da sede do município. De acordo com o secretário, a prefeitura vai fazer serviços de recuperação das pontes de Tranqüilidade e Banco do Pedro. “A melhoria das estradas rurais também está ligada à criação de condições para fixar o homem no campo, uma vez que com bons acessos as suas moradias, estas comunidades se sentem mais seguras”, salientou o secretário.
O secretário disse ainda que as condições climáticas são fatores preponderantes para que os serviços sejam executados com sucesso. Nesse caso, com as chuvas que chegaram a castigar o município, a prefeitura foi obrigada a interromper os serviços, que foram retomados agora com a estiagem. Ele acredita que com a intensificação dos trabalhos de recuperação, todos os pontos da zona rural de Ilhéus serão contemplados.

Fé e Alegria promove seminário em Ilhéus

Com o objetivo de promover uma educação integral e de qualidade comprometida com os princípios cristãos de igualdade, justiça e solidariedade, a Fundação Fé e Alegria do Brasil vai realizar, nesta quinta-feira (20), um seminário sobre educação popular. O evento começará às 8h, no auditório da Ceplac em Ilhéus, com a palestra “A Pedagogia da Educação Popular”, ministrada por Arlene Andrade Malta.
A programação se estenderá por todo o dia, até as 17h, e na sexta-feira, 21, terá continuidade no Centro Educativo Fé e Alegria (Cefa), situado no Lote 7, Quadra 13, do bairro Nossa Senhora da Vitória, zona sul da cidade. Este dia será marcado por celebrações, apresentações e depoimentos, das 8h às 11h30min. O Cefa funciona desde junho de 1999, atendendo a cerca de 600 alunos de zero a seis anos, da educação infantil e fundamental. O trabalho é desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Ilhéus. Ele foi idealizado pela ONG Fundação Fé e Alegria do Brasil, criada em 1980, pelo padre José Maria Vélaz.
Atualmente, a fundação trabalha junto com ações voltadas à população infanto-juvenil, buscando a melhoria da qualidade da educação, com programas de capacitação, atendimento direto e participação ativa também na área de defesa dos direitos da criança e adolescente. O reconhecimento do trabalho da Fundação já foi manifestado publicamente através de prêmios importantes, como Prêmio Betinho de Cidadania, Bem Eficiente, Prêmio Criança da Fundação ABRINQ, e Prêmio Direitos Humanos do Ministério da Justiça.
O prefeito Valderico Reis fez elogios ao trabalho desenvolvido pelo Cefa, que tem conseguido envolver a comunidade ilheense em torno do desafio de construir um projeto de transformação baseado nos valores de justiça, participação e solidariedade. “A educação é fundamental para alcançar uma sociedade justa, fraterna e democrática”, disse o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *